EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO
ESPM São Paulo – 2010/1
O Diretor Nacional da Graduação da ESPM – Unidade São Paulo, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas as normas do processo seletivo classificatório – Vestibular 2010-1. As inscrições estarão abertas no período de 21 de setembro a 6 de Novembro de 2009, exclusivamente on-line no site da ESPM : www.espm.br/vestibular
O exame será aplicado no dia 15 de novembro de 2009 e os candidatos devem chegar ao local às 8 horas.
|
Curso |
Ato Legal |
Turno |
Vagas |
|
Comunicação Social-Habilitação em Publicidade e Propaganda |
Reconhecimento renovado conforme Portaria 596 de 24/02/06 D.O.U. 01/03/06 |
Matutino * |
250 |
|
Administração |
Conforme portaria no. 3823, de 8 de novembro de 2005, publicada no D.O.U de 9/11/2005 e retificada no D.O.U. de 15/08/2006 |
Diurno * |
200 |
|
Design-habilitação em Comunicação Visual |
Reconhecido pela Portaria 1.134 de 21/12/06 D.O.U. de 26/12/06 |
Matutino ** |
40 |
|
Relações Internacionais |
Autorizado pela Portaria 359 de 13/07/06 D.O.U. de 17/07/06 |
Matutino e
Diurno *** |
100 |
Matutino = 7h20 às 12h50
Diurno = 7h20 às 17h30
Noturno = 19h30 às 23h
(*) Do 5º. Semestre em diante o curso é oferecido das 19h30 às 23 horas.
(**) Do 6º. Semestre em diante o curso é oferecido das 19h30 às 23 horas.
(***) 1º e 2º semestres diurno, 3º e 4º semestres matutino, 5º ao 8º semestre noturno.
Em todos os cursos existe a possibilidade de haver algumas atividades aos sábados, reposições, provas ou aulas. Para todos os cursos o prazo mínimo de integralização é de 8 semestres e o prazo máximo é de 14 semestres, incluindo trancamentos e reprovações.
As vagas oferecidas por este processo seletivo terão validade somente para o 1º semestre de 2010 e o funcionamento dos cursos será na sede da ESPM à R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana com no máximo 60 alunos por turma. A ESPM se reserva o direito de não abrir turmas com menos de 25 alunos. As disciplinas em regime de dependência poderão ser oferecidas exclusivamente no período vespertino, a critério da escola. Quanto às opções, os cursos de Administração e Relações Internacionais têm 1ª opção e 2ª opção entre si e os cursos de Comunicação Social e Design têm 1ª e 2ª opção entre si.
As pessoas portadoras de qualquer tipo de limitação ou necessidade especial participarão do vestibular em igualdade de condições com os demais candidatos. Contudo, é necessário, que o candidato nessa condição informe a instituição com antecedência mínima de 20 dias à realização do exame para que sejam tomadas as providências necessárias de acordo com a especificidade.
-
I – Inscrições
Somente poderão inscrever-se para este processo seletivo os candidatos que estejam cursando o Ensino Médio em vias de conclusão ou que já possuam o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. O manual somente poderá ser adquirido a partir de 21 de setembro de 2009 no site da ESPM- : WWW.espm.br/vestibular. A taxa de inscrição é de R$ 130,00 podendo ser paga no internet banking no cartão visa ou qualquer agência bancária até o vencimento. Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição em hipótese alguma. Os candidatos que concluíram o ensino médio na rede pública ou que estiverem em curso, terão desconto de 50% na taxa de inscrição mediante apresentação de documentos comprobatórios junto à ESPM.
