Leadership Academy

Inovações e Transformações no Agronegócio: oportunidades no contexto Brasileiro

Novas tecnologias digitais e biológicas estão transformando as indústrias, mercados e modelos de negócios nas diversas cadeias de valor do agronegócio. Fortalecer o agronegócio moderno, sustentável e inclusivo requer lideranças com visão global que equilibrem espírito empreendedor e olhar crítico: mais que compreender, é preciso protagonizar estas transformações.

Datas

28/8 (online), 29/8 (online), 4/9 (online), 5/9 (online); 11/9 (Presencial)

Horário

Segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30

Local

Online, via Zoom e ESPM TECH. Última aula presencial híbrida.

Valor

R$ 3.800,00

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Sobre o curso

Quais são os desafios e as oportunidades criados pela adoção das novas tecnologias? Quais as principais tendências dos mercados? Como está o ritmo de adoção das principais inovações e quais as perspectivas? Como os diferentes atores são afetados? Que setores brasileiros poderão buscar novos mercados ou uma inserção melhor nas cadeias globais de valor? Que papel o agronegócio brasileiro pode ter nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Existem modelos de negócio que podem gerar disrupções nas indústrias atuais? Como as corporações podem inovar com startups, academia e fundos de Venture Capital? A pandemia pode modificar as expectativas de resiliência das cadeias de valor? 

 

Essas e outras questões serão aprofundadas em um formato inovador, com especialistas, executivos e empreendedores que debaterão com os participantes a partir de pontos de vista complementares, compartilhando conhecimento de cases reais sobre as melhores práticas e os principais desafios enfrentados atualmente.

Para quem se destina?

– Profissionais que estejam passando por processos de mudança e transformação dentro das suas organizações;

– Líderes responsáveis por gerenciar times e/ou transformações organizacionais e que estejam enfrentando dificuldades;

– Profissionais interessados em aprender ferramentas para facilitar o processo de mudança pessoal e/ou organizacional;

Temas abordados

Estão previstos 4 encontros presenciais, a serem planejados, dependendo da evolução do cenário da pandemia e das recomendações oficiais de distanciamento social.

1 – AULA MAGNA- Oportunidades e desafios do agronegócio no contexto brasileiro

Como o agronegócio brasileiro conquistou competitividade e protagonismo mundial e como o setor pode contribuir para os desafios mundiais do século XXI. Visão geral das transformações e seus impactos nos diversos atores. Como as inovações tecnológicas e as transformações sociais estão viabilizando e demandando novos modelos de gestão, e quais são as oportunidades e os riscos para os players atuais.

2 – Inovações na cadeia vegetal

Como as tecnologias tradicionais (agroquímico, fertilizantes, irrigação) e as mais recentes (digital, biológica) estão transformando as cadeias de valor vegetais, as principais tendências, os riscos e as oportunidades na produção de alimentos, fibras e energia.

3 – Inovações na cadeia animal

Como tecnologias digitais, biotecnologia e outras tecnologias estão transformando a cadeia de valor animal, as principais tendências, os riscos e as oportunidades na produção de proteína animal.

4 – ESG: Biodiversidade, sustentabilidade e o agronegócio tropical brasileiro

Como o mercado está se moldando aos novos requisitos da gestão ambiental global, quais soluções e serviços novos estão surgindo e qual o papel das diferentes organizações envolvidas. Mercado de carbono, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e implicações regulatórias.

5 – AULA NETWORK FECHAMENTO – Inovando com startups e o ecossistema de inovação no agronegócio brasileiro

Como desenvolver uma estratégia de relacionamento com startups do agro. Inovação aberta e tipos de relacionamento entre corporações e empresas. Como as empresas, startups, universidades, venture capital, agências públicas e outros agentes estão interagindo para inovar mais e melhor no Brasil e no mundo.

Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens e atua como diretor de Inovação e Marketing da MFM Tecnologia. É professor e pesquisador, co-coordena o curso “Inovações e Transformações no Agronegócio” na ESPM Leadership Academy, cursos de e-sports e games na FIA e o projeto “Radar Agtech” co-realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP – intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas TIC Domicílios, TIC Empresas e TIC Cultura, do Cetic.br/CGI.br.

Fabiane Astolpho

Fabiane Astolpho

Construiu carreira em empresas como Incotec, SwissRe e DuPont, onde em duas delas montou a divisão Agro do zero e na DuPont foi a primeira mulher RTV- Representante Técnica de Vendas- da empresa no campo. Desenvolveu negócios em mais de 15 países e, com a bagagem dessa jornada, fundou a Fruto Agrointeligência, onde é Consultora em Inovação Estratégica e expert em Inovação Aberta e Inteligência de Mercado no Agronegócio, auxiliando empresas a identificarem quais iniciativas de alto impacto podem ser alcançadas em curto prazo. Também é Palestrante e Professora de “Inovações no Agronegócio”, apresentando as tendências do segmento e ferramentas para construção do futuro do Agronegócio. É voluntária do Radar Agtech e do movimento Agroligadas, e co-autora do livro “Mulheres do Agro” da Editora Leader.

É Graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, Mestre em Agricultura Tropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com MBA em Marketing pela ESPM, Project Management (PMI) na Georgetown University (EUA) e Master Internacional em Liderança Horizontal pelo Instituto IMO.

Facilitadores e Debatedores que participaram das turmas anteriores

Veja alguns dos Professores Facilitadores e Debatedores que enriqueceram os nossos cursos desde 2020.

 

  1. Alberto Pessina (Agromove, CEO)
  2. Alexandre Dal Forno (ConectarAgro, Diretor)
  3. Alexandre Monteiro Chequim (Digifarmz, CEO & Founder)
  4. Alexandre Pereira (FAZU e IOTIC, Head Inovação / Professor e Diretor)
  5. Alexandre Pompeu (ACE, Gerente de Inovação e Negócios)
  6. Almir Araujo Silva (BASF, Director of Digital, New Business Model and Commercial Excellence LATAM)
  7. André Dias (Nutrien Latin America, President)
  8. André Kraide Monteiro (Bayer, Head of Human Resources CropScience Latin America)
  9. Arthur Campos (Tetrapack, Gestão e Desenvolvimento de Produto/ Categoria)
  10. Aurélio Martins Favarin (EMBRAPA, Ambientes, Redes e Iniciativas)
  11. Bruno Vitali Bello (ADM-Investment Director, ADM Ventures)
  12. Cintia Neves (Yara, Business Development & Sustainability Manager)
  13. Dario Maffei (Indigo, LatAm CEO)
  14. Eduardo Bastos (Bayer, Head of Sustainability)
  15. Eduardo Goerl (Arpac Brasil, Investment Director)
  16. Fabiane Astolpho (Fruto Agrointeligência CEO e Founder)
  17. Fabiano Lorenzi (Norsul, Director of Operations)
  18. Filipe Ruga (Agrofy, Chief Commercial Officer)
  19. Francisco Jardim (SP Ventures, CEO)
  20. Frederico Logemann (SLC Agrícola, Strategy, Innovation, Corporate Venture Capital)
  21. Guilherme Raucci (Syngenta, Digital Sustainability Manager)
  22. Jose Angelo Mazzillo Junior (MAPA, Board Member | National Company of Food Supply – CONAB)
  23. Juliano Sabella (DSM Tortuga, Diretor de Marketing)
  24. Leandro Serau (Syngenta, CFO BRASIL)
  25. Leonardo Reis Longo (Google, Head of Ads Marketing at Google)
  26. Luciana Florêncio de Almeida (Professora na ESPM SP)
  27. Luis Martinez (goFlux, Chief Revenue Officer I Entrepreneur | Innovation I Founder)
  28. Luiz Fernando Laranja (Kaeté Investimentos, Director Partner)
  29. Luiz Ojima Sakuda (Homo Ludens, Co-fundador e sócio)
  30. Michael Perone (Bandeirante Brazmo, Sales & Product Manager)
  31. Marco Cunali Ripoli (O Agro não para, Fundador)
  32. Mariana Caetano (SALVA, CEO e Co-Founder)
  33. Mario Duet (BR Angels, Gerente Geral | Managing Director | Innovacoes | M&A | Latinamerica)
  34. Marize Porto (Agropecuária Sta. Brígida, Agropecuarista Proprietária)
  35. Martha de Sá (Vert Securitizadora, Fundadora e CEO)
  36. Nelson Bechara (Genesis, CEO)
  37. Otávio Celidonio (Agrihub, Diretor Executivo)
  38. Pablo Spinadel (Partners in Performance, Diretor Geral Brasil)
  39. Paulo do Carmo Martins (Embrapa, Ex-Chefe Geral EMBRAPA Gado de Leite)
  40. Renato Coutinho (TIM, IoT e 5G Manager)
  41. Ricardo Bonacin (Andav e Núcleo Produtos Agropecuários, Diretor)
  42. Roberto Werneck (DPH Biologicals, SVP Global Turf & International Agribusiness)
  43. Rodrigo Bonato (John Deere, Diretor de Marketing)
  44. Rodrigo Koelle (Cargill, Transportation and Logistics Lead for Latin America)
  45. Rogerio Rangel (Biotrop, Diretor de Marketing Brasil & Latam)
  46. Ronaldo Giorgi (Syngenta, Head Digital Ag LATAM)
  47. Sabrina Calixto (Bayer, Go to Market Manager)
  48. Sandra Esteves Berti Biben (Cargill, Strategic Marketing Director B2B)
  49. Silvia Massruhá (Embrapa, Ex-Chefe Geral EMBRAPA Agricultura Digital)
  50. Tederson Galvan (Provivi, Field Development Director)
  51. Vinicius Dalben (Ericson, Vice President)
  52. Zuleica Melo (Brado, Engenharia da Inovação e CX Manager)

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.