Você está na Unidade:

Cursos
Acompanhe


Olá
Este é seu primeiro acesso. Por favor, altere sua senha:
Senha:
Confirmar senha:
Corpo Docente

Acácio Callim

Doutor em Engenharia da Produção e Mestre em Engenharia de Materiais no IME/RJ. Engenheiro de Produção formado na UERJ/82.Gerente de Produção da Companhia Siderúrgica Paulista(84/92) e Ideal Standard do Brasil(82/84). Autor de diversos artigos publicados no Brasil e no Exterior. Atualmente é diretor da consultoria “AcallimConsut” voltada para levantamentos  estatísticos de mercado e  análises de riscos de aplicações financeiras e  Professor Universitário da ESPM-RJ (graduação e pós graduação) e Universidade Estácio de Sá há mais de 10 anos.

 Adriano Torres

Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC/RJ e Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Gerente Sênior de Marca na The Coca-Cola Company, tendo atuado anteriormente na área de Mídia & Propriedades da mesma empresa e como Supervisor de Planejamento & Pesquisa de Mídia da Artplan Comunicação. Professor de Gerenciamento de Marcas na ESPM-RJ.

Alexandre Espírito Santo

Mestre em Economia Empresarial pela UCAM, MBA em Finanças pelo IBMEC e graduado em Economia na UERJ. Economista chefe da WAY investimentos, atua há 24 anos no mercado financeiro, com passagens em bancos e assets. É professor nas áreas de finanças, valuation, economia e mercado de capitais, chefe do depto de Finanças e Métodos Quantitativos da ESPM e professor do IBMEC-RJ. Articulista do Jornal Valor Econômico, com vários textos, entrevistas e artigos publicados em jornais, revistas e sites. Consultor da ABADI.

Aline Santiago

Mestre em Letras (PUC- Rio) com área de concentração em estudos de linguagem. Especialista em Linguística Aplicada: ensino aprendizagem de Inglês como língua estrangeira (UFF). Licenciada em Letras - Português/Inglês (UERJ). Atualmente professora no curso de extensão da PUC-Rio e em duas instituições públicas. Atua há 14 anos no magistério em empresas privadas e públicas. Pesquisadora na área de ensino aprendizagem de Inglês como língua estrangeira e membro do Grupo de Prática Exploratória do Rio de Janeiro. Na ESPM, ministra aulas de Inglês no curso de RI.

Ana Erthal

Mestre em comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de novas tecnologias da Comunicação. Consultora da Fundação Roberto Marinho. Professora de Meios e Linguagens, Identidade Sonora das Marcas, Linguagens Multisensoriais e Estudo de Games da graduação da ESPM e de Conteúdo Digital e Design de Interação para pós-graduação.

Ana Lavaquial

Pós-Graduada em Administração pelo COPPEAD UFRJ, Engenheira pela PUC-Rio, especialista em planejamento estratégico e marketing, possui mais de 20 anos de experiência atuando como executiva e gestora em empresas de consultoria, varejo e educação, com foco especial nas áreas de moda e beleza, como Booz&Co, Embelleze, L`Orèal, Centros de Moda e Beleza do Senac Rio e Instituto Rio Moda. Atualmente é gerente de marketing na Leite de Rosas e professora da disciplina “Negócios da Moda”, no curso de graduação em Administração com ênfase em entretenimento da ESPM.”

Ana Paula Borges

Doutoranda em Administração, mestrado em Administração, pela FGV e graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Experiência de mais de 15 anos nas áreas de MKT e Planejamento, como consultora de empresas e gerente de categoria em empresas multinacionais na área de consumo, como Novartis Biociências, GlaxoSmithKline e Schering Plough. Sólida vivência em desenvolvimento de produtos, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, ações promocionais e de comunicação, gerenciamento de categoria, implementação de serviços de atendimento ao cliente e Internet, em mercados nacionais e internacionais.

André Beltrão

Especialista em marketing pelo Ibmec-RJ, bacharel em Desenho industrial pela PUC-Rio. Designer diretor do Studio Creamcrackers, escritório carioca de design editorial, design de embalagens e promocional. Coordenador editorial de séries de design da 2AB Editora. Leciona Desenho Livre para o curso de Design.

André Moragas

Com MBA´s em Gestão de Negócios pelo Ibmec e Gestão de Serviços pelo Coppead, também tem pós-graduação em Políticas Públicas pela UFRJ. Graduado em Comunicação (jornalismos) pela Universidade Gama Filhos. Diretor de Relações Institucionais e Comunicação do Grupo Endesa Brasil, já exerceu o cargo de Diretor de Comunicação da Ampla Distribuidora de Energia, Grupo Telemar, Oi e Contax, Editor do Globo Online e repórter dos jornais O Globo e O Dia. Atualmente também é professor de graduação e pós-graduação da ESPM-RJ.

Andrea Hecksher

Mestre na área de Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC. Graduada em Desenho Industrial pela UFRJ. Tem 15 anos de experiência nos mercados gráfico, editorial e publicitário. É professora de Criação Digital e de Projeto nos cursos de Design e de Comunicação da ESPM/RJ. É pesquisadora vinculada ao CAEPM, com pesquisas sobre Novas Mídias e Meios e Linguagens. Participou da fundação e coordenação do Escritório Modelo de Design da ESPM/RJ. Participou da fundação e coordenação, e hoje é pesquisadora, do Laboratório de Mídias da ESPM/RJ. É professora na área de Comunicação Visual Digital do curso de Comunicação da UFF.

Andrea Rangel Ribeiro

Doutora em Antropologia Social pelo Museu nacional (UFRJ). Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ. Mestrado incompleto em Relações Internacionais pela UERJ. Especialista em Relações Internacionais pela UERJ. Graduada em Relações Internacionais e em Filosofia (UERJ). Pesquisadora e docente de Relações Internacionais, Ciências Sociais e Filosofia.

Antonio Carlos Morim

Engenheiro Eletrônico, com Pós Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial – COPPE -UFRJ e Marketing pela ESPM Rio com Docência em Administração de Negócios pela ESPM Rio. Professor pela ESPM, FGV, nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador acadêmico na Escola Trevisan de Negócios. 27 anos de carreira gerencial e executiva nas empresas IBM, Citibank, Credicard, TIM, ATL, TESS, CLARO e Universidade UNIGRANRIO, com vivências internacionais nos EUA e Suécia. Cursos em Marketing - Wharton Business School, Estratégia - Harvard University, Gestão por Processos e Qualidade - Columbia Business School. Consultor em Gestão Estratégica, CRM e Gestão de Capital Humano.

Bernardo Fernandez

MBA em Marketing pela Coppead RJ.  Extensão em Global Telecomm Management Program em treinamento indoor na Brasil Telecom, ministrado pela Thunderbird School of Management, USA.  Pós latu sensu em Gestão, através do Programa STC da Fundação Dom Cabral de BH/MG em parceria com o Kellogg Institute da Northwestern University de Chicago.  Especializações diversas em cursos indoor pela Shell University em Londres, em Marketing, Gestão e Operações de Distribuição.  Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC/RJ.  Em sociedade com Robert Kozinets, Prof. PhD, e Débora Figueiredo, Prf., PhD, fundou, em 2010, a  Folks Netnográfica, consultoria de aconselhamento de negócios com base em investigação netnográfica do consumidor e das novas formas de coesão social presentes em redes virtuais.  Como publicitário, foi diretor de planejamento da agência Giovanni DRAFT FCB (2007 a 2009) e da agência NBS (2003 a 2007). Foi, como cliente e anunciante, diretor de comunicação da Intelig telecom (2001 a 2003) e da Brasil Telecom (1999 a 2001). Exerceu cargos diferentes na área de Engenharia, Operações, Vendas e Marketing na Shell Brasil (1985 a 1999), o último deles como Brand Manager.  Foi diretor, representando os anunciantes, do IVC/RJ e da ABA/RJ.

