Trade Marketing Aplicado ao Mercado Automotivo

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O setor automotivo é uma das principais fontes de emprego industrial, empregando milhões diretamente em fábricas de veículos, montadoras e fornecedores. No Brasil e em outros países que o possuem de forma estruturada, pode representar cerca de 20% do PIB industrial.

​Com a mudança do perfil do shopper e do consumidor, torna-se cada vez mais importante que a experiência seja diferenciada ao longo de toda a sua longa jornada, considerando da busca do veículo ideal à sua substituição após o período de uso, passando por toda a estrutura de pós-vendas e rede independente de manutenção e oferta de serviços agregados. O Trade Marketing está presente em toda jornada e agregando valor ao bem e ao processo.

​Deseja melhorar a sua gestão e construir uma experiência diferenciada do seu cliente através de ações de Trade Marketing?

​Neste curso irá conhecer os fundamentos do Trade Marketing e como aplicá-los de forma efetiva na sua operação, seja comercializando bens ou serviços diretamente ou como parte da experiência, com a oferta de produtos e serviços complementares.

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais de Trade Marketing, Merchandising, Promoção, Marketing e Vendas do setor automotivo;
  • ​Profissionais que atuam em outros setores, que se integram com a experiência do cliente em pontos de venda do setor automotivo – financiamento, seguro, logística de peças e acessórios etc.
  • ​Empresários e gestores de lojas – concessionárias/distribuidores autorizados, venda de autopeças, serviços de instalação de acessórios, sistemas de som, funilaria e pintura etc.;
  • ​Estudantes de Administração, Marketing, Vendas, Trade Marketing e áreas afins.

Programa

O que você vai aprender

​​Capacitar profissionais para dominar as técnicas e estratégias de Trade Marketing, impulsionando as vendas e construindo as jornadas do shopper e do consumidor compatíveis com o posicionamento de mercado da empresa e de suas respectivas marcas; ​Capacitar os profissionais para atuarem no setor e a evoluírem sistematicamente os seus respectivos negócios para que se mantenham relevantes em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico; ​Atualizar os participantes sobre novos métodos, ferramentas e processos.
​MÓDULO 1 – TRADE MARKETING ORIENTADO ÀS NECESSIDADES DOS CONSUMIDORES E SHOPPERS
​AULA 1 – O PAPEL DO TRADE MARKETING NO MERCADO AUTOMOTIVO
  • ​O que é a cultura do Trade Marketing?
  • ​Histórico e evolução no setor automotivo;
  • ​Funções principais em montadoras, concessionárias e empresas independentes;
  • ​A relação com Marketing, Pré e Pós Venda;
  • ​A importância do Trade Marketing para a indústria automotiva.
​MÓDULO 2 – VISÕES E NECESSIDADES DO MERCADO
​AULA 2 – MERCADO AUTOMOTIVO
  • ​As tendências globais e locais;
  • ​Necessidades e expectativas – visão indústria x concessionária x cliente;
  • ​Legislação, regulamentação e segmentação de canais;
  • ​Varejo independente e a atuação do Trade Marketing;
  • ​A relevância do setor de serviços (manutenção, peças reposição, financeiras, consórcio);
  • ​Indicadores de desempenho e fontes de informação;
  • ​Tipos de ações e oportunidades para o desenvolvimento de Trade Marketing;
  • ​Boas práticas.
​​AULA 3 – O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO SHOPPER
  • ​O novo perfil do consumidor automotivo: digitalização, sustentabilidade, ESG e experiência do cliente;
  • ​Fatores determinantes na decisão de compra de veículos (preço, design, marca, pós-venda, …);
  • ​Comportamento de compra do setor de serviços automotivos;
  • ​Análise da jornada de compra do shopper
​MÓDULO 3 – DESENHO DE AÇÕES INTEGRADAS DE TRADE MARKETING
​AULA 4 – PLANEJAMENTO DE TRADE MARKETING
  • ​Definição dos objetivos, recursos e indicadores;
  • ​Identificação de parceiros (agências, empresas especializadas);
  • ​Estruturação e desenvolvimento do plano de ação;
  • ​Avaliação de riscos e definição de ações contingenciais;
  • ​Palestra – Case.​

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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