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Formação em Gestão de Negócios da Moda

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Apresentar o contexto atual do mercado de moda no Rio de Janeiro e a melhor forma de atuar nele;
  • ​Capacitar pequenos e micros empresários da área de moda a apreenderem o contexto atual do mercado de moda na cidade do Rio de Janeiro;
  • ​Promover a atualização de negócios com foco em estratégias de design, produção, ESG e comunicação estratégica.
  • ​Analisar e contextualizar os diversos modelos de negócios da moda;
  • ​Analisar e contextualizar os pontos chaves e estratégicos dos negócios da moda como posicionamento e segmentação. ​

Para quem se destina?

  • ​​​Empresários e gestores de micro e pequenas empresas de moda e acessórios; pessoas interessadas em abrir um negócio relacionado à moda;
  • ​Empresários há algum tempo no setor e que buscam se atualizar;
  • ​Pessoas que querem formação rápida e coerente com as formas contemporâneas de negócios de moda.

O que você vai aprender

​​​O Negócios de Moda – Rio de Janeiro é um curso que apresenta como funciona a cadeia da moda e os atuais modelos de negócios de moda no Rio de Janeiro e seus principais desafios e estratégias: autoralidade, cadeias de valor (cadeias produtivas), agenda ESG, propósito, posicionamento, segmentação e comunicação estratégica.

