Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Professores do ensino médio

Estudo de caso e séries de TV: uma combinação que promove o engajamento do estudante

Aulas online

Principais conteúdos

A pandemia de covid-19 tem levantado diversas questões, não só na área de saúde pública, mas também na educação. Dentro desse contexto, pode-se citar as aulas remotas implementadas desde março de 2020, que trouxeram consigo desafios em todos os níveis da educação, principalmente no ensino básico. Entre esses obstáculos, está o baixo engajamento dos estudantes nas aulas virtuais.

 

Uma das alternativas encontradas para lidar com esses desafios foi a utilização de metodologias ativas. Dessa maneira, foram utilizados estudos de casos escritos e a sua adaptação por meio de cenas de séries de TV em turmas do ensino médio para analisar se isso melhoraria o engajamento. Essa metodologia considerou tópicos importantes para a aprendizagem dos estudantes que pudessem ser relacionados às séries preferidas dos jovens.

 

Utilizando questões dirigidas, a partir das cenas de alguns episódios das séries “Dr. House”, “Grey’s Anatomy”, “CSI Miami”, “Cidade Invisível”, “Diagnóstico” entre outras, foi possível levantar discussões acerca de temas relacionados a diversas áreas do conhecimento, despertando curiosidade, reflexão e interesse para a investigação científica. Além disso, foram promovidos debates sobre diversas questões sociais.

 

Diante do exposto, pode-se inferir que o uso de séries e estudos de casos estimularam a visão crítica dos estudantes para identificar elementos de diversas áreas do conhecimento e compará-los à realidade

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Faça sua inscrição

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português