Technology Foresight and Marketing Intelligence

Curso avançado destinado à C-Levels que exercem cargos de liderança dentro de suas organizações e que hoje buscam desenvolver aspectos de sua liderança tendo em vista o atual momento de transformações dos negócios suportados pela tecnologia e forte orientação às necessidades e desejos dos clientes (customer centric business). Busca-se trazer as experiências da IBM e da ESPM no estudo destas transformações futuras visando ajudar os gestores a melhor entender as direções possíveis desta evolução.

CRONOGRAMA

Serão realizados 8 encontros, distribuídos em um final de semana por mês, em outubro, novembro, março e abril, com possibilidade de eventos complementares como almoços, visitas técnicas, palestras e outros tipos de atividades.

OUTUBRO 2019

18/10 SEXTA-FEIRA

19h30 às 22h30

BEM-VINDOS AO FUTURO DA TECNOLOGIA E NEGÓCIOS: UMA VISÃO IBM

Marcelo Spaziani

Vice Presidente Vendas LA

19/10 SÁBADO

9h30 às 12h30

MARKETING: PASSADO, PRESENTE E O LONGO CAMINHO PARA O FUTURO

Roberto Schmidt

Diretor de Marketing Rede

NOVEMBRO 2019

8/11 SEXTA-FEIRA

19h30 às 22h30

OS DRIVERS ATUAIS DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA

Décio Miname

Chief Technology Officer IBM

9/11 SÁBADO

9h30 às 12h30

O FUTURO DO MARKETING EM AMBIENTES DIGITAIS

Murillo Boccia

Chief Digital Officer Natura

MARÇO 2020

13/3 SEXTA-FEIRA

19h30 às 22h30

REVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DOS SISTEMAS COGNITIVOS

Marcelo Braga

VP Cloud & Cognitive IBM

14/3 SÁBADO

9h30 às 12h30

A INTELIGÊNCIA DE MARKETING NA CONVERGÊNCIA DOS MUNDOS OFFLINE E ONLINE

José Colagrossi

Diretor Executivo Kantar-Ibope Media

ABRIL 2020

17/4 SEXTA-FEIRA

19h30 às 22h30

PRIVACIDADE E CIBERSEGURANÇA

João Rocha

Head of IBM Security Brasil

18/4 SÁBADO

9h30 às 12h30

MUDANÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E O CONSUMIDOR DO FUTURO

David Grinberg

VP de Comunicação Corporativa MC Donald's

O objetivo deste módulo e trazer aos participantes um entendimento sobre a visão de futuro da IBM para a tecnologia e para os negócios. Tão importante como entender hoje os ambientes de transformação tecnológica é necessário, do ponto de vista estratégico, ter uma visão ampla dos caminhos futuros dessa integração. A IBM é uma das empresas que hoje lidera a construção deste futuro. Neste módulo serão fornecidas visões realistas a respeito do uso futuro da tecnologia da informação nos negócios assim quanto o seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa dentro do ambiente competitivo.

Neste módulo os participantes serão levados a uma discussão a respeito do momento de mudança que vive hoje o campo do marketing em tempos tempo de convergência tecnológica. As novas tecnologias mudaram muito sobre como os profissionais de marketing trabalham assim como as suas responsabilidades e competências. Com a proliferação de ferramentas analíticas para medir desde o comportamento em tempo real do consumidor até o desempenho das campanhas e mensagens, é importante discutir o que os especialistas veem para o futuro da área e qual será o impacto nas campanhas no futuro.

Há hoje uma série de tecnologias que agem como impulsionadoras do desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio. A adaptação das empresas para o futuro deve passar pela compreensão de como tais direcionadores, ou drivers, hoje orientam o surgimento de produtos e serviços e integram todos os processos, desde a criação até produção. Neste módulo será desenvolvida uma visão integral, baseada nas pesquisas da IBM, sobre quais tecnologias atuais e futuras devem atrair a atenção do gestores e como estes tem de começar a se preparar para este futuro.