-
- Procedimento para conseguir o desconto: O candidato nessa condição terá de primeiramente preencher a ficha de inscrição no site e não gerar o boleto bancário. Após isso deverá entregar à ESPM uma cópia de declaração que comprove seu vínculo com a rede pública. Para os candidatos que residam fora da cidade de São Paulo o documento poderá ser encaminhado via sedex para a sede da ESPM à Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – CEP 04018-010 – A/C Secretaria de Graduação – Vestibular – Rede Pública. A data limite para postagem dessa correspondência é o dia 30 de outubro de 2009, caso contrário somente pessoalmente na instituição. Assim que a ESPM receber os documentos enviará uma instrução, por e-mail e o candidato deverá emitir a 2ª via do boleto bancário que já constará a instrução de desconto de 50%. O boleto deverá ser quitado na rede bancária.
É necessário informar o nº do CPF e um e-mail no ato da inscrição. Os candidatos “treineiros” terão isenção de 50% na taxa de inscrição do vestibular e para conseguir esse desconto terão de declarar-se na ficha de inscrição e não poderão solicitar matrícula nos cursos de graduação oferecidos neste processo seletivo, pois participarão exclusivamente a título de treinamento e aferição de seus conhecimentos. Os locais dos exames serão divulgados a partir do dia 12 de novembro de 2009 no site da ESPM.
Não há descontos acumulativos. O candidato se declara vestibulando ou treineiro. O desconto será para o treineiro ou para candidato que cursou ou cursa na rede pública.
II - Provas
O Processo Seletivo constará das seguintes provas:
|
|
|
Administração e Relações Internacionais |
Comunicação Social e Design |
|
PROVAS |
Questões |
Peso |
Quantidade mínima de acerto por prova |
Peso |
Quantidade mínima
de acerto por prova |
|
Comunicação Expressão |
20 |
1 |
- |
2 |
2 |
|
Matemática |
20 |
2 |
2 |
1 |
- |
|
Atualidades |
10 |
1 |
- |
1 |
- |
|
Inglês |
10 |
1 |
- |
1 |
- |
|
História |
10 |
1 |
- |
1 |
- |
|
Geografia |
10 |
1 |
- |
1 |
- |
REFORMA ORTOGRÁFICA: Orientação ao candidato
1. A reforma ortográfica que passou a vigorar a partir deste ano de 2009 abrange apenas algumas regras de acentuação e de uso do hífen. Como há um prazo de 4 anos para a adaptação (até 2012), ambas as formas serão aceitas pela ESPM até lá (a antiga e a nova), no caso da prova de Redação.
2. Na prova de Comunicação e Expressão, a ESPM não apresentará questões específicas sobre o assunto. E nos textos das diversas disciplinas da prova, a ESPM continuará usando por enquanto a antiga grafia.
Para a redação é atribuída uma nota na escala de 0 a 10 (ZERO A DEZ) e tem peso 2, valendo no máximo 20 pontos. O total de pontos possíveis em toda a prova para todos os cursos é de 120 pontos.
Os candidatos serão classificados conforme pontuação nas provas e redação, respeitando-se a quantidade mínima de acertos em Comunicação e Expressão e Matemática conforme tabela acima. As classificações dos cursos serão calculadas separadamente. O desempate será pela pontuação maior obtida na redação em todos os cursos, persistindo o empate será considerada a maior pontuação em Comunicação e Expressão para os candidatos dos cursos de Comunicação Social e Design, e para os candidatos dos cursos de Administração e Relações será a pontuação em Matemática.
Se, ainda assim, houver empate, a ordem será: Atualidades, Inglês, História e Geografia para todos os cursos.
Na 1ª chamada serão convocados os candidatos mais bem classificados respeitando-se exclusivamente a sua primeira opção.
Para todos os cursos só será considerada a 2ª opção se não houver lista de espera da 1ª opção.
A matrícula na 2ª opção de quaisquer dos cursos oferecidos neste processo seletivo implica a desistência oficial de sua primeira opção.
III – Critérios de classificação:
Não há revisão de provas, nem discussão dos critérios de correção, em hipótese alguma. Serão eliminados os candidatos que não atenderem aos requisitos abaixo:
a) Não atingirem o mínimo de 30 pontos no total das provas.
b) Não atingirem o mínimo de acertos por prova (vide quadro acima).
c) Não alcançarem nota mínima 2,0 (dois) na redação, total de 4 pontos.
