ESG na Prática – Como Implementar a Sustentabilidade nas Organizações

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O Curso ESG NA PRÁTICA apresenta a Agenda ESG em seus diversos aspectos, passando por uma abrangente contextualização histórica e conceitual. Os alunos são convidados a refletir e praticar à luz de 3 grandes frentes de Implantação da Agenda: Ética, Impacto e Cultura, framework de aprendizado organizacional desenvolvido pelo professor Pedro Rivas

Para quem se destina?

​O curso é destinado a:
  • ​Analistas e gestores que buscam compreender melhor o contexto atual da Agenda ESG e da sustentabilidade no âmbito das organizações.
  • ​Profissionais que atuam com gestão da responsabilidade social corporativa e pretendem se atualizar neste campo, e se desenvolver na avaliação de práticas ligadas a ESG
  • ​Gestores que buscam novas perspectivas de transformação organizacional, a partir de uma abordagem prática de transformação cultural
  • ​Empresários(as) que querem dirigir seus empreendimentos rumo a práticas mais sustentáveis desde o princípio
  • ​Estudantes que querem conhecer melhor este campo, que atrai profissionais em busca de exercer seu propósito de vida em negócios mais sustentáveis.​

Programa

O que você vai aprender

  • ​​O curso é marcado por uma abordagem pela busca do aprendizado organizacional e traz, ao longo dos seus 4 módulos, práticas para discussão dos conceitos trabalhados e para treinar a realização de dinâmicas de diálogo, interação, e construções colaborativas, tão fundamentais neste campo profissional.
  • ​O Curso ESG NA PRÁTICA propõe uma trilha compacta inspiração e formação de agentes de mudança. Trabalha-se o campo gerencial, utilizando técnicas e modelos, sem perder a conexão com (1) os valores éticos da agenda socioambiental, (2) os aspectos comportamentais que precisam ser transformados, e o papel fundamental da coerência entre prática e discurso (3).
Módulo 1 : Ética: Os princípios da Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Agenda ESG
  • Os princípios éticos apresentam-se como fundamentação do conceito de Sustentabilidade, da Responsabilidade Socioambiental Corporativa, e do que chamamos de Agenda ESG. Mas, afinal, por que buscamos a sustentabilidade das organizações? Queremos empresas perenes, lucrativas e resilientes. Mas qual a motivação dos líderes? Fazer a coisa certa ou agradar a acionistas?
  • Para responder a essas perguntas é fundamental entender a origem do conceito de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável, suas modificações ao longo da história, o lugar da ética nesses processos, e como as empresas vêm se posicionando nesse contexto.
    • Na prática: Trabalharemos colaborativamente (Plataforma Miro), divididos em grupos, a criação de um esboço de código de ética, onde refletimos a importância dos valores nas organizações e os principais desafios para sua implantação.
    Módulo 2 :Impacto: Relatório de Sustentabilidade, Materialidade, Normas, Índices e ODS.
  • No segundo módulo, passamos para uma reflexão sobre o Impacto na Agenda ESG. Trabalharemos o conceito de impacto a partir de uma função fundamental na gestão da responsabilidade social corporativa: o relatório de sustentabilidade.
  • Contextualizando a explosão da Agenda ESG, do papel catalizador de Larry Fink (CEO Black Rock) e diversos outros fatores, a função de relato será detalhada a partir dos princípios das Normas GRI, do entendimento do conceito de materialidade, e dos
  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e de índices como o ISE B3 e Dow Jones Sustainability Index (DJSI)
    • Na prática: Trabalhamos no Miro com a identificação com os temas de materialidade, ODS e Impacto em um dado negócio escolhido pelo grupo.
    Módulo 3 :Cultura de Responsabilidade Social Corporativa e ISO 26.000
  • Das frentes de implantação, a cultura organizacional é a mais complexa. Implantar uma cultura de responsabilidade social não é um caminho fácil nem rápido. Grandes organizações podem demorar de 2 a 3 anos para construir mudanças substanciais que possam ser consideradas sistêmicas, coerentes, representativas e relevantes em toda a organização.
  • No entanto intervenções mais pragmáticas e focadas são possíveis, a partir da identificação das dores da organização, do entendimento dos recursos disponíveis, e do escopo de atuação de cada estrutura, e de uma determinação e sustentação das novos práticas pelos líderes e agentes.
  • O curso traz um framework de trabalho, fundamentado em trabalho científico, como frente de reflexão para elucidar caminhos nesta frente de intervenção. Dentro de um diálogo com a ISO26.000, que aponta diretrizes para a gestão da responsabilidade social corporativa, podemos refletir como realizar as mudanças que podem indicar caminhos eficazes rumo a uma conduta consistente, coerente e legítima no campo da responsabilidade social.
    • Na prática: Seguimos colaborativamente trabalhando no Miro, investigando e discutindo valores e conflitos no campo das organizações rumo à sustentabilidade.
    Módulo 4 : Prototipando a Mudança
  • No quarto módulo, de forma expositiva, são trazidos aprofundamentos e atualizações quanto às 3 vertentes do ESG: Ambiental, Social e Governança.
  • Na prática, trabalhamos com o Canvas ESG Change, que tem o propósito de facilitar o desenvolvimento de intervenções organizacionais e pontuais rumo à Agenda ESG, a critério do contexto em questão.
  • O exercício tem como objetivo instrumentalizar os(as) alunos(as) para ações práticas, rápidas, objetivas e acessíveis para suas esferas de influência, e executáveis em curto prazo. Propõe-se a identificação do problema, mapeamento de recursos de parceiros, proposta de valores, entre outros aspectos.

Quando acontece?

Cursos de ESG

Este curso faz parte do HUB de ESG

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Pedro Rivas

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.