Você está na Unidade:

Cursos
Acompanhe


Olá
Este é seu primeiro acesso. Por favor, altere sua senha:
Senha:
Confirmar senha:
Notícias  
Edição de Agosto 2007

Interessados só precisam visitar o site da ESPM e conferir a lista de disciplinas disponíveis
Desde o início deste segundo semestre, a ESPM Rio estabeleceu uma forma diferente de ingresso nos cursos de pós-graduação. Agora, os interessados em alguma das opções oferecidas pela escola não precisam mais esperar pelo início do próximo semestre. Basta matricular-se no momento em que achar conveniente. Afinal, todo mês são iniciadas as aulas de novas disciplinas.

Cada curso oferecido está agrupado em áreas de concentração, conhecidas por “majors” e áreas de complementação, chamadas de “minors”. O sistema da ESPM é o mesmo utilizado nas melhores instituições de ensino norte-americanas e européias. Os principais benefícios desse sistema são a flexibilidade e a grande margem de adaptação do curso aos interesses e preferências do aluno.

Além disso, o estudante ganha agilidade. Isso em razão de poder cursar as disciplinas de forma mais intensiva. “Além disso, os alunos de pós utilizam parcialmente o sistema de ensino a distância ao acessar o software Blackboard, o mais usado do mundo”, afirma o diretor de pós-graduação da ESPM, Vicente Ambrósio.

Na prática, o futuro aluno só precisa ter acesso ao endereço eletrônico da ESPM – www.espm.br -. Lá, ele vai diretamente à área de pós-graduação para escolher as disciplinas que o interessam. Por exemplo, se a opção for cursar Gestão Integrada de Marketing, pode verificar as disciplinas existentes na grade do curso e qual será a próxima a ter início. As demais informações para realizar a matrícula também estão disponíveis no site.

O estudante tem a opção de cursar apenas uma ou duas matérias de forma isolada. A cada três disciplinas concluídas, recebe o Certificado de Estudos Avançados. A carga horária poderá ser aproveitada posteriormente para complementar a grade curricular do programa que tiver escolhido. Confira abaixo as opções:

Gestão Integrada do Entretenimento – Major em Linguagem de Negócios; Gestão Integrada em Pesquisa de Mercado, Mídia, Opinião e Gestão da Informação IBOPE/ESPM; Gestão Integrada em Comunicação – Major em Comunicação para Organizações Públicas, Major em Comunicação Empresarial ou Major em Comunicação com o Mercado; Gestão Integrada em Design - Major em Arquitetura de Informação, Major em Projeto de Interfaces Gráficas para Mídias Integradas ou Design Estratégico; Gestão Integrada em Marketing – Major em Marketing Estratégico, Major em Marketing Digital ou Major em Marketing de Serviços.

Estratégias para prevenção e gestão de crises

Aulas destinadas a profissionais da área de comunicação, empresários e executivos ministradas pelo jornalista, consultor e escritor Francisco Viana

Em um passado não tão distante era comum ouvir questionamentos sobre se as crises iriam ou não acontecer nas empresas. Atualmente, a pergunta é quando elas vão ocorrer. Para o professor Francisco Viana, o segredo está na prevenção e esse é o tema central do curso inédito Gestão de Crise e Reputação, que será oferecido pela ESPM Rio em março.
Serão 30 horas de aula, às sextas e aos sábados, de quinze em quinze dias. “Vamos abordar desde o clássico caso Rockefeller, ocorrido em 1914, que desencadeou o trabalho de relações públicas, até outros mais recentes registrados no Brasil, como o apagão aéreo e o caso Renan Calheiros”, afirma Viana. Além do estudo de casos, serão realizados exercícios e haverá exibição de filmes.

Viana adianta que no início de cada módulo – o curso está divido em três - haverá um bate-papo com o empresário ou executivo de uma grande empresa. Já estão confirmadas as participações de Emerson Kapaz, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, e de José Bacellar, ex-presidente da Bombril. Está programado ainda o lançamento do livro Gestão de Crise – a cultura da surdez, de autoria do próprio professor.

O curso vale como disciplina minor para os alunos de pós-graduação. As inscrições podem ser feitas na ESPM (Avenida Rio Branco, 53). Mais detalhes sobre o curso no endereço eletrônico da escola – www.espm.br.

Horário:

Sexta-feira – 18h30min e 21h50min

Sábado – 9h às 11h30min e das 13h às 15h30min

Local:

ESPM – Avenida Rio Branco, 53, Centro do Rio de Janeiro

Investimento:

R$ 1.598,00, que pode ser pago em duas vezes

Professor:

O jornalista, escritor e consultor Francisco Viana iniciou a carreira como repórter no jornal A Tarde, em Salvador, enquanto cursava jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Após concluir o curso, tornou-se repórter especial de O Globo, de 1974 a 1981. Em seguida, passou para a reportagem e edição da Revista Isto É, onde permaneceu por 12 anos. Na década de 1990, atuou como editor da Revista Bradesco e como diretor de projetos institucionais da Carta Capital. Entre 2002 e 2003, foi editor de projetos especiais da Revista Vogue.

Nos últimos anos, passou a assinar colunas na Revista Imprensa, Gazeta Mercantil, Revista do Instituto ETCO e Terra Magazine. Desde 2004, também é diretor da Hermes Comunicação Estratégica. Paralelamente às atividades como jornalista, lecionou em diferentes instituições, como Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro, Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Campinas e ABERJE. Viana é autor de 13 livros, entre eles A Trilogia de Cara com a Mídia, Comunicação Empresarial de A a Z e Hermes, a divina arte da comunicação.