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Business Efectiveness

Série Business Effectiveness - Gestão do Varejo Omnichannel

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Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Sobre o curso

  • Com o objetivo de capacitar os profissionais a desenvolver uma visão estratégica sobre o planejamento estratégico omnichannel, o programa deste Série Business visa preparar profissionais para atuar como líderes e gestores deste desafio.
  • Conhecer e gerenciar os fundamentos do modelo do varejo 5.0, novas plataformas e pontos de contato mais tecnológicos e automatizados; saber gerenciar a jornadas de compra e consumo de shoppers e clientes multiconectados; gerenciar a inteligência sobre o mercado e consumidor de forma estratégica, subsidiando tomadas de decisão em ambientes de negócios cada vez mais competitivos, dinâmicos e complexos, atualizando o conhecimento e gerando vantagem inovadora para o segmento varejista; utilizar de forma integrada as diversas plataformas e canais de atendimento e vendas para se comunicar e atender de maneira mais personalizada, rápida e responsiva seus públicos de interesse.
  • A formação e atualização de profissionais gestores e empreendedores é a proposta deste curso, que tem como meta oferecer oportunidades de aprendizado para atuação em novos canais e formatos varejo, por meio de lições teóricas e práticas, baseadas no conhecimento dos professores e em suas experiências no dia a dia à frente de grandes empresas atuantes nesse mercado.

Para quem se destina?

Profissionais das mais diversas áreas que atuam diretamente com a área de vendas e varejo, trade e shoppper marketing, que queiram planejar e gerir estratégias e ações que visam melhorar constantemente a experiência de compra de shopper e clientes. Aos profissionais das mais diversas áreas: comercial e vendas, varejo, marketing e comunicação, tecnologia e design, atendimento e relacionamento com shoppers e clientes, e que queiram ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre a área do novo varejo cross e omnichannel.   Pré-requisito: Estar ou já ter atuado profissionalmente na indústria e no segmento varejista, com vistas a se desenvolver nesta área ocupando cargos de liderança e gestão no setor

O que você vai aprender

Em uma abordagem pioneira, fomos a primeira escola da América Latina a criar a 5 anos o primeiro curso de Gestão do varejo omnichannel O programa deste Série Business de 140h apresenta uma visão contemporânea tanto teórica como prática a respeito das estratégias e integração e gestão dos novos e diversos canais de comunicação e vendas do varejo da era omnichannel. Este é um tema em constante evolução. O varejo nas duas últimas décadas vive um processo de automação e transformação digital enorme e há uma urgência na ampliação da sinergia e sintonia fina entre indústria e varejo no sentido de realizar uma transformação integrada e colaborativa.
A indústria e o varejo precisam se equipar com inteligência e tecnologia de dados, para gerar diferencial competitivo maior valor e conveniência para os novos consumidores da era digital. Novos modelos de negócio e inovação no segmento exige um esforço consistente, e o phygital precisa se reinventar continuamente e se adaptar ao mindset e as novas jornadas digitalizadas de compra de seus shoppers e clientes, cada vez mais no controle Com a rápida transformação digital em curso, a automação, a evolução continua das plataformas online e da conectividade móvel de seus shoppers, é inadiável o investimento em profissionais com novos skills e competências, capazes de acompanhar e melhor performar esta revolução tecnológica sem volta do varejo.

