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Sobre o curso

Habilitar o aluno a aplicar as estratégias de marketing tradicional e digital na área da produção cultural por meio da capacitação prática em um modelo de plano de marketing avançado.

Para quem se destina?

  1. Alunos de marketing, produção cultural, turismo, produção de eventos, administração e comunicação
  2. Produtores musicais, audiovisuais e teatrais
  3. Organizadores de eventos
  4. Gestores culturais
  5. Empreendedores da indústria criativa

O que você vai aprender

Com o apoio de Estudos de Caso de universidades americanas, desenvolveremos relatórios de benchmarking dos líderes de mercado digital e identificaremos modelos de marketing cultural. O produto final será um Plano de Marketing de uma empresa cultural escolhida pelo aluno, com estratégias e táticas de marketing desde a formalização, análise ambiental e pesquisa de mercado, até a venda, distribuição e comunicação.

  • Unidade I – O escopo do Marketing
    • Como as empresas absorvem os conceitos e tarefas do marketing
    • A que se aplica o marketing na produção cultural?
    • Estudo de Caso: Cirque du Soleil
  • Unidade II – Como o setor de produção cultural vem mudando com o marketing digital
    • O papel central do planejamento estratégico digital em produção cultural
    • Tecnologias e plataformas digitais cabem na indústria criativa?
    • Modelos e categorias de negócios on-line na indústria criativa
  • Oficina Prática I: Plano de Marketing na indústria cultural
    • Estrutura de um plano de marketing cultural: visão geral e etapas
      • Etapa 1 – Análise ambiental: Tendências e Evidencias no mercado cultural
      • Etapa 2 – Matriz de clientes-alvo e filtros
      • Etapa 3 – Análise das necessidades do mercado visado
      • Etapa 4 – Análise da concorrência
  • Unidade III – Estratégias de Marketing aplicadas à produção cultural
    • Estratégias eficientes de produto, preço, distribuição, vendas e promoção
    • Mobile-marketing e Whatsapp marketing
    • Busca Matemática, Social Commerce e Social Media Marketing
    • Marketing de conteúdo
  • Oficina Prática II: Plano de Marketing na indústria cultural
    • Análise SWOT adaptada à produção cultural
    • Objetivos, metas e estratégias
    • Planos de Ação culturais
    • Instrumentos de apoio: orçamento, cronogramas, avaliação e controle
Quando acontece?
29/11, 1, 6, 8, 13 e 15/12
Às segundas e quartas-feiras
Das 18h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

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20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  • A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas, registrado ao vivo pelo professor do curso.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail cursos.extensao@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.
  • Após o início do curso, caso o estudante não formalize seu pedido de desistência, não caberá qualquer restituição de valores pois será caracterizado abandono de curso e o mesmo deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer já que, os serviços ficaram à sua disposição. 

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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