Bernadete Almeida

Mestranda em Sistemas de Gestão – linha de pesquisa Responsabilidade Social Corporativa, pelo LATEC/UFF, Especialista em Gestão empresarial (Fundação Dom Cabral), em Gestão da Comunicação Empresarial (PUCMINAS), em Gestão Estratégica da Responsabilidade Social Corporativa (UNIETHOS), com formação em psicodrama pedagógico e organizacional. Jornalista (PUCRJ), professora da disciplina Sustentabilidade nas empresas na pós-graduação em Educação Ambiental (Convênio UCAM – Jardim Botânico) da disciplina Comunicação e Sustentabilidade na pós-graduação do IEC / PUCMG e do MBA em Gestão estratégica da Sustentabilidade do INMETRO/UCP. Professora da ESPM-RJ, na pós graduação e graduação, atua nos cursos de Comunicação Social e ADM, ministrando as disciplinas Comunicação e Desenvolvimento, Comunicação Interna e Responsabilidade Social e ambiental, coordenando ainda  o ESPM Social  no Rio.  Consultora e articulista fixa na Revista Plurale, atuou durante 15 anos na Comunicação Empresarial da Vale, gerenciando processos de comunicação institucional, interna e com comunidades nos níveis regional e corporativo, tendo sido responsável ainda pela comunicação da Fundação Vale.

Bernadete Prado

Mestre em Letras - Língua Portuguesa, com enfoque em Linguística - PUC/Rio. Pós-Graduada em Português para Estrangeiros - PUC/Rio e em Administração de Treinamento e Desenvolvimento - FGV/Rio. Graduada em Letras Português – Inglês - PUC/ Campinas e em Pedagogia. Cursou Comunicação Intercultural e Business Communication na Univ. de Oklahoma/USA, onde foi professora de Português. Professora de Linguagem II no curso de graduação em Comunicação Social da ESPM/Rio; de Português e Inglês na Univ. Estácio de Sá e de A Arte de Pensar II no Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde da FIOCRUZ. É coordenadora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UNESA.

Bruno Granato

Graduado em Design pela PUC-RIO. Participação no júri do Festival Brasileiro de Publicidade da ABP 2008. Participação no júri do Festival Melhor do Rio do CCRJ. Participação na criação e planejamento do selo Niterói Turismo, junto a NELTUR. Conquistou prêmios nos festivais publicitários a seguir: Prêmio Colunistas Brasil; Festival Melhor do Rio; Festival Mundial de Publicidade de Gramado, Festival Brasileiro de Publicidade (ABP); SINOS - Festival Internacional de Publicidade e Comunicação em Língua Portuguesa, em Lisboa – Portugal; Short List no Festival de Cannes. Palestrou nos workshops do Festival Cel.U.Cine, promovido pela Oi Futuro. É sócio-diretor de criação da Bendita Soluções Criativas. Professor da disciplina de Criação Digital II na ESPM-RJ.

Carlos Alberto Messeder

Doutor em Comunicação e Mestre em Antropologia pela UFRJ. Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Consultor de diversas instituições como SEBRAE-RJ, CNPq, CAPES, FINEP, FAPERJ entre outras. Foi Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e Diretor da Escola de Comunicação da mesma UFRJ. Atualmente é Diretor Acadêmico de Graduação, Diretor do Curso de Comunicação Social e Coordenador do Núcleo de Pesquisa da ESPM-RJ.

Carlos Pellon

Publicitário com MBA em Gestão e Recursos Humanos da PUC-RIO. Durante 07 anos foi consultor em Comunicação Corporativa para organizações multinacionais e nacionais de grande porte. Atualmente, é Gerente da Assessoria de Planejamento de Comunicação na Unimed-Rio.

Caroline Vanzellotti

Doutoranda no Coppead/UFRJ, na área de Estudos de Consumo. Mestre em Comportamento do Consumidor, pelo PPGA/UFRGS. Administradora pela UFRGS. Pesquisadora na área de consumo, tendo atuado em diversas empresas. Atuou como professora e pesquisa de tendências de consumo na Famecos/PUC-RS e na Ebape/FGV. Atualmente é professora e pesquisadora da ESPM.

Daniel Kamlot

Doutorando em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. Engenheiro de Computação pela PUC-Rio. Pesquisador na área de marcas (CAEPM), propaganda, marketing social, varejo e comportamento do consumidor. Atualmente é professor adjunto da ESPM e professor da PUC-Rio, em disciplinas das áreas de marketing e metodologia de pesquisa, tendo tido atuação gerencial em diversas empresas.

Dario Menezes

Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ e formação em Ciências Contábeis e Administração pela UERJ, com pós em Marketing pela ESPM e MBA em Marketing de Varejo pela FGV. Foi Gerente Geral de Marketing da VARIG, onde participou do projeto internacional da Star Alliance, e Gerente de Marketing da Vale. É Diretor do Reputation Institute, consultoria internacional especializada em gestão da reputação, engajamento de stakeholders, identidade e marca com escritórios em 28 países e no Brasil. Na ESPM é professor titular da disciplina Gestão da Reputação e Relacionamento com Stakeholders, além de ministrar aulas no IBMEC na disciplina Governança Corporativa e Responsabilidade Social. É articulista da Plurale – Revista de Sustentabilidade.

Diego Santos Vieira de Jesus

Doutor e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Rio. Professor do curso de Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio. Atua nos grupos de pesquisa "Discurso, Politica e Integração", da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e "A Economia Política do Imperialismo", da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É pesquisador colaborador do Sport - Laboratório de História do Esporte e do Lazer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor do curso de Graduação em Relações Internacionais da ESPM-RJ.

Eduardo Ariel

Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio. Especialista em Design de Interfaces pela Unicarioca. Graduado em Comunicação Social - Publicidade c/ habilitação em Marketing pela ESPM-RJ. Professor 40h do Curso de Graduação em Design e da Pós-Graduação em Marketing e Design Digital da ESPM-RJ. Dentre os interesses de pesquisa estão: a avaliação da interação e da emoção decorrente da experiência de uso, design de interfaces, arquitetura de informação e usabilidade de produtos digitais.

Eduardo França

Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC. Pós-graduado em marketing executivo pela ESPM. Graduado em Propaganda e Publicidade pela UNICEUB. Atua como consultor e palestrante. Foi executivo de marketing da Radiobrás e do Grupo O Dia e professor titular de diversas universidades em Brasília, cidade onde também coordenou cursos superiores. É coordenador de projetos finais de graduação em Design (PGD), Jornalismo (PGJ) e Publicidade e Propaganda (PGE) e professor das áreas de Planejamento de Comunicação e Merchandising, na ESPM - RJ.

Eduardo Guerra Murad

Doutor em comunicação pela ECA, USP. Mestre em comunicação pela ECO, UFRJ. Publicitário, formado pelo IACS, UFF. Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional. Através da ONG Dialog desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. Consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos para DNV em inovação e criatividade, em comunicação interpessoal e técnicas de apresentação para a Geosoft e de comunicação interna para o Projac – Globo/RJ. É Coordenador da pós-graduação em Comunicação Organizacional Integrada e em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ. É professor da Universidade Federal Fluminense – UFF/IACS.

Eduardo Varela

Pós Graduado em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio e Graduado em Desenho Industrial pela UniverCidade (RJ). É professor na graduação em Design da ESPM-Rio. Atualmente é o gerente de criação do Grupo Osklen, dirigindo todas as equipes de design de diversas especialidades, de estamparia à web, passando por impressos, embalagens e vídeos. Foi Diretor de criação d'OESTUDIO e também editor de arte da Revista Oi por três anos. Tem 15 anos de experiência de mercado e trabalhou para clientes como Universal Music, BMG, Grendene, TVA, Banco do Brasil, Suzano, Embratel e Vale.

Eliana Formiga

Doutoranda em Design pela PUC-Rio. Mestre em Design pela PUC-Rio. Especialista em Marketing pela UniverCidade. Graduada em Design pela ESDI/UERJ. Sócia-gerente da ELF Eliana Formiga Desenho Industrial Ltda. Diretora do Curso de Design da ESPM-RJ. Professora de Projetos, Ergonomia, Linguagem Visual e Projeto de Graduação do Curso de Graduação de Design e professora de Embalagem da pós-graduação da ESPM-RJ.

