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Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Sustentável – Agenda ASG-P

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Matrículas abertas no site até 48 horas antes no início do curso, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • Desenvolver uma consciência de sustentabilidade capaz de integrar e avaliar o impacto dos stakeholders na gestão da organização, permitindo a identificação de soluções de valor a longo prazo para todos os envolvidos, respondendo aos desafios do Ambiente, da Sociedade, da Governança e das Pessoas.
  • No final do curso o participante será capaz de integrar e avaliar o impacto dos diferentes stakeholders na posição financeira da organização com domínio das métricas ESG (GRI, ODS, WEF e outras)

Para quem se destina?

  • Executivos C-level que buscam o Desenvolvimento Sustentável, como vantagem competitiva para impulsionar o crescimento dos negócios atendendo de maneira harmônica às Partes Interessadas.
  • Gerentes de nível médio e sênior que buscam liderar as organizações no sentido da perenidade dos negócios, por meio de soluções sustentáveis em todos os campos de suas atuações.
  • Consultores que buscam oferecer às organizações, processos e soluções sustentáveis para os problemas do negócio, e demonstrar sua credibilidade e competência por meio de um programa conceituado.
  • Acadêmicos dedicados à pesquisa e projetos de modelos sustentáveis de governança.

O que você vai aprender

O Desenvolvimento Sustentável é essencial para as organizações cumprirem seu Propósito a longo prazo e, portanto, precisam dominar o inter-relacionamento entre as suas dimensões: Ambiente, Sociedade, Governança e Pessoas, e desenvolver uma cultura empresarial de governança responsável, e gerir e planejar estrategicamente o alinhamento dos objetivos dos stakeholders

1) Introdução ao conceito de sustentabilidade dos recursos de produção
  • Definir a sustentabilidade dos recursos de produção, suas valências únicas e os ciclos da Economia Circular de Valores. Apresentar as relações multilaterais das Partes Interessadas, seus objetivos aspiracionais, e a visão cronológica mostrando como a gestão das organizações, e tais relações, devem evoluir na medida da mudança cultural da Sociedade, da história que se transforma, e da relação com todos os recursos finitos
2) Abordagem holística das Partes Interessadas
  • A taxonomia, classificação e identificação das Pis implica em uma listagem ampla das possíveis Partes Interessadas de qualquer organização, que pode ser muito extensa, exigindo uma metodologia específica para aprofundamento. A Gestão Estratégica das Partes Interessadas envolve as decisões de planejamento e gestão: de que modo os Sistemas de Gestão da Qualidade incorporam as Partes Interessadas? O que aprender com os modelos SWOT e SOAR? Como as organizações conscientes gerenciam os interesses, conflitantes ou convergentes, das Partes Interessadas? Como o Propósito, Visão, Missão e Valores da organização devem se alinhar com as expectativas das Partes Interessadas?
3) Governança das Partes Interessadas
  • A evolução dos modelos de governança – do controle individual para a constituição dos Conselhos; as diferenças de abordagem e atuação em função dos interesses de todas as Partes: harmonia e conflitos e as iniciativas de moderação. Gestão de riscos na Governança do Ambiente, Sociedade, Organização e Indivíduos (ESG +P no inglês). Construção de uma cultura de sustentabilidade dos recursos de produção, incluindo como incorporar estratégias de negócios ao processo. Reconhecer e as armadilhas potenciais que surgem ao mudar a cultura das organizações vivas, que desconhecem o constrangimento de hierarquias formais, divisão discricionária de tarefas e processos lineares de execução e que emergem de forma natural, com a velocidade imposta pelas mudanças dos hábitos e comportamentos das Partes Interessadas.
4) A evolução do engajamento com as Partes Interessadas
  • O relacionamento das organizações com as Partes Interessadas evolui de maneira compatível com as mudanças no Ambiente, na Sociedade, nas Organizações e nos Indivíduos. O propósito do engajamento das Partes Interessadas devem ir além de consultas em ocasiões específicas para perseguir as oportunidades de dirigir os impactos das decisões e preocupações mútuas. A colaboração implica em parceiras em questões de interesse comum alargando suas referências incluindo, não apenas as Partes Interessadas mais próximas, mas as diversas vozes que podem ser afetadas, e o porvir das Partes Interessadas, para entender como as mudanças tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais que vêm ocorrendo de maneira acelerada nas últimas décadas tendem a se acelerar no futuro, e como é possível pensar nas relações entre as Partes Interessadas nos eixos Terra, Sociedade, Capital e Trabalho, de maneira que haja uma atuação responsável que crie um futuro próspero, justo e sustentável para a humanidade.
5) Matriz ASG-P – Ambiente, Sociedade, Governança e Pessoas
  • As Partes Interessadas podem ser agrupadas pelos seus interesses na coletividade, nas estruturas ou nas pessoas sendo possível identificar objetivos aspiracionais comuns em todos os agrupamentos e classificá-los em quadrantes de interesse comum, e apresenta o conjunto de expectativas para as Partes Interessadas, compartilhando as mudanças nas estruturas organizacionais que são necessárias para que as organizações consigam contemplar as novas estruturas em redes, novos modelos de parceria, negócios compartilhados e as cadeias de valor que se ressignificam a cada dia.
6) Responsabilidades ASG-P – Ambiente, Sociedade, Governança e Pessoas
  • Uma abordagem das responsabilidades perante o Ambiente, Sociedade, a Governança e as Pessoas, com a obrigação de responder pelos próprios atos, ou de algo que nos foi confiado, considerando o aumento das exigências das Partes Interessadas, e ampliando o conceito de Responsabilidade Social para explicitar diferentes demandas: ambiental, social, corporativa, e humanas, etc. em que as denominações implicam que a consciência global é fundamental no processo de preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade economicamente próspera e socialmente justa. Além de abordar os protocolos, normas, vetores e princípios da Responsabilidade ASG-P das organizações, são apresentados os modelos de representação e relatórios de sustentabilidade alinhados.
7) Gestão de relacionamento e comunicação com as Partes Interessadas
  • Incorporar uma mudança de atitude corporativa, que objetiva criar e manter um bom relacionamento com as diferentes entidades de interesse, armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa. Ainda aborda o diálogo e feedback com as Partes Interessadas em que as organizações precisam acreditar no envolvimento participativo das Partes Interessadas e manter um relacionamento positivo e constante de longo prazo que ajude a gerar consenso, aumentar a confiança, melhorar os processos de tomada de decisão e reduzir conflitos.
8) Planejamento estratégico orientado para as Partes Interessadas
  • Associação dos elementos conceituais do modelo de planejamento estratégico, e sua aplicação na forma do IDEAR, em que apresenta um conjunto de ferramentas de validação, de forma participativa, e um tutorial detalhado para a construção dos mapas estratégicos das organizações: Construto Estratégico – para alinhamento e visualização do Propósito, Missão, Visão, e Valores, Vantagens Competitivas, Análise PEST, Fatores críticos; e o Mapa Estratégico – contendo os objetivos estratégicos, aspiracionais e operacionais, permitindo gerar um Projeto Empresarial com comprometimento de colaboradores, gestores e demais Partes Interessadas.
Quando acontece?
17, 18, 19 e 20/1
Dias da semana: Terça, quarta, quinta e sexta-feira
Das 19h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Em até 10x R$ 94,00

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Emissão dos certificados
  • O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.
  • Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.
  • O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

 

  • Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] 

 

  • A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc. 

 

  • Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail [email protected] 
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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