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Leadership Academy

O mercado da longevidade no topo da agenda estratégica

Venha debater como preparar as estratégias corporativas para a mais previsível das mudanças sociais do século XXI.

Datas

4 ENCONTROS NOS DIAS 21/6, 28/6, 26/7, 2/8

Horário

20h às 22h

Local

São Paulo - Tech​

R$ 4.000,00

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Sobre o curso

A mais previsível entre as grandes mudanças sociais deste início de século continua ocupando espaço marginal nas estratégicas de negócios.

Enquanto os impactos da emergência climática, dos conflitos geopolíticos ou do ultra acelerado avanço tecnológico oferecem perspectivas imprecisas, o envelhecimento populacional e seus impactos nas diversas esferas sociais e econômicas é absolutamente previsível. Sendo assim, não deveria haver nada mais prioritário nas estratégias de médio e longo prazo das empresas do que se preparar para a nova configuração demográfica global.

 

Sob esta perspectiva, Joseph Coughlin, fundador e diretor do MIT AgeLab, no livro  recém publicado The Longevity Economy: Unlocking the World’s fastest Growing, Most Misanderstood Market, convoca as empresas a entender por que continuam ignorando as reais necessidades dos consumidores mais velhos, um grupo de consumidores altamente poderoso e que continuará crescendo em potencial e influência nas próximas décadas.

 

No Brasil, o fenômeno do envelhecimento populacional se dá de forma acelerada e particular. Em um país de cultura jovem-cêntrica, a percepção de que o poder econômico migrou da base para o topo da pirâmide etária está em um horizonte distante, refletindo-se na ausência de políticas públicas e estratégias de negócios inclusivas dos mais velhos.

 

Neste cenário, a ESPM convida executivos de empresas de consumo, do varejo e da mídia para um debate aprofundado sobre oportunidades que se abrem e para a co-criação de um framework de melhores práticas para a atuação bem sucedida no crescente mercado da longevidade.

Para quem se destina?

Diretores de marketing, comunicação, inovação, trade marketing e consumer insights de empresas de consumo, varejo e mídia.

Temas abordados

Impactos do envelhecimento populacional mundial e brasileiro nas diversas esferas sociais, com enfoque na economia e no consumo;
Resistência ou miopia: por que o público sênior não está no centro das estratégias das empresas de consumo;
Mercado de consumo e mercado de trabalho como pilares interdependentes para o desenvolvimento do mercado da longevidade; a diversidade etária e a intergeracionalidade nas empresas;
Melhores práticas do marketing agefriendly: como definir targets, criar novos produtos e serviços, construir marcas fortes e promover jornadas de compra inclusivas do público de maior crescimento e poder de compra da atualidade;

Juliana Acquarone

Especialista no Mercado da Longevidade

Mestre em Comunicação e Consumo na ESPM/SP, onde também é professora nos cursos de pós graduação e MBA. Especialista no Mercado da Longevidade, fundadora e diretora executiva da consultoria Mercado Sênior. Dedica-se a estudar como o fenômeno da longevidade impacta as relações entre marcas e consumidores, e apoia empresas na identificação e atendimento das demandas geradas por esta profunda transformação social. Antes de fundar a Mercado Sênior, atuou por mais de 20 anos como executiva em empresas líderes em pesquisa de mercado como Kantar, IPSOS e Nielsen, onde acumulou larga experiência nas práticas de inovação, comunicação e execução.

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