Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Professores do ensino médio

Abordagem vivencial nos ambientes de aprendizagem: uma dinâmica sobre inteligência emocional

Aulas online

Principais conteúdos

A abordagem vivencial de aprendizagem, em inglês experiential learning, surgiu do contexto de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos em ambientes organizacionais. Experiential learning ocorre quando um aprendiz participa de alguma atividade, processa a atividade, identifica habilidades ou conhecimentos úteis e transfere essa aprendizagem ao ambiente de trabalho, estudo ou à vida em geral. A característica mais marcante das Experiential Learning Activities (ELAs), em português Atividades de Aprendizagem Vivencial, é que elas imitam experiências da vida cotidiana. Os participantes experimentam o que eles aprendem, antes de processar ou discutir a atividade. 

O Ciclo da Aprendizagem Vivencial aborda cinco passos: vivenciar, publicar, processar, generalizar e aplicar. No primeiro passo, de vivenciar, os participantes completam uma tarefa definida, geralmente, usando props, do inglês, referindo-se a algum artefato, objeto, brinquedo ou material e, em geral, a atividade é conduzida com algum componente lúdico ou divertido. Se o processo terminasse aqui, a aprendizagem seria deixada à deriva. Portanto, cabe ao facilitador da atividade conduzir os participantes por uma série de questões.

O segundo passo é a publicação, os participantes compartilham suas observações sobre o que aconteceu na atividade. Mas para que essa etapa seja eficaz, é essencial que o facilitador conduza o processo com perguntas muito bem elaboradas, começando com perguntas mais amplas, do tipo “o que aconteceu?”.

O terceiro passo é o processamento, nessa etapa, os participantes têm a oportunidade de discutir a dinâmica e os resultados da atividade. A chave dessa etapa é permitir que os participantes descubram por si mesmos por que as coisas ocorreram, ao invés de o facilitador dizer.

A quarta etapa é a generalização e nela os participantes conectam o que aprenderam com a vida real. Isso ocorre novamente com perguntas do facilitador, como, por exemplo “como essa situação assemelha-se à sua situação?” ou “como essa experiência lhe ajuda a entender outras como esta?”.

O quinto passo do Ciclo da Aprendizagem Vivencial é a aplicação. Para que seja eficaz, a atividade de aprendizagem vivencial deve permitir que os participantes planejem mudanças eficazes baseadas no que aprenderam na atividade. Nessa etapa, os participantes mudam da perspectiva “e daí?” para “e agora?”.

Portanto, nesta atividade do 4º Ciclo de Inovação Pedagógica – Agenda ESPM 20/30, Criando Pontes entre Ensino Médio e Ensino Superior, a Profa. Dra. Paula Csillag conduzirá uma dinâmica que trabalha a aprendizagem vivencial. Nessa dinâmica, especificamente, serão trabalhados conceitos de inteligência emocional, propostos pelo autor que cunhou o termo, Daniel Goleman. 

De acordo com Goleman, o QI, ou Quociente de Inteligência, que, tradicionalmente, mede aptidões lógico-quantitativas, não aborda outros tipos de inteligência, que, segundo o autor, hoje em dia são fundamentais para diversos aspectos, inclusive, para o ingresso no mercado de trabalho. Assim, Goleman apresenta os cinco pilares da inteligência emocional como as competências de autopercepção, autorregulação, motivação, competência social e empatia. 

Por fim, um comentário sobre a atividade que será conduzida: uma dinâmica sobre inteligência emocional usando a abordagem vivencial. Uma vez que a atividade será realizada online, via Zoom, foi necessária uma adaptação dessa dinâmica, que já foi aplicada centenas de vezes pela Profa. Dra. Paula Csillag, mas sempre no contexto presencial. Assim, essa atividade terá características específicas para a ferramenta Zoom. Esperamos que o conteúdo seja útil e divertido aos participantes e que possam tirar proveito e aplicar em suas próprias salas de aula!  

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Faça sua inscrição

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português