Elisabete Vianna

Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes. Atuação por 15 anos na área de gestão de fundos e carteiras em banco de investimento como gerente de renda fixa. Atuação por dois anos como gerente financeiro e administrativos em empresa de saúde. Instrutora de treinamento em Administração de Fundos e Carteiras para diferentes áreas do banco, em diversas agências do país. Monitora de Economia Brasileira no Mestrado em Economia Empresarial da Universidade Candido Mendes. Professora na disciplina de Finanças Corporativas na Pós em Gestão Empresarial da ESCM. Professora das disciplinas de Introdução à Economia e Microeconomia na ESPM.

Elisa Guerra

Especialista em Metodologia do Ensino Superior e  Bacharel  em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, ambos concluídos no Centro Universitário da Cidade. Há 12 anos atuando como professora de fotografia nesta mesma Instituição de Ensino Superior, nos cursos de Design, Publicidade e Jornalismo. Professora de fotografia no curso de Comunicação Social -  Publicidade e Propaganda da ESPM. Fotógrafa freelancer há  19 anos   trabalhando nas áreas de fotojornalismo, artes plásticas e publicidade.

Eugenio Giglio

Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/ UFRRJ). Autor de diversos artigos publicados no Brasil e no Exterior. Responsável pelas disciplinas da área de Pesquisa de Marketing. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa e coordenador do Programa de Iniciação Científica da ESPM (Pic250). Sócio-diretor da Posicione Pesquisa de Mercado.

Fabiano Ramos

Mestre pelo PPGCOM da ECO/UFRJ na linha de pesquisa Mídia e Mediações Sócio-culturais. Especialista em Comunicação com o Mercado pela ESPM-RJ. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Produção Editorial, pela ECO/UFRJ. Atualmente, exerce a função de docente na pós-graduação de Marketing Design Digital e no departamento de criação e técnica da graduação de Comunicação Social e de Design da ESPM-RJ. Participou como Webmaster no pólo de comunicação do Portal UniRede (Universidade Virtual Pública do Brasil) através do CNPQ, modalidade DTI (Desenvolvimento Tecnológico Industrial). É sócio-diretor da Moço do Cais Comunicação. Além disso, desenvolve projetos autorais como artista gráfico e músico.

Fábio Maia

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Profissional de Criação Publicitária atuando, há 13 anos, como redator. Atualmente, Diretor de Criação da agência promocional DMarketing Publicidade  e Eventos. Professor de Redação Publicitária da ESPM-RJ. DJ e Produtor Cultural, há 20 anos. Roteirista do coletivo de animação Microscópicos Filmes.

Fernando Borges de Castro

 Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Design de Interiores pela Faculdade da Cidade - RJ. Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Licenciatura Plena pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é professor assistente da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade CCAA e Instrutor do Centro de Educação Profissional SENAI Artes Gráficas. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Engenharia de Produção, com ênfase em produção gráfica, design gráfico e projeto de produto. Presta consultoria para indústrias de pequeno porte, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, design de produto, computação gráfica, autogestão, pré-impressão, gerenciamento de cores e produção gráfica.

Fernando Cortezi

Mestre em Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Finanças Corporativas também pela FGV; pós-graduado em Análise da Conjuntura Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Administração de Empresas, com diversos cursos no Brasil e no exterior, incluindo na Harvard Business School. Tem larga experiência na área de gestão estratégica e financeira e tem exercido posições de liderança em empresas líderes mundiais tais como a Shell e Essilor. É professor de instituições tais como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Universidade de São Paulo (USP) e ESPM (RJ).

Fernando Filardi

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com ênfase em Estratégia, Negociação e Modelos de Gestão, especialista em Business pela University of Westminster (Londres) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua experiência profissional agrega 16 anos de atividades de Consultoria e Treinamento para executivos de grandes empresas como Shell do Brasil, PriceWaterhouseCoopers, IBM Brasil, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e Bank Boston, Banco do Brasil, FIAT Automóveis S.A., Queiroz Galvão Engenharia, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública - RJ, Springer Carrier S.A., Embratel Telecomunicações S.A. e Caixa Econômica Federal, além da docência em cursos de pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da publicação de artigos em congressos e revistas especializadas nacionais e internacionais.

 Fernando Monteiro

Mestrado em Direito Empresarial pela Universidad António di Nebrija, Madrid. Diretor Jurídico da Viso Consultoria & Capacitação e Diretor do CCV – Centro de Capacitação Viso. Advogado Militante e Consultor Jurídico Empresarial. MBA em Marketing pela ESPM-RJ. Professor de pós-graduação e graduação na ESPM-RJ e na UNIABEU.  Professor de graduação e pós-graduação da ESPM e da UNIABEU. Professor de graduação (licenciado) da UGF e UVA. Ex-Coordenador do Curso de Direito da UNIABEU. Ex-Professor dos cursos de EAD da ESPM-RJ nos programas de treinamento e capacitação da OI. Ex-examinador de banca e contuedista da FESP e da Fundação Carlos Chagas. Ex-Juiz-Conciliador do I Juizado Especial de Pequenas Causas da Comarca de Nova Iguaçu-RJ. Autor dos livros Vade Mecum Acadêmico da Comunicação Social e Poder, Liberdade e Ética.

Flávia Flamínio

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Comunicação Social, com área de concentração em Marketing, pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Consultora de empresas na área de estratégia e marketing, é sócia-diretora da Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial. Professora de Planejamento Estratégico nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM. Diretora Geral da ESPM-RJ.

Flávio Demberg

Graduado em Filosofia (Licenciatura plena) pela UERJ, pós-graduado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea também pela UERJ, pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM, MBA em E-Business pela FGV. Tradutor literário da Editora Record e Editora Fundamento, e tradutor técnico para empresas como Microsoft, Royal Caribbean, LionBridge e Loc-House. Sócio-diretor da Demberg. Com Comunicação e Marketing. Consultor nas áreas de comunicação e marketing para micro e pequenas empresas. É professor de Filosofia na graduação em Comunicação Social da ESPM.

 Gian Carlos Moreira

Mestre em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela UERJ. Cursando MBA em Gestão Empresarial pela FGV-Rio. Advogado. Gerente da Carteira de Financiamento às Exportações do Setor Aeronáutico na Área de Comércio Exterior do BNDES. Professor Adjunto na graduação da ESPM-RJ, nas disciplinas de Teoria Geral de Direito, Direito Internacional Público e Relações Jurídicas do Comércio Internacional.

Giovani Marangoni

Graduado em publicidade e propaganda pela PUC RJ, com MBA em Marketing pela ESPM. Há 23 anos no mercado de agências do Rio de Janeiro, fundador e diretor presidente do Grupo Posicione e da Elipse comunicação de Marketing, com experiência letiva na graduação, MBA, cursos In Company e Portfólio da ESPM.

Gustavo Tirre

Pós-graduado em Marketing em pelo IAG/PUC RJ. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em publicidade pela FACHA. Redator publicitário com 25 anos de atuação em diversas agências de propaganda no Rio. Atualmente é Supervisor de Criação da Artplan Comunicação, sendo responsável por contas como Banco do Brasil, Correios, Ministério das Cidades, Embratur, Niely, entre outras. Recebeu um leão em Cannes em 2007. Atualmente é professor da cadeira de Criação de Campanha para os cursos de Comunicação e Administração da ESPM-RJ.

 Henrique Domingues da Motta

Mestre em filosofia pelo IFCS/UFRJ, Bacharel em filosofia pelo IFCS/UFRJ, Professor da ESPM, FPG (Faculdade Pinheiro Guimarães) e SUESC (Sociedade Unificada de Ensino Superior), na área de Filosofia.

 Henrique Pires

Designer com dois diplomas (DI e CV) pela PUC-Rio. Área de interesse: projeto de sistemas de sinalização (defende que é possível garantir vitalidade urbana pelo critério com que se investe em projetos desse tipo). Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela UniverCidade. Cursando Mestrado em Design na Esdi-UERJ, onde desenvolve pesquisa em sinalização de trânsito. Começou a ensinar em 1980 na antiga Faculdade de Design Brasileiro de Almeida. Professor da UniverCidade, e professor da disciplina Design de Sistemas Informacionais na graduação do Curso de Design da ESPM-RJ.

