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Leadership Academy

Omnichannel strategy program

Provocar uma reflexão de nível estratégico na questão da transformação digital do varejo, incluindo tendências, análises sobre o ecossistema omnichannel do varejo e a experiência do omnishopper.

Datas

AGUARDE NOVA TURMA

Horário

19h às 22h

Local

São Paulo - Tech​

R$ 3.800,00

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Sobre o curso

As novas abordagens estratégicas por cenários com alta imprevisibilidade.

A pandemia está nos colocando diante de uma nova realidade. O consumidor está com os seus movimentos restritos e encontra lojas fechadas ou estabelecimentos com funcionamento restrito, dificultando as suas jornadas de compra.

 

O varejista e seus gestores lutam para encontrar saídas consistentes, mas esbarram nas restrições impostas pelos riscos de contágio de clientes, funcionários e fornecedores. As ações até o momento, foram pontuais, emergenciais, ou seja, pouco estratégicas o que gera incertezas quanto a efetividade dos resultados desejados.

 

O Novo Normal do Varejo é algo em construção que não tem um modelo a ser seguido, porém depende de recursos contidos principalmente nas pessoas, pois são elas que utilizarão conhecimentos e experiências para criar novos formatos e processos que venham a atender necessidades e desejos de consumidores, stakeholders e acionistas. A saída está no conhecimento a ser desenvolvido!

 

Junte-se a nós neste Programa do Núcleo de Varejo da ESPM! Uma série de apresentações que ocorrem ao longo de quatro manhãs que ajudarão os participantes a se reinventarem diante dessa nova realidade.

 

Vamos explorar o que a crise significou para a venda no varejo e nos aprofundar em alguns ecossistemas de distribuição extremamente voláteis, que passam por fortes oscilações na demanda, tornando-se imprevisíveis. Como gerenciar? Vamos unir conhecimento conceitual a eventos atuais para provocar reflexões e atitudes para a ação, afinal queremos expandir negócios. Estamos juntos?

Para quem se destina?

Gestores e Executivos com desafios de desenvolvimento de novas estratégias de varejo, consumo e distribuição.

Temas abordados

O futuro do varejo

Surge uma nova definição de atendimento para o varejo. As mudanças sem precedentes impõem incertezas, tanto para os consumidores quanto para as marcas, portanto, é essencial poder analisar como os modelos se reinventam neste momento. Os componentes do processo de atendimento ao varejo que eram sólidos, como estoque e logística, não são mais. As marcas devem se adaptar às mudanças demandadas pelos consumidores para serem criteriosas com os gastos familiares.Surge uma nova definição de atendimento para o varejo. As mudanças sem precedentes impõem incertezas, tanto para os consumidores quanto para as marcas, portanto, é essencial poder analisar como os modelos se reinventam neste momento. Os componentes do processo de atendimento ao varejo que eram sólidos, como estoque e logística, não são mais. As marcas devem se adaptar às mudanças demandadas pelos consumidores para serem criteriosas com os gastos familiares.

A expressão do ecossistema omnichannel

De repente vários varejistas correram em direção de estratégias e recursos omnichannel. Vamos revisar definições sobre varejo omnichannel, entender como esse formato está se consolidando e como podemos aproveitar oportunidades diante dessa nova configuração que por enquanto, tenta apenas construir a infraestrutura, mas desconhece o comportamento do omnishopper.

Momentos-chave da experiência omnichannel

Ainda não há estudos sobre a jornada de compras das principais categorias, nem sobre a avaliação das experiências do shopper nos canais. Há varejistas vendendo online: o que se torna chave para a tomada de decisão hoje? Como deve evoluir? Como as mudanças de comportamento impactam no abastecimento? Complexidade parece ser a reposta imediata.

Design de soluções

O desenho de soluções para atender o varejo e a distribuição reinventados passa por design de processos que precisam levar com conta a experiência do omnishopper. Um produto adquirido em plataformas marketplace incluem vários canais e a avaliação da experiência pelo omnishopper determinará sua fidelização e reviews positivos ou não. Vamos analisar algumas jornadas e o desenho do blueprint da operação como diagnóstico e uso em abordagens consultivas.

Obs.: traga os seus desafios para serem discutidos em cada um dos módulos acima!

Ricardo Pastore

Fundador, Professor e Coordenador Acadêmico do Núcleo de Varejo e do Retail Lab da ESPM-SP. Desenvolveu carreira em grandes empresas varejistas, ocupou cargos de alta gestão e assentos em conselhos de administração. Fundador da Ricardo Pastore Retail & Innovation, empresa de consultoria especializada em varejo. Co-Autor e Coordenador Geral do Guia Farma de Categorias, a maior e mais completa publicação impressa e online sobre Gestão de Categorias para o Varejo. Co-fundador e board member da Retail Marketing Brasil. Co-fundador & Chief Business Officer (CBO) KraftBioChain. Concluiu sua tese de Doutorado em janeiro de 2020 no PEPG PUC-SP, desenvolvendo pesquisa sobre experiência de compras omnichannel. Graduado em Economia pela PUC-SP, com especialização em Marketing pela ESPM-SP e mestrado em Gestão de Negócios pela Univ. Católica de Santos-SP.

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