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Marketing Editorial para Autores

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Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

O principal objetivo da oficina é fornecer conhecimento sobre marketing editorial de maneira prática, através das atividades propostas, permitindo que o autor adquira autonomia para aplicar os conceitos teóricos de forma coesa, adaptando-os às suas necessidades. Busca-se que o participante, ao final da oficina, saiba identificar a melhor rede social e tipo de conteúdo para seus objetivos e perfil, além de compreender quais as melhores estratégias que funcionam para o seu nicho e linguagem. Além disso, espera-se que o participante seja capaz de:
  • Entender a base dos principais conceitos e pilares do planejamento de marketing, com ênfase no mercado editorial independente;
  • Compreender como criar e executar um cronograma de divulgação desde a fase de pesquisa até o desenvolvimento das postagens;
  • Dar ao autor autonomia e segurança para escolher os melhores canais e ferramentas para se comunicar com seu público e divulgar suas obras;​

Para quem se destina?

É indicado para autores independentes que tenham pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre marketing e comunicação e buscam uma orientação guiada desde a fase de ideação até a execução do conteúdo. Voltado para quem está preparando um novo lançamento, ou deseja retrabalhar uma obra já publicada, para entender, na teoria e na prática, como construir uma estratégia de divulgação sólida e linear para as suas obras literárias nas redes sociais.

O que você vai aprender

Entenda as principais bases da construção de um planejamento de marketing, com ênfase no mercado editorial independente, de maneira a criar estratégias sólidas e efetivas para divulgação de obras literárias, que se adequem ao seu meio, recursos e público-alvo.

  • Muito se debate sobre os papéis que o autor precisa assumir nos dias de hoje. Além de escrever, é preciso produzir, publicar e comercializar suas obras. Com a democratização dos meios e ferramentas de produção, ao mesmo tempo em que se tem uma maior facilidade de levar o conteúdo a outras pessoas, também surge o desafio de fazê-lo sobressair no meio de tantas informações.
  • Este curso visa ensinar o aluno os conceitos básicos do planejamento de marketing, para que adquiram conhecimentos acerca das ferramentas e estratégias necessárias para elaborar uma divulgação coesa e eficaz para a sua obra literária nas redes sociais.
  • O intuito é que o participante adquira autonomia para decidir quais estratégias e conteúdos melhor se encaixam com a sua audiência e onde alocar seus esforços de maneira eficiente.
  • Como criar um planejamento linear para uma narrativa? O curso irá apresentar conceitos teóricos da área de comunicação, com um enfoque no marketing editorial, de modo que, através de atividades práticas e com orientação do conteúdo aprendido, o autor independente consiga desenvolver uma comunicação autêntica e consistente, que atenda especificamente suas demandas.
  • Cada aula contará com o apoio de exercícios, que juntos irão guiar o participante passo-a-passo do processo de ideação até a execução dos conteúdos.
AULA 1 – Como planejar
  • Introdução aos conceitos básicos de marketing. Como pesquisar, planejar e montar um relatório que melhor se adeque ao seu produto – o livro -, e que servirá de guia para as decisões acerca da melhor estratégia de conteúdo a ser adotada. Nesta aula, busca-se que o participante entenda a importância de uma pesquisa e preparo prévio do conteúdo.
AULA 2 – Personificando conceitos
  • Transformando os dados coletados e conceitos em conteúdo. Como comunicar a essência da minha história? Como e quais conteúdos abordar? Da mesma forma que em um livro desenvolvemos arcos narrativos, nesta aula entenderemos a importância de planejar as etapas de construção da mensagem que será transmitida ao seu público.
AULA 3 – Do esboço às primeiras linhas
  • A partir dos dados e dos insights tirados das atividades das primeiras aulas, neste terceiro encontro iremos criar as primeiras linhas de conteúdo, guiados pelo planejamento previamente elaborado, construindo as mensagens e formas de abordagem. Como adaptar a minha mensagem para diferentes redes? Nesta aula iremos entender a característica de cada rede social e entender qual melhor atende a demanda do autor e os melhores formatos de conteúdo para cada uma delas.
AULA 4 – Executando cronograma de divulgação
  • Neste último encontro, teremos uma atividade final de apresentação de alguns dos conteúdos criados pelos participantes do curso, buscando promover o debate, interação, troca de ideias e esclarecimento de dúvidas. O objetivo é que o aluno consiga demonstrar e refletir sobre o conhecimento adquirido ao longo dos encontros. Além disso, contaremos com uma palestra com a autora Marina Feijóo, onde ela irá contar sobre sua experiência criando conteúdo.
Quando acontece?
06, 07, 08 e 09/02
Dias da semana: Segunda, terça, quarta e quinta-feira
Das 19h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Boleto Bancário*

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Em até 10x R$ 94,00

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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