 Igor Quintella

Graduado em Comunicação Social pela UniverCidade, Participou de diversos seminários e congressos sobre publicidade. Atua a mais de dez anos no mercado de criação publicitária e design. Com passagens no escritório de design Red Bandana, Staff de Comunicação e atualmente na supervisão de criação da DM9DDB do Rio de Janeiro. Trabalhou em contas como L'Oreal Paris, Biotherm, Lamcôme, La Roche-Posay, Alerj, Águas Petrópolis, Instituto Refazer, Ação Comunitária do Brasil, entre outras. Forte experiência em criação publicitária, BTL e design.

 Isabella Perrotta

Doutora em História pela FGV, mestre em Design pela PUC-Rio, especialista em Ergonomia pela FGV, designer pela ESDI/UERJ. Com mais de 25 anos de experiência no mercado de design gráfico, é diretora da Hybris Design desde 1995. Autora dos livros: O Perfil do Rio: grafismos de representação de uma cidade naturalmente gráfica, Rio de Janeiro, Sextante, 1998 - Tipos e Grafias, Senac-Rio e Viana & Mosley, Rio de Janeiro, 2005.- Victor Burton, Viana & Mosley, Rio de Janeiro, 2006.
Exerce o magistério desde 1987, atuando em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Na ESPM leciona História do Design e Gestão do Design.

 Isabella Moreira Pereira de Vasconcellos

Mestre em Gestão Empresarial - FGV. (Tese na área de CRM); Master Degree pela LOYOLA UNIVERSITY OF CHICAGO com especialização em Marketing: Graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Vários anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais como Embratel, Riotur, Lojas Americanas e Unisys nas áreas Comercial/Marketing, Inteligência Competitiva, Compras, Desenvolvimento de Parcerias, Processos e Sistemas, Consultora nas áreas Comercial e Marketing e Professora Graduação e Pós-Graduação no IBMEC e ESPM, nas disciplinas: Estratégia de Marketing, B2B e Desenvolvimento e Gerência de Produto e Professora In-Company de projetos especiais como CAIXA Seguros, Grupo Umbria, Souza Cruz.

Iuri Azevedo Lapa e Silva

Mestre em História Social (UFRJ) e Especialista em Ciência Política (IUPERJ-UCAM). Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS (UFRJ). Trabalha na Fundação Biblioteca Nacional (Ministério da Cultura) como Técnico em Pesquisa, desenvolvendo e gerando conteúdos nas áreas de História e Ciências Sociais.

João Branco

Economista, Doutorando em Planejamento e Política no Instituto de Medicina Social da UERJ, Mestre em Economia Industrial pela UFRJ  e com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UERJ, onde também se graduou em Economia. Em 2004, concluiu MBA em Empreendedorismo pela ESPM. No campo profissional, trabalha atualmente na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como Especialista em Regulação (concursado em 2005). Também em 2005, foi aprovado no concurso de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), concluindo o Curso de Formação daquela agência em 2006.   Ocupou entre 1999 e 2005 o cargo de Consultor-Coordenador do Planejamento dos Canais de Vendas na EMBRATEL. Na mesma empresa, ocupou durante cinco anos o cargo de Gerente de Estudos Econômicos e foi Conselheiro de Administração da TELOS, Fundo de Pensão dos empregados da EMBRATEL. Na esfera acadêmica, desempenha a função de Professor das Disciplinas de Economia e Geopolítica na graduação e da Pós-Graduação da ESPM. Atuou como professor em diversas outras instituições do ensino superior público e privado. Tem artigos publicados sobre Economia e Regulação.

João Luiz Figueiredo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).  Atualmente, é professor da ESPM onde também é chefe da área de "Gestão do Entretenimento" e desenvolve pesquisas sobre Economia Criativa; é professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio, onde também é pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro.

João Velho

Mestre em Design pela ESDI-UERJ e Bacharel em Comunicação Social - Cinema pela UFF. Especialista em desktop vídeo e vídeo digital, com um livro e vários artigos publicados sobre o assunto. Atua profissionalmente como diretor, editor e artista de motion graphics em cinema e vídeo, com trabalhos para diversas emissoras de TV e produtoras do Rio de Janeiro. É professor adjunto da ESPM-RJ.

Joyce Ajuz Coelho

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Psicóloga e pedagoga com carreira desenvolvida na área de Recursos Humanos em empresas de médio e grande porte. Diretora do Curso de Administração da ESPM-RJ de 2006 a 2010. Coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Pessoas da ESPM-RJ. Docente em cursos de pós-graduação (ESPM e IAG-PUC), In Company e graduação (ESPM) nas disciplinas de: Psicologia, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico em RH, Gestão por Competências, Liderança, Planejamento de Carreira. Sócia-Diretora da Planning Organizacional, consultoria em R.H. Autora de artigos publicados na área.

Karine Karam   

Mestre em administração de empresas com ênfase em marketing pela PUC-Rio. Graduado em Estatística pela UERJ. Gerente de Produtos Digitais da Infoglobo Comunicações. Experiência em CRM, pesquisa de marketing, marketing de relacionamento e área de desenvolvimento de negócios. Palestrante em instituições como Casa do Saber, CBEC e empresas. Atualmente é professora da ESPM na graduação, pós-graduação, P4B e Bootcamp.

Kátia Viola

Graduada em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Marketing pela PUC-RJ. Como Atendimento em agências de publicidade, vem trabalhando há 20 anos com clientes nacionais e internacionais, planejando e coordenando projetos de comunicação. Também atuou como gerente de marketing para o Brasil da mineradora sul-africana De Beers, por cinco anos, e exerceu a gerência de comunicação da ONG Associação Brasileira Terra dos Homens, por dois anos. Dentre as agências em que trabalhou estão McCann-Erickson, J. Walter Thompson, Aroldo Araujo, OPM, Staff de Comunicação, Denison Rio, Contemporânea, Euro RSCG. Atualmente, é Diretora de Contas na Giacometti Propaganda. É autora do blog Fazendo Atendimento Publicitário, o único blog brasileiro focado em assuntos relacionados à atividade de atendimento publicitário. Leciona Atendimento e Planejamento para a graduação da ESPM-RJ.

Klaus Rabello

Jornalista formado pela PUC-Rio, pós-graduado/especialista em marketing pelo IAG/PUC-Rio e em filosofia pela FSB. Consultor nas áreas de comunicação e marketing, com foco em soluções convergentes e sustentáveis. Palestrante e escritor, autor de blogs. Consultor e proprietário da 2tag.net, atualmente consultor da campanha de Acessibilidade do Governo Federal, diretor de comunicação da AMIpanema e professor de graduação da ESPM-RJ.

Kleber Nabuco de Araujo Sá Rêgo

Administrador de Empresas, Pós Graduado em Produção e Marketing pelo IAG / PUC-RJ, com diversos cursos de especialização em marketing no Brasil e no exterior e, MBA Executivo em Marketing pela ESPM-RJ. Exerceu cargos de gerência, diretoria e de consultoria de marketing em empresas nacionais e multinacionais, nos setores de telecomunicações, construção civil, alimentício, cosmético e financeiro. Atualmente é Ouvidor da ESPM-RJ e Sócio Diretor da New Concept Promoções, Merchandising e Comércio Ltda. Experiência didática de mais de 40 anos, é Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM-RJ.

Leandro Pierucci

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. Diretor de Criação da agência DIA Comunicação, com experiência de 20 anos no mercado de propaganda, tendo desenvolvido campanhas de cunho publicitário, de marketing direto e de merchandising no ponto de venda, assim como atividades ligadas ao branding e embalagem, para clientes como Coca-Cola, Petrobras, Ampla, Santander, Oi, ente outros. Professor da ESPM RJ, leciona as disciplinas Criação, Promoção e Merchandising; Design em Merchandising; e Criação Publicitária, para o curso de graduação e a disciplina Comunicação no PDV para o cursos de pós-graduação.

Leila Mathias

Mestre em Letras /Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal Fluminense. Máster em Língua Espanhola pela Universidad Pontificia de Salamanca. Especialista em Tradução pela Universidade Gama Filho. Licenciada e Graduada em Letras Espanhol/Português pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Espanhol nos cursos de Graduação e Extensão da PUC-Rio, e na Graduação do Curso de Relações Internacionais da ESPM-RJ. Professora e Consultora de Língua Espanhola e Cultura Hispânica, em empresas públicas e privadas no Rio de Janeiro.

