Pós-graduação ESPM

Master in Business Transformation

Em parceria com IBM

Sobre o curso

Ao final do curso, os participantes serão capazes de:

  • Discutir sobre e aplicar conceitos inovadores de gestão de negócios, focando em soluções customizadas e centradas no consumidor que são mensuráveis e capazes de incrementar o desempenho corporativo.
  • Liderar e aplicar soluções inovadoras na transformação digital e cenários de crise com processos de tomada de decisão assertivos baseados em dados coletados e analisados por meios online e offline.
  • Promover atitudes empreendedora que promove pensamento crítico e inovação organizacionais no tocante à gestão de negócios e marketing por meio de abordagens colaborativas, éticas e centradas no consumidor.

Master in Business Transformation

Dias da semana: As aulas presenciais e online podem ocorrer de segunda a sexta-feira. Mentoria individual aos sábados.

Período: Noturno e integral

Horário: noturno, das 19h30 Às 22h30 e integral, das 9h as 18h, em datas pré-determinadas

Carga horária: 360h

Sobre o curso

Ambiente multicultural e uma abordagem inovadora híbrida de educação.

O mercado e sociedade têm se transformado de maneira exponencialmente rápida, fazendo com que a adaptação corporativa em ciclos contínuos de transformação se torne um desafio crescente. A incapacidade de tal adaptação faz com que a competitividade e relevância no mercado sejam comprometidas.

 

Com isso, é imperativo desenvolver em líderes resilientes a capacidade de rápida adaptação a novas tecnologias, metodologias e culturas organizacionais em nível global.

 

O desenvolvimento de tais competências dinâmicas é o núcleo do curso, sendo sine qua non articular hard e soft skills, metodologias agile e lean, e o desenvolvimento de estratégias centradas no consumidor considerando um ambiente multicultural e uma abordagem inovadora híbrida de educação.

 

A dinâmica do curso é focada em três pilares:

 

Conteúdos, Metodologias e Competências Inovadoras
  1. Focado em líderes resilientes e de rápida adaptação, ao invés de competências estáticas;
  2. Módulos e conteúdos alinhados com metodologias estado-da-arte da IBM;
  3. Combinação da relevância acadêmica da ESPM e a relevância de mercado da IBM;
  4. Desenvolvimento simultâneo de soft e hard skills com imersão em um ambiente de aprendizado multicultural;
  5. Foco em abordagens lean e agile para a solução de problemas reais;
  6. Competências desenvolvidas para solução de desafios reais atualmente vivenciados pela IBM ou líderes de empresas parceiras (problem-based learning).

 

Educação, Exposição e Experiência
  1. Aprendizagem formal por meio de professores com experiência de mercado e assuntos contemporâneo, desenvolvendo hard skills;
  2. Desafios a serem resolvidos em times e com o suporte contínuo de mentores em uma abordagem colaborativa, desenvolvendo soft skills;
  3. Uso simultâneo de hard e soft skills para resolver desafios reais apresentados pela IBM ou líderes de empresas parceiras.

 

Abordagem Inovadora e Híbrida de Educação
  1. Aulas a distância ao vivo conduzidas na primeira parte do curso, focando no desenvolvimento de conteúdos e hard skills;
  2. Durante as semanas de imersão, aulas presenciais na segunda parte dos módulos, focando o desenvolvimento da solução do projeto e soft skills;

O curso MASTER IN BUSINESS TRANSFORMATION é dividido nas seguintes etapas:

 

Etapa a Distância: As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às segundas, terças ou quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

 

Etapa Presencial (semana de imersão): Encontros presenciais na cidade de São Paulo das 9h às 18h.

 

Mentoria individual de projetos: Para o desenvolvimento de projetos haverá plantões de mentoria, realizados via EAD, em sábados pré-estabelecidos no calendário do curso, sempre das 9h às 18h.

Para quem se destina

  • O curso é destinado para gestores e profissionais em ascensão ou consolidação no mercado de trabalho oriundos de quaisquer cursos de graduação e com pelo menos três anos de experiência profissional em multinacionais.