IV – Locais de Prova
No ato da inscrição o candidato deverá escolher a localidade onde realizará a prova. A prova do Vestibular ESPM São Paulo 2010-1 será aplicada nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto.
V – Realização das Provas
Data e horário das Provas: 15 de novembro de 2009 das 9 horas às 14 horas, devendo o candidato chegar às 8h00 ao local, munido de documento de identidade original, e caneta esferográfica preta ou azul escura.
Não será permitida a entrada após o fechamento dos portões nos locais de exame que ocorre pontualmente às 8h45min.
Na ausência de cédula de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, será aceito um dos seguintes documentos, original:
- Cédula de Identidade das Forças Armadas e da Polícia Militar,
- Cédula de Identidade para Estrangeiros emitida por autoridade brasileira;
- Certificado de Reservista;
- Carteira de Trabalho,
- Passaporte,
- Carteira de Motorista com foto,
- Cédula de Identidade fornecida por Ordem ou Conselho Profissional, como por exemplo, as do CREA e OAB (somente serão aceitos documentos originais).
Os estrangeiros deverão necessariamente portar o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) original.
O documento de identidade RG ou outro documento oficial só será aceito se for possível a identificação do candidato, ou seja, se constar foto infantil ou indicação de não alfabetizado (impressão digital) não será aceito. Não aceitaremos protocolo de pedido de documento de identidade ou de qualquer outro documento oficial citado acima.
Serão impedidos de realizar a prova os candidatos que não apresentarem documento de identidade original e oficial no dia do exame.
A listagem de classificação dos aprovados e da classificação geral será divulgada no dia 23 de novembro de 2009 no site da ESPM www.espm.br/vestibular
VI- Matrículas
As matrículas serão efetivadas na sede da ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana.
|
Chamada |
Divulgação |
Dias de Matrícula |
Horários |
|
1ª chamada |
23/11/2009 |
23 a 25 de novembro de 2009 |
9 horas às 19 horas |
Documentos para Matrícula:
Uma foto 3x4 e duas cópias dos seguintes documentos autenticados:
- Comprovante de residência (conta de luz ou telefone fixo),
- Certificado de Conclusão ou Diploma de Ensino Médio ou equivalente ou Curso Superior, devidamente registrado, acompanhado do Histórico Escolar;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cédula de Identidade;
- CPF próprio ou do pai ou mãe, caso o candidato seja menor
- Recolhimento da 1ª mensalidade.
A matrícula só será efetivada mediante a apresentação de todos os documentos.
Não há matrícula condicional. Perderá o direito à vaga no curso/habilitação o candidato que não apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente. O candidato que ainda não atingiu a maioridade (18 anos) deverá comparecer acompanhado do seu responsável legal (pai, mãe ou tutor) para assinatura do contrato. Os candidatos que forem maiores e não puderem comparecer para efetivação da matrícula poderão ser representados por uma procuração específica com firma reconhecida em cartório, juntamente com todos os documentos previstos para a matrícula e recolhimento do valor da 1ª mensalidade.
Equivalência de estudo para ensino médio realizado no exterior – Deverá ser apresentada à ESPM, pelo candidato, por ocasião da matrícula.
Cancelamento de Matrícula - Em caso de cancelamento de matrícula (termo de anuência) será restituído 80% (oitenta por cento) dos valores pagos, desde que o cancelamento seja solicitado até dia 19 de fevereiro de 2010. Após essa data, a escola não devolverá nenhuma quantia paga.
