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Doutorado em Administração

Aulas

Às terças e quintas-feiras

Data de início

05/02/2024

Modalidade

Presencial

Modalidade: Presencial

Data de início: 05/02/2024

Período: Vespertino e noturno

Horário: tarde e noite

São Paulo - ESPM Tech

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do curso

Doutorado em Administração

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*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

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Sobre o curso

Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

O curso de doutorado concentra-se na área de administração, que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e desenvolvimento), Estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Pesquisa ESPM

Conheça as pesquisas e ações desenvolvidas pelo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Administração

840h

de conteúdo

600h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

Disciplinas obrigatórias

Introduzir ao aluno as principais técnicas de análise quantitativa multivariada, estimulando os estudantes para a adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-os para a busca e análise estruturada das informações. Apresentar os conceitos e ferramentas computacionais quantitativas com as respectivas aplicações dentro do campo de pesquisa de Administração. Ementa Introdução aos conceitos, técnicas e ferramentas de análise quantitativa multivariada. Regressão Múltipla. Inferência Estatística. Análise de Covariância. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise Discriminante. Análise de Clusters. Equações Estruturais (Structural Equation Modeling).

Objetivos: Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: diferenciar as principais correntes epistemológicas, seus dilemas e limites; apropriar-se de fundamentos filosóficos da produção científica e do modo como contribuem para pensar a prática investigativa hoje; e elaborar a relação da discussão epistemológica com seu próprio exercício científico.

 

Conteúdo: A Razão como fundamento da Modernidade. O Problema da Indução em Hume e Popper. A crise da Razão. A Fenomenologia e outros paradigmas epistêmicos. Experiência, conhecimento e sentido. Desafios do pensamento decolonial.

O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação Ementa As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: Conceitos iniciais da Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Fenomenológica. Pesquisa-ação. Pesquisa narrativa. Etnografia. Estudo de Caso. Métodos Mistos. Validação. Análise de conteúdo.

O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que podem auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de Administração. Ementa Principais técnicas utilizadas em análise quantitativa. Introdução à análise de dados: tabelas e gráficos; apresentação de dados. Principais distribuições: discretas e contínuas. Amostragem e distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Análise de variância. Regressão simples e séries temporais.

Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: Desenvolver pesquisas qualitativas utilizando diversos métodos e permitindo a replicabilidade do estudo. Demonstrar familiaridade com os principais métodos de pesquisa qualitativa utilizados na literatura da área de Administração. Ler e compreender artigos elaborados com métodos qualitativos. Elaborar a introdução e o item metodologia de um estudo qualitativo.

 

Conteúdo: Design de uma pesquisa qualitativa. Validade e confiabilidade em estudos qualitativos. Estruturação do item metodologia. Método de pesquisa Estudo de Casos. Método de pesquisa Focus Group. Método Laddering. Netnografia. Técnicas de tratamento e análise de dados qualitativos. Análise de conteúdo.

Apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso nas literaturas de Marketing e Comportamento do Consumidor; desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas; treinar a fundamentação teórica de problemas e hipóteses de pesquisa e a identificação de possíveis contribuições conceituais decorrentes de suas investigações; melhorar a percepção dos alunos das orientações metodológicas interdisciplinares encontradas em estudos da área.

Eletivas gerais

Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos. Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.

Com a organização e oferta da primeira edição da disciplina Didática do Ensino Superior, o mestrado de Administração reafirma seu compromisso de colaborar para a formação de professores pesquisadores na área de Gestão Internacional e reforça a sua identidade de instituição de educação superior. Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes. Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.

Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: estruturar artigos acadêmicos visando à participação em Congressos Nacionais, Internacionais e periódicos de impacto. Serão abordados: características da escrita acadêmica; o planejamento do artigo; a estrutura do artigo; o sistema de avaliação e revisão por pares. Ao final, espera-se que os participantes consigam apresentar um poster ou artigo completo que atenda às exigências acadêmicas.

