TRANSLATE

ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Leadership Academy

Filosofia como potencializadora da estratégia, das lideranças e da saúde nas organizações

A partir dos conceitos da filosofia aplicados ao contexto organizacional, promover e mediar o debate e a discussão entre pares sobre estratégia, cenários de disrupção, liderança, engajamento, instrumentos de gestão, transformação digital, inovação, cultura, valores, propósito, ESG, responsabilidade social, equidade, diversidade e inclusão. A história da Filosofia será apresentada por meio de uma narrativa estruturada, que conecta gradualmente os temas empresariais.

Desenvolver lideranças, dotando o participante de conhecimentos práticos de Filosofia, ampliando perspectivas e promovendo o Insight, que ocorre quando o indivíduo percebe uma situação de uma nova maneira, estabelecendo e compreendendo novas relações lógicas e conexões entre meios e fins, identificando assim o sentido que move sua ação. O profissional será, desta forma, capacitado para o desenvolvimento de aspectos de liderança pessoal e de carreira.

Promover a Saúde Mental, com base nos conceitos da Psicologia e da Filosofia, considerando aspectos de liderança, cultura e valores. Apresentar programas práticos de promoção da saúde como parte da estratégia, objetivando não apenas evitar certas doenças ou transtornos, mas também aumentar a saúde e o bem-estar de forma individual e coletiva.

Flex

Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.

Datas

Aguarde nova turma

Horário

Aguarde nova turma

Local

FLEX: São Paulo - Tech​ e online via Zoom

R$ 3.500,00

Aguarde nova turma

cover-_0002_Layer 39-min
Sobre o curso

Vivemos em uma era de intensas mudanças e ressignificações, na qual novas concepções desafiam paradigmas e estruturas organizacionais cristalizadas, revolucionando a realidade dos negócios.

Líderes precisam ampliar suas visões e pensamentos em uma sociedade digital pós-pandemia, movida por novas formas de relações entre as pessoas, organizações e a sociedade como um todo.

 

Pessoas seguem lideranças e cabe a estas dotar a estratégia de sentido. Líderes movidos por perspectivas ampliadas do pensamento filosófico, conseguem engajar os colaboradores pela inspiração e o propósito, potencializando a concepção e execução da estratégia, assim como uma cultura inclusiva e aberta à Inovação.

 

A responsabilidade social das organizações vai além dos requisitos ESG, trata-se de um posicionamento ético, no qual equidade, diversidade, inclusão e meio ambiente se tornam valores essenciais incorporados à cultura, o que amplia o valor do negócio.

 

A Saúde Mental se torna mais relevante a cada dia. Dados da OMS indicam um crescimento acentuado de transtornos mentais entre trabalhadores, sendo que os DSS (Determinantes Sociais da Saúde – OMS), indicam que o ambiente de trabalho tem enorme relevância na saúde.

 

Por fim, as organizações têm que lidar com a “grande resignação” o que implica em ressignificar a gestão dos negócios e, especialmente, a gestão das pessoas. Como atrair, desenvolver e reter talentos com os necessários soft skills em um mundo digital em constante transformação? Estamos falando de produção de sentido, cultura e valores e nada mais potente para nos guiar neste desafio do que o melhor da história do pensamento humano, aplicado de forma prática aos desafios de líderes e organizações.

Para quem se destina?

  • Executivos em posições de liderança em empresas;
  • Empresários e empreendedores que lideram seus próprios negócios;
  • Líderes de organizações e equipes relevantes, interessados em Estratégia, desenvolvimento de lideranças, inovação, transformação digital, cultura, gestão de pessoas, ESG e promoção da saúde nas organizações;

Temas abordados

Conceitos fundamentais da Filosofia. Ética na Liderança. Idealização e Substância de uma Estratégia

 

Contexto histórico do surgimento da Filosofia ocidental e suas referências com o universo das organizações e a Estratégia. A dialética e o poder da palavra, da linguagem e da razão como instrumento de gestão. Sócrates e a ética na liderança. A idealização de uma estratégia e os desafios de sua conexão com a realidade. O Mundo das Ideias de Platão e a Alegoria da Caverna. A metafísica de Aristóteles e os elementos de substância, linguagem e forma que definem uma estratégia.

Filósofos abordados: Platão | Pré-Socráticos | Sócrates | Aristóteles

Cenários de disrupção; Riscos estratégicos. A Estratégia focada no humano

 

A partir das grandes quebras de paradigmas do conhecimento, definidos como cortes epistemológicos, refletir acerca dos possíveis cenários de disrupção de uma estratégia. Utilizando o componente humano como o centro da reflexão, discutir a evolução e a composição da estrutura psíquica do ser humano e as abordagens de neuro economia e neuro marketing, contrapondo o modelo cognitivo comportamental dominante com uma nova visão focada no Insight e na Fenomenologia.

Filósofos abordados: Freud | Copérnico | Galileu | Darwin

Os limites da Razão como base da Estratégia. A experiência do colaborador

 

Como garantir os diferenciais de performance do Insight? A Razão seria capaz de dar conta de todos os elementos de uma estratégia, bem como desenvolver e motivar as lideranças a ela associadas? As melhores práticas em processos, tecnologias e transformação digital garantem os fatores críticos de sucesso? Fenômeno, percepção “coisa em si” e experiência do colaborador.  Kant nos guia pela revolução científica e a crítica da razão, navegando entre o empirismo e o racionalismo.

Filósofos abordados: Kant | Descartes | Bacon

Cultura, Valores e Estratégia

 

Os conceitos de vontade e potência e a figura do radar das forças da organização. Como criar um ambiente criativo que viabilize a potência com foco na Inovação, empreendedorismo e verdade de propósito. Do pessimismo de Schopenhauer à filosofia afirmativa de Nietzsche, utilizar as quatro formas de Niilismo descritas por Deleuze para refletir sobre como alavancar o engajamento e forças mais potentes nas organizações e lideranças. Psicologia, filosofia e instituições.

Filósofos abordados: Nietzsche | Schopenhauer | Foucault | Deleuze

Promoção da Saúde, ESG, Diversidade e Inclusão

 

A importância da Filosofia na criação do sentido de uma Estratégia e do engajamento das lideranças. A transformação baseada no Insight e no alinhamento de propósitos. O humanismo e a fenomenologia. Sartre nos leva pelo mundo do Existencialismo e da liberdade, temas fundamentais para liderança. Reflexões sobre ESG com base no conceito de “Ser no Mundo” de Heidegger. Os Determinantes Sociais da Saúde da OMS e os transtornos mentais no universo corporativo: ansiedade, stress, pânico, depressão, transtornos do humor e burnout.  A filosofia como promotora da equidade, diversidade e Inclusão.  

Filósofos abordados: Sartre | Kierkegaard | Heidegger | Simone de Beauvoir | Camus | Bauman

Carga-horária: 18h

Carlos Alberto H de Assis

Carlos Alberto H. de Assis

Carlos Assis é bacharel em Administração de Empresas, com formação em Psicologia, Comunicação Social, e Liderança Estratégica em Yale. Consultor e Palestrante, é também fotógrafo e escritor com dois romances publicados. Executivo com mais de 35 anos de experiência internacional, é sócio aposentado da EY (Ernst & Young) onde liderou a prática de Energia para LATAM e de O&G para Américas. Iniciou a carreira em 1984 no IBOPE, tendo atuado como empreendedor além de em posições de liderança na Schlumberger e BearingPoint.

 

Carlos acredita que os ensinamentos da Filosofia e da Psicologia aplicados à vida executiva potencializam a estratégia, a promoção da saúde e o bem-estar no trabalho.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português