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Gerenciamento de Crises nas Mídias Sociais

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Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Sobre o curso

Ao final deste curso, você deverá conhecer os componentes de uma crise de imagem e motivadores para o envolvimento dos usuários nas mídias sociais, táticas para gestão do risco na antecipação e mitigação de potenciais gatilhos para crises corporativas/ de marca e potenciais estratégias para tratativa de crises informacionais e de evento; estando apto a julgar a criticidade de uma crise nas mídias sociais, identificar variáveis que possam direcionar as tomadas de decisões estratégicas da empresa frente a uma crise e escolher e justificar o modelo de tratativa mais adequado para diferentes tipos de crise.

Para quem se destina?

Profissionais (gestores/as), já atuantes na área de branding (construção e gerenciamento de marcas), comunicadores sociais e jornalistas interessados/as em conhecer modelos científicos sobre o processo de gerenciamento de crises de imagem, discutindo sua transposição para mídias digitais.

O que você vai aprender

Se há uma certeza entre os profissionais de comunicação, é que terão que enfrentar uma crise de marca em algum momento. Por isso a importância em conhecer técnicas para gestão de crises, sejam de evento ou informacionais. Planejamento da gestão de riscos (antecipação de crises) e métodos reativos para situações de crise catalisadas pelas mídias sociais são alguns dos assuntos tratados.
Mais que “saber o que postar/responder”, o que poucos profissionais de comunicação sabem é que há vasto estudo e diferentes modelos para análises de risco e tratativas de situações que visam reduzir o risco da ocorrência de crises ou, na impossibilidade disto, preparar os gestores de marca para passar por este momento com mínimo impacto no médio e longo prazos.
Atenção: este NÃO é um curso básico, nem operacional, que irá discutir “o que postar / responder”. Ele é voltado a gestores/as de marcas com responsabilidade estratégica sobre as decisões de comunicação, com recorte no estudo de modelos para tratativas de situações de crise de imagem de marca.

  • Entendendo o comportamento humano nas mídias sociais: Explorar características comportamentais/psicossociais do público online e suas manifestações nas mídias sociais colaborativas.
  • Gestão de riscos: Mapeamento dos pontos de contato com público; monitoramento de redes; avaliação de riscos e criticidade, construção de processos ativos e reativos.
  • Técnicas para gerenciamento de crises e sua transposição para mídias sociais: Metodologia para controle de crises nas mídias sociais, redução de impacto e reversão de imagem negativa.
Quando acontece?
18 e 25/08, 01 e 08/09
Dias da semana: Às quintas-feiras
Das 19h às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

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Boleto Bancário*

R$ 943,00

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Em até 6x R$ 157,17

*Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 15 (quinze) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada se aprovado no curso com nota mínima 7,0 – a aprovação é feita pela atividade que é avaliada pelo professor.
  • Após ser aprovado, o estudante receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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