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Marketing de Causa – potencializando o ESG na estratégia corporativa

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Sobre o curso

Capacitar os participantes a desenvolverem um plano de marketing de causa ou marketing relacionado a causa, trazendo conhecimento para que compreendam, revisitem ou desenvolvam planos já existentes. Além de entender o pensamento estratégico e tático do tema relacionado ao ESG, à sustentabilidade e à responsabilidade social corporativa.

Para quem se destina?

Profissionais, consultores e estudantes de marketing, comunicação, gestão, planejamento, gestores de produtos e serviços; profissionais de sustentabilidade, ESG, responsabilidade socioambiental e de impacto socioambiental.

O que você vai aprender

O tema do ESG (Environmental, Social e Governance) está sendo questionado pelos investidores, consumidores e stakeholders das empresas. Segundo a 3ª. Estudo Marketing Relacionado à Causa da Ipsos de 2019, 34% dos entrevistados já tinham comprado um produto que destinava parte do valor para uma causa social, cultural ou ambiental. E este número só aumenta. Após quatro fóruns seguidos de Marketing Relacionado à Causa, realizado pela ESPM, Ipsos, Cause e Instituto Ayrton Senna, vide em https://www.forummarketingdecausa.com, a Dynamic ESPM oferece este curso para que os participantes entendam quais práticas, estratégias e projetos podem ser desenvolvidos para as causas.

  • Aula 1:
    • Panorama do desenvolvimento sustentável e do ESG nas empresas
    • A importância do desenvolvimento sustentável e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    • O ESG nas empresas – Da missão da empresa, passando pelo estratégico tático, até chegar no operacional do marketing de causa
  • Aula 2:
    • Macroambiente e megatendências do mercado
    • Como entender o macroambiente
    • Principais Megatendências do mercado
    • Tendências do Mercado (IPSOS)
  • Aula 3:
    • Responsabilidade social, Marketing tradicional e Marketing de causas
    • Da gestão da Responsabilidade Social até o Marketing de causas
    • Ferramentas atuais do Marketing tradicional
    • Desmistificando e conceitualizando o Marketing de causas
  • Aula 4:
    • Casos e exemplos de Marketing de causas
  • Aula 5:
    • Terceiro setor e planejamento do marketing de causas
    • Como chegar até a causa? Associação, Fundação, projeto voluntários, etc.
    • Terceiro setor e as ONGs: casos do Instituto Ayrton Senna
    • Planejamento do marketing de causas
  • Aula 6:
    • Elaborando o plano de marketing de causas
    • Causas e propósito: casos Brasil e mundo (CAUSE)
    • Ferramentas de planejamento do marketing de causas
  • Aula 7:
    • Modelando o plano de marketing de causas (Caso IAS)
    • Storytelling e pitching
    • Apresentação dos projetos
Quando acontece?
19, 20, 26 e 27/11
Às sextas-feiras e sábados
Sexta-feira das 19h00 às 22h30 e sábado das 9h00 às 17h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Em parceria com:

Instituto Ayrton Senna​

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1994 pela família Senna, com o objetivo de oferecer educação de qualidade e iniciativas inovadoras voltadas para crianças e jovens, desde o ensino fundamental até o médio. Esteve presente desde o início no Fórum de Marketing Relacionado a Causa em 2017, compartilhando a perspectiva de uma organização que visa a engajamento social de qualidade

Cause

A Cause é uma empresa B certificada, que além de realizar pesquisas, apoia marcas e organizações para identificação e gerenciamento de causas, oferecendo estratégias integradas de comunicação, relacionamento e advocacy para seus clientes. A empresa se uniu ao Fórum de Marketing Relacionado a Causa em 2019, estreitando relações com a ESPM e possibilitando assim uma uma abordagem nova para cases e demandas da sociedade, que devem ser observadas.

IPSOS

A IPSOS se estabeleceu no Brasil em 1997, como um instituto de pesquisa que utiliza o melhor da ciência, tecnologia e know-how, para compreender a sociedade, os mercados e as pessoas. O instituto já desenvolveu uma pesquisa especialmente para o Fórum de Marketing Relacionado a Causa, apresentado em 2019 na ESPM. Além de também auxiliar com consultorias e dados relevantes sobre o assunto.

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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