Você está na Unidade:

Acompanhe


Olá
Este é seu primeiro acesso. Por favor, altere sua senha:
Senha:
Confirmar senha:
Corpo Docente

Anderson Guimarães
Mestre em Ciência da Arte –UFF. Especialista em Marketiing – FGV.   Graduado em
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda – PUC.  Consultor de marketing, comunicação, .  Atua para empresas dos setores : de comunicação, educacional , esportivo e farmacêutico.  Trabalhou como  redator publicitário de agências como Giovanni; Casa da Criação; D+ ; Dpto. de marketing do Banerj, entre outras. Produtor e locutor de programas de rádio nas emissoras Fluminense FM e Rádio Universidade FM. Produtor e Assessor de imprensa de eventos esportivos e culturais.  Coordenador e professor de diversos cursos superiores da área de propaganda e marketing da UNESA e para indústria farmacêutica Farmoquímica.  Escritor e palestrante.

André Moragas
Formou-se em comunicação social, com especialização em jornalismo, pela Universidade Gama Filho em 1995. Concluiu o curso de pós-graduação em Políticas Públicas e de Governo (1997) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como o MBA em Serviços (2002) pela Coppead, e o MBA de Gestão de Negócios no Ibmec (2007).  Iniciou sua trajetória profissional no Jornal O Dia.  Em novembro de 1995 foi contratado como jornalista pelo Jornal O Globo, onde cobriu as áreas de cidade e economia.  Em Janeiro de 2000 foi contratado pela Telemar Rio como gerente de comunicação, cargo que ocupou até agosto de 2001. De agosto de 2001 a janeiro de 2005 passou a gerente de comunicação da holding Telemar acumulando as gerências de comunicação da Oi, Contax e Telemar Rio. Em Janeiro de 2005 foi para a Infoglobo onde assumiu o cargo de editor do Globo Online até dezembro de 2005. Em dezembro de 2005 iniciou na AMPLA Energia e Serviços S.A. como gerente de comunicação, ocupando atualmente o cargo de Diretor de Relações Institucionais e Comunicação.

Ana Erthal
Comunicóloga, mestre em comunicação pela UERJ na linha de Novas Tecnologias da Comunicação, membro do Grupo de Pesquisa sobre as Sensorialidades do PPGCOM UERJ. Especialista em Conteúdo Digital, ministra cursos e palestras sobre o tema pelo iMasters e seu instituto de especialização, o iMasters Pro. É consultora em planejamento de comunicação para agências do Rio e São Paulo e contribui espontaneamente para vários blogs. Atualmente é professora da pós-graduação do Instituto Infnet e professora da graduação da ESPM.

Ana Laura Taddei
Doutora em Antropologia pela Universidad Autonoma Metropolitana de México. Publicitária e Antropóloga, especialista em estudos culturais. Pesquisadora associada do Comitas Institute for Anthropological Study, Nova Iorque. Produtora de cinema e documentário. Professora da graduação e da pós-graduação da ESPM nas disciplinas de Antropologia, Estudos de Recepção, Métodos de Pesquisa Etnográfica.

Alexandre Espírito Santo
Mestre em Economia Empresarial pela UCAM, MBA em Finanças pelo IBMEC e graduado em Economia na UERJ. Economista chefe da WAY investimentos, atua há 24 anos no mercado financeiro, com passagens em bancos e assets. É professor nas áreas de finanças, valuation, economia e mercado de capitais, chefe do depto de Finanças e Métodos Quantitativos da ESPM e professor do IBMEC-RJ. Articulista do Jornal Valor Econômico, com vários textos, entrevistas e artigos publicados em jornais, revistas e sites. Consultor da ABADI.

Alexandre Gemmal
Formado em Propaganda e Jornalismo (PUC-RJ) e pós-graduado em Marketing (FGV-RJ). Professor da graduação e do politécnico da Estácio. Atual Diretor de Planejamento Promocional da agência Woden Comunicação Interativa. Trabalhou em diversas agências de propaganda e de promoções e eventos. Foi Gerente de Promoção da Giovanni Draft+FCB e da Dia Comunicação. Já atendeu clientes de diversos segmentos como Coca-Cola, Ambev, Petrobras, Tim, Claro, Kraft Foods, SC Johnson, Shell, Novartis, GSK, COB, Rossi, Votorantim, GM, Globosat, Unimed entre outros.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4209451H5