​​Aula 1
  • APRESENTAÇÃO DO CURSO COM TODAS AS PROFESSORAS E INTERAÇÃO COM A TURMA.
​Aula 2
  • ​MÓDULO 1 – A moda do Rio de Janeiro, design e autoralidade
  • ​O desenvolvimento da moda, sua cadeia produtiva e territorial no Rio de Janeiro nas últimas décadas até os dias de hoje.
  • ​O fortalecimento da moda carioca, as marcas, os grupos e os desfiles;
  • ​Do Rio de Janeiro para o mundo: as tendências das vitrines, dos figurinos e das ruas;
  • ​A força das pequenas marcas e os mercados de moda;
  • ​As técnicas artesanais na moda colaborando para fortalecimento da autoralidade;
  • ​Design e autoralidade: do local ao global.​
​Objetivo:
  • ​Contextualizar o cenário do mercado de moda no estado do Rio de Janeiro. Levar o aluno a entender em retrospectiva tempo espacial os momentos similares e suas consequentes alterações no mercado de moda. Ampliar a visão do aluno sobre os fenômenos que moldam o mercado, levando este a desenvolver uma visão crítica e estratégica sobre o cenário.
​​Aula 3
  • ​Ocupação espacial do Rio de Janeiro e a cadeia produtiva local
    • ​Peculiaridades da ocupação espacial do Rio de Janeiro;
    • ​Influência da ocupação espacial e a formação de grupos produtivos;
    • ​Responsabilidade social do design e a escolha de modelos produtivos;
    • ​Modelos de produção e as cadeias produtivas locais;
    • ​A força da colaboração: coletivos e collabs.
​​Objetivo:
  • Contextualizar a ocupação espacial do Rio de Janeiro, destacando as oportunidades produtivas locais geradas pelo desenvolvimento territorial.
  • ​MÓDULO 2 : O contexto da sustentabilidade e da agenda ESG na Moda e no cenário global e no Rio de Janeiro.
​Aula 4
  • ​Moda é narrativa do tempo
  • ​Negócios da moda e suas transformações ao longo do tempo – contextos e chaves das alterações;
  • ​O cenário atual / Fast Fashion e impactos / Críticas e denúncias
  • ​Moda e sustentabilidade – as tensões e as possibilidades reais;
  • ​Discursos contemporâneos – o poder da inclusão e as transformações em curso;
  • ​Entendimento do Triple Bottom Line do Slow Fashion na realidade brasileira.
​Objetivo:
  • ​Entender a emergência do engajamento em temas da agenda ESG e as narrativas importantes no cenário: a preocupação com o meio ambiente e as consequências das alterações climáticas extremas; a justiça social e seus pontos convergentes com as questões de raça, diversidade, feminismo, racismo ambiental e decolonização; entender a abordagem integral da sustentabilidade na moda.
​Aula 5
  • ​Os ODS e as chaves das mudanças em curso no mercado de moda
  • ​Os princípios do Desenvolvimento Sustentável e a agenda ESG
  • ​Indicativos da agenda ESG na moda;
  • ​Design Circular, design positivo, design de monomateriais; design zero waste; etc.
  • ​Novas Economias/ Economia Circular / colaborativa e solidária;
  • ​Novos Modelos de Negócios e novas estratégias dentro da agenda ESG / Logística Reversa / Resíduos / Impactos sociais / Parcerias e colaboração (collabs);
  • ​Novas práticas / Upcycling / DIY / Share / Open source;
  • ​Mitos e verdades.
​​Objetivo:
  • ​Entender os ODS como indicadores da agenda ESG;
  • analisar as transformações em curso no mercado e as novas práticas propostas;
  • entender os gatilhos de as dificuldades de implementação e como contorná-los, e como se adequar coerentemente à agenda ESG.
  • MÓDULO 3: Modelos de negócios, posicionamento de mercado e posicionamento de marca
​Aula 6
  • ​Modelos contemporâneos de negócios na moda
  • ​Economia Criativa e cadeia de valor na moda;
  • ​Modelos convencionais: mercado de luxo; grande varejo e fast fashion; pequeno e médio varejo; e-commerce e marketplace; pontos de venda físico e fígital.
  • ​Outros modelos: slow fashion; negócios colaborativos; negócios circulares; produção sob demanda etc.
​​Objetivo:
  • ​Conhecer as várias configurações dos negócios de moda na atualidade, suas transformações em relação às transações por web e seus hibridismos no local e no global (GLOCAL).
​Aula 7
  • ​Posicionamento de mercado, posicionamento de marca e segmentação
  • ​Posicionamento de mercado, posicionamento de marca e imagem de marca;
  • ​Segmentação de público;
  • ​Negócios de nicho;
  • ​Negócios com propósito;
  • ​Estratégias de diferenciação.
​Objetivo:
  • ​Identificar possíveis estratégias de negócios de moda para posicionamento do negócio e diferenciação no mercado
  • ​MÓDULO 4- Estratégias de comunicação. O que sua marca tem para contar?​
​Aula 8
  • ​Posicionamento e narrativas
  • ​Análise da posição no mercado (valores, objetivos, essência, missão como pilares da comunicação);
  • ​Análise da comunicação da concorrência;
  • ​Causas e propósitos abraçados;
  • ​Discursos empáticos: dos “colaboradores importam” aos certificados que atestam matéria-prima.
  • ​Onde estarei e com que roupa irei? (como a marca quer ser vista)
  • ​A comunicação nos grandes veículos perdeu o valor. Só que não!
  • ​Como costurar o meu plano de comunicação;
  • ​Tecendo minhas redes sociais;
  • ​Mainstream e nicho no território dos veículos.
  • ​Eu sou a mídia!
  • ​Site, insta, blog, tiktok e muito mais;
  • ​Conteúdo atraente fideliza;
  • ​Clube de clientes atrai;
  • ​Consultoria de comunicação: modo de usar;
  • ​PDV como plataforma de comunicação: cor, estilo, approach, gente, diversidade, recepção de peças usadas, etc..
​​Objetivo:
  • ​Proporcionar uma base para o plano estratégico de comunicação da marca em ativações, nas redes sociais e mídia tradicional.
​​Aula 9
  • ​Influências positivas!
  • ​O milagre da influenciadora;.
  • ​E a Santa Microinfluenciadora: parir ou adotar?
  • ​O Rio de Janeiro continua lindo!
  • ​O autoral conta boas histórias.
  • ​Eventos proprietários comunicam tudo
  • ​Escolha do local e público;
  • ​Experiência e experimentação;
  • ​Cadastro, mailing, amigue da marca.
​Objetivo:
  • ​Apresentar o que pode influenciar positivamente a comunicação: influenciadores, o espírito carioca, o autoral e o mapeamento dos amantes da marca; e como criar um evento que comunica e valoriza a marca.
​Aula 10
  • ​ENCERRAMENTO COM PALESTRANTE E TODAS AS PROFESSORAS​
Quando acontece?
24, 26, 31/10, 7, 9, 14, 16, 21, 23 e 28/11
Dias da semana: Às terças e quintas-feiras
Das 19h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 

A NOVA CASA DA ESPM-RIO

O campus mais charmoso do Rio de Janeiro

Vila Aymoré

Rua da Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ 

Pesquisa

Satisfação do egresso

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$2.390,00

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.