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Cursos de Férias

Antropologia do Consumo e Consumer Insights

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Os Cursos de Extensão Online da ESPM acontecem no formato AO VIVO e permitem a interação entre alunos e professores. Sendo assim, não necessitam da disponibilização da gravação das aulas.

Sobre o curso

Capacitar os profissionais das mais diversas áreas de negócios, formados em administração ou design, marketing ou comunicação a entender consumidores como pessoas. Discutir as tendências que estão impactando a sociedade e o mercado, ter uma visão mais ampla do impacto das dinâmicas tecnológicas e culturais no atual cenário que estamos vivendo em direção a uma “próxima normalidade”. Discutir o comportamento de consumo de tecnóloga e mídias sociais e a nossa mais estreita relação com o online – onlife. Analisar a importância para os gestores e profissionais de negócios de acompanhar, entender, mapear e antever mudanças culturais, comportamentais e de consumo Auxiliar na tomada e validação de decisões estratégicas, mapeando e interpretando os novos códigos e expressões culturais, tendências de comportamento e práticas de consumo e insights de valor que estão criando este contexto no que vivemos. Interpretar as novas formas de vivenciar e gerenciar os nossos cotidianos, a busca pelo bem estar e mudança de hábitos e novos projetos de vida. Analisar como estes ‘novos’ objetivos redefinem e criam expectativas emergentes de valor e impactam nossos hábitos de compra e consumo, de ressignificação e refuncionalização das coisas e experiências que vivemos, em um período de aceleração e incerteza, frente as mudanças culturais, comportamentais e psíquicas em curso.

Para quem se destina?

O curso é voltado para jovens profissionais que atuam em pesquisa e planejamento estratégico, com nível iniciante e intermediário com curso superior completo (ou cursando o último ano da graduação). Profissionais interessados no olhar e nas abordagens antropológicas e comportamentais de consumo e em tendências e consumer insights, formados nas áreas de comunicação e marketing, design, administração, design, psicologia e ciências sociais e áreas afins. O importante é ter esta disposição e interesse de entender melhor a aplicação da antropologia e das ciências sociais e comportamentais nas áreas de pesquisa de mercado e análise de tendências, inteligência e consumer insights, e daqueles que também atua nas áreas de UX research, com branding, comunicação e planejamento de conteúdo.

O que você vai aprender

Este curso tem como objetivo levar o aluno a compreender as novas práticas de consumo, estilos de vida e as mudanças e tendências de comportamento e a dinâmica cultural contemporânea à luz da antropologia em interação com outras áreas das ciências comportamentais. Os conteúdos e discussões estão alinhadas a uma abordagem e postura mais human centric na forma de pensar estratégias e ações e validar propostas de valor com foco nas demandas e expectativas de pessoas e consumidores

  • Aula 1
    • As fronteiras e intersecções entre o marketing humano e a antropologia cultural;
    • A contribuição do olhar antropológico para compreensão de insights e práticas de consumo para os estrategistas de comunicação e marketing; os principais fundamentos e conceitos da Antropologia Cultural: diversidade, diferença e empatia; o olhar e método da pesquisa etnográfico; praticar e aplicar a técnica etnográfica nas pesquisas de mercado
  • Aula 2
    • Da etnografia de mercado a abordagem netnográfica; social listening qualitativo; mapeamento e análise de insights e significados, shifts e gatilhos de tendências comportamentais e de consumo; redes sociais e tribos de consumo, nichos de gosto e casulos de conteúdo e long tail behavioral segmentation
  • Aula 3
    • Brand meaning e branding cultural: o mundo simbólico do consumo e marcas e os novos significados culturais e comportamentais nas estratégias de branding; as novas práticas de consumo, a cultura de consumo experencial e a nova pirâmide dos elementos de valor na cultura material e de consumo atual
  • Aula 4
    • Do novo normal ao próximo normal: mapeamento preditivo e cenários futuros de comportamento e consumo. Apresentação, análise e discussão sobre o futuro próximo. Insights e oportunidades estratégicas para marcas e consumidores
Quando acontece?
04, 05, 11 e 12/02
Às sextas-feiras e sábados
Sextas-feiras das 19h30 às 22h30 e sábados das 09h às 16h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

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R$ 1.332,00

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Em até 10x R$ 133,20

Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 7 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  •  
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail cursos.extensao@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.
  • Após o início do curso, caso o estudante não formalize seu pedido de desistência, não caberá qualquer restituição de valores pois será caracterizado abandono de curso e o mesmo deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer já que, os serviços ficaram à sua disposição. 

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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