Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Trends

Estratégia e Inovação para Tecnologias Limpas – potenciais na transição energética de baixo carbono

Aulas online

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até 48h antes do início das aulas.

Limpar
00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

Sobre o curso

  • Apresentar o contexto geopolítico da energia, explorando os Cenários Energéticos construídos pelas principais instituições internacionais e nacionais.
  • Aprofundar as principais estratégias de governos e empresas do setor energético na atualidade.
  • Apresentar as tecnologias limpas utilizadas pelas empresas do setor de energia que buscam realizar a transição energética de baixo carbono, considerando fundamentos teóricos da administração e economia e os exemplos práticos de mercado.
  • Compreender as principais estratégias e inovações implementadas no setor de energia sobre a perspectiva científica, levando em conta o contexto de mercado nacional e internacional
 

Para quem se destina?

O curso é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais do setor de energia e que buscam aprender sobre inovação, estratégia empresarial e gestão. O curso também é direcionado para os que queiram aprender, desde o início, o contexto do mercado de energia e novas tecnologias, dando margem para pessoas que não atuam no setor elétrico e energético também compreender e aprender sobre o tema. O curso tem caráter multidisciplinar, possibilitando a participação de pessoas e profissionais com bacharel em administração, economia, engenharia, marketing, direito e ciências atuariais, dispostos a aprender sobre inovação, novas tecnologias e transição energética no mercado brasileiro e no mundo. Apesar da programação trazer uma série de referências científicas e de mercado, para a realização deste curso não é necessário possuir título de mestre ou doutor, pois o docente fará o papel intermediação entre academia e mercado

O que você vai aprender

A descarbonização do planeta tem sido fundamento de debate nas últimas décadas entre pesquisadores e profissionais do mercado. Para colaborar com o processo de neutralização de carbono, as empresas do setor de energia passaram a adotar novas estratégias e implementar inovações e tecnologias para acelerar o precesso de descarbonização do meio ambiente. As estratégias implementadas pelas empresas contam com tecnologias renováveis e limpas como a energia eólica onshore e offshore, solar fotovoltáica, PCHs, hidrogênio verde e outras formas de neutralizar o carbono de ativos que geram energia via fontes fósseis. Essas tecnologias impactam diretamente no modelo de negócios das empresas fazendo com que elas precisem se adequar ao tripé da sustentabilidade: Ambiental, Econômico e Social. O setor de energia tem impulsionado estratégias ESG que direcionam as inovações para critérios sustentáveis e que colaboram com a economia de baixo carbono e a reestruturação de governança, visualizando necessidades sociais apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Observando o contexto de Transição Energética, o presente curso abordará diversos fundamentos de mercado aliados a teoria e ciência com o objetivo de apresentar os fenômenos recentes ligados à inovação e energia renovável que visam fomentar o empreendedorismo, criação de capacidades e competências, inovação tecnológica e a criação de modelos de negócios O curso contará com metodologias ativas de ensino utilizando seminários, elaboração de atividades em sala de aula, aulas expositivas e dialogadas, sala de aula virtual com dinâmicas digtiais, debates em sala e apresentações de convidados. A aula contará com leituras com função de fornecer base prática e téorica para que os estudantes possam discutir o conteúdo da matéria. Cada encontro já possui os conteúdos pré-determinados para facilitar a leitura do estudante e auxiliar nas atividades em sala. O aluno poderá escolher textos sugeridos para discutir em sala.

  • Módulo 1 – 6/11 a 20/11
      •  Aula 1 – 6/11: A Geopolítica da Energia – Aula de Introdução sobre as disputas internacionais na área energética (da Era do petróleo à Era dos Renováveis), Matrizes Energéticas Mundial e Brasileira, Transformações na relação Homem x Energia, Novas Tecnologias e Tendências do Mercado
     
      • Aula 2 – 13/11: Cenários Energéticos (Internacionais e Nacionais) e Técnicas de Elaboração de Cenários Prospectivos: Apresentação e discussão sobre os cenários construídos por importantes instituições multilaterais (Agência Internacional de Energia e IRENA) e pelas instituições brasileiras (EPE, Petrobras, Fórum Brasileiro de Mudança do Clima). Serão apresentadas as principais metodologias de elaboração de Cenários Prospectivos, com aprofundamento do método do Global Business Network (GBN)
     
      •  Aula 3 – 20/11: Exercício de elaboração de Cenários Energéticos para o Brasil: Nesta aula os alunos trabalharão em grupos com objetivo de identificar as principais incertezas críticas e, a partir delas, construir cenários simplificados para a transição brasileira para o baixo carbono.
 
  • Módulo 2 – 20/11 a 27/11
      • Aula 4 – 27/11: Tendências do Setor de Energia e Energia Renovável e a Transição Energética de MNEs para Economia de Baixo Carbono: A aula apresentará as principais tendências do setor de energia, tecnologias disruptivas e cenários traçados para descarbonização com base em relatórios globais e referencias científicas. A aula apresentará as principais empresas mundiais que vem desenvolvendo soluções para realizar a transição energética e sua participação no mercado internacional. A aula terá como foco as multinacionais e tratará sobre Investimento Direto Estrangeiro (IDE) e as oportunidades de negócios exploradas por empresas do setor de energia e energia renovável.
     
      • Aula 5 – 04/12: Modelo de Negócios e Inovação Tecnológica e as Empresas Cleantech suas capacidades, competências e tecnologias: Aula para introduzir os conceitos de Modelo de Negócios e Inovação Tecnológica. Serão apresentadas as ferramentas para construção de um modelo de negócios que será desenvolvido na prática em sala de aula, discutindo relatórios e textos em aula. A aula introduzirá o que são as Cleantechs, um panorama do mercado nacional e as inovações descentralizadas que colaboram para a transição energética de baixo carbono
     
      • Aula 6 – 11/12: Aula de Encerramento: Apresentação dos Trabalhos Finais (PPT do Artigo Jornalístico ou Tecnológico), feedback dos temas e encerramento da disciplina
Quando acontece?
06; 13; 20 e 27/11; 04 e 11/12
Sábados
Das 14h às 18h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

Investimento


Boleto Bancário

R$ 1.776,00

Cartão de Crédito

Em até 10x R$ 177,60

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas, registrado ao vivo pelo professor do curso.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail cursos.extensao@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.
  • Após o início do curso, caso o estudante não formalize seu pedido de desistência, não caberá qualquer restituição de valores pois será caracterizado abandono de curso e o mesmo deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer já que, os serviços ficaram à sua disposição. 

Estude na ESPM em parceria com a sua empresa

Apresente a proposta da ESPM para seu(sua) gestor(a) e acesse planos especiais. Para mais informações, deixe seus dados que entraremos em contato.

Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.

Estude na ESPM em parceria com a sua empresa

Apresente a proposta da ESPM para seu(sua) gestor(a) e acesse planos especiais. Para mais informações, deixe seus dados que entraremos em contato.
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me