Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Professores do ensino médio

Como Planejar Atividades para Potencializar a Aprendizagem Significativa – Chaveiro de Significação de Atividades

Live EAD

Principais conteúdos

Toda aprendizagem pode ser considerada significativa, porém, os estudantes não aprendem tudo o que é ensinado. A aprendizagem significativa ocorre quando o estudante vê significado no que aprende. Ela acontece quando alguma nova informação se conecta a algum aspecto preexistente na estrutura cognitiva do estudante, que aprende pela ressignificação de conhecimentos, criando condições de aprender novas informações que se tornam base para novos conhecimentos, em um processo progressivo de construção de saberes, como numa espiral de aprendizagem.

 

Uma questão essencial ao planejamento de aulas, portanto, é criar condições para que cada estudante encontre significado no que aprende, para fazê-lo entrar em ação, criar estratégias que permitam torná-lo mais ativo para que possa aproveitar plenamente o processo de aprendizagem e atingir aos objetivos educacionais delineados.

 

A Taxonomia da Aprendizagem Significativa de Fink descreve seis diferentes categorias de aprendizagem que podem trazer significado para os estudantes, sensibilizando-os para que iniciem um processo de aprendizagem significativa. O “Chaveiro de Significação de Atividades” é uma ferramenta estratégica para o uso da Taxonomia de Fink no planejamento de aulas, potencializando a aprendizagem significativa.

 

Vamos conhecer a Taxonomia de Fink e a estratégia do Chaveiro de Significação de Atividades, debatendo sugestões práticas de aplicação com os participantes.

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Faça sua inscrição

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português