Leonardo Mancini

Mestre em Gestão da Informação pela Sciences Po Paris. Graduado em Jornalismo pela UFRJ. Gerente da Cajá – Agência de Comunicação. Chefe do Departamento de Jornalismo da ESPM-RJ. Professor de Comunicação Corporativa e Gestão de Crises dos cursos de graduação em Publicidade e Relações Internacionais.

Leonardo Marques

Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, em Ergonomia/IHC (Interação Humano-Computador). Articulista em Congressos de IHC. Especialista em Marketing de Serviço pela ESPM. Graduado em Design. Chefe de Departamento da Área de Criação e Técnicas dos Cursos de Graduação da ESPM. Professor de Computação Gráfica, Cor e Prototipagem nos cursos de graduação de Comunicação Social e de Design da ESPM. Professor de Ergonomia e Prototipagem da pós-graduação da ESPM. Professor de IHC da pós-graduação da PUC-Rio. ACE (Adobe Certified Expert) de Photoshop.

Leonardo Visconti Cavalleiro

Designer de Produto e Designer Visual graduado pela ESDI/UERJ – Pós-graduado COPPE/UFRJ  - Fundador do Escritório de Design “VERSCHLEISSER/VISCONTI” de 1968 a 1998 – Consultor da Fundação Pró-memória – Diretor da EBA/UFRJ, gestão 1986/90  Vencedor dos concursos dos novos símbolos para: CSN / Cia. Siderúrgica Nacional – CEG / Cia. Estadual de Gás do RJ – PORTOBRÁS / Portos do Brasil – RADIOBRÁS / Empresa Brasileira de Radiofonia - Designer dos interiores dos Carros do METRO/ Rio e São Paulo - Prof. Assistente aposentado da ESDI/UERJ - Prof. Adjunto IV aposentado da EBA/UFRJ - Prof. pesquisador do IAV / UniverCidade - Prof. Adjunto das disciplinas: TCC / Trabalho de Conclusão de Curso /UniverCidade, - DS1A e DS1B – Projeto I (Projeto Livre) e DS3A - Projeto III (Cultura e Informação) da ESPM/RJ.

Luciano Tardin

Mestre em História da Arte pela EBA/UFRJ (1999).  Bacharel em Design pela PUC/RJ (1991). Atua no mercado de design há 17 anos desenvolvendo projetos, tendo participado como sócio e gestor da ZOA programação visual e posteriormente da MAIS programação visual. Hoje atua no mercado através da TardinCampos designers associados. Desenvolve a atividade acadêmica de docente desde 1995.

Luis Claudio Mazza

Pós-Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA Executivo ESPM. Formado em Arranjos e Improvisação no CIGAM-Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical. Formação Executiva na Indústria da Música-Music Business ESPM. Certificado Apple ATC Authorized Training Center em Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Professor de Produção da ESPM. Especializado em Logic Áudio e Pro Tools. Diretor da Gravadora e Produtora MazzaMusic. Foi Produtor Musical e integrante da Orquestra da Rede Globo. Compositor exclusivo da Universal Music Publishing. Maestro Arranjador e Produtor Musical atua no mercado fonográfico com trabalhos realizados para as gravadoras Universal Music, Warner, Sony/BMG, Som Livre, etc. Sócio da Banda Vitória Régia®, atuou com artistas como Tim Maia, Jorge Benjor, Ed Motta, Sandra de Sá, Marcelo Falcão (O Rappa), Fernanda Abreu, Leny Andrade, Zeca Pagodinho, Fat Family, Tony Garrido, Chris Montez (EUA), etc. Produtor e compositor da trilha sonora do CD-ROM e desfiles do SENAI/Cetiq.

Luis Claudio Belmonte

Mestre em Engenharia de Produção, COPPE/ UFRJ; Graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Editor e fundador da Revista Cientifica em Design Estudos em Design. Atuo como consultor no desenvolvimento de Design de produto e Gráfico para empresas; atualmente leciono também no Centro Universitário Carioca, na Universidade Gama Filho e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Roberto Pio Borges

Pós-graduado em Comunicação pela ESPM, Graduado em Direito pela UERJ, Especializado em Gerência de Marketing pelo IAG da PUC, Eleito para o Hall of Fame do Marketing Direto da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), Chairman no Brasil do John Caples Award nos últimos 20 anos, conferencista nacional e internacional sobre marketing direto, autor do livro “Os 7 pecados capitais do marketing direto”, Nobel 2003, do áudio-livro “Marketing Direto” Commit, e do disquete “Marketing Direto , palavra por palavra” , Abril . É conselheiro estratégico da REPENSE, sócio da PB Participações, e Conselheiro Vitalício da Abemd por ter sido presidente reeleito em dois mandatos. É jornalista profissional com registro no Ministério do Trabalho e edita os blogs “Almanaque do Pio” e “Liberdade Carioca” com postagens regulares.

Luiz Romero

Mestre e Especialista em Educação (UERJ), Especialista em Administração (UFRJ/Coppead), Bacharel em Física (UERJ). Socio-Diretor da R&V Consultoria e Serviços atuando nas áreas de planejamento estratégico, modelagem organizacional e previdência complementar, Diretor de Educação Executiva da ESPM-RJ. Exerceu funções de direção e gerência na PREVI, foi Gerente de Organização, Sistemas e Métodos do Banco do Brasil, atuou como Conselheiro em empresas de energia (CPFL), petróleo (Ipiranga) e têxtil (Santista). Atua como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de educação corporativa, estratégias empresariais, governança corporativa e teorias organizacionais.

Marcelo Boschi

Mestre em Administração de empresas FGV, Pós Graduado em Administração Pública pela FGV/RJ e Graduado em Administração de Empresas pela UFF. Professor universitário desde 1986 e de pós-graduação desde 1995. Executivo da Posicione. Profissional da área de Marketing, palestrante e consultor. Já atuou em empresas Nacionais e Multinacionais.

Marcelo Guedes

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Marketing pelo IBMEC, Mestre em Administração pela FGV-RJ. Consultor com mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica em projetos internacionais em empresas como EDS e PriceWaterhouseCoopers atuando em diversas indústrias; automobilística, seguros, engenharia, energia etc. Atuou como consultor estratégico na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Experiência como executivo em empresas de tecnologia. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor dos Cursos de Administração e Relações Internacionais da ESPM-RJ.

Marcelo Miguez

Profissional de Comunicação e Marketing, habilitado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) UGF, com Pós-graduação em Marketing e Docência Superior pela ESPM. Especialista em Soluções Gráficas (Produção e Criação). Possui vinte e cinco anos de experiência em agências, editoras e marketing de empresas. Professor há 17 anos. Atuou nos segmentos de publicidade, editora, indústria naval, indústria farmacêutica, incorporação imobiliária e educação. Atualmente é coordenador de marketing do Grupo Folha Dirigida. Consultor nas áreas de marketing e soluções gráficas. Professor de Produção Gráfica da ESPM-RJ.

Marcio Morgade

Formado em Educação Artística na UERJ e em Publicidade na ESPM, possui 11 anos de mercado publicitário. É ex-sócio e Diretor de Criação da Propaganda Ilimitada, ex-Redator da Fischer América São Paulo, ex-diretor de Criação do Escritório de Ideias, ex-diretor do Clube de Criação do Rio de Janeiro e atual Sócio-Diretor de Criação da Bendita Rio e Lisboa e Professor de Mídias Alternativas da ESPM RJ.

Marcius Lee

Pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (1994), graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Hélio Alonso (1987), graduado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade (1985). Foi assessor de comunicação social da Fundação Cesgranrio (1986). Trabalhou no Departamento de Marketing da Rede Manchete de Televisão, é sócio diretor da Unlike Comunicação Total (1987), atuando como Diretor de Mídia e Planejamento Estratégico. É professor de mídia na ESPM desde 1998, Diretor de Planejamento No-Mídia da House+Promoções e Eventos desde 2003. Sócio da agência E+Web, criadora do site Mercado do Preço desde 2007.

Marco Antonio Beja

Mestre em Literatura Brasileira pela UFF. Graduado em Português e Literaturas da Língua Vernácula pela UFRJ. Ministrou aulas de Português Jurídico na Universidade Estácio de Sá. É professor de Linguagem na graduação em Comunicação da ESPM.

