Psicologia Intercultural: Comunicação, Liderança e Negociação em Contextos Globais

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Inscrições até: 21/9/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Em um mundo cada vez mais conectado — e, ao mesmo tempo, diversificado —, saber se comunicar, relacionar, negociar, liderar e colaborar entre culturas não é um diferencial, mas uma necessidade.

Neste curso de extensão, você será convidado a aprofundar-se na psicologia da comunicação e das relações interculturais, a fim de compreender como a cultura, o cérebro e a cognição moldam as relações humanas.

Com uma abordagem inovadora e fundamentada em evidências das neurociências e das psicologias contemporâneas, o curso possibilita o desenvolvimento de competências práticas, que permitem atuar com mais sensibilidade, inteligência emocional e intercultural, e eficácia em ambientes diversos em contextos globais.

Este curso é perfeito para quem deseja desenvolver um mindset intercultural! Ele é ideal para quem atua ou deseja atuar em negócios, marketing, educação, relações internacionais, saúde, mediação, recursos humanos e desenvolvimento pessoal. O curso oferece as bases conceituais para uma melhor percepção de diferentes culturas e etnias, aprimoramento da comunicação, desenvolvimento de habilidades decisórias e de negociações, aprender a liderar e gerir, além da construção de pontes entre diferenças.

Seja você um profissional, gestor, educador, estudante ou entusiasta da diversidade humana e das relações interétnicas, este curso é para quem acredita que entender o outro começa por compreender a si mesmo em contexto.

“A cultura esconde mais do que revela, e não esconde mais do que dos seus próprios participantes” – Edward T. Hall

Para quem se destina?

O curso é direcionado a profissionais, estudantes e pessoas que desejam ampliar sua habilidade de atuar com competência, ética e eficácia em contextos culturalmente diversos, complexos ou internacionalizados. Ele é especialmente relevante para quem reconhece a importância da psicologia aplicada às relações interculturais como ferramenta estratégica de liderança, gestão, comunicação e negociação. São especialmente bem-vindos:
  • Psicólogos, profissionais da saúde mental e estudantes de psicologia interessados em intervenções sensíveis ao contexto cultural;
  • Profissionais de recursos humanos, desenvolvimento organizacional e gestão de equipes interculturais;
  • Educadores, pedagogos, gestores e formadores que atuam em ambientes diversos ou internacionais.
  • Profissionais das áreas de relações internacionais, diplomacia, comércio exterior e cooperação internacional.
  • Líderes, gestores, empreendedores e negociadores que atuam em ambientes interculturais ou globais.
  • Mediadores de conflitos, advogados e profissionais do terceiro setor focados em justiça social e convivência intergrupal.
  • Estudantes e pesquisadores das áreas de psicologia, antropologia, ciências sociais, comunicação e administração;
  • E todos os interessados em desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e ampliação da sensibilidade cultural em um mundo marcado pela interdependência e pela diversidade.
  • Este curso se propõe a ser um espaço formativo transformador, tanto para o aprimoramento profissional quanto para o crescimento humano, conectando ciência, prática e consciência crítica.

