Certificado é um critério de seleção em muitos processos seletivos e a formação é um diferencial importante em um mercado cada vez mais competitivo
Diante das constantes transformações no mercado de trabalho e do surgimento de novas profissões, é natural se perguntar: ainda vale a pena fazer faculdade? Para ajudar a esclarecer essa dúvida, que é bastante comum, conversamos com Adriana Gomes, Coordenadora Nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.
Curso superior ainda é importante?
Segundo Gomes, um curso superior é mais do que uma etapa acadêmica: é uma alavanca que impulsiona o crescimento profissional e pessoal do estudante. Afinal, além de oferecer uma formação técnica, a graduação contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais importantes para uma carreira de sucesso.
“A faculdade estimula o pensamento crítico, a autonomia e a capacidade de resolver problemas”, destaca a Coordenadora. “No aspecto pessoal, promove autoconhecimento, resiliência e desenvolvimento de habilidades sociais. No profissional, prepara o indivíduo para atuar com mais segurança, ética e competência em sua área de escolha.”
Embora existam diversas razões que motivam alguém a iniciar uma graduação, como a procura por melhores oportunidades de emprego, para muitos estudantes os estudos representam a realização de um sonho. “Muitos buscam a faculdade como um caminho para transformar sua realidade e conquistar independência.”
O diploma universitário ainda é exigido pelo mercado?
Gomes ressalta que ter uma graduação é um diferencial importante em um mercado cada vez mais competitivo, uma vez que o diploma demonstra comprometimento, disciplina e capacidade de aprendizado contínuo.
“Apesar de escutar comentários que dizem o contrário, usando a minha realidade como Coordenadora, onde tenho contato diário com dezenas de empresas, posso afirmar que essa formação é fundamental.”
A profissional explica que o certificado de conclusão de curso ainda é um critério de seleção em muitos processos seletivos. “Além disso, está associado a salários maiores, cargos de liderança e menor taxa de desemprego”, pontua.
Ela reforça que, mesmo que existam caminhos alternativos, o ensino superior ainda é uma das formas mais sólidas de inserção e ascensão profissional.
Conheça os cursos Tecnólogos da ESPM
Se você procura um ensino de excelência que ajude a ingressar rapidamente no mercado de trabalho, os cursos de Graduação Tecnólogos da ESPM são uma boa opção.
A Escola oferece quatro opções com dois anos de duração: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e Logística.
As aulas acontecem nos campi da ESPM no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, e ao final de cada semestre o estudante recebe certificações intermediárias.