Disciplina integradora (5h)
  • Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e das atividades e projetos aplicados. Apresentação da turma e definição de grupos e possíveis temas. Apresentar e discutir os novos desafios e as novas competências e skills dos gestores do varejo da era 5.0
Inovação e Novos Modelos de Negócio no Varejo (22,5h)
  • A disciplina visa discutir o impacto das novas tendências e tecnologias e a importância de testar e aplicar novos modelos e práticas inovadoras e criativas para o setor. A disciplina objetiva discutir a transformação digital e a busca de novos serviços e conteúdos e ações que agreguem e facilitem a experiência de compra ominichannel, discutir os temas da responsabilidade sócio-ambiental e pensar novos modelos e propostas de valor mais sustentáveis, abordar as novas economias de rede e colaborativas e os modelos peer to peer da economia do compartilhamento. O foco da disciplina é motivar os novos empreendedores, gestores e profissionais do varejo em investir em um mindset mais criativo, se baseando nas metodologias dos modelos open source, da co-criação, nas abordagens do design thinking e do design de serviços e outras metodologias que ajudam a área a criar e planejar novos modelos e formatos de loja, incrementar a experiência dos seus shoppers, entregar melhores resultados e melhor atender surpreender sua clientela, gerando maior diferencial competitivo
Gestão de Canais Digitais (15h)
  • Esta disciplina visa discutir a transformação ominichannel no varejo, abordando a relevância dos novos serviços os novos canais e conteúdos digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes shoppers/clientes.
  • As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente e garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios. Clientes 5.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências através de novos canais sociais, mídias e ferramentas digitais. Construir, integrar e gerenciar estes novos canais digitais é uma obrigação das empresas/marcas do varejo que estão no seu processo de transformação e consolidação digital. A disciplina tem como foco, mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes
Estratégias de Omnicanalidade (22,5h)
  • As operações eficazes do varejo 4.0 exigem a integração entre canais e tecnologias, e os sistemas devem fornecer dados de inventário em um formato padrão. As entradas devem apresentar visibilidade de ponta a ponta em lojas, nos seus centros de distribuição e junto a seus fornecedores e fabricantes, visando sempre reduzir custos ao varejista e garantir melhor experiência de compra aos clientes. A disciplina tem também como meta discutir os novos canais e formatos e a gestão integrada e estratégica do novo varejo 4.0, as novas tecnologias aplicadas ao varejo online e as estratégias digitais. Discutir os desafios de um varejo multicanal e híbrido na questão de identificação de públicos e clusters, localização comercial e análise de pontos e mix de produtos e gerenciamento de categorias nos canais. Discutir a gestão multicanal as ferramentas e práticas para construir e fortalecer modelos mais omnichannel e integrados. Uma vez que mais clientes e shoppers têm acesso e estão mais bem informados sobre variáveis de valor, preços e características da categoria e produtos e serviços oferecidos é essencial a empresa ser capaz de oferecer melhores informações e conteúdos sobre os produtos e serviços e manter o bom cumprimento das suas promessas no que diz respeito à cadeia de abastecimento e valor e no seu atendimento e relacionamento com estes clientes nos canais digitais. O varejo 4.0 não pode apenas querer. Integrar sua loja virtual à venda física e ao marketplace, mas saber integrar a posição e a missão da marca neste ambiente omnichannel.
Trade Marketing na Era do Varejo 5.0 (22,5h)
  • Esta disciplina tem como objetivo fundamentar os conceitos de trade marketing e importância da gestão de canais de marketing para o sucesso no varejo 5.0. O trade marketing tem papel fundamental na construção da estratégia de canais e no planejamento de clientes, tanto varejistas como distribuidores. O intuito é entender as principais atividades da área de Trade, sua importância para as organizações e os distintos estágios de desenvolvimento nas empresas no Brasil. Com as mudanças no comportamento do shopper, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e isso exige das empresas uma integração entre canais de marketing e de comunicação, uma estratégia integrada para os canais físicos e digitais para ter uma execução perfeita nas lojas. Em um varejo omnichannel, o trade marketing tem suma importância em estabelecer a estratégia de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota de mercado e alavancar a disponibilidade de produtos e serviços para satisfazer as necessidades e expectativas dos shoppers. A disciplina visa definir dos conceitos de trade marketing, channel marketing e customer marketing e as sinergias com as abordagens e atividades de shopper marketing. A importância da estruturação das equipes de trade marketing para as organizações e distintos estágios de desenvolvimento nas empresas. O seu papel na definição da estratégia de canais, nas estratégias Go to Market e na gestão de conflitos entre canais. A disciplina também aborda o planejamento de trade marketing, planos de canais e clientes e o calendário promocional, os indicadores de execução e desempenho e ações de merchandising.
