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Fast Track Varejo Omnichannel: da estratégia à execução ágil

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Sobre o curso

  • Sortimento no Varejo Omnichannel: como definir mix de produtos e serviços para engajar e crescer em vendas
    • Desenvolver habilidades por meio de ferramentas selecionadas para gerir com eficiência o sortimento no varejo, seja para lojas físicas ou virtuais.
    • Aprimorar os conhecimentos sobre gestão de categorias para um melhor desempenho na seleção de produtos, precificação, promoção e planograma, além de um networking entre os participantes e troca de experiências para ampliar e aprimorar o conhecimento.
  • Experiência Omnichannel: um modelo para a transformação digital do varejo O objetivo geral desse curso é capacitar os participantes a elaborar um planejamento estratégico omnichannel.
    • Especificamente, temos os seguintes objetivos:
      • Conhecer o modelo intitulado como Momentos-chave na experiência do omnishopper
      • Entender os principais insights que orientam omnishoppers em suas experiências omnichannel
      •  Definir planos de ação para aterrissar o conceito e colocar tudo em prática
  • The Future Store: como definir o papel da loja no varejo omnichannel
    • Proporcionar conhecimentos, compreensão, análise e aplicação de conceitos, informações, métodos e ferramentas para a elaboração de projetos ágeis, dentro do contexto do varejo omnichannel.
    • Ao final do curso, os estudantes serão capazes de elaborar projetos sobre inovação no varejo por meio do uso de tecnologia digital disruptiva.

Para quem se destina?

  • Sortimento no Varejo Omnichannel: como definir mix de produtos e serviços para engajar e crescer em vendas Compradores, Gestores, Analistas de Categorias e de áreas correlatas e sinérgicas, como Operações, Marketing e Trade Marketing que atuam como fornecedores de produtos e serviços para empresas varejistas e distribuidores.
  • Experiência Omnichannel: um modelo para a transformação digital do varejo O curso é direcionado a Gestores das áreas de Marketing, Trade Marketing, Shopper Insights e Operações de varejistas, distribuidores e industrias de consumo. Visa também executivos e profissionais das diversas áreas de Serviços.
  • The Future Store: como definir o papel da loja no varejo omnichannel Profissionais que atuam com varejo: empresas varejistas, indústria, prestadores de serviços envolvidos em projetos de expansão e revisão de modelos de negócios

O que você vai aprender

  • Sortimento no Varejo Omnichannel: como definir mix de produtos e serviços para engajar e crescer em vendas
    A gestão de sortimento no mercado varejista é uma tarefa extremamente relevante, pois é fator crítico de sucesso, seja no ambiente online (e-commerce) ou offline (loja física). Requer, portanto, habilidades e estratégias bem definidas que são requisitadas neste momento de mudanças pelos quais profissionais da área passam.
  • Experiência Omnichannel: um modelo para a transformação digital do varejo
    Neste curso, você vai conhecer um modelo estratégico exclusivo e vai entender como aplicá-lo em sua empresa
    Ao final, você estará apto/a a desenvolver um planejamento estratégico omnichannel para empresas varejistas distribuidoras de produtos ou serviços.
  • The Future Store: como definir o papel da loja no varejo omnichannel
    O varejista tem como desafio atualizar as lojas atuais e pensar nas novas lojas que fazem parte do seu plano de expansão. Como o consumidor mudou e já é Omnishopper, temos que adaptar as lojas às novas jornadas de compras e pensar nas lojas que serão abertas. A experiência será determinante no sucesso do varejo omnichannel. Neste curso, você terá conteúdos, métodos e ferramentas para ajudá-lo a encarar esse desafio.
  • Sortimento no Varejo Omnichannel: como definir mix de produtos e serviços para engajar e crescer em vendas
    • Estratégia para revisão/construção de sortimento
    • Conceitos de gestão de categoria: papel, estratégias etc.; análise de tendências da categoria e da concorrência; estratégia de canal; público-alvo; Relacionamento com fornecedores, como alavancar conhecimentos da indústria;
    • Produto e Planograma
    • Produtos importados, regionais, marca própria, marcas líderes, marca primeiro preço, introdução de novos itens, sazonalidade, gestão de estoque;
    • Espaço de gôndola X quantidade de itens e como alocá-los assertivamente no planograma;
    • Precificação
    • Pesquisa de preço, cluster de preço, arquitetura de preços (primeiro preço, marca líder), liquidação, markdown (rebaixa de preços) progressivo;
  • Promoção
    • Calendário promocional, festivais, pontos-extras, encartes, aplicativo, grandes datas;
    • Estratégias de Implementação
    • Etapas de implantação, cases de sucesso, medição, correções e acompanhamento, relacionamento e comunicação com Operação de Loja.
  • Experiência Omnichannel: um modelo para a transformação digital do varejo
    • Contextualização e Tendências: inclui resumo dos conteúdos apresentados pela NRF (National Retail Federation) no Chapter One, evento realizado em janeiro de 2021. Vamos compreender as principais tendências que orientarão os tomadores de decisão que atuam no varejo e na industria de consumo e serviços;
  • Omnishopper Understanding: vamos conhecer os insights que emergiram de pesquisas sobre o comportamento de compras do shopper que navega entre os canais on e offline. A ideia aqui é apresentar aos presentes valiosas contribuições que serão utilizadas em planejamentos estratégicos visando a construção de modelos de negócio omnichannel;
    • Momentos-chave na experiência omnichannel: vamos conhecer e aplicar um exclusivo modelo criado para auxiliar especialistas a construírem planejamentos estratégicos para serem aplicados na transformação digital ou no desenvolvimento de novos modelos de negócios;
    • Plano de Ação: utilizaremos metodologias ágeis para transformar em ação tudo o que foi planejado. Modelo como Project Based Learning e ferramentas como Scrum são alguns exemplos
  • The Future Store: como definir o papel da loja no varejo omnichannel
    • Varejo omnichannel:
    • definições, tendências e cases do varejo no pós-pandemia
    • jornada do omnishopper no pós-covid-19: mapeando o caminho das compras
  • Estratégia omnichannel
    • momentos-chave – modelo exclusivo do curso
    • design estratégico – brainstorming e ideação
  • Service blueprint
    • evidências de ações do usuário, pontos de contatos e processos
    • Concepção da loja do futuro: disrupção e inovação
Quando acontece?
09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30/09, 14, 19, 21 e 26/10, 09, 16 e 23/11
Às terças e quintas-feiras
Das 19h às 21h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Fast Track Varejo Omnichannel: da estratégia à execução ágil

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No Fast Track Varejo Omnichannel: da estratégia à execução ágil, juntamos este e outros cursos que desenvolvem competências complementares para você ter uma formação ainda mais transformadora. 

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Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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