Antônio Carlos Morim
Sócio na SUNSCREEN QUALITY CONSULTORIA, tem extensa experiência em operações, em empresas de informática, telecomunicações, e operadoras de cartão de crédito. Sua experiência está relacionada com Estratégia de Negócios, prestação de serviços em áreas de relacionamento e atendimento aos clientes, gestão de Recursos Humanos, Marketing e Finanças. Participou de projetos e implantação de novas empresas liderando equipes na modelagem e implantação de operações com terceiros. Atuou em cargos diretivos em empresas como IBM, Credicard, Tim e Claro. Escolhido pela revista consumidor moderno em 2004 como um dos 30 gestores maiores de relacionamento no Brasil. Recebeu em 2007 como o Prêmio Sodexho - Vida Profissional - categoria Pequenas Empresas pela modelagem e implantação do 1o. Call Center do Brasil formado exclusivamente por portadores de deficiências. Morim é Engenheiro Eletrônico com MBA’s em Engenharia Econômica e Administração Industrial e Marketing. Docente de Administração em Negócios. Professor da disciplina CRM, Marketing de Serviços e Inovação em Marketing e Comunicação na ESPM - RJ. Possui certificações em Business Process Improvement - Columbia Business School e IBM USA; Service Marketing e Planning and Market Analysis - Wharton School e IBM USA; Strategic Management - President's Class - Harvard Business School.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4212433U8

Bernadete Almeida
Especialista em Gestão empresarial (Fundação Dom Cabral), em Gestão da Comunicação Empresarial (PUCMINAS), em Gestão Estratégica da Responsabilidade Social Corporativa (UNIETHOS) , com formação em psicodrama pedagógico e organizacional . Jornalista (PUCRJ)  professora da disciplina Sustentabilidade nas empresas na pós-graduação em Educação Ambiental (Convênio UCAM – Jardim Botânico) , atuou durante 15 anos na Comunicação Empresarial da Vale , onde coordenou processos de comunicação institucional , mercadológica interna e com comunidades no nível regional (ES) . Nos últimos anos , tem se dedicado ‘a gestão da Responsabilidade Social Corporativa , tendo atendido a Fundação Vale e coordenado os processos de comunicação com as comunidades e comunicação interna , em nível corporativo (cargo atual), na própria Vale.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4489032Z2  

Carlos Pellon
Publicitário com MBA em Gestão e Recursos Humanos da PUC-RIO. Durante 07 anos foi consultor em Comunicação Corporativa para organizações multinacionais e nacionais de grande porte. Atualmente, é Gerente da Assessoria de Planejamento de Comunicação na Unimed-Rio.

Carlos Messeder
Doutor em Comunicação e Mestre em Antropologia pela UFRJ. Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Consultor do SEBRAE-RJ, do CNPq e da CAPES e Diretor de Planejamento da KMC - Estratégias e Produção em Comunicação, da qual é sócio. Foi Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e Diretor da Escola de Comunicação da mesma UFRJ. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Diretor da Faculdade de Comunicação Social da ESPM-RJ.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783117E1

Caroline Vanzellotti
Administradora e mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS. Consultora em marketing e pesquisa de mercado, atuando junto a clientes como Visanet, Unimed RS, Santa Casa de Porto Alegre, Aventis, AGCO, Randon, Sebrae-RS, Lojas Colombo, Grupo Gabarino & Lombardo (Shopping Punta Carretas, Montevidéu - Uruguay) entre outros. Atuou em empresas como Gillette do Brasil e Grupo RBS, como professora pesquisadora em marketing e comunicação da PUCRS e professora convidada do pós em Gestão de Marcas na UNISC. Atuou como coordenadora de ensino a distância da UFRGS e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é professora na ESPM Rio.

Christiane Melcher 
Pós-graduada em Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador: Ergodesign e Avaliação de Interfaces pela PUC-RIO e graduada em Desenho Industrial pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Arquiteta da Informação na equipe de User Experience da Globo.com na linha de serviços e aplicativos do núcleo de Jornalismo (G1, Orkut e Widget). Atuou anteriormente no núcleo de Entretenimento da empresa (Ego, Paparazzo, Séries e BBB). Professora do programa de pós-graduação da ESPM, em disciplinas correlatas a arquitetura da informação. Experiência de mais de 10 anos nas áreas de usabilidade, design de interfaces e arquitetura da informação, realizando consultorias e desenvolvendo projetos de mídias digitais em empresas como Telemar, Caixa Econômica Federal e DBA Engenharia de Sistemas.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4464468T9

Denise Barros
Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e especialista em Marketing pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Consultora nas áreas de Comunicação, Pesquisa e Marketing. Interesse de pesquisa nas áreas de Comportamento do Consumidor, Comunicação e Marketing, Pesquisa de Mercado e Metodologia de Pesquisa.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4126469Y2

Eduardo França
Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC. Pós-graduado em marketing pela ESPM. Graduado em Propaganda e Publicidade pela UNICEUB. Chefe do Departamento de Projeto de Graduação da ESPM (PGE) e professor da área de Planejamento de Comunicação. Sócio-diretor da Performance, empresa especializada em relações com o mercado. Atua como consultor e palestrante. Foi executivo de marketing da Radiobrás e do Grupo O Dia e professor titular de diversas universidades em Brasília, cidade onde também coordenou cursos superiores.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4277356D5