Shopper Marketing e Shopper Experience (22,5h)
  • A disciplina visa mostrar a importância das estratégias do shopper marketing para esta nova era do varejo digital. A disciplina e aulas irão mostrar novas abordagens estratégicas e táticas da aplicação dos conceitos de shopper insights e gerenciamento de categorias a desenvolvimento de marcas no ambiente do varejo físico e virtual. Com foco em identificar os critérios de sucesso na jornada de compra e desenvolver soluções que melhorem a experiência no ponto de venda, vamos avaliar a importância de shopper insights e data analytics no processo estratégico, entender as diferenças que cada canal possui no comportamento dos shoppers e aprender conceitos, ações e ferramentas que podem criar impacto no dia a dia das jornadas dos shoppers, apresentando iniciativas e cases nacionais e internacionais voltadas ao universo de segmentos importantes do varejo: o varejo alimentar, moda & estilo, beleza e farma, eletro e suas vertentes virtuais.
Gestão de Plataformas e Varejo Online (15h)
  • As vendas no varejo pela internet crescem a níveis surpreendentes, sempre acima da média das vendas no varejo tradicional. Esse fenômeno mundial insere, a cada dia, mais empresas em um revolucionário canal de negócios. Para atuar nesse contexto, as organizações buscam profissionais com visão estratégica e capacidade de adaptação aos novos desafios e oportunidades proporcionadas pelo ambiente digital, que agreguem valor às estruturas existentes e inovem constantemente. Para empreendedores, é uma oportunidade de planejar o desenvolvimento dos negócios sobre bases de conhecimentos mais sólidos. Os gestores do varejo precisam integrar a inteligência usada na gestão do inventário para eliminar custos, acelerar ciclos de itens e manter a monitoração constante de informações com alta fidelidade. Através de uma coleta e uma análise mais fina dos dados, os gestores de plataformas e varejo online poderão alinhar seu estoque com as demandas dos web-shoppers, e criando ações e diferenciais para ganhar vantagem competitiva. A disciplina quer mostrar e discutir os avanços que a oferta crescente de novos serviços e soluções processos e controles executados automaticamente trazem ao varejo e como eles têm impactado as operações e a gestão do novo varejo. Iremos analisar os conceitos de planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), Integração das aplicações da empresa (EAI), gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e o processamento de pagamentos e transações online e colaboração nas empresas.
Novas Fronteiras na Gestão de Logística e Supply Chain (15h)
  • As interações dos sistemas digitais com os funcionários e equipamentos permitem aumentar a velocidade e a confiabilidade das operações, reduzindo custos. Este ambiente de convivência chamado de Sistemas Físico Cibernéticos (Cyber Physical Systems) deu origem à indústria 4.0 e, por consequência, à logística 4.0. Na logística do varejo, são adotadas boas práticas no Ponto de Venda (PdV), voltadas para a gestão de fornecedores, controle do inventário da loja, sistemas de recebimento de mercadorias, definição de janelas de entregas, organização de prateleiras (planograma), sistemas de reposição automática (Vendor Managed Inventory), gestão da demanda, dentre outras, que associadas às tecnologias existentes e emergentes ampliam o valor do produto e/ou serviço para o cliente. Assim, esta disciplina tem como objetivo abordar a gestão da cadeia de suprimentos, tendo como foco as práticas logísticas do varejo, alinhadas aos conceitos da logística 4.0, indicando suas vantagens e pontos de atenção.
Quando acontece?
12, 17, 19, 24 e 26/04; 03, 10, 15, 17, 22, 29 e 31/05; 05, 07, 12, 19, 21, 26 e 28/06; 03, 10, 12, 17, 19, 24 e 31/07; 02, 07, 09, 16, 21, 23 e 28/08
Dias da semana: Segunda e quarta-feira
Das 19h às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

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Em até 6x R$ 648,00

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 15 (quinze) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada se aprovado no curso com nota mínima 7,0 – a aprovação é feita pela atividade que é avaliada pelo professor.
  • Após ser aprovado, o estudante receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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