Acesso exclusivo para Professores
Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Leadership Academy

Inovações e Transformações no Agronegócio: oportunidades no contexto Brasileiro

Novas tecnologias digitais e biológicas estão transformando as indústrias, mercados e modelos de negócios nas diversas cadeias de valor do agronegócio. Fortalecer o agronegócio moderno, sustentável e inclusivo requer lideranças com visão global que equilibrem espírito empreendedor e olhar crítico: mais que compreender, é preciso protagonizar estas transformações.

Flex

Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.

Datas

30/8, 31/8, 13/9, 14/9, 27/9, 28/9, 04/10, 05/10, 25/10, 26/10, 08/11, 09/11, 22/11, 23/11 (Presencial 30/8, 25/10, e 23/11. Demais datas serão online)

Horário

Das 19h30 às 22h30

Local

Flex: ESPM - TECH e Online, via Zoom

R$ 8.900,00

cover-_0002_Layer 39-min
Sobre o curso

Quais são os desafios e as oportunidades criados pela adoção das novas tecnologias? Quais as principais tendências dos mercados internacionais? Como está o ritmo de adoção das principais inovações e quais as perspectivas? Como os diferentes atores são afetados? Que setores brasileiros poderão buscar novos mercados ou uma inserção melhor nas cadeias globais de valor? Que papel o agronegócio brasileiro pode ter nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Existem modelos de negócio que podem gerar disrupções nas indústrias atuais? Como as corporações podem inovar com startups, academia e fundos de Venture Capital? A pandemia pode modificar as expectativas de resiliência das cadeias de valor? O que podemos aprender com as experiências internacionais, o que podem aprender conosco e o que podemos co-criar?

 

 

Essas e outras questões serão aprofundadas em um formato inovador, com especialistas, executivos e empreendedores que debaterão com os participantes a partir de pontos de vista complementares, compartilhando conhecimento de cases reais sobre as melhores práticas e os principais desafios enfrentados atualmente.

Para quem se destina?

Temas abordados

Estão previstos 4 encontros presenciais, a serem planejados, dependendo da evolução do cenário da pandemia e das recomendações oficiais de distanciamento social.

30/AGO – Desafios do agronegócio no contexto brasileiro
Como o agronegócio brasileiro conquistou competitividade e protagonismo mundial e como o setor pode contribuir para os desafios mundiais do século XXI. Visão geral das transformações e seus impactos nos diversos atores.
31/AGO – Inovações tecnológicas na cadeia vegetal
Como as tecnologias tradicionais (agroquímico, fertilizantes, irrigação) e as mais recentes (digital, biológica) estão transformando as cadeias de valor vegetais, as principais tendências, os riscos e as oportunidades.
13/SET – Inovações tecnológicas na cadeia animal
Como tecnologias digitais, biotecnologia e outras tecnologias estão transformando a cadeia de valor animal, as principais tendências, os riscos e as oportunidades.
14/SET – Mudanças na cadeia de distribuição e comercialização do agronegócio
Como as inovações tecnológicas e as mudanças mercadológicas estão transformando a distribuição de insumos e a comercialização da produção agrícola, as principais tendências, os riscos e as oportunidades.
27/SET – Mudanças no financiamento e crédito do agronegócio
Como as fintechs, as novas tecnologias digitais e os novos modelos de negócios estão mudando o financiamento e a concessão de crédito ao agronegócio, a evolução da regulamentação e as perspectivas futuras.
28/SET – Sustentabilidade e o agronegócio
Como o mercado está se moldando aos novos requisitos da gestão ambiental global, quais soluções e serviços novos estão surgindo e qual o papel das diferentes organizações envolvidas. Mercado de carbono, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e implicações regulatórias.
4/OUT – Evolução da logística no agronegócio
Como os desafios e gargalos logísticos do agronegócio brasileiro têm sido enfrentados, com soluções inovadoras, para atender ao constante e forte crescimento da produção e exportação nos últimos anos.
5/OUT – Resolvendo a conectividade no agronegócio
Como o setor do agronegócio, e as empresas de telecomunicação, estão conseguindo disponibilizar conectividade de dados para o campo, para permitir a real captura do enorme potencial das soluções digitais.
25/OUT – Inovação e novos modelos de negócio
Como as inovações tecnológicas estão viabilizando e demandando novos modelos de negócio e quais são as oportunidades e os riscos para os players atuais.
26/OUT – Tendências do consumidor e dos mercados
Como as transformações qualitativas e quantitativas do mercado consumidor – fatores demográficos, econômicos, culturais, sociais, psicológicos e tecnológicos – estão provocando adaptações na cadeia do agronegócio.
8/NOV – Ecossistemas de inovação no agronegócio
Como as empresas, startups, universidades, venture capital, agências públicas e outros agentes estão interagindo para inovar mais e melhor no Brasil e no mundo.
9/NOV – Inovando com startups
Como desenvolver uma estratégia de relacionamento com startups do agro. Inovação aberta e tipos de relacionamento entre corporações e empresas.
22/NOV – Ecossistemas internacionais de inovação no agronegócio
Como diferentes países e empresas estão evoluindo com inovações e transformações no agronegócio e como os principais clusters podem concorrer e cooperar com o Brasil.
23/NOV – Desafios e oportunidades para as lideranças do agro brasileiro
Como os líderes deste mercado podem se articular e se posicionar para fazer a diferença para a inovação e as transformações no agronegócio brasileiro.
Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens e atua como diretor de Inovação e Marketing da MFM Tecnologia. É professor e pesquisador, co-coordena o curso “Inovações e Transformações no Agronegócio” na ESPM Leadership Academy, cursos de e-sports e games na FIA e o projeto “Radar Agtech” co-realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP – intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas TIC Domicílios, TIC Empresas e TIC Cultura, do Cetic.br/CGI.br.