Eduardo Ariel
Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio. Especialista em Design de Interfaces pela Unicarioca. Graduado em Comunicação Social - Publicidade c/ habilitação em Marketing pela ESPM-RJ. Professor 40h do Curso de Graduação em Design e da Pós-Graduação em Marketing e Design Digital da ESPM-RJ. Dentre os interesses de pesquisa estão: a avaliação da interação e da emoção decorrente da experiência de uso, design de interfaces, arquitetura de informação e usabilidade de produtos digitais.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779831H8

Eduardo Guerra Murad
Doutor em comunicação pela ECA, USP. Mestre em comunicação pela ECO, UFRJ. Publicitário, formado pelo IACS, UFF. Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional. Através da ONG Dialog desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. Consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos para DNV em inovação e criatividade, em comunicação interpessoal e técnicas de apresentação para a Geosoft e de comunicação interna para o Projac – Globo/RJ. É Coordenador da pós-graduação em Comunicação Organizacional Integrada e em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ. É professor da Universidade Federal Fluminense – UFF/IACS.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4713321U3

Eliana Formiga
Doutoranda e Mestre em Design pela PUC-Rio. Especialista em Marketing pela UniverCidade. Graduada em Design pela ESDI/UERJ. Sócia-gerente da ELF Eliana Formiga Desenho Industrial Ltda. Coordenadora do Curso de Design da ESPM-Rio. Professora de Projetos Gráficos do Curso de Design da ESPM-Rio.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700143A9

Elisabeth Gomes
Doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão  e Inteligência pela UFRJ/COPPE. Mestre em Engenharia e Planejamento Energético pela UFRJ/COPPE. Graduada em Engenharia Mecânica, pela UCP.  Diretora de Inteligência Competitiva da TW Services e consultora do SEBRAE, do CNPq e da CAPES Foi Assessora do Presidente da Anatel de 2002 a 2004, assessora da Diretoria de Pesquisa da CNEN de 1994 a 2002 e Gerente de Marketing do CIN/CNEN de 1986 a 1994. Possui três livros publicados sobre Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, pela Ed Campus  e Ed. Saraiva  e mais dois capítulos sobre o  tema  de gestão em livros no exterior. Já prestou e presta consultoria nas áreas de marketing , inteligência  e gestão para empresas tais como: Embratel, Shell, GSK, FCC, Riopol, Contax, Petrobras, Syngenta, Tim, Renault .   
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700600P0

Elisabete Vianna
 Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes. MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes. Atuação por 15 anos na área de gestão de fundos e carteiras em banco de investimento como gerente de renda fixa. Atuação por dois anos como gerente financeiro e administrativos em empresa de saúde. Instrutora de treinamento em Administração de Fundos e Carteiras para diferentes áreas do banco, em diversas agências do país. Monitora de Economia Brasileira no Mestrado em Economia Empresarial da Universidade Candido Mendes. Professora na disciplina de Finanças Corporativas na Pós em Gestão Empresarial da ESCM. Professora das disciplinas de Introdução à Economia e Microeconomia na ESPM.

Eugênio Giglio
Atualmente está cursando o Doutorado em Administração de Empresas no COPPEAD/UFRJ. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Autor de diversos artigos publicados no Brasil e no Exterior. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio).
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4790194J1

Luiz Fernando Filardi
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com ênfase em Estratégia, Negociação e Modelos de Gestão, especialista em Business pela University of Westminster (Londres) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua experiência profissional agrega 15 anos de atividades de Consultoria e Treinamento para executivos de grandes empresas como Shell do Brasil, PRICEWATERHOUSECOOPERS, IBM Brasil, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e Bank Boston, Banco do Brasil, FIAT Automóveis S.A., Queiroz Galvão Engenharia, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública - RJ, Springer Carrier S.A., Embratel Telecomunicações S.A. e Caixa Econômica Federal, além da docência em cursos de pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da publicação de artigos em congressos e revistas especializadas nacionais e internacionais.

Fabiana Prado
Especialista em usabilidade pela PUC-Rio, com enfoque em recuperação da informação. Realiza projetos de design de interação e de interface em aplicativos web de busca no Brasil e principlamente no exterior, desde 1999. Atualmente presta consultoria em usabilidade para empresas como a VenTek, na Suíça, e a Fast Search & Transfer (FAST), uma empresa Microsoft. Atua em pesquisa e desenvolvimento e em projetos de clientes do Brasil (UOL, IG, Vivo, Telelistas) e do mundo (Financial Times, Vodacom, TDS Africa do Sul). Possui projetos premiados e publicados no Brasil (Bienais de Design ADG, concursos nacionais de logotipo, publicações CNI, anais e revistas de ergonimia), nos EUA (HOW Design Books), na Rússia (TAMGA – International Trademark Contest), entre outros. Conta com passagens por empresas como Pós Imagem Design e Chiliad Publishing Incorporated (uma empresa Hewlett Packard), nos EUA, e FAST, na Noruega. É co-autora do livro "Conversa entre professores", da Ed. Senac Nacional.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4273902H5

