Liderança Ágil e Adaptativa

Online ao Vivo

Inscrições até: 02/2/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 02/2/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1738454400, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

  • Liderança ágil e adaptativa
  • Transforme desafios em oportunidades, com flexibilidade e inovação

Para quem se destina?

  • Líderes e gestores: Gerentes, diretores e executivos de diferentes setores e organizações que desempenham papéis de liderança e que buscam desenvolver habilidades ambidestras para liderar suas equipes de forma mais eficaz.
  • Empreendedores e líderes de startups: Fundadores e líderes de startups e empresas em crescimento, que precisam liderar de forma ambidestra para impulsionar a inovação, ao mesmo tempo em que otimizam os recursos limitados disponíveis.
  • Profissionais interessados em desenvolvimento pessoal e liderança que buscam aprimorar suas habilidades de liderança, independentemente de sua posição atual ou área de atuação, e que estão interessados em explorar a abordagem ambidestra como uma maneira de impulsionar seu crescimento profissional

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Desenvolver habilidades de liderança flexível: Capacitar os participantes a adaptarem seu estilo de liderança de acordo com diferentes cenários e mudanças rápidas no ambiente organizacional.
  • Incorporar práticas ágeis na gestão de equipes: Ensinar técnicas de liderança baseadas em metodologias ágeis para promover colaboração, eficiência e inovação dentro das equipes.
  • Fomentar a resiliência e a tomada de decisões estratégicas: Preparar líderes para tomarem decisões rápidas e eficazes diante de incertezas e para manterem suas equipes motivadas e produtivas em ambientes dinâmicos.
Encontro 1: Fundamentos da Liderança Ágil
  • Objetivo: Introduzir os conceitos de liderança ágil e adaptativa.
  • Conteúdo:
  • O que é liderança ágil? Diferenças entre liderança tradicional e ágil.
  • Princípios do Manifesto Ágil aplicados à liderança.
  • A importância da adaptabilidade no contexto atual.
  • Discussão de cenários: como líderes enfrentam mudanças e incertezas.
  • Atividades:
  • Dinâmica de grupo para simular mudanças repentinas e analisar diferentes reações de liderança.
  • Discussão em grupo sobre exemplos de líderes ágeis no mercado.
Encontro 2: Estilos de Liderança e Flexibilidade
  • Objetivo: Explorar diferentes estilos de liderança e como adaptá-los conforme a situação.
  • Conteúdo:
  • Tipos de liderança
  • Como líderes ágeis ajustam seu estilo às necessidades da equipe e do ambiente.
  • A importância da inteligência emocional para líderes adaptáveis.
  • Atividades:
  • Autodiagnóstico: qual o meu estilo de liderança predominante?
  • Exercício prático: adaptação de estilos em cenários simulados.
Encontro 3: Ferramentas e Práticas de Gestão Ágil
  • Objetivo: Apresentar ferramentas e metodologias ágeis aplicáveis à liderança.
  • Conteúdo:
  • Design Thinking, Scrum, OKR e outras metodologias ágeis.
  • Ciclos rápidos de feedback e a importância da comunicação contínua.
  • Técnicas de gestão visual para acompanhar progresso de projetos.
  • Delegação eficaz em um ambiente ágil.
  • Atividades:
  • Criação de um quadro Kanban para simular o acompanhamento de projetos em tempo real.
  • Discussão sobre os desafios de integrar práticas ágeis no dia a dia da equipe.
Encontro 4: Tomada de Decisão Rápida e Resolução de Problemas
  • Objetivo: Capacitar os participantes a tomar decisões rápidas e eficazes em cenários incertos.
  • Conteúdo:
  • Tomada de decisão sob pressão: como manter a clareza e a objetividade.
  • Ferramentas para análise rápida de problemas e identificação de soluções (5 Porquês, Matriz de Decisão).
  • O papel da liderança na resolução de conflitos e gestão de crises.
  • Atividades:
  • Estudo de caso: análise de uma situação de crise em empresas ágeis.
  • Role-play: simulação de resolução de conflitos em equipe.
Encontro 5: Construindo Times de Alto Desempenho
  • Objetivo: Ensinar como formar e manter equipes ágeis e de alto desempenho.
  • Conteúdo:
  • Características de equipes de alto desempenho: autonomia, propósito e colaboração.
  • O papel do líder na criação de uma cultura de inovação e confiança.
  • Como manter a equipe motivada e resiliente em ambientes voláteis.
  • Feedback contínuo e coaching em um ambiente ágil.
  • Atividades:
  • Workshop colaborativo: criar um plano de ação para formar um time ágil e de alto desempenho.
  • Dinâmica de feedback: práticas para melhorar o desempenho da equipe de forma contínua.

Quando acontece?

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Maria Augusta Rodrigues Orofino

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.