 

Conteúdo: Características da escrita acadêmica. O planejamento do artigo. A estrutura do artigo acadêmico. Título, resumo e palavras-chave. Introdução. Revisão da literatura, desenvolvimento conceitual e hipóteses/proposições. Metodologia. Resultados e discussão dos resultados. Considerações finais, contribuições sociais, acadêmicas e gerenciais. O sistema de revisão e avaliação por pares. Os aspectos da conduta ética na redação acadêmica e na produção de conhecimento.

O objetivo geral desta disciplina é desenvolver o pensamento científico e crítico nos estudantes, entendendo o conhecimento como função da atividade ativa da mente humana em contato com a realidade, e entendendo a diversidade de concepções do que seja o conhecimento e do que seja a realidade, mormente a realidade social. Ementa O Conhecimento: possibilidades, origem e essência. Paradigmas do pensamento sociológico e seus principais autores. Paradigmas da Filosofia da Ciência e seus principais autores. O Método. A falsa neutralidade das técnicas. Revoluções no pensamento científico. As teorias. Análise crítica de teorias administrativas específicas.

Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: identificar e examinar o papel do Marketing na sociedade, descrever e comparar os modelos existentes/vigentes de Marketing em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders em uma perspectiva de Marketing, compreender os impactos da sustentabilidade em Marketing.

Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.

Ementa: O objetivo desta disciplina é familiarizar os participantes aos principais conceitos e práticas utilizados no Método do Caso, de forma a habilitá-los na condução de debates, bem como na redação de casos e notas de ensino. Casos: estágios da aprendizagem, modelagem da complexidade e estrutura típica de casos e notas de ensino. Condução: implicações da infraestrutura física, tipologia de questões e uso do quadro. Planejamento: plano de aula, plano de quadro e blocos de discussão. Contrato pedagógico, preparação prévia do estudante e avaliação de aprendizagem: recursos e trade-offs. Checklists para seleção e redação de casos.

Brand management is an essential discipline in today’s dynamic and hypercompetitive business environment. In an era where consumer choices abound and marketplaces are saturated with options, the significance of effective brand management cannot be overstated. A brand is not merely a logo or a catchy slogan; it is the embodiment of a company’s identity, values, and promises to its customers. Successful brand management goes beyond creating a recognizable image; it fosters trust, loyalty, and emotional connections with consumers. This, in turn, can lead to increased market share, customer retention, and ultimately, sustainable business success. In today’s ever-changing and evolving world, understanding and harnessing the power of brand management is crucial for companies striving to thrive and stand out in the crowded global marketplace. This course will explore the many-sided of brand management, investigating its role in shaping consumer perception, influencing purchasing decisions, and ultimately, driving business growth and prosperity. Selected topics and research directions, such as destination branding, luxury branding, managing global and regional brands, etc., will be presented to students.

 

Esta disciplina será ministrada totalmente em inglês

This course covers how companies can use data to create stronger customer bonds. By completing the course, the participants will be able to build marketing and business strategy based on the data collected by the company and created by the customers. Furthermore, the participant can conduct customer segmentation and profiling methods to support marketing differentiation strategies. Moreover, participants get familiar with forecasting methods to predict customer behavior that contribute to creating effective retention programs, more profitable cross- and up-selling activities, reward programs, and recommendation systems. During the course, lectures, case discussions, and exercises support participants in learning how to create strong customer relationships.

 

Esta disciplina será ministrada totalmente em inglês

Mensuração em Ciências Sociais Aplicadas. Teoria Clássica dos Testes (TCT). Construtos, variáveis latentes e variáveis emergentes. Dimensionalidade de escalas. Confiabilidade da escala. Validade da escala. Diretrizes para o desenvolvimento de escalas. Análise Fatorial Exploratória. Análise Fatorial Confirmatória. Destruição de escalas. Indicadores dentro de uma escala. Desenvolvimento da versão final da escala. Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Eletivas da linha de Marketing em Gestão Internacional

Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos. Ementa Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais.

