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Business Efectiveness

Série Business Effectiveness - Marketing de Consumo

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Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Sobre o curso

Com o objetivo de capacitar os profissionais a desenvolver uma visão estratégica sobre o marketing de consumo, o programa é baseado em um total de 7 disciplinas e uma metodologia conceitual e prática, em um ambiente interativo e co-criativo, onde os alunos junto com os colegas e os professores do curso irão discutir os novos fundamentos e ferramentas para melhor entender as dinâmicas de consumo, melhor atender e interagir com seus consumidores, pensar a construção e gestão de marcas em um ambiente mais inovativo e concorrencial e, acima de tudo, planejar e criar estratégias e ações para alavancar maiores resultados com produtos e serviços mais competitivos.

Para quem se destina?

Profissionais de comunicação e marketing que buscam se especializar na área. Empreendedores e gestores de empresas de qualquer porte. Consultores e autônomos que se interessam e pretendem atuar na área do marketing de consumo de bens e serviços. Profissionais de outras áreas que queiram se especializar, se atualizar e atuar nas áreas de negócios e marketing de consumo. Este curso da ESPM destina-se aos profissionais de diferentes áreas, como: administração, comunicação, design e engenharias, entre outros, que enxergam no marketing de produtos e serviços de consumo a oportunidades de desenvolvimento, melhoria e crescimento dos negócios, bem como a fidelização dos clientes já existentes.   Pré-requisito: estar ou já ter atuado profissionalmente em algum setor do mercado de bens de consumo e serviços, gestores de produtos e marcas de diferentes áreas estratégicas e de negócios a fim ou com vistas a se desenvolver e se atualizar nesta área.

O que você vai aprender

Seguindo a tradição de mais de 70 anos da ESPM, lançamos este Série Business, curso de média duração de 140h, cujo foco central é e pensar e desenvolver estratégias e padrões de ação de comunicação e marketing para o mercado de consumo. O curso visa analisar e propor melhores decisões e soluções frente as inúmeras oportunidades e desafios que os gestores de marketing vivenciam dentro de suas empresas. Elas são cada vez maiores frente a um mercado consumidor mais dinâmico, mais heterogêneo e ferramentado, diante dos processos mandatórios de inovação e digitalização contínua, frente a uma concorrência mais forte e novos modelos de negócios e, principalmente, frente aos objetivos das empresas de maior growth ,no sentido de alavancar resultados, aumento de vendas, desenvolver novos produtos, serviços e experiências a grupos de consumidores e clientes mais criteriosos e promover o crescimento contínuo e saudável da marca.
Cada vez mais faz se necessário o alinhamento entre os times de marketing e as diversas áreas da empresa para fazer a engenharia do negócio girar com mais força e trazer mais resultados, eficiência e eficácia.

