ESPM Media Lab
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ESPM Media Lab

Laboratório que investiga, através de pesquisas básicas e aplicadas, as principais transformações na comunicação contemporânea e na cultura digital

É um espaço produtor de estudos originais para diferentes segmentos da sociedade e um polo difusor de conhecimento que aproxima os universos acadêmico e mercadológico.

O laboratório é operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos dos doutorados, mestrados, pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM. Fica sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu da ESPM.

O laboratório conta com patrocinadores e parceiros, com os quais desenvolve pesquisas, estudos, experimentos, seminários, cursos, dentre outras atividades e produtos.

Instituições interessadas em se juntar ao grupo de patrocinadores poderão propor projetos de pesquisas e estudos, passando a ter acesso a todo o conhecimento produzido pelo ESPM Media Lab.

Famílias e Tecnologia

Este núcleo se dedica às investigações das relações familiares e o consumo de tecnologia, passando por diversos suportes tecnológicos, como tablets, smartphones, laptops etc,  assim como por conteúdos variados, como games e aplicativos, até sites de redes sociais como  o Facebook, o YouTube, o Twitter e o Instagram. Os estudos exploram dinâmicas sociais e comunicacionais que o universo digital proporciona, considerando implicações no desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes, assim como possíveis impactos nas dinâmicas familiares, dentre outros temas.

Digital Analytics

De uma maneira geral, esta área acolhe pesquisas que investigam relações entre dados digitais e significados que possam servir como conhecimento para otimizar planejamentos estratégicos, gestões de operações,  ações de marketing etc. De modo mais específico, é uma área dedicada a pesquisar como as empresas conseguem obter vantagem competitiva a partir da análise das relações entre suas presenças digitais e as interações com os seus públicos e seus consumidores.

Índice de Maturidade Digital

É de extrema importância, que empresas, independente do setor em que atuem, saibam do valor de se ter uma boa presença digital e um alinhamento das tecnologias atuais com suas estratégias de negócio. Diferenciais como a maturidade digital, são apontados em pesquisas realizadas no exterior como um dos grandes diferenciadores entre empresas concorrentes. As empresas maduras digitalmente, também chamadas de Digiratis, normalmente tem lucro 26% maiores que seus pares na mesma indústria segundo pesquisa do MIT. Por isso ter um controle das ações realizadas no âmbito digital é importante e deve ser levado cada vez mais a sério.

Mídias e Redes Sociais

Este núcleo se dedica a pesquisar e investigar as chamadas redes e mídias sociais, compreendidas como os espaços digitais de sociabilidade como o Facebook, o Twitter, Instagram, YouTube e afins. O objetivo maior deste núcleo de pesquisa é compreender as lógicas, práticas e características das dinâmicas sociais e comunicacionais nos diferentes espaços digitais que reúnem diferentes públicos, marcas e instituições, oferecendo à sociedade como um todo, e ao mercado, em particular, significados e sentidos originais que emergem a partir da análise das redes sociais.

Novos Meios e Novas Linguagens

Este núcleo é destinado, como o nome já indica, a pesquisar e investigar linguagens e novos meios emergentes, a partir das inovações e usos tecnológicos feitos por diferentes públicos, no campo das práticas de comunicação contemporâneas. Busca-se, especificamente, explorar arranjos e ambientes midiáticos (Pereira, 2009) originais, as características principais das suas dinâmicas, bem como seus efeitos sobre a cultura e a o mercado.