VII – Reserva de Vaga (candidatos classificados em 1ª chamada em vias de conclusão do ensino médio)
|
Chamada |
Divulgação |
Dias de Reserva de Vagas |
Horários |
|
1ª chamada |
23/11/2009 |
23 a 25 de novembro de 2009 |
9 horas às 19 horas |
Documentos necessários para Reserva de Vaga:
· Declaração que comprove a conclusão do ensino médio ou equivalente em 2009
· Procuração, caso o candidato não possa comparecer e seja maior de 18 anos
· Recolhimento da taxa de reserva de vaga (mesmo valor da taxa de matrícula)
Reserva de Vaga:
Os candidatos que estão em vias de conclusão do ensino médio ou equivalente poderão solicitar a reserva de vaga, no mesmo período estipulado para matrícula, devendo quitar a 1ª mensalidade referente a 2010, mediante a apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino que comprove a conclusão do ensino médio do candidato ainda no ano letivo de 2009. O candidato nessa situação terá de confirmar a matrícula no dia 13 de janeiro de 2010 das 10h às 19 horas com a apresentação dos documentos previstos no inciso IX, bem como assinatura do requerimento de matrícula e contrato de prestação de serviços educacionais.
O candidato que deixar de se manifestar nessa data terá a reserva de vaga automaticamente cancelada e a ESPM devolverá 100% (cem por cento) dos valores pagos. A reserva de vaga só é possível aos candidatos que ainda estão cursando o ensino médio e que concluirão dentro do ano letivo de 2009, não é possível reservar a vaga para candidatos que já concluíram o ensino médio.
A reserva de vaga deverá ser feita pelo próprio candidato com 18 anos ou mais ou pelos responsáveis legais (pai, mãe ou tutor) caso seja menor ou por um terceiro desde que apresente a procuração, o documento expedido pela escola do ensino médio e recolha a taxa de matrícula. As cópias da procuração bem como a declaração do ensino médio ficarão retidas na ESPM. Os candidatos somente poderão requerer a reserva de vaga de acordo com a opção feita na inscrição do processo seletivo, segundo os critérios de classificação, obedecendo ao calendário de convocação.
VIII - Segunda-Chamada (Lista de Espera)
A segunda chamada ocorrerá a partir do dia 30 de novembro de 2009 a partir das 10 horas.
A partir do dia 1º de dezembro só ocorrerão chamadas se houver vagas disponíveis. Os candidatos devem acompanhar a lista de espera pelo site da instituição.
· Candidatos em Lista de Espera
a) Procedimento para declaração de interesse de matrícula.
Os candidatos que não forem convocados em primeira chamada e que foram classificados e que têm intenção de fazer a matrícula deverão obrigatoriamente se manifestar por meio da declaração de interesse de matrícula no site da instituição. Os candidatos nessa condição e que não manifestarem o interesse pela vaga não serão convocados para fazer a matrícula, independentemente da classificação.
Os candidatos que não concluíram o ensino médio e concluirão em 2009 e ficarem em lista de espera também deverão manifestar o interesse de fazer matrícula. Ao serem convocados deverão apresentar os documentos previstos no inciso VI para a reserva de vaga.
Os candidatos em lista de espera são todos aqueles que não foram convocados para a 1ª chamada e que, dentro dos critérios da classificação deste edital, obtiveram classificação.
A declaração deverá ser preenchida on-line entre os dias 23 a 26 de novembro 2009 até as 19 horas. Se a demanda de candidatos para fazer a matrícula for maior do que o número de vagas disponíveis nos cursos na lista de espera, a ESPM seguirá a ordem de classificação dentre aqueles candidatos que se manifestaram preenchendo a declaração de interesse de matrícula.
Para preencher a declaração de interesse de matrícula o candidato deve entrar no site no Link Acompanhe sua inscrição Graduação (informe a inscrição e o seu CPF) e em seguida clicar em Declaração de Interesse de Matrícula.
IX – Bolsa de Estudos
A ESPM ofertará uma bolsa de estudos de 75% sobre o valor da mensalidade ao primeiro colocado em cada curso, que terá duração de quatro anos, com a condição de o aluno não reprovar em nenhuma disciplina durante o curso, o que ocasionará a perda total da bolsa. Em caso de não efetivação ou cancelamento da matrícula do primeiro colocado, a bolsa será transferida, automaticamente, ao próximo candidato, respeitando-se a classificação por curso, e assim sucessivamente dentro do período letivo de 2010/1. Em caso de cancelamento a bolsa será concedida e repassada a partir do mês em que o novo aluno se matricular.
