Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Leadership Academy

Inovações e Transformações no Agronegócio: oportunidades no contexto Brasileiro

Novas tecnologias digitais e biológicas estão transformando as indústrias, mercados e modelos de negócios nas diversas cadeias de valor do agronegócio. Fortalecer o agronegócio moderno, sustentável e inclusivo requer lideranças com visão global que equilibrem espírito empreendedor e olhar crítico: mais que compreender, é preciso protagonizar estas transformações.

Datas

18/08, 19/08, 01/09, 02/09, 15/09, 16/09, 29/09, 30/09, 13/10, 14/10, 27/10, 28/10, 10/11, 11/11

Horário

19:30 às 22:30

Local

ESPM TECH /
online, via zoom

R$ 11.500,00

cover-_0002_Layer 39-min
Sobre o curso

Quais são os desafios e oportunidades criados pela adoção das novas tecnologias? Quais as principais tendências dos mercados internacionais? Como está o ritmo de adoção das principais inovações e quais as perspectivas? Como os diferentes atores são afetados? Que setores brasileiros poderão buscar novos mercados e/ou uma inserção melhor nas cadeias globais de valor? Que papel o agronegócio brasileiro pode ter nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Existem modelos de negócio que podem gerar disrupções nas indústrias atuais? Como as corporações podem inovar com as startups, academia e fundos de Venture Capital? A pandemia pode modificar as expectativas de resiliência das cadeias de valor? O que podemos aprender com as experiências internacionais, o que podem aprender conosco, e o que podemos co-criar?

 

Estas e outras questões serão aprofundadas em um formato inovador, com especialistas, executivos e empreendedores que debaterão com os participantes a partir de pontos de vista complementares, compartilhando conhecimento sobre os principais desafios e melhores práticas.

Para quem se destina?

Temas abordados

Estão previstos 4 encontros presenciais a serem planejados dependendo da evolução do cenário da Pandemia e das recomendações oficiais de distanciamento social.

18/08 – Desafios do agronegócio no contexto brasileiro

Como o agronegócio brasileiro conquistou competitividade e protagonismo mundial, e como o setor pode contribuir para os desafios mundiais do século XXI. Visão Geral das transformações, seus impactos nos diversos atores.

19/08 – Inovações tecnológicas na cadeia vegetal

Como as tecnologias tradicionais (agroquímico, fertilizantes, irrigação) e as mais recentes (digital, biológica) estão transformando as cadeias de valor vegetais, as principais tendências, riscos e oportunidades.

01/09 – Inovações tecnológicas na cadeia animal

Como tecnologias digitais, biotecnologia e outras tecnologias estão transformando a cadeia de valor animal, as principais tendências, riscos e oportunidades.

02/09 – Mudanças na cadeia de distribuição e comercialização do agronegócio

Como as inovações tecnológicas e as mudanças mercadológicas estão transformando a distribuição de insumos e comercialização da produção agrícola, principais tendências, riscos e oportunidades.

15/09 – Mudanças no financiamento e crédito do agronegócio

Como as fintechs, as novas tecnologias digitais e novos modelos de negócios estão mudando o financiamento e concessão de crédito ao agronegócio, a evolução da regulamentação e as perspectivas futuras.

16/09 – Sustentabilidade e o agronegócio

Como o mercado está se moldando aos novos requisitos da gestão ambiental global, quais soluções e serviços novos estão surgindo, e qual o papel das diferentes organizações envolvidas. Mercado de carbono, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e implicações regulatórias.

29/09 – Evolução da logística no agronegócio

Como os desafios e gargalos logísticos do agronegócio brasileiro têm sido enfrentados, com soluções inovadoras, para atender ao constante e forte crescimento da produção e exportação nos últimos anos.

30/09 – Resolvendo a conectividade no Agronegócio

Como o setor do agronegócio, e as empresas de telecomunicação, estão conseguindo disponibilizar conectividade de dados para o campo, para permitir a real captura do enorme potencial das soluções digitais.

13/10 – Tendências do consumidor e dos mercados

Como as transformações qualitativas e quantitativas do mercado consumidor – fatores demográficos, econômicos, culturais, sociais, psicológicos e tecnológicos – estão provocando adaptações na cadeia do agronegócio.

14/10 – Inovação e novos modelos de negócio

Como as inovações tecnológicas estão viabilizando e demandando novos modelos de negócio e quais são as oportunidades e riscos para os players atuais.

27/10 – Ecossistemas de inovação no agronegócio

Como as empresas, startups, universidades, venture capital, agências públicas e outros agentes estão interagindo para inovar mais e melhor no Brasil e no mundo.

28/10 – Inovando com startups

Como desenvolver uma estratégia de relacionamento com as startups do Agro. Inovação aberta e tipos de relacionamento entre corporações e empresas.

10/11 – Ecossistemas Internacionais de Inovação no Agronegócio

Como diferentes países e empresas estão evoluindo com inovações e transformações no Agronegócio, e como os principais clusters podem concorrer e cooperar com o Brasil.

11/11 – Desafios e oportunidades para as lideranças do agro Brasileiro

Como os líderes deste mercado podem se articular e se posicionar para fazerem a diferença para a inovação e transformações no agronegócio brasileiro.

Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens Research & Consulting e professor do Centro Universitário FEI. Co-coordena cursos de extensão na FIA Business School na área de economia criativa. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP, com intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas TIC Domicílios, TIC Empresas e TIC Cultura, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). É autor ou co-autor de diversas publicações sobre negócios internacionais, plataformas, inovação, tecnologia e jogos digitais entre os quais o “Radar AgTech Brasil”, o “II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais”, a tese de doutorado contemplada pelo Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017, capítulos nos livros indicados para os prêmios HQ Mix 2018 – categoria Livro Teórico e Jabuti 2018 – Eixo Ensaios – Economia Criativa.

Roberto Werneck

Roberto Werneck é sócio na consultoria Partners in Performance e mentor/advisor de startups e investidor anjo. Trabalhou anteriormente na Syngenta, CBMM, McKinsey e Andrade Gutierrez. Liderou a estruturação da área de novos negócios & inovação America Latina na Syngenta, e de novos negócios & corporate ventures Global na CBMM. Ocupou posições executivas em liderança de Unidade de Negócios, Novos Negócios, Estratégia, Corporate Venture, M&A, investimentos em Startups e programas de Excelência Operacional e Transformação Digital nas indústrias de Agronegócios, Mineração e Metais, Indústria de Base e Construção. Roberto é engenheiro civil pela UFMG, com MBA na Universidade de Maryland (EUA) e cursos de especialização no Insead, Harvard e Fundação Dom Cabral.

Facilitadores e convidados confirmados

  1. Alexandre Monteiro Chequim (CEO e Fundador da Digifarmz)
  2. Alexandre Pereira (Head Inovação e Professor FAZU, Diretor da IOTIC)
  3. Almir Araujo Silva (Diretor da BASF e professor da ESPM)
  4. André Dias (CEO da Nutrien)
  5. Arthur Campos (Marketing Tetra Pak)
  6. Cintia Neves (Business Development & Sustainability Manager da Yara)
  7. Dario Maffei (CEO LatAm Indigo)
  8. Diego Aguiar (Diretor B2B Vivo)
  9. Diego Bartels (Diretor Estratégia Bayer)
  10. Eduardo Bastos (Head of Sustainability da Bayer)
  11. Ester Dreher (VP of Products Provivi, Inc.)
  12. Fabiane Astolpho (CEO e Fundadora da Fruto Consultoria)
  13. Fabiane Kuhn (CEO e Fundadora da Raks)
  14. Fabiano Lorenzi
  15. Fábio Mota (Vice Presidente da Raízen)
  16. Fernanda Borges dos Santos (BD Leader Latin America da IBM Weather Business Solutions)
  17. Francisco Jardim (General Partner da SP Ventures)
  18. Frederico Logemann (Gerente de Relações com Investidores da SLC)
  19. Jonas Hipólito (Diretor Marketing Biotrop)
  20. José Angelo Mazzillo (MAPA)
  21. José Augusto Tomé (CEO da AgTech Garage)
  22. Juliano Sabella (Diretor de Marketing da DSM Tortuga)
  23. Larissa Pomerantzeff (Partner da Captalys)
  24. Leandro Serau (CFO Brazil da Syngenta)
  25. Leonardo Reis Longo (Account Executive Google)
  26. Luciana Florêncio de Almeida (Professora da ESPM SP)
  27. Ludovino Lopes (Senior Partner na Ludovino Lopes Lawyers)
  28. Luis Fernando Laranja da Fonseca (Director Partner na Kaeté Investimentos)
  29. Luis Neto (CEO e Fundador da Innovation Intelligence)
  30. Marcelo Pereira de Carvalho (Fundador e CEO da AgriPoint, Co-Foundador da Agtech Garage)
  31. Mariana Silveira Bonora (CEO da Bart.Digital)
  32. Marize Porto (Produtora – Proprietária Fazenda Santa Brígida)
  33. Martha de Sá (CEO Vert Securitizadora)
  34. Nelson Bechara (CEO da Genesis)
  35. Otavio Celidonio (Diretor Executivo AgriHub)
  36. Otavio Faccina (Diretor vendas e distribuição Mosaic)
  37. Pablo Spinadel (Diretor Geral Brasil da Partners in Performance)
  38. Patrícia Amélia Bueno (Fundadora e GM da Easyhub)
  39. Paulo do Carmo Martins (Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite)
  40. Pedro Waengertner (Sócio da ACE)
  41. Renato Fusaro (Head Storage and Real State LatAm Cargill)
  42. Rodrigo Bonato (Intelligent Solutions Director John Deere)
  43. Rodrigo Gonçalves (Founder&CEO goFlux)
  44. Rogerio Castro (CEO Brasil da UPL)
  45. Ronaldo Giorgi (Head Business Development Brasil)
  46. Sérgio Pinto (Diretor da BRF)
  47. Silvia Massruhá (Chefe Geral da Embrapa Informática)
  48. Silvio Santos (Senior Business da Advisor Gamaya)
  49. Tomás Romero (Sócio da Aqua Capital)
  50. Vinicius Dalben (Acting CEO LatAm South da Ericsson)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português