Marco Antônio Nunes

Publicitário graduado pela Universidade Federal Fluminense. Profissional de instituição privada com especialidade em Mídia e Comunicação. Atualmente é gerente de mídia da Coca-Cola Brasil e professor Universitário da ESPM.

Marco Aurélio de Sá Ribeiro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorando em Administração na EBAPE-FGV. Pesquisador da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990). Professor do IBMEC-RJ e da ESPM-RJ. Vice-Presidente da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. Empresário do ramo de comunicação, sendo Diretor da Sá Ribeiro Multimedia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de empresas.

Marco Antonio Moreira

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UFRJ. Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação/UFRJ. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda, pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (FACHA/RJ). Graduado em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Professor em cursos de comunicação e marketing na capital fluminense desde 1999. Chefe do departamento de Humanas da ESPM/RJ. Professor (regime integral) de Sociologia e Sociologia da Comunicação nos cursos de Comunicação Social e Administração.

Marco Aurélio Bouzada

Doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ, mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e professor do Curso de Formação em Finanças do COPPEAD (UFRJ). É organizador e co-autor do livro Jogando Logística no Brasil e tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.

Marco Bonetti

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-SP. Pesquisador da área de teorias da comunicação e da imagem desenvolvendo pesquisa atualmente sobre a teoria alemã da imagem no período do cinema mudo.

Marco Schneider

Pós-doutorando em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, com habilitação em Produção Editorial. Pesquisador na área de teoria da comunicação, com ênfase no problema da ideologia. Atualmente é professor de Teoria da Comunicação II na ESPM-RJ e professor adjunto da UFF (20h, sem dedicação exclusiva).

Maria Claudia Tardin

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (UFRJ), Psicóloga (UERJ), Especializada em Comunicação (IBICT/UFRJ) e em Psicologia Hospitalar (Santa Casa de Misericórdia R.J.). Professora Universitária (ESPM e Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio) e de Pós-Graduação (ESPM). Consultora em Gestão de Pessoas na área de Desenvolvimento, Treinamento e Seleção. Professora de Didática de Ensino. Orientadora Profissional. Pesquisadora na área de estratégias de persuasão e comunicação publicitárias, inclusive as estratégias emocionais de persuasão. Investiga o comportamento e as motivações de consumo por meio da busca da beleza, do prazer, da diversão, do erotismo, da identidade e do narcisismo.  Atuou como psicóloga clínica.

Maria Isabella Muniz

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Cidade (1997) e bacharel em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984).  Atualmente é professora adjunta em regime de tempo parcial no curso de Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing e professora assistente em regime de tempo integral no curso de Desenho Industrial do Centro Universitário da Cidade. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ensino de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Gráfico, Design Editorial e Computação Gráfica. 

Maurício Vidal

Formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de animação da ESPM/RJ, trabalhou com maquete eletrônica na TV Globo em projetos cenográficos para telejornais e minisséries durante 1997 e 1998. Também atuou na execução de vinhetas em computação gráfica no mercado carioca e ministrou cursos de maquete eletrônica para cenógrafos e diretores de fotografia da TV Globo no ano de 1997. Em 1999 fundou o Estúdio Consequência de Animação juntamente com Renan de Moraes e Sergio Yamasaki onde atualmente é diretor e animador de filmes comerciais e institucionais de animação. Seus trabalhos foram premiados em festivais nacionais e internacionais como Festival Anima Mundi, Festival de Cinema de Havana, VMB/MTV, Prêmio Multishow e foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Videoclipe de Animação. Maurício faz parte do júri profissional do Festival Anima Mundi desde 2005.

Maurilio Alberone

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduando em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva pela ESPM-RJ. Foi um dos pioneiros no mercado de TV interativa no Brasil, iniciando seu primeiro negócio ainda durante a graduação. Já ministrou cursos e palestras sobre TV digital e interatividade no Brasil e exterior, além de desenvolver consultorias para emissoras de TV, agências de propaganda, empresas de software e de telecomunicações. É professor de Entretenimento Digital na graduação em Administração da ESPM-RJ.

Michele de Lavra Pinto 

Mestre em Antropologia Social pela UFRGS. Especialista em Relações Internacionais pela ESPM/Sul e licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS. Atuou como professora e pesquisadora na ESPM/Sul e em outras Instituições de ensino superior no RS. Faz parte do grupo de pesquisa Sociedade e Culturas do Consumo/CNPq e do Núcleo de Estudos da Juventude da ESPM.

Mirella de Menezes Migliari

Doutora pelo programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisa relacionada à tipografia pós-moderna no Brasil. Mestre em Communication Design pela Central Saint Martins, The London Institute. Desenhista Industrial graduada pela ESDI (UERJ). É consultora de projetos de Design gráfico e Direção de Arte. Atuou na MacCann-Erickson, na Propeg e no escritório Ana Couto Design. É professora pesquisadora da ESPM-RJ, onde leciona as disciplinas de Direção de Arte e Tipografia. É também orientadora de Projeto de Graduação em Design, e de Projeto de Iniciação Científica.

Myriam Neves

Doutora e Mestre em Administração ênfase Finanças pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ. Especialista em Gestão de Risco pelo EPGE/FGV. Especialista em Câmbio e Operações Financeiras com o Exterior pela FGV/RJ. Engenheira Eletrônica pela UFRJ.  Sócia da Soma Consultoria e Treinamento Ltda. Pesquisadora do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil. Professora da área de Finanças dos Cursos de Graduação em Comunicação e Administração da ESPM-RJ. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Finanças. Co-autora dos livros “Mercado de Capitais: Análise Empírica no Brasil” e “Gestão de Investimentos e Fundos”. Autora de artigos nas áreas de Modelos de Preços, Anomalias de Mercado e Gestão de Risco.

Nilton Marlúcio de Arruda

Mestre em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável pela UFF-RJ. Especialista em Comunicação Corporativa pela USP, em Formação de Gerentes e Diretores pela FGV-Rio e em Marketing pela ESPM-RJ. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Campos-RJ. Coordenador de Organização, Gestão e Processos de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da Petrobras. Professor de Comunicação Organizacional, Comunicação e Sustentabilidade, Comunicação Interna e Gestão de Crise dos cursos de pós-graduação e professor de Comunicação Interna e de Comunicação e Gestão de Crise da graduação da ESPM-RJ.

 Patrícia Reis

Mestre em Comunicação pela ECO UFRJ. Especialista em Análise de Políticas Pública pelo IE UFRJ e em Sistemas de Informação pela UFF. Graduada em Publicidade. Foi responsável pelo plano de comunicação dos Jogos Rio 2016 no processo de candidatura; Coordenadora de Comunicação da ANS; Gerente de Marketing e Comunicação do Unibanco e CCAA; Atendimento em Promoção e Merchandising das contas Ambev, Cia. Suzano de Papel, Philips Moris, Santista Alimentos, Siemens e Parmalat;  Media Planner da Golden Cross. Atualmente é  Consultora em Gestão de Comunicação Corporativa e Marketing Territorial.

Paulo Castro

Formado em Comunicação Social pela Facha. Especialista em Liderança pela Universidade de Columbia. Especialista em Gerenciamento pela Universidade de Miami. Sócio-Diretor de Criação da Staff Brasil. Professor do Curso Portfólio da Escola de Criação ESPM. Professor do Curso Bootcamp da Miami Ad School. Começou sua carreira em 1998 na Contemporânea. Em 1999 foi contratado pela McCann onde chegou a Diretor de Criação do board nacional. Em 1998 foi contratado pela Young & Rubicam para ser Vice Presidente da VS. Em 2006, foi convidado para ser Diretor de Criação Associado da Staff. Em 2011 virou sócio da Staff que começou a fazer parte do Grupo 3+. Foi eleito Profissional do Ano pelo Prêmio Colunistas em 2009. Já conquistou os principais prêmios do mercado nacional e internacional.

Paulo Josef

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE-UFRJ), Engenheiro Civil (UFRJ) e Economista (Candido Mendes). Professor em programas de pós e graduação na ESPM, na COPPE-UFRJ, IBMEC e Trevisan. Experiência de mais de 25 anos como Consultor em Processos e Sistemas (MBR, Digital Equipment do Brasil, Boucinhas e Campos TI e Prefeitura do Rio).

