Cursos de Férias

Jornalismo Empreendedor: transformando ideias de mídia em start-ups

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 01/8/2024
Inscrições até: 01/8/2024

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 01/8/2024, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1722470400, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

  • Analisar as tendências do jornalismo empreendedor, os eixos a serem considerados para planejar uma ideia para um projeto/produto jornalístico, o ambiente de negócios onde este projeto/produto se insere e as chaves para colocá-lo em prática;
  • Entender as fases da vida de uma startup digital e pensar estratégias de acordo com as etapas de evolução da iniciativa;
  • Capacitar profissionais para compreender como funciona um negócio de mídia, entendendo que ferramentas como o Canvas tornam mais claros os objetivos do projeto: público, problemas desse público a serem sanados, canais de
  • comunicação com o público, custo de produção de conteúdo, canais de distribuição do conteúdo, possibilidades de monetização do negócio, entre outros aspectos estratégicos.
  • Compreender a importância das métricas na hora de medir o progresso de um projeto/produto digital, bem como definir KPIs e métricas do próprio site, de plataformas de redes sociais e de outros meios, como podcasts e newsletters;
  • Desenvolver fontes de receita com base em estudos de casos, entendendo que os novos modelos de startups digitais de mídia exigem variados formatos de monetização e que estes formatos mudam a cada momento.

Para quem se destina?

Profissionais e estudantes da área de Jornalismo, mas também profissionais de Comunicação que estejam buscando empreender e ampliar conhecimentos sobre as startups nativas digitais de produção de conteúdo, formatos de monetização e foco no público final.

O que você vai aprender

Entendimento das necessidades e ferramentas para transformar uma ideia jornalística num negócio jornalístico de fato e autossustentável. Compreensão dos fatores conjunturais e estruturais que exigem que o profissional de comunicação/mídia hoje adquira talentos que vão além da apuração, redação e edição pura e simples de notícias.

Módulo 1 – Tendências de jornalismo empreendedor
  • O negócio da mídia, a diferença entre mídia e jornalismo e a disrupção digital
  • A queda no consumo noticioso tradicional e os novos players nativos digitais. Estudo de casos
  • ‘Viabilidade midiática’ para a Deutsche Welle Akademie: para além da vontade ou do dinheiro
  • Organizações sustentáveis de mídia, tendências para o novo Jornalismo e o IA nas start-ups
Módulo 2 – Tirando a ideia jornalística da cabeça
  • Estudos de caso: de onde saem os recursos que viabilizam as plataformas brasileiras?
  • Como elaborar um modelo de negócio: o business model Canvas
  • Fundamentos para construir um negócio sustentável de mídia
  • Existe uma equipe ideal? Talentos e rotinas
Módulo 3 –Métricas: como entender melhor a sua audiência
  • Principais noções a se ter em mente na hora de medir o progresso de um site e redes sociais
  • Como definir KPIs e métricas em plataformas, sites e outros meios
  • A importância do engajamento
  • Como gerar bases sólidas para o futuro do projeto
Módulo 4 – Monetização: Como desenvolver novas fontes de receita I
  • A estratégia de diversificar as fontes de receita. A notícia como produto/projeto. Mentalidade orientada para produto jornalístico.
  • Principais modelos de monetização: como as startups brasileiras e estrangeiras nasceram do ponto de vista financeiro?
  • Projetos e start-ups financiados: editais, premiações e concursos. Estudos de casos
  • Fundraising e grant writing. Roteiro para abordagem de fundações e levantamento de recursos. Estudo de casos
    • Criação de conteúdo para clientes que não são da mídia. Estudos de casos
Módulo 5 – Monetização: Como desenvolver novas fontes de receita II
    • Assinaturas, assinaturas personalizadas
    • Membresia/Membership; micropagamento ou agrupamento, Crowdfunding, doações. Estudos de casos.
  • Venda de conteúdo e parcerias com a mídia. Estudo de casos
  • Anúncio e Merchandising. Patrocínio. Mídia programática, Estudos de casos.
  • Venda de serviços: treinamento, educação e consultoria, eventos. Estudo de casos
  • Colaboração digital e projetos colaborativos de investigação. Estudo de casos
  • Outras fontes: licenciamento, NFTs Estudos de casos.
  • Trabalhos colaborativos e as novas instituições associativas.
Quando acontece?
Dias da semana: Aos Sábados
Das 9h às 12h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Gilberto Scofield Júnior

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Veja aqui os cursos que você já visitou.

Não viu nem um curso ainda?
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.140,00

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.