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Law Branding: Gerenciando a Propriedade Intelectual das Marcas

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Sobre o curso

Capacitar os profissionais de administração de empresas, marketing, branding, publicidade e áreas afins sobre um processo interdisciplinar entre o branding e o direito que torne eficiente a criação e a gestão das marcas, evitando os riscos jurídicos. Os alunos irão conhecer as principais ferramentas de como, quando e onde proteger os ativos intelectuais da atividade empresarial, tais como as marcas, os nomes de domínio, os slogans, os layouts das embalagens e as criações publicitárias em geral.

Para quem se destina?

Profissionais de marketing, branding, publicidade e administração de empresas.

O que você vai aprender

Na atualidade, um conhecimento único e diferenciado é essencial na carreira dos profissionais que cuidam da criação ou da gestão de marcas nas empresas e agências de publicidade. Assim, este curso de law branding foi desenvolvido para aqueles que desejam aprender sobre branding com uma visão estratégica de proteção marcária, mas sem a tecnicidade do vocabulário jurídico.

  • Aula 1 – Os signos distintivos
    • O que são signos distintivos para o branding, o direito e o consumidor.
    • As diferenças entre marca, slogan, nome de empresa e nome de domínio.
    • O que são as indicações geográficas e o seu premium price.
    • Selos coletivos e de certificação.
    • Estudo de caso
    • Objetivo: O aluno compreenderá a importância do estudo interdisciplinar, aprenderá a diferenciar os signos distintivos e compreenderá a importância de cada um e suas formas de proteções. No final da aula, o aluno aplicará o conteúdo adquirido na análise do caso proposto.
  • Aula 2 – Legal Brand Management
    • A criação das marcas sob os aspectos legais.
    • A construção de uma identidade de marca própria.
    • A gestão do portifólio com proteção marcária.
    • Estudo de caso.
    • Objetivo: O aluno irá adquirir um pensamento estratégico na criação e construção de marcas, observando os aspectos legais que envolvem o brand management. Após esta aula ele terá uma visão de como gerenciar o portfolio de marcas de sua empresa e reconhecerá a importância de criar marcas que reforcem suas proteções. No final da aula, um estudo de caso será realizado pelos alunos para aplicarem e reforçarem o conteúdo aprendido.
  • Aula 3 – Roda Viva com o INPI (Palestrantes Convidados)
    • A visão do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
    • A obtenção do registro de Alto Renome.
    • A proteção das marcas no exterior.
    • Objetivo: Esta aula terá uma dinâmica de mesa redonda, na qual dois palestrantes convidados do INPI comentarão sobre os aspectos considerados pela autarquia na análise dos pedidos de registros de marcas e ilustrarão erros e acertos que as empresas cometem ao ingressarem com seus pedidos no INPI. O professor do curso atuará como mediador entre os palestrantes e alunos para promover o debate.
  • Aula 4 – Trade dress
    • Os riscos envolvidos na criação das embalagens de produtos.
    • A proteção do layout das lojas.
    • Seguir ou não o líder.
    • A concorrência desleal.
    • Júri simulado.
    • Objetivo: O aluno aprenderá sobre os riscos jurídicos envolvidos na criação de layouts de embalagens e de lojas e como o judiciário analisa conflitos envolvendo trade dresses sob a ótica da concorrência desleal. No final da aula será realizado um júri simulado onde os alunos assumirão papéis distintos para analisar um conflito de trade dress.
  • Aula 5 – A propriedade das criações de marketing
    • Os direitos dos criadores, das agências e das empresas.
    • Veiculação de conteúdos digitais e riscos jurídicos.
    • A responsabilidade sobre os influenciadores digitais.
    • Encerramento do curso.
    • Objetivo: Nesta aula o aluno aprenderá sobre seus direitos como empregado e autor de ativos da propriedade intelectual. Também aprenderá sobre os riscos existentes na divulgação de conteúdos digitais e a responsabilidade das empresas sobre os influenciadores digitais.
Quando acontece?
13, 15, 20, 22 e 27/10
Às quartas e sextas-feiras
Das 18h às 22h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas, registrado ao vivo pelo professor do curso.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail cursos.extensao@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.
  • Após o início do curso, caso o estudante não formalize seu pedido de desistência, não caberá qualquer restituição de valores pois será caracterizado abandono de curso e o mesmo deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer já que, os serviços ficaram à sua disposição. 

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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