Paulo Reis

Doutor pela PEC/COPPE/UFRJ em Sistemas de Realidade Virtual. Mestre pela PEP/COPPE/UFRJ em Estratégias de Marketing. Bacharel em Design pela EBA/UFRJ. Design Manager e Pesquisador no LAMCE/COOPE/UFRJ. Consultor da Promobilbi, da Animus O2 e da Sunscrenn Quality. Professor de Técnicas de Representação, Técnicas de Observação, Artes Sequenciais e Planejamento de Projeto - PGD do curso de Graduação de Design da ESPM-RJ. Professor de Inovação e Criatividade e Planejamento de Projeto - PCA do Curso de Design Estratégico da Pós-Graduação da ESPM-RJ.

Peter Tenney

Mestrado em Administração de Empresa pela Kellogg Graduate School of Management (Northwestern University- EUA). Graduado em Economia e Espanhol pela Kenyon College-EUA. Professor em matérias de Finanças  e Contabilidade nos cursos de graduação e pós-graduação na ESPM e no Centro Universitário da Cidade, entre outras. Norte-americano há mais de 30 anos no Brasil. Microempresário nas áreas de consultoria empresarial, traduções e serviços educacionais. Atuação profissional em Finanças Corporativas em posições executivas e de assessoria no Brasil e nos EUA desde 1978.

Rafael Liporace

Especialista em Marketing pela UFF e Graduado em Comunicação Social na ESPM/RJ. Atualmente é sócio- diretor geral da Biruta Mídias Mirabolantes empresa referencia no Brasil em ações de marketing não convencionais e mídias alternativas. Além disso, é apresentador de um programa  semanal sobre o meio publicitário na rádio MPB FM (90.3) e  palestrante em diversos eventos nacionais de publicidade.

Renata Nogueira

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduada em Marketing pela ESPM. Graduada em Comunicação Social pela UGF. Professora da graduação em Design da ESPM, da pós-graduação em Comunicação Empresarial e 1ª Gerência. Trabalhou nas áreas de Marketing e Comunicação da  Unisys Informática, Rádio Alvorada FM, Grupo Estácio e Amsterdam Sauer. Consultora especializada em Marketing de Serviços atuando em clínicas, academias, lojas, concessionárias e hotéis. Atualmente é coordenadora -adjunta e professora dos Programas Executivos do Ibmec- RJ.

Ricardo Cavalcanti

Mestre em Comunicação, na linha de pesquisa de Análise e Experimentação da Imagem e do Som, pela UFF. Graduado em Comunicação Social / Jornalismo  pelo IACS/UFF. Produtor Audiovisual, tendo sido Sócio Gerente da Plural Filmes e ARC Vídeo Produções/Biovídeo, exercendo as atividades de produtor, diretor e roteirista. Diretor Adjunto da Escola Dinâmica do Ensino Moderno – EDEM. Professor da disciplina de Produção em RTVC II, do Curso de Graduação de Comunicação Social; da disciplina de Roteiros  do Curso de Graduação em Administração com Ênfase em Entretenimento; e da disciplina de Imagem em Movimento do curso de Graduação em Design da ESPM-RJ.

Ricardo Pimentel

Graduado em Comunicação Social, com ênfase em Comunicação Áudio Visual pela Univercidade/RJ e pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM/RJ. Sócio gerente e fotógrafo titular do estúdio Imagemagia/Artefoto, atuante no mercado fotográfico desde 1984, tendo prestado serviços a muitas das maiores empresas de comunicação do país, além de diversos clientes das mais variadas especialidades. Professor da disciplina Fotografia nos cursos de graduação em Comunicação e Design da ESPM/RJ. Professor de Fotografia Publicitária para o curso Portfolio da Escola de Criação da ESPM/RJ.

Ricardo Scaroni

MBA Executivo pelo COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-Graduado em Finanças pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, Administrador de Empresas. Consultor de empresas na área de competitividade empresarial com atuação no Brasil e exterior. Professor nas áreas de Gestão de Canais de Distribuição, Operações Logísticas e Marketing de Serviços. Atuação executiva como Diretor Comercial da Drogasmil/Farmalife, rede de drogarias com 92 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Membro do Comitê Executivo da Associação ECR Brasil e do Conselho de Administração da ASCOFERJ.

Rique Nitzsche

Engenheiro pela Escola Nacional de Engenharia. Fundador da AnimusO2, com mais de 100 prêmios em design. Editado em mais de 30 publicações de design no exterior. Design thinker multidisciplinar, especialista em design estratégico, shopper marketing e processos de inovação. Autor, palestrante e consultor de empresas multinacionais com projetos instalados em diversos países. Professor de Design Estratégico e Design Thinking da pós-graduação da ESPM Rio.

Roberto Sá Filho

Graduado em Comunicação Social com ênfase me Propaganda pela ESPM, especialista em criação publicitária, atuando em diversas agências como redator publicitário, possui nove anos de experiência no mercado publicitário, onde conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Short List em Cannes. Atualmente é redator da Artplan Comunicação e professor de graduação e de cursos de extensão da ESPM.

Roberto Simonard

Possui graduação em Administração de Empresas e Mestrado em Economia Empresarial. Atualmente, é o Coordenador Executivo Acadêmico dos cursos de gestão - Administração, Economia e C. Contábeis - da Universidade Candido Mendes, Centro, e dos cursos de MBA desenvolvidos pelo UCAM Master. Também é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, lotado no Departamento de Economia, bem como da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-RJ, onde ministra disciplinas da área econômica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: produtividade, análises conjunturais, economia brasileira, políticas econômicas, economia política, administração estratégica e teoria das organizações.

Roberto Torterolli Junior

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, possui 22 anos de experiência atuando como diretor de arte em agências de publicidade. Atualmente possui estúdio próprio e atende em regime de freelancer várias agências do mercado.

Roberto Gil Uchoa

Administrador de Empresas, pela UERJ, e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, pela UNESA. Especialista, com MBA em Finanças Corporativas, pela PUC, em Finanças Internacionais e Derivativos Financeiros, pela FGV, e Marketing e Docência Superior, pela ESPM. É professor de Contabilidade e Finanças nos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM-Rio e outras Instituições, além de diretor da Viso Consultoria & Capacitação. Ocupou diferentes cargos executivos nos seus mais de 30 anos de carreira, em empresas como IBM Brasil, Price Waterhouse, Saga Sistemas, BRQ Soluções, dentre outras.

Rodrigo Siqueira

Mestre em Administração pela FGV. MBA em marketing. Graduado em administração de empresas pelo IBMEC Business School. Exerceu cargo de Diretor de Marketing de empresas. Atua como consultor e palestrante. Possui livro e artigos publicados na área de Marketing de serviços, Comportamento do Consumidor e Estratégia em congressos do Brasil e exterior.

Rosa Alcione da Silva Pinto

Mestre em Administração com especialização em Marketing pela PUC-Rio. Especialista em Marketing pelo IBMEC-Rio. Graduada em Administração pela FGV-Rio. Sócia-gerente da Comarc Consultoria de Marketing e Comunicação Ltda. Professora de cursos de pós-graduação do IBMEC-Rio, ESPM e IAVM /Candido Mendes. Professora-orientadora de TCC do curso de graduação em Comunicação da ESPM-RJ.

Sandra Abdala

Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Pós-Graduação em Marketing pela ESPM, professora de Pós-Graduação em Comunicação, professora de Pós-Graduação em Entretenimento da ESPM, professora de Graduação de Comunicação, professora de Graduação de Design, professora de Graduação de Administração  e professora  de Graduação de Relações Internacionais da ESPM.

Sheila Maia

Mestre em Economia Empresarial pela UCAM. Graduada em Administração pela UFF. Consultora Financeira da 22 Eventos Inteligentes. Professora na área de Finanças da ESPM- Rio, PUC- Rio, Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan in Company. Experiência nas áreas de Treinamento e Comercial do setor de bebidas, das Empresas Schincariol e AMBEV.

Sílvia Borges Corrêa

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (área de concentração: Antropologia) da UERJ. Graduada em Ciências Econômicas pela UERJ. Professora titular da ESPM-RJ, onde ministra as disciplinas de Antropologia e Antropologia do Consumo. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e coordenadora do Programa de Iniciação Científica da ESPM-RJ. Desenvolve pesquisas e tem publicações nas áreas de Antropologia do Consumo e de Antropologia do Meio Ambiente.

