Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0

Cursos de Férias

Comunicação Acessível para Marcas

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas
Inscrições até:

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Capacitar profissionais de comunicação corporativa, marketing, branding e publicidade a compreender e implementar estratégias de comunicação acessível e ética para marcas. Participantes aprenderão a criar mensagens, materiais e campanhas mais inclusivas e alinhadas à atual demanda da sociedade, promover valores positivos, medir o impacto e se destacar no mercado de forma autêntica.

Para quem se destina?

​​​Profissionais e estudantes de comunicação corporativa, marketing, branding e publicidade que tenham interesse em aprender habilidades para tornar seu trabalho mais inclusivo, ético e acessível a diversos perfis de público.​​

O que você vai aprender

​​​Neste curso você vai aprender melhores práticas de comunicação acessível para marcas, incluindo a criação de estratégias inclusivas e éticas. Vamos explorar conceitos sobre design inclusivo; acessibilidade digital; linguagens para públicos diversos; e práticas de publicidade acessível. Falaremos, também, sobre promoção de valores positivos para marcas e medição de impacto.​​

Aula 1: Introdução à Comunicação Acessível para Marcas
  • O que é comunicação acessível e por que não dá mais para ignorá-la.
  • O impacto da diversidade de públicos e do aumento do desejo de representatividade na comunicação de marca.
  • Conceitos-chave em comunicação acessível para marcas.
  • Relação entre ética e comunicação de marca acessível.
  • Habilidades desejadas em profissionais de comunicação e marketing.
  • O que diz a legislação brasileira sobre acessibilidade na comunicação.
  • Apresentação de modelo de “matriz de comunicação acessível para marcas” que será preenchida por estudantes ao longo do curso com base nos aprendizados.
Aula 2: Design Inclusivo e Acessibilidade
  • Princípios de design inclusivo e de acessibilidade.
  • Diretrizes de acessibilidade e melhores práticas para a criação e divulgação de campanhas e peças acessíveis e inclusivas.
  • Criando e aprimorando seu checklist de comunicação acessível.
Aula 3: Acessibilidade digital
  • Conceito de acessibilidade digital.
  • O que é o documento WCAG e como utilizá-lo.
  • Principais barreiras de acessibilidade no ambiente digital.
  • O que são tecnologias assistivas e para que servem.
  • Armadilhas que camuflam a acessibilidade no ambiente digital.
  • Como contratar e avaliar serviços de acessibilidade digital.
Aula 4: Boas práticas em publicidade acessível
  • Evolução de terminologias relacionadas à acessibilidade e inclusão.
  • Conceitos e definições sobre diferentes tipos de linguagens: inclusiva, neutra, acessível e simples.
  • Estratégias para promover valores positivos de marcas de forma autêntica.
  • Boas práticas de acessibilidade em atividades relacionadas à publicidade como live marketing; anúncios impressos e online; comerciais em TV, rádio, podcasts etc.; marketing de conteúdo e de influencers; marketing de guerrilha; entre outras.
Aula 5: Medição de Impacto e Compromisso Ético
  • Como medir o impacto da comunicação acessível.
  • Avaliação contínua e ajustes.
  • Práticas éticas na publicidade e promoções.
  • Responsabilidade social e apoio a causas: a importância da responsabilidade social corporativa e como as marcas podem desempenhar um papel ativo na promoção de causas sociais e ambientais. O que isso tem a ver com acessibilidade.
  • Conclusão da “matriz de comunicação acessível para marcas”.
Quando acontece?
19, 20, 21, 22 e 23/02
Dias da semana: De segunda a sexta-feira
Das 19h30 às 22h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Suzeli Damaceno

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Em parceria com Vogue

Veja aqui os cursos que você já visitou.

Não viu nem um curso ainda?
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.240,00

1.240,00

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.