12 e 13/03 - Virada Mercado e Consumo 5.0 - Eventos - ESPM
Virada Mercado e Consumo 5.0
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12 e 13/03 – Virada Mercado e Consumo 5.0

SOBRE

Já ouviu falar em consumo 5.0? Fique por dentro dos principais temas dessa área tão inovadora e disruptiva do mercado. Participe dos pockets exclusivos liderados pelos nossos professores.
Confira a programação completa e inscreva-se naqueles que mais te interessarem:

VALOR

Gratuito

DATA

12 e 13/3/2021

HORÁRIO

das 14h do dia 12/03 até as 16h do dia 13/03

ONLINE

o link de acesso será enviado para o e-mail cadastrado

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

12/3 – Sexta-feira

das 14h às 16h

Cinco tendências para um mundo pós-pandêmico

Vamos discutir como o mercado e o consumidor deverão reagir frente a uma grande crise sanitária, econômica e psíquica. Como isso afeta o consumo e a vida das pessoas e de suas famílias?

Prof. Sérgio Lage

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992) e Publicidade e Marketing pela ESPM (1993), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Especialização em Publicidade e Marketing pela Universidade de São Paulo.

Cursou Doutorado na Universidade de São Paulo (2005) Atualmente é consultor e Professor da Pós Graduação (lato sensu) da ESPM e também dos cursos de MBA da FIA/USP e dos Masters do Instituto Europeo di Design 

12/3 – Sexta-feira

das 16h às 18h

Mindset digital e varejo omnichannel

Explore as transformações da digitalização nos movimentos de mercado e comportamentos sociais e de consumo, conhecendo as novas necessidades e oportunidades de alavancagem de conexões pautadas no mindset digital, que potencializa a agilidade, a conveniência e a experiência.

Profa. Paula Costa

Graduada em Publicidade e Propaganda e com MBA de Inteligência e Gestão do Varejo pela ESPM, também tem como formações complementares dentro do varejo Trade Marketing pela ESPM e Visual Merchandising pela FAAP e hoje ministra aulas de Inteligência de Mercado aplicada ao Varejo Omnichannel em curso de formação Master na ESPM. Com experiência em Pesquisa e Inteligência de Mercado pelo Grupo Abril e projetos de Consultoria nas áreas de Comunicação, Marketing e Comercial, atualmente está imersa nos universos de Inovação, Tendências e Comportamento de Consumo no Varejo, atuando remotamente da Europa, na área que engloba Marketing, Inovação e Pessoas na Vimer Retail Experience, empresa de inteligência de varejo que desenvolve projetos que promovem a conexão entre consumidores e marcas através de jornadas experienciais.

12/3 – Sexta-feira

Das 18h às 20h

O hype do envelhecimento: conversas sobre comunicação, consumo e velhice(s)

Uma contextualização sobre a velhice, a fim de desenvolver uma visão mais compreensível e reflexiva sobre o processo de envelhecimento.

Profa. Kareen Regina Terenzzo

12/3 – Sexta-feira

Das 20h às 22h

Pesquisa de mercado: uma ferramenta estratégica poderosa para elevar a conexão das marcas com seus consumidores

Descubra a importância estratégica de pesquisa para o entendimento do consumidor e a definição de possíveis caminhos para atrair e engajar o consumidor 5.0.

Profa. Aline Souza

12/3 – Sexta-feira

Das 22h à 0h

Corpo, marca e consumo na era da diversidade

Vamos discutir a recente inclusão de novos públicos no mercado de consumo, com a segmentação em diversos nichos orientados para a diversidade em algum nível (gênero, sexualidade, LGBTQ+, multicultural, religião, étnica, deficiência física), compreendendo suas especificidades e necessidades em busca de uma comunicação de marca mais adequada.

Profa. Aliana Aires

Aliana Aires é Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM-SP.

Especializou-se em moda plus size na PARSONS – The New School, em Nova York, onde fez Doutorado Sanduíche entre os anos de 2017 e 2018, patrocinado por edital do governo federal brasileiro CAPES-PDSE, tendo atuado como professora e pesquisadora visitante (visiting scholar). É organizadora do evento +Fashion (Fórum sobre moda plus size e diversidade realizado em São Paulo em 2016 e 2018) e do EveryBodies (Evento sobre Moda
plus size, realizado pela Parsons, em Nova York, em 2018).