Suellen Mayara Oliveira

Doutoranda em História Social da Cultura pela UFRJ. Mestre em História Social da Cultura pela UFRJ. Graduada em História pela UFOP. Professora de Country Studies do curso de Relações Internacionais da ESPM. Tem experiência em Histórias das Relações Internacionais e História da América Latina.

Sylvio André de Barcellos Maia 

Especialista em Administração Estratégica pela UNESA, Graduado em Administração pela UFF, professor universitário há 12 anos, foi coordenador do curso de Propaganda e Marketing da UNESA. Foi sócio e diretor comercial da GOL! Comunicação, Pelepro e TopSports (Esporte Interativo). Atualmente é diretor comercial da 22 Eventos Inteligentes e parceiro comercial da S4G Marketing e Eventos. Desenvolve a área de novos negócios do Volta Redonda Futebol Clube.

Tânia Almeida

Doutoranda em Administração pela Ebape/ FGV. Mestre em Administração pelo Ibmec. Pós-graduada em Marketing pela Universidade Cândido Mendes e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública pela Uerj. Graduada em Jornalismo e em Letras. Tem 17 anos de experiência executiva em Pesquisa de Marketing. Foi repórter da Veja e do Jornal do Brasil. Professora de cursos de graduação e de pós-graduação em Comunicação, Marketing e Pesquisa de Mercado. Professora de Pesquisa Qualitativa da ESPM-RJ. Consultora do Ibope Inteligência.

Tatsuo Iwata

Mestre em Educação pela UFRJ e Pós-graduado em Marketing com habilitação para Docência Superior pela ESPM-RJ. Vice-Diretor Geral e Diretor de Operações e Serviços da ESPM-RJ. Possui 15 anos de experiência na área de educação. Coordenou projetos de consultoria e treinamento na área de Educação a Distância em empresas como Petrobras, Cia Vale do Rio Doce, Vivo e Telemar.

Valéria Lima

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio, especialista em Administração Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília – UCB e Administradora pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Coach com certificação internacional pelo InCoaching – Instituto Internacional de Coaching / ICI – International Association of Coaching-Instituttes. Formação em PNL – Programação Neurolinguística pelo INAP – Instituto de Neurolinguística Aplicada. Professora em Administração e Turismo, em especial nas áreas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Atuação em cursos de Graduação, Pós-Graduação e In Company. Diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio. Consultora em desenvolvimento organizacional e gestão.

Valdemar Figueredo Filho

Doutor e Mestre em Ciência Política. Respectivamente pelo IUPERJ e UFRJ. Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ. Doutorando em Teologia pela PUC-RJ. Foi professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria política, comunicação política e teologia política.

Vanessa Rocha da Silva

Mestranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Bacharel em Produção Cultural pela UFF, curso onde foi professora substituta de Planejamento Cultural de 2007 a 2009. Produtora cultural com experiência de mais de 10 anos em produção de festivais de arte e seminários, gestão de espaços culturais e planejamento de projetos. Produtora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Sócia da Mafuá Produções Culturais. Atualmente é professora de Produção Cultural do curso de Administração com habilitação em Entretenimento da ESPM.

Vera Alice Rebelo Vianna

Mestre em Design pela PUC-RJ com pesquisa na área de usabilidade de interfaces gráficas focada na comunicação da interface de um site de compras em supermercado. Graduada em Desenho Industrial (Programação Visual) pela UniverCidade - RJ. Programadora Visual da Vértice Design da qual é sócia desde 1993 onde desenvolve projetos gráficos.  Ministra as disciplinas Computação Gráfica 1, 2 e 3 (no Curso de Comunicação Social), Arte e Tecnologia e Illustrator no Curso de Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ onde leciona desde 1998.

Vera Zunino

Bacharel em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com especialização em Docência Superior pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (julho/1997/ESPM), fez curso de especialização em Arte e Filosofia (PUC-RJ). Sócia diretora, desenvolvendo projetos junto à OCAM, Oficina de Conforto Ambiental, empresa de arquitetura e design, desde 1996, trabalha em projetos editoriais como "Cadernos de Boas Práticas: Eficiência energética em edificações brasileiras", vols 1 e 2 (Procel/Eletrobrás/IAB/ dezembro 2005) e no premiado Projeto Vivacidade (Goiânia/2003). Fez parte do Conselho Editorial do jornal institucional da ESPM, Paratodos, de 2001 a 2007, elaborando seu projeto gráfico, participando com artigos e coordenando sua produção.

 Veranise Dubeux

Doutora em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ. Área: Otimização, Modelagem Numérica e Computacional. Mestre em Ciências da Engenheira Civil pela COPPE/UFRJ. Área: Análise Estatística, Modelagem Computacional (Modelos Probabilísticos) e Análise Estrutural. Graduada em Engenharia Civil pela UFJF. Tem experiência na área de análise multivariada e na utilização de métodos quantitativos em diversas áreas do curso de Administração. Atualmente é professora e coordenadora das disciplinas da área de Métodos Quantitativos Aplicados do curso de Administração da PUC-Rio, professora da ESPM-RJ e pesquisadora do Centro de Altos Estudos da ESPM – CAEPM.

Verônica Machado

Graduada em Comunicação Social, pela FACHA/RJ, trabalhou como Produtora Executiva em grandes agências de publicidade, sempre na produção de peças publicitárias audiovisuais e gráficas. Trabalhou com o Diretor Cacá Diegues, sendo responsável pelo marketing de captação e lançamento do filme 5X Favela, Agora por nós mesmos. Atualmente é sócia do Grupo Sal, um coletivo de comunicação, que produz vídeos, motion, conteúdo para web e design. Leciona RTVC I (Comunicação Social) e Audiovisual (ADM).

Virginio Sanches

Superintendente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Unimed-Rio, diretor do Capítulo Rio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), eleito Profissional do Ano em Comunicação no eixo Rio/Espirito Santo (Prêmio Aberje 2008), bacharel em Comunicação Social pela Fundação Visconde de São Leoporto (Unisantos), com cursos de extensão/especialização na Ohio University, Universidade Unimed e Fia-USP.

Vitor Pires

Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Gestão Estratégica pela UCAM e Graduado em Administração e em Ciências Contábeis. Executivo com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Marketing e Gestão Educacional de IES. Professor adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM-RJ e docente dos Programas Executivos e In Company do IBMEC-RJ e Estação Business School-PR nas áreas de Marketing, Estratégia Empresarial, Canais de Distribuição e Varejo . Desenvolveu projetos para grandes empresas nacionais e multinacionais . Atua também como consultor, palestrante e pesquisador.

Vivian Fasca

MBA em Marketing pelo Coppead-Ufrj e Pós-graduada em Marketing pelo IAG da PUC-RJ. Graduada em Comunicação Social pela ECO-UFRJ. Participou de seminários e congressos internacionais sobre Marketing Direto, Planejamento de Comunicação e Mídias Digitais. Atua há mais de 17 anos na área de planejamento e atendimento em agências de propaganda e marketing direto, atendendo empresas como Oi, Coca-Cola, Barra Shopping, IBM, American Express, Bradesco Seguros, Bob’s,  Campus-Elsevier, Cultura Inglesa, Editora Abril, entre outras. Foi Diretora de Atendimento na Direto da Casa - Casa da Criação e Diretora de Atendimento na Draft. Foi sócia e Diretora de Planejamento e Atendimento da PB Comunicação Dirigida. Atualmente, é Diretora de Planejamento da Repense Comunicação. Tem forte experiência em captação de recursos para o terceiro setor, atendendo ONGs, como: Médicos Sem Fronteiras, WWF-Brasil, Fundação do Câncer, ActionAid, entre outras. Disciplinas que leciona atualmente na graduação: Introdução à Publicidade e Propaganda e PGEII.

Viviane Narducci Ferraz

Doutoranda em Administração de Empresas na Escola Brasileira de Administração da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV; Mestre em Administração pela EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, nos cursos de MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.  Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora de RH, atua, principalmente, nas áreas de Treinamento & Desenvolvimento e Programas Motivacionais de empresas públicas e privadas.