Fernando Monteiro
Diretor Jurídico da Viso Consultoria & Capacitação e Diretor do CCV – Centro de Capacitação Viso. Advogado e estatístico, com MBA em Marketing pela ESPM-RJ. Mestrado em Direito Empresarial, pela Universidad António di Nebrija, Madrid. Professor de pós-graduação e graduação na ESPM, UNIABEU, UGF e UVA. Professor dos cursos de EAD da ESPM-RJ nos programas de treinamento e capacitação da OI. Ex-examinador de banca da FESP e da Fundação Carlos Chagas. Ex-juiz Conciliador do I Juizado Especial de Pequenas Causas da Comarca de Nova Iguaçu-RJ.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4742081T0

João Luiz Figueiredo
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).  Atualmente, é professor da ESPM onde também é chefe da área de "Gestão do Entretenimento" e desenvolve pesquisas sobre Economia Criativa; é professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio, onde também é pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro.

Joyce Ajuz
Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Psicóloga e pedagoga com carreira desenvolvida na área de Recursos Humanos em empresas de médio e grande porte. Diretora do Curso de Administração da ESPM-RJ de 2006 a 2010. Coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Pessoas da ESPM-RJ. Docente em cursos de pós-graduação (ESPM e IAG-PUC), In Company e graduação (ESPM) nas disciplinas de: Psicologia, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico em RH, Gestão por Competências, Liderança, Planejamento de Carreira. Sócia-Diretora da Planning Organizacional, consultoria em R.H. Autora de artigos publicados na área.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4758760J6

Karine Karam
Estatística, mestre em administração de empresas pela PUC/RJ com ênfase em marketing. Gerente de assinaturas da Infoglobo Comunicações S.A. com experiência nas áreas de pesquisa, marketing e produtos.

Kleber Sá
Administrador de Empresas, Pós Graduado em Produção e Marketing pelo IAG / PUC-RJ, com diversos cursos de especialização em marketing no Brasil e no exterior e, MBA em Marketing pela ESPM-RJ. Exerceu cargos de gerência, diretoria e de consultoria de marketing em empresas nacionais e multinacionais, nos setores de telecomunicações, construção civil, alimentício, cosmético e financeiro. Atualmente é Sócio Diretor da New Concept Promoções, Merchandising e Comércio Ltda. Experiência didática de mais de 40 anos é Professor e Chefe do Departamento de Trabalhos de Conclusão de Curso da ESPM-RJ.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4758760J6

Leonardo Mancini
Mestre em Gestão da Informação pela Sciences Po Paris e graduado em Comunicação Social pela UFRJ, Leonardo Mancini atualmente faz parte da equipe de comunicação corporativa da White Martins Gases Industriais S.A. e é professor da ESPM Rio. Tem experiência internacional em Comunicação Corporativa, sobretudo em Comunicação Interna, Gestão de Crise e Comunicação Institucional.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4207225T1

Leandro Pierucci
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. Diretor de Criação da agência DIA Comunicação, com experiência de 18 anos no mercado de propaganda, tendo desenvolvido campanhas de cunho publicitário, de marketing direto e de merchandising no ponto-de-venda. Professor da ESPM (graduação), atualmente lecionando as disciplinas Redação Publicitária I e II; Criação Publicitária I; Criação, Promoção e Merchandising, para o curso de Comunicação; e a disciplina Design e Merchandising para o curso de Design.

Leonardo Marques
Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, em Ergonomia/IHC (Interação Humano-Computador). Articulista em Congressos de IHC. Especialista em Marketing de Serviço pela ESPM. Graduado em Design. Chefe de Departamento da Área de Criação e Técnicas dos Cursos de Graduação da ESPM. Professor de Computação Gráfica, Cor e Prototipagem nos cursos de graduação de Comunicação Social e de Design da ESPM. Professor de Ergonomia e Prototipagem da pós-graduação da ESPM. Professor de IHC da pós-graduação da PUC-Rio. ACE (Adobe Certified Expert) de Photoshop.