Atualmente atua como docente em cursos de Graduação e Pós-graduação lato sensu em São Paulo e Teresina. No mercado, Aliana tem mais de dez anos de experiência profissional, com atuação na área de visual merchandising, marketing e consultoria para marcas de moda.

13/3 – Sábado

Da 0h às 2h

Social intelligence: como conhecer o consumidor a partir das redes sociais?

Explore o universo das redes sociais como fonte de inteligência para entender comportamentos e tendências de consumo.

Profa. Helena Junqueira

Helena lidera no Brasil o núcleo de Social Intelligence Analytics na Ipsos, a terceira maior empresa de pesquisa de mercado no mundo.

Trabalha na área de pesquisa há 13 anos, sendo 10 dedicados a metodologias digitais, com foco em Social Intelligence e Comunidades Online.

Trabalhou em empresas como Kantar TNS e E.Life, e hoje realiza projetos de pesquisa em redes sociais para diferentes objetivos: estudos exploratórios, pesquisa de tendências, imagem de marca, performance de campanhas, jornadas de consumo, segmentação de públicos, dados comportamentais, entre outros.

Tem atuado como palestrante convidada em eventos especializados da área de redes sociais e em 2021 passa a integrar o time de professores da pós-graduação ESPM.

É graduada em Ciências Sociais pela USP e em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, com pós-graduação em Pesquisa de Mercado aplicada em Comunicação pela USP.

13/3 – Sábado

Das 8h às 10h

Consumer e market insights nas organizações

Entender como Pesquisa e Market Insights se articula dentro das Organizações e quais os principais tipos de Informações e pesquisas são curados pelo profissional de Marketing Insights.

Prof. Fábio Paiva

  • Há 16 anos especialista no desenvolvimento de marcas internacionais através de Consumer Insights
  • Pesquisa Sensorial
  • Pesquisa de orientação de processos de inovação
  • Monitoramento de consumidor e de mercado
  • MBA em Administração FIA USP
  • Administração de Empresas Públicas EAESP – FGV
  • Bacharel in História pela FFLCH – USP
  • Licenciado pela FE – USP
  • Autor do livro: “O Executivo que Gostava de Ler” , Nobel, 2009

13/3 – Sábado

Das 10h às 12h

Consumo, publicidade e imaginário cultural

Conheça mais sobre o campo da antropologia de consumo e alguns de seus principais autores e conceitos. Vamos explorar alguns filmes que nos ajudam a refletir sobre os temas da cultura, do consumo e da publicidade, assim com exemplos práticos de mercado.

Profa. Marina Frid

13/3 – Sábado

Das 12h às 14h

Disrupção para alimentar o crescimento das marcas na pós-pandemia

Entenda como, em um mundo pós-pandemia global, fazer crescer marcas por meio da disrupção e como evoluir da diferenciação para a disrupção, saindo da zona de conforto.

Profa. Silvia Quintanilha

13/3 – Sábado

Das 14h às 16h

Não há futuro sem inclusão

A importância da diversidade como tendência social e nos negócios.

Prof. Fábio Mariano Borges

Atua há mais de 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda. Cursou Ciências Sociais na USP. Temas de docência: Marcas e Causas, Reclamações do Consumidor, Net-ativismo, Consumo Responsável, Inclusão e Direitos Humanos no Consumo e nas Organizações, Consumidor Cidadão, Antropologia e Sociologia do Consumo, Pesquisa de Mercado/Inteligência Competitiva, Comportamento do Consumidor, Consumer Insights, Tendências, Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares, Segmentos de Consumo Contemporâneo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na Pós/MBA da USP/Ribeirão Preto, Esalq/USP, FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, Insper e Universidade São Judas Tadeu. Orientador de TCC e projetos de iniciação científica. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.

Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, marcas e causa, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências. Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, gênero, inclusão e diversidade, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano. Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor. Atual Diretor Executivo da Insearch – Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como Twitter, Google, Carrefour, Janssen, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, Goodyear, Walmart, entre outras. Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope. Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003. Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR. Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor.

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