Workshop de Plano de Marketing

Presencial

Inscrições até: 03/10/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Cada vez menos o mercado permite tentativas e erros. A prática (hands on) é uma constante necessidade. A assertividade domina os negócios e sem um planejamento adequado a sorte é quem define os caminhos. Planejar é essencial para que objetivos sejam atingidos. O Plano de Marketing é essencial para o crescimento da empresa​​

Para quem se destina?

​​​Profissionais e estudantes das áreas de vendas, marketing e trade marketing que desejem ou necessitem entender como se faz um Plano de Marketing ​Gestores e empreendedores que buscam desenvolver estratégias integradas para melhor entender o mercado e a realizar seu planejamento

Programa

O que você vai aprender

​​Ao final deste curso imersivo, você estará apto a: ​Entender os principais conceitos e ferramentas de planejamento: Aprenda como utilizar as ferramentas de planejamento para construção do Plano de Marketing ​Aprender na prática como construir um Plano de marketing: De forma “hands on” saiba como construir um Plano de Marketing. ​Identificar o melhor meio para apresentar um plano. Saiba como montar um relatório e apresentação final. ​
​​Aula 1: Introdução e teoria de planejamento
​Objetivos:
  • ​Compreender a importância do planejamento para a empresa.
​Conteúdo:
  • ​Definições de planejamento, missão, visão e valores,
  • ​Definição e importância do plano de marketing.
​Aula 2: Prática
​Conteúdo:
  • ​Definir uma empresa que será foco dos exercícios.
  • ​Identificar a empresa com seus principais identificadores
​Aula 3: Análise ambiental
​Objetivos:
  • ​Compreender a posição da empresa nos diversos ambientes onde está inserida.
​Conteúdo:
  • ​Análise Pestal
  • ​Ambientes Político, Econômico, Sociodemográfico, Tecnológico, Ambiental e Legal/Regulatório
  • ​As 5 forças de Porter
  • ​Análise concorrencial.
​Aula 4: Prática
​Conteúdo:​
  • Fazer as análises ambientais para a empresa definida
​Aula 5: Análise SWOT​
Objetivos:
  • ​Apresentar a ferramenta SWOT e sua utilização
​Conteúdo:
  • ​Definição e importância da Análise SWOT
​Aula 6: Prática
​Conteúdo
  • ​Aplicação da SWOT para a empresa selecionada
​Aula 7: Objetivos, Estratégias, SWOT operacional e Plano de Ações
​Objetivos:
  • ​Iniciar a montagem do plano de ações
​Conteúdo:
  • ​Definição de objetivos e caminhos Estratégicos
  • ​Ferramenta SMART
  • ​Matriz Ansoff
  • ​Definição e importância da Análise SWOT Operacional
  • ​Plano final (5W2H)
​Aula 8: Prática
​Conteúdo:
  • Definir Objetivos
  • ​Aplicar SMART
  • ​Definir Caminhos Estratégicos
  • ​Aplicar a SWOT Operacional
  • ​Definir as ações
  • ​Montar o plano e seu cronograma
​Aula 9: Noções básicas de DRE e avaliação
​Objetivos:
  • ​Entender o processo de avaliação de um plano
  • ​Aplicação de ROI
  • ​Estrutura fina do plano
​Conteúdo:
  • ​Simulação de uma DRE
  • ​Aplicação do ROI
  • ​Estrutura final da apresentação do plano
​Aula 10: Prática
​Conteúdo:
  • ​Finalização do Exercício
​Aula 11: Prática
​Conteúdo:
  • ​Apresentação os trabalhos
​Aula 12: Prática
​Conteúdo:
  • ​Apresentação os trabalhos

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me