Lúcia Mazoni
Mestre em Informática pela UFRJ e certificada Projetc Management Professional (PMP)  desde 2000. Quatorze anos de experiência em empresas de consultoria em tecnologia da informação,  sendo doze anos na EDS Brasil, com atuação voltada para o gerenciamento de  projetos nacionais e internacionais (Inglaterra e Estados Unidos).Atua no momento como líder do Escritório de Processos e de Projetos da EDS-Rio, participando diretamente da  obtenção da Certificação ISO 9001:2000 e CMMI nível 5. Três anos de experiência docente no terceiro grau na área de gestão de projetos.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4797335A7

Luciano Tardin
M.Sc. em História da Arte pela EBA/UFRJ (1999).  Bacharel em Design pela PUC/RJ (1991). Atua no mercado de design há 17 anos desenvolvendo projetos, tendo participado como sócio e gestor da ZOA programação visual e posteriormente da MAIS programação visual. Hoje atua no mercado através da TardinCampos designers associados. Desenvolve a atividade acadêmica de docente desde 1995.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4799677E7

Luiz Antônio Gaulia
Jornalista e publicitário, com especialização em Comunicação Corporativa pela S.I Newhouse School of Public Communications e ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, pós-graduado em Comunicação Jornalística e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Ex- Gerente de Comunicação de Marketing da CSN –Cia. Siderúrgica Nacional, Coordenador de Relações Externas da Alunorte S.A, Coordenador de Comunicação Interna de O Boticário e Consultor de Comunicação Corporativa do Grupo Votorantim. Ex-Gerente de Projetos de Comunicação para a Sustentabilidade junto à clientes como Vale, Suzano Papel e Celulose e Light S.A. Professor convidado da Faculdade Prudente de Moraes (SP) em Comunicação Empresarial
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4468947H9


Luiz Fortes
Especialista em Educação pela UNIAAL – Universidades Associadas da América Latina. Engenheiro pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência de 30 anos em Comércio Exterior, de 1977 a 1990 na CACEX – Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil e de 1990 a 2007, cedido ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Atualmente sou Diretor da empresa G7 Consultoria e Participações que atua no planejamento e implantação de projetos de comércio exterior.
Link Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4208143A6

Luiz Romero
Mestre em Educação (UERJ), especialista em Administração (UFRJ/Coppead), Bacharel em Física (UERJ), Socio-Diretor da R&V Consultoria e Serviços, Diretor do Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados à Seguridade (IDEAS), Coordenador da Área de Gestão da Pós-Graduação da ESPM, professor de graduação e pós-graduação. Exerceu funções de direção e gerência na PREVI, foi Gerente de Organização, Sistemas e Métodos do Banco do Brasil, atuou como Conselheiro em empresas de energia (CPFL), petróleo (Ipiranga) e têxtil (Santista).
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4214351J9

Luiz Felipe Barros
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade pela PUC-Rio, com cursos extensão em Branding, Planejamento, Pesquisa, Métricas e Criação pela Miami Ad School, Google, ESPM, PUC-Rio e outras instituições de ensino. É Gerente de Planejamento Interativo da agência de publicidade NBS, sendo responsável pelas áreas e equipes de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Projetos de Comunicação Integrada, Interativa e Digital, Estratégias Buzz Marketing e viralização de conteúdo e Arquitetura da Informação e Navegabilidade. Atualmente trabalha para clientes como Oi, Coca-Cola Brasil (Kapo, Aquarius Fresh, Burn, Minute Maid Mais e bebidas não-carbonatadas), Estácio de Sá, Suvinil entre outras. Também atua como cool hunter dos sites de tendências Trendwatching e Springwise e escreve nos blogs Update or Die e On Branding.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4423215E3

Luiz Sá Lucas
Mestre em Otimização de Sistemas pela UFRJ/COPPE.  Graduado em Engenharia Elétrica - Sistemas, pela PUC-RJ. Diretor Técnico da IDS Market Analysis. Representante no Brasil da ESOMAR –Sociedade Européia de Pesquisa de Mercado. Foi Diretor Técnico e Diretor para o Rio de Janeiro da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa. Foi também Diretor da SBPM – Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado.

Marcelo Boschi
Mestre em Administração de empresas FGV, Pós Graduado em Administração Pública pela FGV/RJ e Graduado em Administração de Empresas pela UFF. Professor universitário desde 1986 e de pós-graduação desde 1995. Executivo da Posicione. Profissional da área de Marketing, palestrante e consultor. Já atuou em empresas Nacionais e Multinacionais.

Marcelo Guedes
Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas e Licenciado em Engenharia Civil pela UFRJ, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Quinze anos de experiência em empresas de consultoria em tecnologia da informação e processos. Seis anos de experiência docente no terceiro grau em cursos de graduação e pós-graduação lecionando em disciplinas relacionadas com Marketing, Projetos e Empreendedorismo.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4277398H8

Marcio Lago
Mestre em Engenharia de Produção e Bacharel em Economia – COPPE/UFRJ. Tem Curso de Especialização em Negócios na INSEAD, MBA em Finanças no IBMEC e Pós-Graduado em Administração de Empresas na FGV.  Sócio da MCI Consultoria Ltda, com atuação em avaliação de empresas e Planejamento Empresarial, foi Diretor de Estratégia Regulatória da Embratel, Superintendente Executivo da Anatel, Gerente da Projeta Consultoria Financeira - Grupo Rothschild e Assessor Sênior da Vice-Presidência Operacional do Banerj.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4709174T6

