Jornalismo Regenerativo: Reconstruindo a Credibilidade e o Engajamento

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 31/8/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Jornalismo Regenerativo: Reconstruindo a Credibilidade e o Engajamento

A audiência da imprensa tradicional vem caindo ao longo dos últimos anos – só em 2023, as versões digitais dos 12 dos principais jornais do País perderam 43 mil assinantes. As razões para essa fuga de público são inúmeras, mas a perda de confiança na mídia tradicional é a mais preocupante, uma vez que abre caminho para fake news e desinformação.

 

Para lidar com esse cenário, partindo de estudos nas áreas de Comunicação e Marketing, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia, Criatividade e Neurociência, as professoras Alline Dauroiz e Melissa Setubal apresentam recursos para que profissionais do conteúdo construam carreiras independentes respaldadas pelos valores jornalísticos, com credibilidade e zelo pela reputação. A ideia é que o mercado de jornalismo tradicional também possa se beneficiar de novas práticas internacionais para (re)engajar o público perdido.

 

O curso propõe trabalhar o conceito emergente de Jornalismo Regenerativo, a partir dos conceitos de cultura de regeneração (como em Ailton Krenak); da “Sociedade do Possível” (Vlad Glăveanu); e do Marketing Regenerativo (Philip Kotler, Christian Sarkar e Enrico Foglia). Também serão abordadas metodologias como a do Trusting News, bem como estratégias do Marketing de Comunidade e Influência Digital; letramento em Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP); construção de narrativas regenerativas e iniciativas do Jornalismo Hiperlocal.

Para quem se destina?

Profissionais e estudantes das áreas de: Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa, Marketing de Influência, Produção Audiovisual Documental, produtores de conteúdo de meios de comunicação em geral, gestores de redação e equipes de meios de comunicação.

Programa

O que você vai aprender

  • Incrementar a prática jornalística, com metodologias como a do Trusting News (apoiadas por pesquisas e testadas em redações internacionais), para resgatar a escuta ativa e o diálogo com a audiência, demonstrar credibilidade e restabelecer a confiança na imprensa tradicional;
  • Ampliar a capacidade do jornalista na disseminação de notícias verdadeiras, ensinando recursos tanto dos novos tipos de jornalismo, como do marketing de comunidade e influência digital, do letramento em DEIP (Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento), entre outros;
  • Entender a mudança no comportamento da audiência, por meio de um resgate histórico, e realizar uma análise atualizada dos meios de comunicação tradicionais;
  • Incentivar as habilidades comportamentais mais desejadas pelo mercado, assim como oferecer recursos que possibilitem cuidados com o bem-estar do profissional que trabalha em ambientes de alto nível de estresse, performance, cobrança e responsabilidade;
  • Demonstrar como narrativas regenerativas podem ser usadas dentro do jornalismo e da criação de conteúdo online, para propor soluções e inspirar o público;
  • Usar os preceitos da Cultura de Regeneração, da Sociedade do Possível, e do Marketing Regenerativo para restabelecer a credibilidade e o engajamento com a audiência, e como uma das principais formas de combate às fake news e à desinformação.
Módulo 01 – Contextos: a trajetória do jornalismo contemporâneo
  • A quebra da confiança no jornalismo e nas mídias tradicionais de massa;
  • Momentos de ruptura do jornalismo: uma abordagem histórica;
  • Novas formas de Comunicação.
Módulo 2: Regeneração da credibilidade do jornalista
  • Recursos para lidar com o trabalho de jornalista: o básico dos Soft Skills
  • Cultura de regeneração, Sociedade do Possível e MKT Regenerativo como base na criação de conteúdo
  • Navegar nas estruturas hierárquicas dos meios de comunicação
  • Recursos para lidar com a mídia tradicional: o básico da coragem
Módulo 03 – Resgate dos valores jornalísticos na era da pós-verdade
  • Valores da atividade de jornalista: definições e referências para criação de conteúdos
  • Perigos e possibilidades diante da cultura do cancelamento e das fakes news
Módulo 04 – Caminhos para a autogestão da carreira em criação de conteúdo noticioso
  • Cases no jornalismo independente;
  • Construção de reputação e credibilidade para jornalista empreendedor e criadores de conteúdo
  • Sustentação do trabalho do jornalista: criatividade e autoexpressão + interesses comerciais.
Módulo 05 – Inovações no processo jornalístico e criação de conteúdo
  • Estratégias para engajar a audiência: Transparência, Atendimento ao Cliente, Estratégias Digitais, Letramento em DEIP;
  • Possibilidades do jornalismo contemporâneo e outras inovações.
Módulo 06 – Um novo jornalismo na prática
  • Apresentação do projeto final do curso.

Quando acontece?

Professoras

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me