Núcleo de estudos do Agronegócio
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Núcleo de estudos do Agronegócio

A crescente demanda de uma população mundial, que deve chegar em algumas décadas a 10 bilhões de habitantes, é o principal desafio do setor do agronegócio.

Neste cenário, o Brasil se destaca pela sua competitividade global, conquistada pela vocação do país para a produção agropecuária e suas vantagens comparativas. Internamente, o setor tem representado algo próximo a 1/4 do PIB, 1/3 dos empregos formais e metade das exportações nacionais, além de ainda apresentar potencial de crescimento significativo na próxima década.

Entretanto, em tempos de modernização tecnológica, aumento de competitividade e maiores exigências em relação ao meio ambiente, os empreendedores e gestores do setor precisam estar preparados para sustentar a posição de liderança e aproveitar na plenitude as oportunidades de negócios que se apresentam. Tal preparação deve ser obtida na profissionalização da gestão, em todos os segmentos das cadeias de valor e nos diversos níveis organizacionais, para assegurar o êxito das ações destes profissionais.

Neste sentido, o Núcleo de Estudos do Agronegócio tem como missão o desenvolvimento das competências necessárias aos gestores atuais e futuros para atuar no setor. Segundo o Prof. Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do núcleo: “A principal crença do núcleo é que a aplicação do conhecimento com excelência nas áreas de estratégia, gestão e marketing contribui para um agronegócio brasileiro mais competitivo e sustentável”. Dentre as atividades desenvolvidas, está a oferta de cursos de Pós-Graduação, Educação Continuada e de Férias, além de estudos e pesquisas para empresas e outras organizações de destaque, visando atender às principais demandas na gestão e marketing dos atores deste setor.