Programa

O que você vai aprender

  • O curso de extensão Psicologia Aplicada: Competências Interculturais para Comunicação, Liderança, Gestão e Negociação em Contextos Globais tem como objetivo central proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada das dinâmicas psicológicas, cognitivas e culturais que permeiam as relações humanas em contextos interculturais.
  • A partir de uma perspectiva transdisciplinar — integrando psicologia social, etnocultural e cognitiva, neurociência cultural e estudos organizacionais —, o curso visa:
  • Analisar criticamente os processos psicológicos envolvidos nas relações intergrupais e interculturais, como categorização e identidade social, formação de estereótipos como função social, preconceitos, discriminação, estigma e seus impactos na cooperação e no conflito entre culturas.
  • O curso também busca compreender como a cultura molda a estrutura do cérebro humano, a cognição, as emoções e a tomada de decisões, utilizando evidências das neurociências e das psicologias para interpretar comportamentos em diferentes contextos culturais.
  • Explorar e aplicar os principais modelos teóricos de análise cultural e de sensibilidade intercultural, como os propostos por Geert Hofstede, Milton Bennett, Richard D. Lewis, entre outros, para avaliar e adaptar estratégias de comunicação e relacionamento.
  • Desenvolver competências práticas em comunicação, liderança, gestão e negociação intercultural, com foco em escuta ativa, empatia, ética intercultural e gestão de conflitos, por meio de práticas e estudos de caso.
Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de atuar de forma mais consciente, eficaz e ética em contextos diversos, demonstrando inteligência cultural, flexibilidade comportamental e sensibilidade relacional em suas práticas profissionais e interpessoais, seja em negócios, educação, relações internacionais, saúde, mediação, recursos humanos ou desenvolvimento pessoal
Aula 1: Psicologia das Relações Intergrupais e Interculturais (3 horas)
Objetivos de Aprendizagem:
  • Compreender os fundamentos teóricos da psicologia das relações intergrupais e interculturais e da antropologia transcultural.
  • Analisar como identidade social, estereótipos, preconceitos, estigma, discriminação e migro agressões influenciam as interações entre pessoas e grupos.
  • Refletir sobre os impactos psicológicos dos encontros interculturais em contextos diversos.
  • Conteúdo Programático:
  • A Realidade Psicológica dos Grupos Sociais
  • Teoria da Identidade Social
  • Necessidades dos Grupos Sociais e dos Indivíduos
  • Estereótipo, Preconceito, Estigma, Discriminação e Micro agressões
  • Definições de Cultura
  • Enculturação
  • Cultura como Artefato Mediador
  • Etnia
  • Multiculturalismo versus Relativismo Cultural
  • Interculturalismo
  • Etnocentrismo e Comunicação Intercultural
  • Etnorelativismo
  • Assimilação Cultural versus Aculturação
AULA 2 – Cultura, Cérebro e Funções Cognitivas. (3 horas)
Objetivos de aprendizagem:
  • Entender como a cultura influencia a estrutura e os processos do cérebro (funções cognitivas).
  • Compreender diferenças culturais nas funções cognitivas, como linguagem, atenção, percepção, memória, raciocínio e comportamento.
  • Compreender diferenças culturais em processos psicológicos e como elas influenciam nossas crenças, valores, regulação emocional, motivação e resolução de problemas.
  • Refletir sobre as implicações dessa diversidade cognitiva e psicológica em contextos de comunicação, colaboração, liderança, gestão e negociação entre culturas.
  • Conteúdo programático:
  • O cérebro: Neurofisiologia Fundamental para Principiantes
  • Fundamentos Básicos de Funções Cognitivas e Executivas para Principiantes
  • Neurociência cultural: Conceitos Básicos
  • Diferenças Culturais em Processos Cognitivos
  • Psicologia Étnica e Intercultural: Conceitos Básicos
  • Diversidade Cultural em Processos Psicológicos
  • Enculturação, Aculturação e Interculturalidade
  • Implicações da Enculturação, Aculturação e Interculturalidade em Contextos de Comunicação, Colaboração, Liderança e Negociação Intercultural.
  • Evidências Cientificas (Apresentação de tese de mestrado e outros estudos relacionados)
Aula 3 – Modelos de Cultura e de Sensibilidade Cultural. (3 horas)
Objetivos de aprendizagem:
  • Compreender os principais modelos teóricos clássicos e contemporâneos de análise cultural.
  • Diferenciar os estilos culturais em dimensões como individualismo versus coletivismo, feminino versus masculino, estilos de comunicação, relação com a autoridade, hierarquia, percepção de tempo,
  • proximidade (proxemics), humor no trabalho, confiança, compromisso, verdade, teamwork, privilégios, competitividade, burocracia e regras, gênero, entre outros.
  • Desenvolver a consciência e a sensibilidade intercultural como habilidades profissionais e pessoais.
  • Conteúdo programático:
  • Modelos clássicos de cultura
  • Hofstede: Dimensões culturais (individualismo versus coletivismo, distância do poder, entre outros).
  • Edward T. Hall: Comunicação de alto e baixo contexto, monocromia versus policronia.
  • Fons Trompenaars: dilemas culturais e orientações universais versus particulares.
  • Outros.
  • Modelos Contemporâneos de cultura
  • Richard David Lewis: 3 tipos de cultura (Linear-ativos, Multi-ativos e Reativos).
  • Modelo de Deardorff: Competência intercultural como processo de desenvolvimento.
  • David A. Livermore: Inteligência Cultural
  • Sensibilidade e Competência Intercultural
  • Modelo de Sensibilidade Intercultural de Milton Bennett (DMIS): de Etnocêntrico ao Etnorelativo.
  • Aplicações Práticas dos Modelos
Aula 4 – Negociações interculturais: Comunicação e Liderança. (3 horas)
Objetivos de aprendizagem:
  • Identificar diferentes estilos de comunicação e liderança, considerando a cultura.
  • Compreender os modelos de categorização de culturas de Richard D. Lewis (linear-ativa, multi-activa e reativa).
  • Aplicar estratégias eficazes de negociação e resolução de conflitos em contextos multiculturais.
  • Desenvolver flexibilidade comportamental e consciência metacultural pelo Modelo de Sensibilidade Intercultural (DMIS) de Milton Bennett.
  • Conteúdo programático:
  • Modelo de Lewis: 3 tipos culturais
  • Linear-ativos: foco em tarefas, lógica e planejamento (ex.: Alemanha, Suíça).
  • Multi-ativos: pessoas e emoções acima da agenda (ex.: Brasil, Itália).
  • Reativos: ouvintes atentos e respeitosos, evitam confrontos (ex.: Japão, China).
  • Estilos de comunicação e tomada de decisão.
  • Negociação e resolução de conflitos.
  • Flexibilidade cultural e adaptação:
  • “Inteligência Cultural” (QI cultural) – David A. Livermore.
  • Modelo de Sensibilidade Intercultural de Milton Bennett (DMIS):
  • Análise de casos (Fórum 1 e Fórum 2) e de Consciência Metacultural.

Quando acontece?

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* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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