Assurance of Learning (AoL) na ESPM
Na ESPM, o Assurance of Learning (AoL) garante que cada etapa do aprendizado seja alinhada às necessidades do mercado, formando líderes prontos para transformar negócios
O que é o Assurance of Learning (AoL)?
O Assurance of Learning (AoL) é um processo utilizado na ESPM para avaliar se os alunos estão adquirindo as competências necessárias ao longo do curso. Através desse acompanhamento, garantimos que o aprendizado previsto em cada programa esteja sendo alcançado, e fazemos ajustes no conteúdo ou na metodologia, se necessário. É uma maneira de assegurar que o ensino esteja sempre em sintonia com o que o mercado de trabalho espera.
Objetivo do AoL é garantir que o conteúdo oferecido pela ESPM esteja alinhado com as competências que o mercado exige. A cada ciclo de avaliação, verificamos o progresso dos estudantes em relação a habilidades.
Qual o impacto do AoL para a ESPM e para os estudantes?
Para a ESPM, o AoL representa uma ferramenta importante para manter a qualidade do ensino e a relevância dos cursos. Ele permite que a instituição ajuste continuamente o currículo e as práticas pedagógicas, sempre buscando o aprimoramento. Além disso, o AoL está em conformidade com as exigências da AACSB, uma acreditação internacional que preza pela melhoria contínua na educação de negócios.
Para os estudantes, o AoL garante que eles estão desenvolvendo as competências essenciais que o mercado de trabalho espera. Isso ajuda a ESPM a formar profissionais mais preparados e competitivos. Além disso, o processo permite que os alunos recebam feedback contínuo sobre seu desempenho, o que os ajuda a identificar suas forças e áreas que podem ser aprimoradas, melhorando seu desenvolvimento ao longo do curso.
Como o AoL funciona na prática?
O processo do AoL é cíclico e contínuo. Ele começa com a definição dos objetivos de aprendizagem esperados para cada curso. Durante o semestre, o desempenho dos alunos é monitorado e avaliado. Os dados coletados são analisados pelos professores e coordenadores, que discutem se as metas estão sendo alcançadas. Caso haja necessidade, ajustes são feitos nos conteúdos, metodologias de ensino ou nas formas de avaliação para garantir que os resultados sejam atingidos.
Participação da Comunidade ESPM no AoL
O AoL não é um processo isolado. Ele envolve a colaboração de várias partes da comunidade ESPM. Aqui estão os principais grupos que participam ativamente na construção e melhoria do processo de aprendizagem:
Professores
Os professores desempenham um papel fundamental na implementação do AoL, não apenas ministrando o conteúdo, mas também participando da avaliação dos resultados de aprendizagem. Eles colaboram na análise dos dados coletados e fazem ajustes no currículo, garantindo que o ensino esteja sempre alinhado com as necessidades dos estudantes e do mercado.
Estudantes
Os estudantes estão no centro do processo AoL. Sua participação é fundamental, tanto nas avaliações quanto no feedback contínuo. Ao compartilhar suas experiências e desafios, os estudantes ajudam a identificar pontos fortes e áreas a melhorar no currículo, contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino.
Alumni
Os ex-alunos trazem uma visão valiosa para o processo AoL, fornecendo insights sobre como as competências adquiridas na ESPM se aplicam no mercado de trabalho. Ao participar de encontros, mentorias e pesquisas, os ex-alunos ajudam a ESPM a ajustar o currículo de acordo com as demandas reais das empresas e setores em que atuam.
Empresas e Parceiros de Mercado
As empresas que contratam nossos egressos e participam de projetos com a ESPM têm um papel importante no AoL. Elas fornecem feedback sobre as competências mais valorizadas e as novas tendências do mercado, ajudando a ESPM a ajustar seus cursos e formar profissionais alinhados com as expectativas das organizações.
Comunidade Acadêmica e Administrativa
Membros da comunidade ESPM, como os coordenadores de curso e a equipe administrativa, estão envolvidos no planejamento e na implementação do AoL. Eles ajudam a garantir que o processo esteja bem estruturado e alinhado com os objetivos institucionais.
O que esperar do AoL no futuro?
O AoL continuará sendo um pilar central na ESPM, ajudando a adaptar o ensino às mudanças do mercado e às necessidades dos alunos. Com um ciclo contínuo de avaliação e melhoria, o AoL permite que a instituição evolua constantemente e que o currículo esteja sempre atualizado. A participação ativa da comunidade ESPM será essencial para manter esse processo dinâmico e eficaz.
Fluxo de Desenvolvimento do Novo AoL-ESPM
Fases já realizadas
Passo 1
Desenvolvimento de Competências
Missão Institucional como Pilar Central
O desenvolvimento do Novo AoL da ESPM está diretamente ligado à nossa missão institucional. Todo o processo de Assurance of Learning (AoL) é orientado pela meta de formar líderes capazes de transformar negócios e a sociedade por meio do marketing e áreas correlatas.
Planejamento Estratégico 2030
Em 2024, a ESPM, por meio da Vice-Presidência Acadêmica, formulou o Planejamento Estratégico 2030. Esse planejamento é o guia para as ações futuras e define o perfil do egresso da ESPM. Ele estabelece as metas e os objetivos da instituição, integrando as competências que nossos alunos precisam para se destacarem no mercado de trabalho.
Estudos e Alinhamento de Competências
Com base no planejamento estratégico, foram realizados estudos aprofundados sobre as melhores práticas de ensino, utilizando como referência instituições de ensino renomadas e os padrões de acreditação da AACSB. A partir desses estudos, foram catalogadas as competências essenciais para o perfil do egresso da ESPM, todas elas alinhadas aos eixos de conhecimento integrados no Planejamento Estratégico 2030.
Fase Atual de Planejamento
Prioridade de Competências pela Comunidade AoL
Atualmente, a ESPM está envolvida na fase de priorização das competências propostas. Esse processo ocorre em colaboração com a Comunidade AoL, que envolve professores, alunos, ex-alunos, empresas e demais stakeholders. O objetivo é selecionar as 5 competências que serão avaliadas ao longo dos próximos anos, priorizando aquelas que mais se alinham ao perfil de liderança transformadora que buscamos formar.