Fabiane Astolpho

Fabiane Astolpho

Fabiane Astolpho construiu carreira em empresas como Incotec, SwissRe, Total e DuPont, onde em duas delas montou a divisão Agro do zero e na DuPont foi a primeira mulher RTV- Representante Técnica de Vendas da empresa no campo. Desenvolveu negócios em mais de 15 países e, com a bagagem dessa jornada, fundou a Fruto Agrointeligência e a Fruto Venture Builder, onde é Especialista em Inteligência de Mercado e Consultora em Inovação no Agronegócio, auxiliando empresas a identificarem quais iniciativas de alto impacto podem ser alcançadas em curto prazo. Também é Palestrante, Professora Co-cordenadora do curso “Inovações e Transformações no Agronegócio” na ESPM Leadership Academy, e Orientadora no Pecege MBA-USP ESALQ . Realiza trabalhos voluntários como Professora Convidada em Universidades e como membro do movimento Agroligadas- Núcleo São Paulo e também é co-autora do livro “Mulheres do Agro” da Editora Leader.

É Graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, Mestre em Agricultura Tropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com MBA em Marketing pela ESPM, Project Management (PMI) na Georgetown University (EUA) e Master Internacional em Liderança Horizontal pelo Instituto IMO.

Roberto Werneck

Roberto Werneck

Roberto Werneck é sócio na consultoria Partners in Performance, Mentor Advisor de startups, Investidor Anjo e co-coordenador do curso “Inovações e Transformações no Agronegócio” na ESPM Leadership Academy. Trabalhou anteriormente na Syngenta, CBMM, McKinsey e Andrade Gutierrez. Liderou a estruturação da área de novos Negócios & Inovação América Latina na Syngenta e de Novos Negócios & Corporate Ventures Global na CBMM. Ocupou posições executivas em liderança de Unidade de Negócios, Novos Negócios, Estratégia, Corporate Venture, M&A; investimentos em startups e programas de Excelência Operacional e Transformação Digital nas indústrias de agronegócios, mineração e metais, indústria de base e construção. Roberto é Engenheiro Civil pela UFMG, com MBA na Universidade de Maryland (EUA), com cursos de Especialização no Insead, Harvard e Fundação Dom Cabral.

Facilitadores e convidados confirmados

  1. Alberto Pessina ( Agromove- CEO)
  2. Alexandre Monteiro Chequim (Digifarmz- CEO & Founder)
  3. Alexandre Pereira (FAZU e IOTIC- Head Inovação / Professor e Diretor)
  4. Alexandre Pompeu (ACE- Gerente de Inovação e Negócios)
  5. Almir Araujo Silva (BASF Director of Digital, New Business Model and Commercial Excellence LATAM)
  6. André Dias (Nutrien Latin America- President)
  7. Arthur Campos (Tetrapack- Gestão e Desenvolvimento de Produto/ Categoria)
  8. Bruno Vitali Bello (ADM-Investment Director, ADM Ventures)
  9. Cintia Neves (Yara- Business Development & Sustainability Manager)
  10. Dario Maffei (Indigo- LatAm CEO)
  11. Eduardo Bastos (Bayer- Head of Sustainability)
  12. Fabiane Astolpho (Fruto Agrointeligência e Venture Builder- CEO e Founder)
  13. Fabiano Lorenzi (Norsul- Director of Operations)
  14. Filipe Ruga (Agrofy- Chief Commercial Officer)
  15. Francisco Jardim (SP Ventures- CEO)
  16. Frederico Logemann (SLC Agrícola- Strategy, Innovation, Corporate Venture Capital)
  17. Guilerme Raucci (Syngenta- Digital Sustainability Manager)
  18. Jose Angelo Mazzillo Junior (MAPA- Board Member | National Company of Food Supply -CONAB)
  19. Juliano Sabella (DSM Tortuga- Diretor de Marketing)
  20. Leandro Serau (Syngenta- CFO  BRASIL)
  21. Leonardo Reis Longo (Google- Head of Ads Marketing at Google)
  22. Luciana Florêncio de Almeida (Professora na ESPM SP)
  23. Luis Martinez (goFlux- Chief Revenue Officer I Entrepreneur | Innovation I Founder)
  24. Luiz Fernando Laranja (Kaete Investimentos- Director Partner)
  25. Mario Duet (BR Angels- Gerente Geral | Managing Director | Innovacoes | M&A | Latinamerica)
  26. Marize Porto (Agropecuária Sta. Brígida- Agropecuarista Proprietária)
  27. Martha de Sá (Vert Securitizadora- Fundadora e CEO)
  28. Nelson Bechara (Genesis- CEO)
  29. Pablo Spinadel (Partners in Performance- Diretor Geral Brasil)
  30. Paulo do Carmo Martins (Embrapa- Chefe Geral EMBRAPA Gado de Leite)
  31. Rodrigo Bonato (John Deere- Diretor de Marketing)
  32. Rodrigo Koelle (Cargill- Transportation and Logistics Lead for Latin America)
  33. Rogerio Rangel (Biotrop- Diretor de Marketing Brasil & Latam)
  34. Ronaldo Giorgi (Syngenta- Head Digital Ag LATAM)
  35. Sabrina Calixto (Bayer- Go to Market Manager)
  36. Silvia Massruhá (Embrapa- Chefe Geral EMBRAPA Agricultura Digital)
  37. Tederson Galvan (Provivi- Field Development Director)
  38. Vinicius Dalben (Ericson- Vice President)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português