Comunicação e Relações Públicas para Vendas Enterprise

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 07/4/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O sucesso nas vendas enterprise envolve muitas pessoas e tem alto valor em risco. Por isso, depende da confiança do cliente no fornecedor. Este curso oferece estratégias de Relações Públicas para aumentar a confiança e conquistar mais negócios.

Para quem se destina?

Para quem se destina: Empresários, founders, pessoas de marketing, comunicação, RP, assessores de imprensa e vendas.

Programa

O que você vai aprender

  • Compreender os fundamentos da comunicação empresarial e relações públicas no contexto B2B.
  • Desenvolver técnicas avançadas de comunicação para empresas que vendem serviços B2B.
  • Aprender a identificar e gerenciar crises em um ambiente de alto risco e múltiplos públicos de interesse.
  • Avaliar e definir as métricas de RP que fazem a diferença no ambiente das vendas B2B.
Encontro 1: Fundamentos da Comunicação Empresarial e Relações  
Públicas  
  • Introdução ao curso e objetivos de aprendizagem
    • Apresentação do curso e dos participantes.
    • Definição dos objetivos de aprendizagem.
  • Definição de vendas B2B altos tickets ou enterprise
    • Ciclos de venda, percepção de valor e risco.
  • Desafios da comunicação nas vendas enterprise
    • O mundo VUCA e como navegá-lo com sucesso através da comunicação
    • Compras B2B: Emocionais ou Racionais?
  • Papel da comunicação e do RP nas vendas B2B enterprise
    • Reputação como fator de diferenciação.
    • Monitoramento e informação.
  • Importância da reputação nas vendas enterprise
    • Processo de decisão nas compras B2B enterprise.
    • Elementos-chave das Relações Públicas para vendas enterprise.
Encontro 2: Estratégias Avançadas de Relações Públicas para B2B  
  • Compreensão do contexto empresarial e mercado de atuação
    • Análise do cenário competitivo em mercados B2B de alto valor.
    • Frameworks e ferramentas: aplicações práticas.
  • Técnicas avançadas de RP para vendas enterprise
    • Material prático para aplicação imediata em campanhas de RP para vendas B2B enterprise.
  • Identificação e aproveitamento de oportunidades de newsjacking
    • Conceito e importância do newsjacking no contexto B2B.
    • Técnicas para identificar oportunidades relevantes.
    • Casos de sucesso de newsjacking em empresas B2B.
  • RP orientado por dados: como usar dados para criar reputação.
    • Utilização de dados e pesquisas para criar conteúdo impactante.
    • Técnicas de storytelling com base em dados.
    • Adaptação de conteúdo data-driven para diferentes canais de mídia.
  • Relacionamento com a Imprensa
    • Panorama da mídia no Brasil e no mundo.
    • Compreendendo o que os jornalistas consideram notícia.
    • A nova cara da imprensa.
Encontro 3: Gestão de Crises, Reputação Corporativa e Porta-vozes  
  • Monitoramento e Identificação de crises no contexto B2B
    • Identificação dos sinais de crise e os possíveis impactos reputacionais.
    • Estudo caso: análise de uma crise real e sua gestão (CrowdStrike).
  • Gestão da Reputação dos Porta-vozes
    • O papel dos executivos na construção da confiança em negócios B2B.
    • Como a reputação dos líderes influencia as decisões de compra.
    • Desenvolvimento e treinamento de porta-vozes eficazes.
  • Identificação e análise de crises potenciais em empresas B2B
    • Tipos de crises específicas do setor B2B.
    • Métodos de identificação precoce e avaliação de riscos.
  • Estratégias de prevenção e gestão de crises
    • Desenvolvimento de planos de contingência.
    • Comunicação eficaz durante crises em ambientes B2B.
  • Discussão em grupo:
    • Exercício de simulação envolvendo uma crise corporativa.
    • Prática de comunicação eficaz como porta-voz durante a crise. 
 
Encontro 4: Métricas Eficazes de RP e Customer Advocacy  
  • Medição e avaliação da eficácia das estratégias de RP e comunicação
    • Definição de KPIs específicos para RP em B2B. 
    • Ferramentas e técnicas de mensuração de resultados em RP. 
  • Customer Advocacy e Reputação Corporativa
    • Conceito e importância do Customer Advocacy para empresas B2B. 
    • Desenvolvimento de programas de customer advocacy. 
  • Estudo de caso
    • Análise de caso real de um programa de customer advocacy em uma empresa B2B enterprise 

 

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Professor

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

Ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito.

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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