25/08 a 29/09 - Webinários ESPM/Irelgov - Eventos Graduação online Nacional - ESPM
Webinários ESPM/Irelgov
Home Eventos

25/08 a 29/09 – Webinários ESPM/Irelgov

TEMA:

Série Webinar Relações Governamentais em perspectiva - dos fundamentos ao perfil profissional do século XXI

SOBRE

Série exclusiva de webinários, uma parceria da IrelGov e do nosso curso de Relações Internacionais, com o objetivo de fortalecer a área de relações governamentais e difundir boas práticas no setor.

Cada encontro terá a participação de acadêmicos e profissionais reconhecidos, que apresentarão as principais perspectivas teóricas e as práticas de mercado. As inscrições são individuais, por webinar. Participe!

PARCERIA

INSCREVA-SE:

VALOR DO EVENTO

Gratuito

DATA

25/08 a 29/09

HORÁRIO

18h às 19h30

ONLINE

ONLINE – Via Zoom. O link de acesso será enviado via e-mail.

25/08

Os desafios e os caminhos do advocacy no Brasil

Palestrantes

Andrea Gozetto

Diretora Executiva da Gozetto & Associados

Mestre em Sociologia Política pela Unesp, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e Coordenadora Acadêmica do MBA em Relações Governamentais da FGV/SP.

Silvia Fagnani

Sócia na ThinkBrasil

Administradora, formada em Comércio Exterior, com especializações em Relações Internacionais, Negociações Internacionais, Compliance e Governança, Relações Governamentais e Riscos Políticos, Mestranda pela The Fletcher School of Law and Diplomacy em Relações Internacionais e Diplomacia.

Silvia anteriormente foi consultora para Assuntos de Comércio Exterior na WCA Consultoria e Comércio Exterior e dirigiu o Sindag/Sindiveg – Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Defesa Vegetal, onde atuou como principal porta-voz e representante da Indústria de Defensivos Agrícolas.

Participou da criação da Linha Verde, que deu origem ao OEA do Ministério da Agricultura; da redação e debate de diversas normas e regulamentos e Projetos de Lei para o setor de Defensivos Agrícolas; da criação da Comissão Especial de Produtos Fitossanitários; do estabelecimento de novas regras para Seguro Rural; da Campanha de Combate aos Agrotóxicos Ilegais; de alterações tarifárias e medidas de defesa comercial, como o anti-dumping do Glifosato; das Negociações de diversos Acordos Internacionais de Comércio e Tratados Ambientais.

Foi conselheira do Instituto Pensar Agropecuária, Conselheira do Instituto Procomex, Vice-presidente do Comitê de Comércio Exterior da Amcham, Diretora do Departamento de Insumos Agropecuários da Fiesp e membro de diversas Camaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura.

Atualmente à frente da ThinkBrasil Consultoria em Diplomacia Corporativa e Relações Governamentais, representa seus clientes diante dos poderes Executivo e Legislativo nos âmbitos federal, estadual e municipal e tem usado as lives do seu canal no Instagram como ferramenta transparente de advocacy.

Mediador

Marcello Baird

ESPM

Professor do curso de relações internacionais ESPM

Graduado em relações internacionais e em ciências sociais, mestre e doutor em ciência política pela USP, é professor do curso de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e do MBA em Relações Governamentais na Fundação Getulio Vargas (FGV). Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, no Instituto Sou da Paz e atualmente é coordenador de advocacy na ACT Promoção da Saúde.

01/09

Representação de interesses e as estratégicas de lobby

Palestrantes

Laís Thomas

Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais

Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Núcleo de Estudos Globais (NEG) e do Projeto Politizar (ALEGO e Câmara Municipal de Goiânia). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFG. Doutora e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) San Tiago Dantas – Unesp, Unicamp e PUC-SP, com estágio de pesquisa de doutorado na Georgetown University (BEPE/Fapesp). Também no PPGRI San Tiago Dantas realizou sua Pesquisa de Pós-Doutorado. Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp.

Especialista em Lobbying com formação pelo Public Affairs and Advocacy Institute (PAAI – Washington, DC) e European Public Affairs and Advocacy Institute (EPAAI – Bruxelas) ambos vinculados a American University, e pelo European Summer Institute on the Future of Europe (Praga, República Tcheca). Membro do Conselho de Diretores da Advanced Biofuels USA. Vencedora do Prêmio Top Etanol 2011 realizado pelo Projeto AGORA/União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e Vencedora do prêmio acadêmico da National Ethanol Conference em 2015 promovido pela Renewable Fuels Foundation e pela Renewable Fuels Association, nos Estados Unidos. Vice diretora da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) da Regional Centro Norte desde 2019.