Maria Claudia Tardin
Doutora em Psicologia Social (UERJ), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (UFRJ), Psicóloga (UERJ), Especializada em Comunicação (IBICT/UFRJ) e em Psicologia Hospitalar (Santa Casa de Misericórdia R.J.). Professora Universitária (ESPM e Faculdade Moraes Júnior-Mackenzie Rio) e de Pós-Graduação (ESPM). Consultora em Gestão de Pessoas na área de Desenvolvimento, Treinamento e Seleção. Professora de Didática de Ensino. Orientadora Vocacional. Pesquisadora na área de Comunicação, Marketing, Publicidade Emocional, Imaginário, Amor e Comportamento Sexual. Atuou como psicóloga clínica.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727326Y5

Mariana Miranda
Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, MBA em Administração de Empresas pelo Instituto COPPEAD, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPEAD/UFRJ. Atua no mercado empresarial há mais de 10 anos e já liderou projetos de Serviços de Valor Agregado – SVA – em diferentes operadoras de telefonia móvel na América Latina. Especialista em Mobile Marketing.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4204069H1

Melba Porter
Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Marketing pela ESPM e graduada em Comunicação Social pela FACHA.  Treze anos de experiência de mercado, atuando nas áreas de Marketing, Atendimento a Clientes e Qualidade em empresas do segmento de serviços.  Atualmente, é gerente de Relacionamento com Cliente e Ouvidoria da BB Seguros/Brasilveículos, Seguradora de Automóveis do Banco do Brasil.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4424473D1

Nilton Marlúcio
Mestre em Sistemas de Gestão em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável (UFF e UFRJ), com MBA em Comunicação Corporativa (USP), MBA em Gestão Empresarial - Formação de Diretores (FGV) e Pós-Graduação em Marketing (ESPM). Formado em Comunicação Social - Jornalismo (Faculdade de Filosofia de Campos). Coordenador de Comunicação, Gestão de Pessoas e do Conhecimento da Petrobras, já tendo atuado como coordenador de Comunicação da Universidade Corporativa da Petrobras e gerente de Comunicação Empresarial do Centro de Pesquisas da Petrobras. Leciona na ESPM nos cursos de pós-graduação em Comunicação Empresarial, Comunicação com o Mercado e Primeira Gerência, além da graduação no curso de Comunicação Social.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4250084U3

Patricia Reis
Mestre em comunicação (UFRJ); pós-graduada em administração de políticas pública (IE/UFRJ), MBA em administração e sistemas de informação (UFF) e publicitária (FACHA). Pesquisas nas áreas de políticas públicas, comunicação pública; planejamento da comunicação empresarial, cadeia produtiva da comunicação e comunicação em arranjos produtivos locais. É pesquisadora, autora e consultora na área de comunicação corporativa e pública. Trabalhou por seis anos no setor público na gerência de comunicação da ANS. No setor privado, trabalhou nas diretorias de marketing e publicidade do Unibanco, Grupo CCAA, Daruma Telecomunicações e Golden Cross. Como agência atendeu as contas da Ambev, Cia. Suzano de Papel, Philips Moris, Santista Alimentos, Simens e Parmalat.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4798296U6

Paulo Josef
Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE-UFRJ), Engenheiro Civil (UFRJ) e Economista (Candido Mendes). Coordenador de Planejamento da Secretaria de Administração da Prefeitura do Rio. Professor em programas de pós-graduação da ESPM e da COPPE-UFRJ. Experiência de mais de 20 anos como Consultor em Processos e Sistemas (MBR, Digital Equipment do Brasil e Boucinhas e Campos).
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4709277D6

Paulo Reis
D.Sc. em Realidade Virtual pela COPPE/UFRJ. M.Sc.em Engenharia de Produção com ênfase em Estratégias pela COPPE/UFRJ. Bacharel em Design de Produto pela EBA/UFRJ. É Design Manager do GRVA/COPPE/UFRJ. Consultor da PROMOBILI e da AGÊNCIA-RIO; e Consultor Associado da Catalysis–Innovation Group. É Professor de Inovação; Téc. de Apresentação; Téc. de Observação; Téc. de Representação e HQ.

Peter Tenney
Mestrado em Administração de Empresa pela Kellogg Graduate School of Management (Northwestern University-EUA). Graduado em Economia e Espanhol pela Kenyon College-EUA. Diversos cursos e seminários voltados para a área financeira e administrativa em geral. Mais de 28 anos de atuação na área de Finanças Corporativas em funções de Diretor Financeiro, Controller e outras dentro de organizações nacionais e multinacionais como Kraft, Embaré, Caterair/LSG Skychef, Eaton e Coty Brasil, entre outras.Norteamericano há 29 anos no Brasil, totalmente fluente em inglês (nativo), português e espanhol com bons conhecimentos de francês.  Microempresário nas áreas de consultoria empresarial, serviços educacionais e traduções para clientes como Hospital Evangélico do RJ, Consórcio Estreito Energia, Uni-Rio, Novartis, Smith International do Brasil, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, entre outros. Coach e professor particular de inglês no contexto de negócios e empresas. Ampla experíência em orçamentos e planejamento financeiro, reportes e análises financeiros, implementação de novos procedimentos e sistemas, custos industriais, programas de redução de custos, reestruturações e avaliação de planos de negócios
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4774886H7

