Na ESPM, a graduação em Design une criatividade, inovação e visão de mercado para formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos
Ao escolher uma carreira criativa, muitos estudantes buscam entender como funciona a faculdade de design: o que se aprende, quais são as áreas de atuação e como é a formação na prática. Com cursos nas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a Graduação em Design da ESPM oferece uma combinação de criatividade, inovação e visão de mercado, preparando profissionais conectados às transformações contemporâneas.
“O curso de Design da ESPM vai além da estética: formamos profissionais capazes de unir criatividade, tecnologia e estratégia para liderar processos de inovação no mercado. Para nós, o design é também uma ferramenta cultural e de negócios, por isso preparamos designers globais, críticos e conscientes, prontos para protagonizar as transformações do futuro”, afirma Carolina Bustos Raffainer, Coordenadora da graduação em Design da ESPM-SP.
O curso também acompanha de perto as transformações do mercado criativo, especialmente no uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA). Segundo Luciano Tardin Pinheiro, Coordenador da Graduação em Design na ESPM-Rio, essa atualização constante é fundamental para formar profissionais preparados para um cenário em rápida mudança.
“Se, por um lado, a IA democratiza e acelera processos criativos, por outro, exige uma postura crítica e estratégica do designer. É nesse equilíbrio que trabalhamos com nossos alunos, explorando tanto o potencial quanto os limites da IA”, explica Tardin.
Mas antes de se aprofundar nessa graduação, é importante entender o que é design e o que faz um profissional dessa área.
O que é design
Design é a atividade de planejar e criar soluções criativas e inovadoras para resolver problemas ou aprimorar produtos, serviços e experiências, combinando aspectos funcionais e estéticos para atender necessidades de usuários e empresas. Embora possa parecer apenas estética, o design é um processo estratégico que envolve pesquisa, metodologia e um profundo entendimento do contexto para otimizar a funcionalidade e a comunicação de algo.
O campo do design é amplo e reúne diferentes vertentes de atuação, como:
- Design gráfico: criação de identidades visuais, editoriais, interfaces digitais e materiais de comunicação;
- Design de produto: desenvolvimento de objetos, embalagens e soluções físicas que aliam estética, função e inovação;
- Design de produção: planejamento e execução de processos que garantem a viabilidade e qualidade de projetos de design;
- Design digital e UX/UI: concepção de interfaces, experiências digitais e produtos interativos;
- Design de serviços: estruturação de jornadas e experiências para melhorar a relação entre pessoas, empresas e instituições;
- Design de animação: desenvolvimento de narrativas visuais em 2D, 3D, efeitos e motion graphics.
O que é um designer
Um designer é um profissional que traduz problemas em soluções visuais e funcionais, criando experiências que vão desde a identidade de uma marca até interfaces digitais, produtos e animações. No dia a dia, esse trabalho envolve pesquisa, experimentação, domínio de tecnologias e a capacidade de pensar de forma crítica e integrativa.
A ESPM prepara seus estudantes para serem profissionais com habilidades para atuar em diferentes áreas: de branding e UX/UI a design de serviços, embalagens, editorial, animação e muito mais. Mais do que executar projetos, ele é capaz de liderar processos criativos, propor inovações e dialogar com múltiplas áreas, do marketing à tecnologia.
O que se aprende na faculdade de Design
Na Graduação em Design da ESPM, o aprendizado cobre toda a amplitude da área: identidade visual, UX/UI, tipografia, embalagens, design de serviços, branding, design digital e muito mais.
No campus do Rio de Janeiro, os alunos podem optar também pela trilha de Design de Animação, com foco em 2D, 3D, efeitos visuais e motion graphics, atualmente considerado um dos segmentos mais promissores da indústria criativa.
Mais do que uma formação técnica, a Graduação em Design desenvolve pensamento crítico, repertório cultural e visão empreendedora. Tudo com o DNA da ESPM, em que design, inovação e estratégia caminham juntos.
Como é o curso de Design da ESPM
A estrutura do curso é composta pelas Major, que são as disciplinas obrigatórias que formam a base da graduação, e pelas Minors, trilhas de especialização que direcionam a carreira, atividades práticas e disciplinas de desenvolvimento pessoal.
A Graduação em Design da ESPM é dividida em Ciclo de Preparação Profissional e Ciclo de Inserção Profissional. Além das Majors e Minors, os estudantes participam do LifeLab, programa que desenvolve competências humanas transversais, e da Extensão, que inclui práticas em agências, empresas experimentais e juniores.
Cada campus oferece possibilidades específicas:
ESPM São Paulo
O aluno tem contato com áreas como service design, product design, UX/UI, embalagens, editorial, design ambiental e 3D, além da possibilidade de escolher Minors como concept product design, fashion design & business, digital product design e visual communication.
O currículo também inclui disciplinas de negócios, economia e gestão, ampliando a visão estratégica do designer.
ESPM-Rio
A formação pode seguir pela trilha de comunicação visual, com foco em branding, UX/UI, design digital e de serviços, ou pela trilha de design de animação, que trabalha com 2d, 3d, efeitos visuais e storytelling visual.
Também estão disponíveis Minors como design de superfície e estamparia, digital product design e game design & creative tech.
Quanto tempo dura a faculdade de Design
O curso tem duração de quatro anos. No primeiro e segundo ano, as aulas são realizadas em período integral, ou seja, manhã e tarde. Já no terceiro e quarto, elas ocorrem no noturno.
Na ESPM-SP, a Graduação de Design tem carga horária de 3.510 horas, no campus do Rio de Janeiro, de 3.750 horas.
O design brasileiro
O design brasileiro é reconhecido pela diversidade cultural, originalidade e pela capacidade de traduzir contextos complexos em soluções criativas e inovadoras. Essa identidade se reflete em áreas como comunicação visual, identidade de marca, embalagens, editorial, UX/UI, design digital, serviços e animação.
No mercado nacional, o design tem papel estratégico para o fortalecimento de marcas, a criação de experiências digitais relevantes e o desenvolvimento de produtos e serviços que aproximam empresas e consumidores. Ele se destaca em setores como branding, embalagens, comunicação visual e experiências digitais, entre outros.
No cenário internacional, o design brasileiro desperta atenção pela versatilidade e pela capacidade de unir repertório cultural a uma abordagem global e contemporânea. Projetos de design gráfico, embalagens e animação já foram reconhecidos em prêmios internacionais como o iF Design Award, o Red Dot Design Award e o A’ Design Award, evidenciando que o Brasil ocupa um lugar de destaque na indústria criativa mundial.
Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Design da ESPM!
Leia também
Entenda como é a faculdade de Comunicação e Publicidade
Ciências Sociais e do Consumo: conheça o curso
Faculdade Ciência de Dados: tudo o que você precisa saber
Entenda como é a faculdade de Direito
Entenda como é a faculdade de Administração
Entenda como é a faculdade de Relações Internacionais