ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Produção de Conteúdo Profissional sobre Viagens – Como Iniciar no Jornalismo de Viagem

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Desenvolva técnicas de escrita, narrativa, reportagem e documentação de viagem e conheça a fundo o mercado de trabalho e a rotina em campo para a produção em diferentes plataformas. Saiba como atuar no jornalismo de viagem, aprendendo desde a escolha da pauta, a apuração em campo e a dinâmica de press trips até as técnicas de escrita criativa aplicadas para o jornalismo de viagem, o marketing de destino e as tendências e especificidades do mercado.

Para quem se destina?

Jornalistas, influenciadores, profissionais do turismo e viajantes interessados em dominar a produção profissional de conteúdo sobre viagem

Programa

O que você vai aprender

  • Identificar como entrar e como atuar no mercado de produção de conteúdo de viagem
  • Dominar as técnicas de escrita especializadas para trabalhar com jornalismo de viagem
  • Entender as técnicas para a documentação profissional de viagem
  • Aprender as especificidades de cada plataforma
  • Construir e analisar textos de viagem
  • Conhecer a fundo todas as etapas que envolvem as viagens para jornalistas e influenciadores
  • AULA 1: O MERCADO DO JORNALISMO DE VIAGEM
    • O que é o jornalismo de viagem
    • O texto de viagem para as diferentes mídias: revista, guia de destino, site, blog, rádio e tv
    • Mercado de trabalho: onde atuar
    • Como vender a sua pauta
    • A influência do trade e dos negócios de turismo na pauta jornalística
    • Etapas do jornalismo de viagem: apuração, produção e edição
    • Planejamento da viagem a trabalho: Press trips x viagem individual
    • Equipamento e técnicas para a apuração em campo
    • O que evitar no jornalismo de viagem
    • Jornalista freelancer x jornalista de redação: rotina e desafios
    • Influencer de viagem: o que envolve?
 
  • AULA 2: A NARRATIVA DE VIAGEM: TÉCNICAS DE ESCRITA ESPECIALIZADAS PARA O TEXTO DE VIAGEM
    • Como documentar a viagem
    • Fotografia de viagem: equipamento, oportunidades do mercado, referências e exigências
    • Identificação de aspectos do destino que devem constar na narrativa
    • Em campo: rotina do repórter de viagem — por dentro das press trips
    • A entrevista no jornalismo de viagem (personagens nas diferentes áreas do turismo)
    • Os limites entre a experiência e o trabalho
    • Técnicas de narrativa (abre, desenvolvimento, fechamento)
    • Crônicas de viagem
    • Técnica de narrativa em primeira pessoa no texto de viagem
    • Clichês para serem evitados
    • Bloqueio criativo: como contornar
    • Exercício: construção e análise de textos de viagem
 
  • AULA 3: ANÁLISE DE TEXTOS E O MARKETING NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE VIAGEM
    • Análise dos textos produzidos
    • Como escrever um guia de viagem
    • Marketing para blogs e conteúdos online
    • Midia kit: como preparar o seu
    • Marketing de destino e formulários de divulgação de conteúdo

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Natália Manczyk

Novas turmas abertas

Junte-se à nova turma deste curso incrível agora mesmo

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

NOVAS TURMAS ABERTAS

Junte-se à nova turma deste curso incrível agora mesmo

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.