Patrick Scripilliti
Mestre em Ergonomia e Usabilidade pela PUC-Rio e Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em programação visual pelo Centro Universitário da Cidade.
Gerente de Marketing e Criação do PontoFrio.com, empresa do grupo Pão de Açucar, maior varejista do Brasil. Tem participação na e-Plataforma, sistema de comércio eletrônico, e na e-Tática, empresa de gerenciamento de lojas virtuais. Durante sua trajetória profissional trabalhou para grandes empresas como Globo.com, Mídia Click, Sack’s, iBest S.A., Rede Globo, Globo Filmes, entre outras.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4294219P3

Rafael Liporace
Especialista em Marketing pela UFF e Graduado em Comunicação Social na ESPM/RJ. Atualmente é sócio- diretor geral da Biruta Mídias Mirabolantes empresa referencia no Brasil em ações de marketing não convencionais e mídias alternativas. Além disso é apresentador de um programa  semanal sobre o meio publicitário na rádio MPB FM (90.3) e  palestrante em diversos eventos nacionais de publicidade.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4293183D6

Renata Zilse
Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) com especialização em Design Gráfico pelo Centro de Artes Gráficas do Senai (1992) e graduada o em Desenho Industrial pelo Centro Universitário da Cidade (1991). Atualmente é designer e empresária  (sócia da dmp.br design), professora externa da Pontifícia Universidade  Católica do Rio de Janeiro e professora assistente do Centro Universitário da Cidade.Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Webdesign, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura da informação, ihc, navegação, design de interface e usabilidade.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779230E3

Roberto Uchoa
Professor nos cursos de graduação em Administração e pós-graduação (MBA) na ESPM e na PUC. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, com MBA em Marketing e Docência Superior na Escola Superior de Porpaganda e Marketing, Pós-graduação no IAG-Finanças da PUC e em Finanças Corporativas na Fundação Getúlio Vargas. Diretor de Consultoria na Viso Consultoria & Capaciatação, nas áreas de gestão estratégica e finanças. Ocupou diferentes cargos executivos em empresas de grande e médio portes, como IBM Brasil, Jornal do Brasil, Price Waterhouse e SAGA Sistemas e Computadores.

Ricardo Scaroni
MBA Executivo pelo COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-Graduado em Finanças pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, Administrador de Empresas. Consultor de empresas na área de competitividade empresarial com atuação no Brasil e exterior. Professor nas áreas de Gestão de Canais de Distribuição, Operações Logísticas e Marketing de Serviços. Atuação executiva como Diretor Comercial da Drogasmil/Farmalife, rede de drogarias com 92 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Membro do Comitê Executivo da Associação ECR Brasil e do Conselho de Administração da ASCOFERJ.
  
Rique Nitzsche
Engenheiro, projetista, decorador, cenógrafo, figurinista, desenhista, ilustrador, fotógrafo e ciclista. Atualmente, diretor de criação e sócio-fundador da Animus Design Estratégico, agência que conquistou por três vezes o título de Empresa de Design do Ano, Rio e Brasil, pelo Prêmio Colunistas, iniciativa da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda. Responsável por projetos que conquistaram mais de cem prêmios nacionais de design gráfico, ambiental, promocional e de merchandising. Editado em mais de 30 publicações de design e graphic-arts no exterior: USA, Japão, Suíça, Alemanha e Singapura. Palestrante eventual para a ESPM, PUC, TEC, FGV, Faculdade da Cidade, Universidade Estácio de Sá. Especialista em design corporativo, de embalagens e de pontos-de-venda, com diversos projetos usados como padrão na América Latina para multinacionais norte-americanas, francesas, israelense.

Rodrigo Kuster
Advogado do setor de Entretenimento. Professor Universitário da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – RJ. Professor do Curso de Música e Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica - PUC-RJ/Instituto Gênesis. Diretor Geral da empresa Rock House Produções Artísticas Ltda., fundada em 1992. Consultor em planejamento e gestão de carreira para artistas e empresários do mercado de música e entretenimento. Ex-Produtor musical e engenheiro de gravação (formado pelo Full Sail Center for the Recording Arts, Winter Park, Florida, EUA, em 1991).

