Formação em Gestão e Marketing de Comunidades

Online ao Vivo

Inscrições até: 31/8/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

A nova fronteira do marketing e da gestão de marcas: forme-se em Community-Led Growth e aprenda a criar ecossistemas que fortalecem marcas, ativam clientes e engajam times. Da estratégia à execução, domine frameworks, ferramentas e estudos de caso para construir comunidades que geram valor real em branding, marketing, customer experience e inovação.

Para quem se destina?

  • Profissionais de Marketing Digital: Interessados em ampliar suas competências em Gestão e Marketing de Comunidades para potencializar estratégias de engajamento.
  • Gestores e Analistas de Comunicação: Que desejam alinhar ações de comunidade aos objetivos estratégicos da marca.
  • Empreendedores e Startups: Focados em construir comunidades estratégicas e promover growth sustentável e leal com a marca.
  • Líderes de RH e Cultura Organizacional: Que buscam engajar e integrar equipes internas por meio de estratégias de comunidade.
  • Profissionais de CS, CX e Atendimento ao Cliente: Que desejam aplicar técnicas de suporte e gestão de comunidades de usuários e clientes.
  • Gestores de Inovação: Que buscam criar ambientes colaborativos entre stakeholders que promovem inovação aberta empresas e grandes empresas.
  • Consultores e Freelancers: Em busca de especialização em estratégias de criação, gestão e marketing de comunidades.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Compreender os fundamentos estratégicos da Gestão e Marketing de Comunidades e seu alinhamento com os objetivos de negócio.
  • Aprender a estruturar comunidades de clientes, usuários, funcionários e seguidores, considerando diferentes objetivos estratégicos.
  • Conhecer as melhores práticas para engajamento, retenção e crescimento sustentável de comunidades.
  • Identificar as principais métricas e frameworks para análise de desempenho de comunidades.
  • Entender os princípios de comunicação, marketing e ações integradas para comunidades diversas.
  • Planejar estratégias de integração, engajamento e fidelização de membros.
Aula 1: Conceitos e Fundamentos da Gestão de Comunidades (3 horas)
  • Definição de Comunidades Estratégicas.
  • O que é Community-Led Growth e por que ele importa.
  • Benefícios da Gestão de Comunidades
  • Tipos de Comunidades (clientes, usuários, funcionários, seguidores)
  • O papel das comunidades no funil de aquisição, retenção e fidelização.
  • Panorama do mercado e evolução das estratégias de comunidade.
  • Papéis e Funções do Líder da comunidade e Community Manager
  • Habilidades Essenciais: Hard e Soft Skills
Aula 2: Planejamento Estratégico e Frameworks de Comunidades (3 horas)
  • Community Strategy Canvas: Propósito, Identidade, Valores, Voz.
  • Desenvolvimento de Community Personas e Metodologia de Pesquisas
  • Proposta de Valor da Comunidade
  • Organização da Estratégia de Comunidades
  • Rituais, eventos e planejamento de conteúdos
  • O conceito de “Minimum Viable Community” de Emiliano Agazzoni
  • O conceito de “Community Market Fit” e Escala de Comunidades.
  • Modelo Spaces sobre Estratégias de Comunidades do David Spinks.
Aula 3: Estratégias de Engajamento e Retenção em Comunidades (3 horas)
  • Psicologia do Engajamento.
  • Ciclo de vida do membro: atração, ativação, retenção e lealdade.
  • Técnicas de engajamento provadas por especialista no Brasil.
  • Técnicas de Gamificação e Recompensas.
  • Técnicas de facilitação de conversas significativas e engajamento.
  • Criação de Programas de Embaixadores
  • Estratégias de Reativação.
  • Cases reais de comunidades globais e brasileiras
Aula 4: Comunicação Estratégica e Marketing Integrado para Comunidades (3 horas)
  • Criação de Conteúdos Estratégicos
  • Onboarding de Membros
  • Planejamento de conteúdo UGC o e campanhas colaborativas.
  • Planejamento de lives, eventos presenciais e geração de demanda
  • Fortalecimento de marca e autoridade com a comunidade
  • A comunidade alinhada com marketing e outros departamentos da empresa
  • Como justificar novas ações da comunidade com os diferentes times da empresa
  • Como lidar com silos organizacionais e promover colaboração.
  • Estratégias Multicanal e posicionamento de marca
Aula 5: Gestão Estratégica de Crises e Conflitos em Comunidades (3 horas)
  • Técnicas de Moderação
  • Gestão de Conflitos
  • Plano de Crise
  • Conformidade com LGPD
  • Contrato e termos de uso da comunidade
Aula 6: Métricas e KPIs para Gestão de Comunidades (3 horas)
  • Definição de KPIs de engajamento.
  • Métricas Essenciais: Engajamento, Crescimento, NPS, Health Score, Retenção
  • Framework Community Commitment Curve
  • Ações Corretivas
  • Análise de Relatórios e como apresentar relatórios para a liderança
  • Medindo o ROI
Aula 7: Crescimento Estratégico e ROI em Comunidades (3 horas)
  • Community-Led Growth (CLG) e como funciona na prática
  • Comunidade como parte do core business.
  • Sinergias com marketing, produto, CS, vendas, RH e inovação.
  • Estratégias de Monetização
  • Planejamento de Ações de Crescimento
  • Programa de indicação
  • Plataformas de comunidades, funcionalidades e coleta de dados
  • Estratégias para escalar comunidades sem perder autenticidade.
Aula 8: Inovação e Tendências Futuras no Community Management (3 horas)
  • Impacto da IA no Community Management
  • Ferramentas de IA para moderação automática e curadoria de conteúdo.
  • Criação de experiências personalizadas com base em comportamento e dados.
  • IA como co-piloto do Community Manager: produtividade e insights preditivos.
  • Competências futuras para profissionais da área.
  • Comunidades com propósito: ESG e impacto social.
  • Comunidades como pontes para inovação aberta e cocriação.
  • Cultura de pertencimento e diversidade como diferencial competitivo.

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Professor

Certificado

Invista no seu futuro

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sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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