Carlos Lima

IBRAC

Diretor Executivo

Formado em Administração de Empresas pela PUC do Rio de Janeiro. Possui mais de 10 anos de atuação para o desenvolvimento e a execução de estratégias de defesa de interesses de setores relevantes da economia. Atualmente ocupa a posição de diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC.

Mediador

José Luiz Pimenta Jr.

ESPM

Professor do curso de relações internacionais ESPM

Doutor e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor da Graduação em Relações Internacionais e da Pós Graduação em Negócios Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É Gerente Executivo de Relações Governamentais da AMCHAM e atuou previamente na Associação Brasileira de Proteína Animal, FIESP e BRF.

15/09

Comunicação e gestão de crise como ferramenta das relações governamentais

Palestrantes

Patricia Guimarães Gil

ESPM

Professora jornalismo ESPM

Jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Mestre em Public Policy & Governance pela University of New South Wales  (Austrália), onde também realizou estágio doutoral. Foi sócia do Grupo Máquina PR, além de repórter e editora de diversos veículos de mídia nacionais.  É professora da ESPM nas áreas de Comunicação Corporativa, Estratégias de Comunicação, Planejamento e Teorias da Comunicação.

Felipe Seligman

JOTA

CEO

Felipe Seligman é jornalista com MBA no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e co-fundador do JOTA. Antes de fundar o JOTA, trabalhou por sete anos no jornal Folha de S. Paulo, responsável pela cobertura do Judiciário, em Brasília. Lá, ganhou o prêmio de excelência da Sociedad Interamericana de Prensa e participou da equipe vencedora do Prêmio Esso de Melhor Contribuição de 2013. Antes da Folha, foi repórter da agência de notícias Inter Press Service, em Brasília, e no escritório de Nova York durante o ano de 2006.

Mediador

Valéria Rossi

IRELGOV

Conselheira do Eixo de Comunicação & Advocacy

Valéria Rossi atua no setor de óleo e gás desde 2009. É responsável pela área de Assuntos Institucionais e Governamentais da ExxonMobil no Brasil, onde cuida dos departamentos de Comunicação, Relações Governamentais, Cidadania Corporativa e Patrocínios.

Formada em jornalismo pela PUC-RJ, iniciou a sua atuação profissional como repórter, passando por algumas das principais redações do país (O Dia, O Globo, Jornal do Brasil e Extra), além de ter atuado como correspondente em Londres e trabalhado em Relações Públicas. É lider no do  grupo Midas no Rio de Janeiro, voltado para o empoderamento de lideranças femininas do setor privado na área de relações governamentais e afins.

22/09

O profissional de Relações Institucionais e Governamentais do séc. XXI: desafios e perspectivas

Palestrantes

Ana Almeida

Profissão RelGov

Aos 32 anos, sou cientista política, bacharel em Direito, especialista em comércio exterior, administração pública e telecomunicações; e mestranda em comunicação. Atuo há 11 anos no mundo de políticas públicas, relações governamentais e internacionais, tendo participado desde negociação de acordos internacionais até gestão de conflitos municipais.
Além da carreira em RelGov, estou à frente do Hub @Profissãorelgov junto com a Raquel Almeida; participo do grupo de debates do canal NA.POLITICA e ainda, pesquisadora acadêmica na área de gestão para inovação (GESCONPP/UnB/CNPq) – entusiasta das pautas de transporte, mobilidade, tecnologia, inovação, ambiente digital e telecomunicações.
Sou casada e ninguém me chama de Anna (Bia é quase unanimidade). Desde pequena, meus pais sofrem por eu ser ligada nos 220v. Sou viciada em pipoca e apaixonada por memes (yeah!).

Raul Cury

IRELGOV

Conselheiro do Eixo de Carreira & Futuro da Profissão

Advogado de formação, com especialização em Direito de Trabalho, e exerceu advocacia empresarial por 7 anos.

Há 14 anos ingressou no mercado de recrutamento de Executivos, sendo especializado nas áreas de Legal, Compliance e Corporate Affairs.

Raul é sócio fundador da VITTORE Partners e um dos pioneiros no recrutamento para o mercado de Relações Governamentais no Brasil e América Latina.