Rodrigo Siqueira
Mestre em Administração pela FGV. MBA em marketing. Graduado em administração de empresas pelo IBMEC Business School. Exerceu cargo de Diretor de Marketing de empresas. Atua como consultor e palestrante. Possui livro e artigos publicados na área de Marketing de serviços, Comportamento do Consumidor e Estratégia em congressos do Brasil e exterior.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4204667J2

Rosa Alcione
Mestra em Administração, PUC-Rio, 2008. MBA-Executivo em Marketing, IBMEC-Rio, 2004. Administradora, FGV, 1972. Outros cursos executivos: Harvard, Kellog, Columbia. Diretora de Marketing e Vendas, Novartis, 1999-2005*. Diretora de Marketing, Consumer Bank, Citibank, 1998-1999*. Diretora Geral, OTC - Consumer Bristol-Myers Squibb Brasil, 1992-1997*. Diretora Comercial, Baush & Lomb, 1991*.  International Group Product Manager, Gillette Brasil, 1984-1990*. Gerente de Grupo de Produtos, L’Oréal, 1973-1984*. Obs.: Último cargo na organização. Consultora de empresas em Vendas, Marketing e Estratégia Organizacional.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4299578E4

Sandra Abdala
Jornalista, mestra em Comunicação e Cultura,pela UFRJ, Pós-Graduação em Marketing pela ESPM, professora de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM, professora de Graduação de Comunicação, de Design e de Administração da ESPM.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4487927H7

Silvia Borges
Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (área de concentração: Antropologia) da UERJ. Graduada em Ciências Econômicas pela UERJ. Co-autora de A cidade estratégica (DP&A, 2001) e A ambientalização dos conflitos sociais (Relume-Dumará, 2004). Atualmente é chefe do departamento de Humanas, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e professora de Antropologia e Antropologia do Consumo da ESPM-RJ.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779502Z5

Stephan Younes
Graduado em comunicação social pela ESPM, tem MBA em marketing pela ESPM e mestrado em administração de empresas pelo Mackenzie. Com passagens por empresas como DPZ propaganda e MTV Brasil, atuou por 4 anos como gerente de marketing da Unimed do Brasil e atualmente é o responsável pela gestão da marca Unimed-Rio. Dentre alguns importantes projetos de sua trajetória profissional, se destacam campanhas para Itaú, Editora Abril e Governo de São Paulo, eventos como o Verão MTV e o VMB, o plano de gestão da marca Unimed (alinhamento da identidade visual, posicionamento único e Brand Center), o programa de relacionamento com o médico cooperado e os patrocínios do comitê paraolímpico brasileiro, do circuito Unimed de Tênis e do campeonato brasileiro de futebol. Sempre desenvolvendo estratégias a partir da marca, atualmente é responsável por alavancar o equity da marca Unimed - Rio por meio da criação de vínculos emocionais e duradouros e do alinhamento dos pontos de contato aos territórios da marca e seu conjunto de expressões. Por meio da valorização do intangível, busca na pratica a construção de uma proposta de valor tangibilizada por projetos culturais, pelo incentivo ao esporte, pela interação no mundo digital e por uma comunicação por conteúdo. Professor de Gestão de Produtos e Marcas e de marketing esportivo na ESPM. É presidente do comitê de Branding da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Valdecy Leite
Doutor em Marketing pelo Instituto COPPEAD/UFRJ, onde obteve, em 1996, o título de Doctor of Science (D.Sc.). Desenvolveu parte da tese de doutoramento na Sheffield Business School (Inglaterra). Atua há mais de 20 anos em docência superior e exerceu por 13 anos funções gerenciais em empresas de grande porte. Exerce, há 14 anos, atividades de Pesquisa através da Qualimetrica – Pesquisas de Marketing (www.qualimetrica.com.br) empresa da qual é sócio-fundador.. Atua como  revisor de artigos da área de Marketing das Revistas de Administração de Empresas (RAE), de Administração Contemporânea (RAC) e da Latin American Business Review (LABR).  Possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Estados Unidos, Irlanda, México, Portugal, República Dominicana e Suécia). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Professor Convidado da ESPM para as  disciplinas de Marketing Estratégico e  de  Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Valéria Lima
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio, especialista em Administração Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília – UCB e Administradora pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Sua experiência profissional abrange as áreas de planejamento, gestão e marketing. Exerce a docência em cadeiras da Educação, Administração e Turismo em cursos de graduação e pós-graduação. Exerce a função de Diretora de Planejamento e Projetos na Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4277586U2

Vitor Pires
Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Gestão Estratégica pela UCAM e Graduado em Administração e em Ciências Contábeis. Executivo com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Marketing e Gestão Educacional de IES. Professor adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM-RJ e docente dos Programas Executivos e In Company do IBMEC-RJ e Estação Business School-PR nas áreas de Marketing, Estratégia Empresarial, Canais de Distribuição e Varejo . Desenvolveu projetos para grandes empresas nacionais e multinacionais . Atua também como consultor, palestrante e pesquisador.
Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4744249E7

Walter Sande
Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD, é formado em Engenharia Mecânica pelo IME e, atualmente, é consultor da Ponto de Referência e professor da ESPM e da FGV/RJ