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Jornalismo Infantojuvenil: história, importância e caminhos

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Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • Apresentar o universo do jornalismo para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo – para quem ainda não conhece essa trajetória e para os que querem saber mais sobre o seguimento.
  • Explicar a importância de os jovens terem contato com notícias da atualidade desde a infância (para sua formação como cidadãos, desenvolvimento do pensamento crítico e ganho de habilidades dentro da educação midiática – incluindo o combate à desinformação).

Para quem se destina?

Jornalistas, recém-formados em jornalismo, estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação em geral e demais pessoas que tenham interesse em saber mais sobre a história, a relevância e os modos de fazer do jornalismo para crianças e adolescentes – tanto para atuar profissionalmente neste segmento quanto para compreender a relevância do jornalismo infantojuvenil para a sociedade de forma geral.3

O que você vai aprender

Notícia é, sim, coisa de criança! Neste curso, a editora-chefe da principal publicação jornalística para crianças e adolescente do país explica o impacto do contato com as atualidades desde a infância, a importância disso na formação cidadã dos jovens e os caminhos e técnicas usados pelos jornalistas especializados neste segmento.

  • Dia 1
  • História e caminho do jornalismo para crianças e adolescentes
    • Contextualização histórica da prática do jornalismo infantojunvenil ao longo do tempo no mundo e no Brasil; exemplos de publicações atuais no segmento e como atuam.
  • O atual mercado de jornalismo para crianças e adolescentes
    • A relevância do segmento na atualidade: números recentes de crescimento de publicações infantojuvenis no mundo e depoimentos de jornalistas que atuam em jornais, revistas e sites no exterior.
    • Por que o jornalismo infantojuvenil é tão importante? De que forma o contato com notícias da atualidade cria uma ponte entre o mundo e o universo do jovem (na escola ou em casa), além de colaborar para questões relevantes, como a formação do pensamento crítico e o combate à desinformação.
  • Dia 2
  • Técnicas e recursos
    • Como o jornalismo infantojuvenil é feito na prática? Técnicas de apuração, adaptação de linguagem e contextualização.
    • A importância da participação da criança e do adolescente em uma publicação infantojuvenil.
    • Como lidar com as diferentes faixas etárias.
    • A importância do papel (representando o concreto) e como lidar com o mundo digital ao mesmo tempo.
    • Estudo comparativo entre um jornal infantojuvenil e jornais que focam no público adulto. Como as mesmas notícias podem estar em ambas as publicações, mas com tratamentos diferentes?
  • Convite a exercício prático para análise posterior da professora.
  • Dia 3
  • Análise do exercício para alunos que se dispuserem a dividir sua produção com a turma – a professora receberá todos os exercícios e oferecerá feedback individual e particular posteriormente à aula (por e-mail).
  • Análise de cases:
    • Livro “O Diário de Myriam”: de uma garota síria vivendo em plena guerra, que ganhou tradução para o português incluindo cartas de leitores do jornal Joca que pediram uma versão da história em nosso idioma.
    • Brumadinho: como a cobertura da tragédia ocorrida em janeiro de 2019 envolveu os leitores de jornalismo infantojuvenil em uma ação de solidariedade. Convidada especial da aula: Joanna Cataldo, repórter do jornal Joca.
    • Pandemia de covid-19: os desafios da cobertura da pandemia para crianças e jovens. Convidados especiais da aula: Felipe Sali, editor de conteúdo do jornal Joca, e Helena Rinaldi, repórter do jornal Joca.
    • Projeto Mi Casa, Tu Casa • Minha Casa, Sua Casa: como os jovens leitores se envolveram com a causa dos refugiados venezuelanos em Roraima, por meio de doação de livros.
Quando acontece?
21, 22 e 28/06
Dias da semana: Terça e quarta-feira
Das 19h30 às 22h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Boleto Bancário*

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

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No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail cursos.extensao@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.
  • Após o início do curso, caso o estudante não formalize seu pedido de desistência, não caberá qualquer restituição de valores pois será caracterizado abandono de curso e o mesmo deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer já que, os serviços ficaram à sua disposição.
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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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