Com especialização em Global Advocacy and International Lobbying pela George Washington University, Raul é um dos idealizadores do Anuário ORIGEM – o 1° Anuário de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Brasil, que tem como objetivo ajudar a dar transparência na atividade de LOBBY e mostrar ao mercado quem são os principais profissionais de RIG do país à frente das maiores empresas privadas, entidades de classe setoriais de âmbito nacional, consultorias especializadas, escritórios de advocacia com essa área de atuação e instituições do terceiro setor.

Mediador

Ariela Zaneta

TOTVS

Coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais

Possui graduação em Relações Internacionais com Ênfase em Marketing e Negócios pela ESPM/SP (2014) e é Mestre em Administração de Empresas com especialização em Estratégia Empresarial pela FGV/SP (2018). Foi profissional de Relações Institucionais e Governamentais da ÁPICE, Associação do setor de produtos esportivos.  Atualmente é Coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da TOTVS, maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, e líder do Grupo de Trabalho de Formação de Talentos da Brasscom, associação que representa o setor de TIC.

29/09

O papel dos Think Thanks nas relações governamentais

Palestrantes

Roberta Braga

Atlantic Council

Diretora

Roberta Braga is an associate director at the Atlantic Council’s Adrienne Arsht Latin America Center, where she leads projects on Brazil, disinformation and misinformation in elections, trade integration, and energy in Latin America. During her time at the Council, Roberta has co-led the Center’s #AlertaVenezuela and #ElectionWatch Latin America projects focused on exposing disinformation in and around Venezuela and around elections in Brazil, Mexico, and Colombia, respectively; launched the Center’s work on deepening US-Brazil trade and foreign direct investment; and executed projects on NAFTA’s (now USMCA) impact on energy supply chains.

Braga also manages the Center’s media and communications strategy and outreach, engaging leading journalists in the US and Latin America to maximize impact around the Center’s activities. Braga previously worked as a strategic communications analyst at the US Department of Homeland Security, and at Promega Corporation, an international biotechnology firm headquartered in Madison, Wisconsin.

She has been published in major media outlets and provides English- and Portuguese-language commentary on political and economic issues in Latin America, including for The New York Times, The Wall Street Journal, The Los Angeles Times, The Financial Times, Axios, Brazil’s O Globo and Folha de S.Paulo, among others.

Originally from Brazil, she is a native Portuguese- and English-speaker, and fluent in Spanish.

Julia Dias

CEBRI

Diretora-Presidente

Julia Dias Leite, Diretora-Presidente do CEBRI. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Ocupou cargos de direção nas principais instituições independentes do setor no Brasil e desenvolveu relacionamento com representantes da iniciativa privada, governos e entidades oficiais nacionais e no exterior, em especial da América do Sul, Estados Unidos e Ásia. Dentre elas, foi Secretária Executiva do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, colaborou na área de pesquisas com o Council of the Americas, em Nova York. É Fellow do Inter-American Dialogue e, em 2017, foi a representante brasileira no International Visitor Leadership Program, do Departamento de Estado americano. É Presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding.

Mediador

Saulo Nogueira

Acesso Internacional

Mestre em Diplomacia Comercial pelo Middlebury Institute of International Studies (EUA), mestrando em Relações Internacionais pela USP e bacharel em Administração de Empresas pela Cardiff University (Reino Unido). Durante 15 anos, Saulo trabalhou em associações empresariais (ABIMAQ e FIRJAN), think tank (ICONE), consultoria (Acesso) e multinacionais (General Motors e Teneo Holdings). Na área de exportação, realizou planejamento de exportação para setores agrícolas e da indústria brasileiras, assim como analisou barreiras comerciais visando aumentar as exportações brasileiras. Saulo também prestou assessoria de relações governamentais para multinacionais com investimentos no Brasil, assim como análise econômica e da política comercial brasileiras para governos estrangeiros. Nos últimos anos, Saulo realizou pesquisas sobre questões que dificultam as exportações agrícolas brasileiras, inclusive para a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária), visando formular estratégias junto às entidades empresariais.

Saulo trabalhou no Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Comerciais – ICONE, um think-tank de comércio internacional, de 2006 a 2010. Participou de pesquisas e coordenou vários projetos junto a entidades brasileiras, internacionais e governos estrangeiros, sobre o comércio internacional da agricultura, inclusive sobre as negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do comércio (OMC). Em 2014, criou o Instituto de Relações Governamentais – IRelGov, junto com colegas de um curso no Insper sobre Relações Governamentais. Trabalhou no exterior por três anos, além de ter feito estágios em organizações internacionais, como nas Nações Unidas (UNIDO), no CTBTO e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Translate