Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0

Trends

Publicidade e Gênero – Um olhar sobre a mulher na publicidade

Presencial

Presencial

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Aprofundar o conhecimento sobre o conceito de cultura e de gênero;
  • ​Como a identidade feminina na propaganda reflete a sociedade;
  • ​Refletir sobre as necessidades femininas de acordo com a cultura;
  • ​Discutir gênero sob a perspectiva de raça e classe na publicidade;
  • ​Analisar a publicidade sobre perspectiva dos corpos, da orientação sexual e da identidade de gênero
  • ​Entender o universo das agências de publicidade sob a perspectiva de mulheres publicitárias​​

Para quem se destina?

  • ​​​Estudantes de Publicidade e Jornalismo
  • ​Profissionais recém-formados
  • ​Profissionais que atuam no segmento de Comunicação Corporativa
  • ​Profissionais graduadas/os em segmentos diversos​​

O que você vai aprender

​​​Este curso pretende familiarizar as/os alunas/os com questões centrais da Publicidade e a representação feminina do passado à contemporaneidade de acordo com o momento histórico sob a perspectiva de raça e classe.

​As principais temáticas a serem abordadas são: corpo e sociedade, corpo e subjetividade; identidade e propaganda; publicidade e raça; corpo produtivo x corpo reprodutivo; “eu-outro” versus “nós-outros” na publicidade; publicidade e classe social; mulheres publicitárias e o mercado de trabalho.

​​Metodologia:
  • ​Aulas semanais presenciais, com apresentação de campanhas publicitárias referentes aos temas das aulas e debates a partir das referências teóricas. De acordo com o tamanho da turma/necessidade, poderá haver a proposição de seminários apresentados pelas/os alunas/os.
  • ​Na segunda parte da última aula, a título de encerramento do curso, a proposta é convidar uma publicitária para falar sobre sua experiência no mercado como mulher e os novos caminhos da publicidade sob a perspectiva de gênero, classe e raça.
​ ​ ​Aula 1
  • ​I – Gênero, cultura e patriarcado: corpos reprodutivos, diferentes lutas e o reflexo na publicidade
  • ​Introdução geral: apresentação da turma, apresentação do programa, da dinâmica das aulas e início do programa.
  • ​Texto base:
  • ​PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, Heloísa B.; SZWAKO, José. Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.
​​ ​Aula 2
  • ​II – A representação da mulher e o patriarcado:  as relações de poder e assimetria de gênero na publicidade ​
  • ​Texto base:
  • ​GOFFMAN, Erving. Gender advertisements. New York: Harper and Row, 1979.
​​Aula 3
  • ​III – Refletir sobre as necessidades femininas de acordo com a cultura
  • ​Texto base:
  • ​ABU-LUGHOD, Lila. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? Reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros. Estudos feministas, Florianópolis, 20 (2): 256, maio-agosto/2012.
  • ​Vídeo – Histórias de mulheres muçulmanas em Porto Alegre. Jornal Sul 21. 9min15’.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ag1h26j3hl4
​Aula 4:
  • ​IV – Gênero sob a perspectiva de raça e classe na publicidade​
  • ​Texto base:
  • ​BARBOSA, Jadna R.; AUCAR, Bruna; FRID, Marina. “Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração. Revista Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 21, n. 41, p. 59-75, jan./jun. 2022. DOI 10.18226/21782687.
  • ​A vida e a história de Madam C. J. Walker (Temporada 1, ep. 1). Direção: Kasi Lemmons. Produção: De Mane Davis, Eric Oberland, Lena Cordina. Canadá: Warner Bros. Television Production, 2020. 46 min., son. Color.
​​Aula 5:
  • ​V – A publicidade e os corpos, a orientação sexual e a identidade de gênero
  • ​Texto base:
  • ​BRAGA, Adriana. Corpo Verão: jornalismo e discurso na imprensa feminina. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
​Aula 6:
  • ​VI – O universo da publicidade sob a perspectiva de mulheres publicitárias
  • ​Texto base:
  • ​BARBOSA, Jadna R. O que deu errado em sua carreira? “Ser mulher”. Um estudo antropológico sobre trajetórias de mulheres em agências de publicidade no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Quando acontece?
28/9, 5, 19, 26/10, 9 e 16/11
Dias da semana: Às quintas-feiras
Das 19h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

Investimento


Boleto Bancário*

R$ 1.490,00

Cartão de Crédito

Em até 10x R$ 149,00

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 

A NOVA CASA DA ESPM-RIO

O campus mais charmoso do Rio de Janeiro

Vila Aymoré

Rua da Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ 

Pesquisa

Satisfação do egresso

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Veja aqui os cursos que você já visitou.

Não viu nem um curso ainda?
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Avise-me