O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global. Ementa A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.

 

Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.

O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.

Discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da modelagem dos processos de marketing em mercados globais. Será dada ênfase ao processo de difusão mercadológica de novos produtos e tecnologias, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor, a influência das externalidades de rede globais, e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente global. Ementa: Marketing em ambientes globais. Fatores de aceitação e adoção de novos produtos. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação de produtos. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão.

O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: compreender a evolução do conceito de marketing; identificar e compreender as principais escolas do pensamento em marketing e suas perspectivas dominantes; desenvolver uma visão crítica sobre os aspectos teóricos das pesquisas em marketing e comportamento do consumidor ao longo dos anos. Conteúdo: Panorama da evolução do pensamento em marketing. História do Marketing como disciplina. Evolução do conceito de marketing. Escolas do pensamento em marketing. Abordagens contemporâneas do pensamento em marketing.

Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: desenvolver a habilidade de planejar, conduzir e analisar estudos experimentais, e discutir sua aplicação em pesquisas da área de Administração, com foco em marketing e comportamento do consumidor. compreender como os estudos causais podem ser aplicados em investigações na área de ciências sociais aplicadas, com foco em Administração, comportamento humano e os fenômenos de consumo.

Conteúdo: Visão geral da pesquisa experimental em Administração e em marketing. Cenários e desenhos experimentais. Manipulação e mensuração das variáveis. Validade interna e externa. Análise e efeitos. Delineamentos between e within subjects. Cuidados com participantes da pesquisa e comportamento ético na aplicação de estudos experimentais.

Eletivas gerais de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

Ao final da disciplina, aluno ser capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional. Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias criticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.

Parcerias Público Privadas e suas abordagens em Negócios Internacionais. Investimentos Diretos Estrangeiros em infraestrutura econômica e social. Non-Equity Modes e modos contratuais: concessões/PPPs. Financiamento de investimentos de longo prazo em infraestrutura. Infraestrutura de transportes e logística. Infraestrutura de energia: eletricidade, petróleo e gás. Infraestrutura de telecomunicações. Infraestrutura de saneamento básico e resíduos sólidos. Infraestrutura social: saúde, educação e outros setores.

Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de: compreender a estratégia e a inovação a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas, levando em conta o contexto internacional. Analisar modelos de negócios aplicados à internacionalização. Distinguir alternativas competitivas e colaborativas de estratégia internacional. Os temas abordados envolvem: Empreendedorismo internacional. Ecossistemas de inovação. Visão baseada em recursos. Tripé da estratégia. Coopetição. Capacidades dinâmicas. Inovação em modelos de negócios.

O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.

O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias em mercados emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes e as multinacionais estrangeiras em mercados emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar o impacto do ambiente institucional para as empresas de e em mercados emergentes. Características dos mercados emergentes. A vantagem competitiva oriunda da atuação em mercados emergentes. Ementa: Estratégia e Ambiente Institucional. Vazios Institucionais, Liabilities of foreignness, Distancia Institucional e Estratégia, estratégia de empresas estrangeiras em mercados emergentes, estratégias de multinacionais emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas.

O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação em empresas multinacionais estrangeiras localizadas no Brasil e das empresas multinacionais brasileiras no exterior. Será dada ênfase as experiências de internacionalização de empresas direcionadas pela inovação e aos processos de geração e difusão da inovação na matriz e subsidiárias das empresas multinacionais em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem a inovação e as trajetórias de aprendizagem na empresa multinacional como fonte de vantagem competitiva. Ementa: Inovação em empresas multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior, P&D em empresas estrangeiras no Brasil; transferência de conhecimento e desenvolvimento de produtos em multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior. Inovação para baixa renda. Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades para inovação. Mecanismos de coordenação e controle da Inovação. Tipologia de estratégias empresariais para a Inovação.