Bolsa de Estudos para alunos oriundos de escola pública: Será ofertada uma bolsa de estudos no valor de 75% sobre o valor da mensalidade para o 1o e 2o mais bem colocados dentro da classificação geral das 590 vagas oferecidas, a alunos provenientes de escola pública durante os quatro anos de curso com a condição de o aluno não reprovar em nenhuma disciplina durante o curso, o que ocasionará a perda total da bolsa. Considera-se aluno oriundo de escola pública aquele que tiver cursado o ensino médio integralmente na rede pública. Em caso de não efetivação ou cancelamento da matrícula de um dos contemplados com a bolsa, esta será transferida, automaticamente, ao próximo candidato, respeitando-se a classificação geral dentre todos os alunos oriundos de escola pública, e assim sucessivamente dentro do período letivo de 2010/1.
Os candidatos contemplados com essas bolsas não poderão ter outro tipo de bolsa dentro da instituição de ensino.
Será divulgada, no site da instituição, www.espm.br/vestibular uma listagem com a classificação geral, classificação na opção e classificação dos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública e que concorrem para a bolsa meritocrática.
X - Mensalidade / Reajuste:
O valor da mensalidade para os ingressantes em 2010/1 constará no Manual do Vestibular disponível no site da ESPM a partir de 21 de setembro de 2009. www.espm.br/vestibular
XI – Observações:
1. Disciplina em Inglês: para os alunos dos cursos de Administração e Comunicação Social será oferecida uma turma da disciplina do 1º semestre Marketing I em Inglês para cada curso. O aluno poderá inscrever-se para esta turma no ato da matrícula desde que realizada até 13 de janeiro de 2010. As vagas para a disciplina em inglês são limitadas e o critério de seleção dos alunos será a nota do vestibular da disciplina de Inglês e, havendo necessidade, também a classificação no curso. As turmas de inglês serão definidas no dia 18 de janeiro de 2010, com 50 vagas para o curso de Administração e 35 vagas para o curso de Comunicação Social. Os alunos que porventura efetivarem matrícula após o dia 13 de janeiro de 2010 e tiverem interesse em cursar Marketing I em inglês ficarão em lista de espera, aguardando desistências. Serão aplicados os mesmos critérios de seleção para a lista de espera que foram aplicados aos candidatos da 1ª chamada.
2. Teste de Nível e Prova de Proficiência:
|
Curso |
Teste de Nível |
Proficiência |
|
Administração |
Inglês |
Matemática e Estatística |
|
Relações Internacionais |
Inglês e Espanhol |
|
Teste de nível de idiomas: Para os cursos de Administração e Relações Internacionais haverá teste para as disciplinas de idiomas (tabela acima) para determinar o nível de cada aluno. Os testes ocorrerão na primeira semana de aulas para definição das turmas e a previsão para o início dessas aulas é a segunda semana fevereiro. Os alunos deverão agendar a data e horário do teste de nível no site no período de 11 a 22 de janeiro de 2010.
Prova de Proficiência: Na primeira semana de aulas haverá também prova de Proficiência em Matemática e Proficiência em Estatística para o curso de Administração. Os alunos que não demonstrarem conhecimentos básicos de Matemática deverão obrigatoriamente cursar e obter aprovação na disciplina que será oferecida no período da tarde. Os alunos deverão inscrever-se para as turmas de Proficiência no site no período de 11 a 22 de janeiro de 2010.
XII - Início das aulas para todos os cursos:
As aulas para todos os cursos, calouros e veteranos têm previsão de início em 1º de fevereiro de 2010.
Prof. Dr. Alexandre Gracioso
Diretor Geral da Graduação