Observatório de Multinacionais
Home A ESPM Pesquisa ESPM

Observatório de Multinacionais

Centro internacional de pesquisa científica que concentra seus esforços no estudo do processo de internacionalização de empresas brasileiras

Ele nasce a partir de pesquisa realizada no âmbito do Centro de Altos Estudos da ESPM – CAEPM, cujo objetivo consiste em promover a geração de conhecimentos de fronteira orientados para a inovação.

Missão: “Ser um centro de excelência acadêmica no mapeamento e na difusão de informações sobre investimentos brasileiros no exterior.”

Linhas de pesquisas

Perfil das multinacionais brasileiras

Busca monitorar os investimentos brasileiros no exterior em diferentes setores competitivos, como: setor primário/extrativista, manufatureiro e de serviços.


Internacionalização de franquias brasileiras

Estuda o processo de internacionalização das franquias brasileiras, seus motivadores e desafios.


Gestão de Marcas Globais

Desenvolve metodologias gerenciais e ferramentas de diagnóstico com foco no processo de gestão global de marcas.


Gestão intercultural

Procura entender questões relacionadas ao Global Mindset e estilo gerencial brasileiro no âmbito dos negócios internacionais e os diferentes aspectos da gestão de pessoas em empresas multinacionais brasileiras.


Competitividade internacional

Auxilia as empresas brasileiras e seus gestores no desenvolvimento de capacidades distintivas que implicam no incremento da competitividade empresarial em termos globais.


Inovação global

Investiga o processo de criação e transferência de inovação em empresas brasileiras internacionalizadas e os fatores que influenciam nessa dinâmica.

Parcerias

O Observatório de Multinacionais realiza diversas parcerias de pesquisa para execução de suas investigações. Atualmente possui convênio com a Universidade de São Paulo (FEA/USP), University of Adelaide (Austrália), Thunderbird School of Global Management (EUA) e possui parcerias com pesquisadores e organizações no Brasil e no exterior.

Patrocinadores

Os patrocinadores podem propor projetos de pesquisas e dispor de acesso a todos os estudos desenvolvidos, além de outras contrapartidas. O Observatório de Multinacionais está aberto a solicitações de pesquisas avulsas.

Publicações

Inovação em Multinacionais Brasileiras: Aprendendo com as Subsidiárias Estrangeiras

Innovation at Brazilian Multinationals: Learning from Foreign Subsidiares

Balanço das 100 Multinacionais Brasileiras: na Busca por Mercados e Consumidores Globais

Lista das 100 Multinacionais Brasileiras

An Overview of 100 Brazilian Multinationals: The Search for Global Markets and Consumers

Monitoring Brazilian FDI in Latin America

What to Expect from Brazilian Leaders: Orchestrating People in a Global World

O que Esperamos de Nossos Líderes: Orquestrando Pessoas em um Mundo Global