O objetivo neste módulo é abordar as práticas e a evolução do marketing e da comunicação com ênfase nos ambientes e mercados digitais. Serão discutidos o futuro da comunicação integrada de marketing e do planejamento de comunicação no contexto dos mercados competitivos e preenchidos por uma infinidade de ações de comunicação digital. A evolução do mix de ferramentas de comunicação, incluindo as formas tradicionais (off-line) e contemporâneas (online) e de conceitos como ominichannel também serão explorado.

A IBM é hoje uma das empresas que lideram mundialmente o desenvolvimento do campo da inteligência artificial. Em seus centros de pesquisa a IBM vem estudando como reproduzir o comportamento humano, buscando a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma e segura. Este módulo abordará os principais impactos futuros do crescimento do uso destas tecnologias pelas empresas avaliando sua efetividade, seus impactos e evolução. Tendências em resolução de problemas complexos, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional e aprendizado de máquina serão discutidos.

A competição cada vez mais acirrada entre as grandes marcas está provocando uma revolução silenciosa nos métodos de análise e interpretação do comportamento do consumidor. A questão chave é como levantar mais subsídios e garantir mais rapidez e segurança na obtenção e interpretação dos dados e informações, tornando as tomadas de decisões mais precisas. Neste módulo serão discutidos os novos arsenais que os pesquisadores de comportamento do consumidor vem utilizando para captar o futuro turbulento. Neste arsenal, métodos da antropologia, da sociologia e da psicologia, mesclam-se a novos abordagens analíticas de aquisição e processamento de dados (estruturados e não estruturados) em grandes quantidades.

O processo de transformação digital dos negócios trouxe muitos avanços, mas também grandes desafios. Dentro destes desafios está a questão da segurança de dados. Neste módulo será discutida a visão de futuro da IBM para o gerenciamento ativo da segurança dos dados por meio do acompanhamento do seu ciclo de vida, de seu interesse e utilidade para o negócio. O interesse pela segurança da informação tende a crescer exponencialmente estimulado pelo uso cada vez maior de sistemas baseados em nuvem e pelo uso massificado de dispositivos de IoT. Estes aspectos serão discutidos neste módulo.

O que esperamos das próximas gerações de consumidores? O que as atuais tendências em consumer insights nos trazem a fim de permitir inspiração e inovação para os negócios e, de que forma as empresas devem trabalhar para usar de modo estratégico esses insights? Neste módulo será discutido como as tendências tem mudado rapidamente, causadas por novas tecnologias e influências de consumidores e usuários em ambientes digitais. Os consumidores estão adaptando constantemente suas relações com a tecnologia gerando novos comportamentos mas, há ainda há lugar para inspiração e emoção no futuro das marcas?

FACILITADORES

Responsáveis por conduzir os debates e pautar a temática abordada em cada encontro.

Marcelo Spaziani

Vice Presidente Vendas LA

Roberto Schmidt

Diretor de Marketing Rede

Décio Miname

Chief Technology Officer IBM

Murillo Boccia

Chief Digital Officer Natura

Marcelo Braga

VP Cloud & Cognitive IBM

José Colagrossi

Diretor Executivo Kantar-Ibope Media

João Rocha

Head of IBM Security Brasil

David Grinberg

VP de Comunicação Corporativa MC Donald's

PERFIL DOS PARTICIPANTES

  • VP
  • CTO
  • Diretor
  • CIO
  • CEO
  • Marketing Leader
  • Architecture Superintendent
  • Sênior Special Advisor
valores em %

AMBIENTE CORPORATIVO

Além da localização em um importante centro econômico de São Paulo, a ESPM Itaim oferece em sua estrutura uma ambientação corporativa, com salas de conferência que estimulam a troca de experiências e a interação entre executivos.

CONTATOS

(11) 5081 8200

relacionamentojt@espm.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta, das 9h às 20h

Rua Bento de Andrade, 700

Itaim - São Paulo

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