Disciplina integradora (5h),
  • Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação da turma e definição de grupos e possíveis temas.
Fundamentos do Marketing do Séc. XXI (22,5h)
  • Conhecer os novos fundamentos do marketing e da criação e gestão de valor dentro de um ambiente multiplatforma mais competitivo e dinâmico. Analisar as estratégias de cauda longa, construir matrizes de segmentação fina e comportamental. Discutir os critérios de clusterização e mapeamento e estudo de tipologias e tribos digitais. Entender a importância da escuta empática para a construção das personas focados nos diferentes objetivos de marketing, para poder planejar de forma mais assertiva mensagens e conteúdos, produtos e ofertas de marca mais customizados e relevantes para seus diversos públicos de interesse
Consumer Insights e Comportamento do Consumidor (15h)
  • Utilizar diversos métodos e técnicas da investigação de mercado, exercitar a análise e diagnóstico empresarial recomendando estratégias com base em inteligência de dados e insights para a indústria e o varejo. Interpretar e tratar todas as variáveis intervenientes na elaboração de uma pesquisa de mercado, colocando em prática os principais conceitos e metodologias e técnicas de pesquisa. Entender os novos hábitos e atitudes de shoppers e consumidores.
Desenvolvimento e Gestão de Produtos (15h)
  • Nesta disciplina discute-se sobre gestão de produtos e maneiras de encontrar novas propostas que geram valor para clientes e para as organizações que os desenvolvem. Para isso, serão apresentadas fundamentos, técnicas e ferramentais que suportam todo o processo de design da proposta de valor inovativa, desde as pesquisas de discovery, até a validação e supervisão da implementação. Este curso visa não apenas idear e implementar novos projetos e produtos, propostas de valor e modelos de negócio, assim como arcabouço teórico e prático para gerenciar produtos na área de marketing de consumo de produtos e serviços.
Tendências e Dinâmicas de Consumo (15h)
  • Mapear e analisar as novas pautas e tendências que estão impactando as marcas e empresas de consumo. Discutir metodologias e analisar cases de novos negócios que surgiram na esteira das mudanças comportamentais e das inovações tecnológicas. Fazer análise preditiva e identificar oportunidades em cenários futuros para investimento e desenvolvimento de novos produtos, serviços e experiências. A disciplina busca, também, estudar e antecipar o impacto dos novos cenários e ciclos econômicos, das mudanças sócio demográficas, os novos modelos comportamentais e estilos de vida e, em particular, discutir como os facilitadores tecnológicos e a transformação digital têm um papel transformador e disruptivo no mindset de compra e nas práticas de consumo.
Marketing de Serviços e Experiências (22,5h)
  • Esta disciplina visa analisar as oportunidades e desafios crescentes das novas economias e do marketing de serviços e experiências, e proporcionar aos profissionais conhecimento atualizado na gestão de marketing no contexto de consumo de serviços e experiências. Nesta disciplina os alunos irão conhecer as melhores ferramentas para as empresas que querem atingir os usuários e clientes de serviços de forma mais eficiente, mostrando o valor e relevância de uma estratégia de customer servisse & experience. O objetivo é trabalhar os principais fundamentos e frameworks da área e ensinar como as melhores formas de aplica-los para desenvolver e entregar propostas inovativas nesta área de forma mais diferencial e customizada e como comunicar e apresentar com clareza as mudanças que o seu serviço proporcionará na vida de usuários e clientes no sentido de economizar tempo e esforços e garantir a melhor experiência
Criação e Extensão de Produtos e Marcas (22,5h),
  • O objetivo da disciplina é capacitar os estudantes a elaborar estratégias e ações consistentes que transformem marcas em vantagens competitivas, garantindo que tenham um impacto positivo para o público diretamente interessado e para a sociedade como um todo. Na disciplina discutiremos as tendências para a construção e a gestão de marcas de bens de consumo, serviço e varejo num contexto omnichannel, onde não há separação entre físico e virtual, e os clientes demandam que as marcas coloquem seus propósitos em ação. Analisaremos casos de marcas nacionais e internacionais, em todos os segmentos de consumo de bens e serviços. Aplicaremos ferramentas para construir e sustentar marcas de consumo e varejo no ambiente hipercompetitivo. E compreenderemos as oportunidades estratégicas e os desafios na gestão de marcas próprias do varejo no contexto atual.
Retail & Trade Marketing (22,5h)
  • Esta disciplina tem como objetivo fundamentar os conceitos de trade marketing e importância da gestão de canais de marketing. O trade marketing tem papel fundamental na construção da estratégia de canais e no planejamento de clientes, tanto varejistas como distribuidores. Com as mudanças no comportamento do shopper, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e isso exige das empresas uma integração entre canais de marketing e de comunicação, uma estratégia integrada para os canais físicos e digitais para ter uma execução perfeita nas lojas. Em um varejo omnichannel, o trade marketing tem suma importância em estabelecer a estratégia de canais e de seus segmentos, definir a melhor rota de mercado e alavancar a disponibilidade de produtos e serviços para satisfazer as necessidades e expectativas dos shoppers. A disciplina visa definir dos conceitos de trade marketing, channel marketing e customer marketing e as sinergias com as abordagens e atividades de shopper marketing. A importância da estruturação das equipes de trade marketing para as organizações e distintos estágios de desenvolvimento nas empresas. O seu papel na definição da estratégia de canais, nas estratégias Go to market e na gestão de conflitos entre canais.
Quando acontece?
11, 13, 18, 20, 25 e 27/04; 04, 09, 11, 16, 23, 25 e 30/05; 01, 13, 15, 20, 22 e 29/06; 04, 06, 11, 13, 20, 25 e 27/07; 01, 03, 10, 15, 17, 22 e 24/08
Dias da semana: Terça e quinta-feira
Das 19h às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

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R$ 3.888,00

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Em até 6x R$ 648,00

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 15 (quinze) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada se aprovado no curso com nota mínima 7,0 – a aprovação é feita pela atividade que é avaliada pelo professor.
  • Após ser aprovado, o estudante receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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