Ao término da disciplina, o aluno terá condições básicas de investigar como as organizações formulam e implementam estratégias; diferenciar as correntes teóricas que embasam a estratégia; articular a evolução dos estudos sobre estratégia com outras áreas do conhecimento. Os tópicos a serem abordados são: as origens da estratégia; posicionamento estratégico; recursos, capacidades e competências; gestão do conhecimento; capacidades dinâmicas e microfundamentos da vantagem competitiva; abordagem relacional da estratégia; estratégia na base da pirâmide.

Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender a criatividade como elemento propulsor da inovação e do empreendedorismo a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando os aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas e níveis de análise. Os tópicos a serem abordados são: dimensões da criatividade, mensurações de criatividade, inovação schumpeteriana, inovação organizacional, inovação aberta, abordagens de empreendedorismo, effectuation, empreendedorismo por oportunidade e por necessidade, empreendedorismo corporativo.

Ao término da disciplina, os alunos terão competências de pesquisa em gestão da inovação no nível corporativo e no nível macro dos contextos nacionais. Os alunos conhecerão também as abordagens metodológicas comuns e/ou promissoras na área.
Conteúdo: Tipos de inovação. Inovação e mudança digital. Processos e estruturas de inovação. Medidas e outcomes da inovação e posicionamento de países.

TOTAL: 56 créditos (carga horária: 840 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (CH 180)

Créditos exigidos em disciplinas optativas: 20 (CH 300)

Créditos em atividades complementares obrigatórias: 4 (CH 60)

Créditos em supervisão de tese: 20 (CH 300)

** Algumas disciplinas poderão ser oferecidas no idioma inglês

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Encontro online com a coordenação

Online, via Zoom
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Inscrição para o processo seletivo

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Entrega eletrônica dos documentos

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Entrevista

EDIÇÃO DE FEVEREIRO – Data de realização: 05/03/2023

EDIÇÃO DE JUNHO – Data de realização: 18/06/2023

EDIÇÃO DE SETEMBRO – Data de realização: 24/09/2023

EDIÇÃO DE NOVEMBRO – Data de realização: 26/11/2023

 

INSCREVA-SE

O candidato deverá elaborar seu pré-projeto de pesquisa levando em conta as linhas de pesquisa apresentadas neste edital.

 

Espera-se que a extensão do pré-projeto para o candidato ao Doutorado seja entre quatro (mínimo) e seis (máximo) páginas (espaçamento 1,5 linhas). A estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:

 

  • Título / Resumo e palavras-chave do projeto
  • Problema / Objetivos da pesquisa
  • Justificativa e contribuição da pesquisa
  • Base teórica para formulação do problema de pesquisa
  • Abordagem metodológica
  • Proposta de coleta de dados
  • Cronograma proposto
  • Bibliografia inicial no padrão ABNT ou APA

 

A entrega do pré-projeto pode ser substituída pela entrega de um artigo científico publicado em congresso da área de Administração (consultar Anexo A do edital) ou em periódico listado no Qualis/CAPES, área de Administração, desde que o candidato ao Mestrado ou o candidato ao Doutorado tenha sido o primeiro autor.

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“Nosso Programa tem por foco a Gestão Internacional, tanto na perspectiva do marketing quanto da estratégia e inovação. Um mestrado ou doutorado nesta área é um desafio transformador que ilumina mentes e amplia oportunidades profissionais”.
Professor Silvio Luis de Vasconcellos
Silvio Luis De Vasconcellos
Coordenador do curso
Professores do curso

Doutorado em Administração

Início das aulas: 05/02/2024

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

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Matricule-se

Informações sobre o curso de Doutorado em Administração

Modalidade: Presencial

Data de início: 05/02/2024

Período: Vespertino e noturno

Aulas: Às terças e quintas-feiras

Horário: tarde e noite

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

20% DE DESCONTO

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

 

5% DE DESCONTO

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

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Onde o curso acontecerá?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.