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Em parceria com a IBM

O curso explora por meio da parceria com a IBM a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, de redes sociais, de geolocalização, etc., e a visão de mercado e negócios. Esta integração é cada vez mais comum nas empresas. Ao criar uma pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing, a ESPM e a IBM buscam capacitar os executivos dando a ele uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade à missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização. A visão será a de ser referência neste campo híbrido de formação, contribuindo de maneira sistemática na geração de conhecimento e no atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade. A missão do curso é capacitar profissionais para a utilização de técnicas nas áreas integradas de marketing e BigData, buscando sinergia entre os conhecimentos destas áreas por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e sua inserção no espaço tecnológico atual.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

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O que você irá aprender

No início de cada módulo os alunos serão apresentados a um desafio prático, de negócio (em formato de Case, filme, etc) com temas relacionado aos conceitos, conteúdos e experiências abordadas nas disciplinas.

 

Na sequência, os alunos contam com Mentorias em grupo, a distância, para o acompanhamento e alinhamento de aplicação dos conteúdos ao desafio;

E, durante as semanas de imersão, ocorrem a finalização e a apresentação presencial da solução do desafio para líderes IBM ou de empresas parceiras quando é realizada a verificação da aplicabilidade prática das soluções desenvolvidas durante o módulo.

Módulo 1: Marketing and Customer Focus

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Entender e analisar transformações recentes nas rotinas, atitudes, comportamentos e necessidades do consumidor contemporâneo, baseado na customização e abordagem centrada no consumidor.
  • Entender e criar jornadas do consumidor para propor estratégias em pontos de contato por meio da micro segmentação, criação de personas e planejamento de propostas de valor.
  • Discutir o impacto das novas tecnologias no planejamento estratégico e comportamento de audiências, usuários e consumidores.

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Entender e criar planejamentos de métricas de negócios com KPIs relevantes para empresas de qualquer porte ou setor.
  • Criar e alinhar a operação de coleta de dados necessária de acordo com os objetivos estratégicos.
  • Analisar os dados coletados para o processo de tomada de decisão no ambiente digital para desenvolver personas, estruturar a estratégia de marketing e incrementar o desempenho da empesa.

Ao final da disciplina que acontece durante a semana de imersão presencial, o estudante será capaz de:

  • Entender o papel das redes, plataformas digitais e mídias sociais para gestão de crises, estratégia de influenciadores digitais e satisfação do consumidor.
  • Criar um planejamento de mídia social para empresas de qualquer porte ou setor ao estruturar a comunicação digital, serviço e engajamento para incrementar o desempenho corporativo.
  • Desenvolver o pensamento crítico e estratégico sobre quais ações, plataformas, ferramentas e KPIs de comunicação digital podem ser melhor utilizadas para analisar cenários e basear o processo de tomada de decisão.

Módulo 2: Project Management and Alignment

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Compreender o papel de projetos na gestão da inovação e transformação de negócios, considerando a inovação enquanto um processo a ser gerenciado.
  • Definir os parâmetros e riscos de projetos que envolvem múltiplos stakeholders em um ambiente de incerteza, utilizando a pesquisa enquanto fonte de coleta de dados.
  • Realizar a gestão de projetos guiados pela inovação com otimização de tempo, orçamento e objetivos, seguindo pressupostos de uma cultura organizacional inovativa e enxuta.

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Analisar estrategicamente tendências de negócios internacionais que transformam supply chains globais, discutindo casos de alto impacto no mercado global.
  • Realizar a gestão da cadeia de abastecimento e logística de acordo com o portfólio organizacional, segmento de consumidores e ambiente de negócios, considerando as incertezas e riscos do dado contexto.
  • Realizar a gestão de estoques e a previsão de demanda de acordo com as características do consumidor e da proposta de valor, utilizando a análise de dados para embasar a tomada de decisão.

Ao final da disciplina que acontece durante a semana de imersão presencial, o estudante será capaz de:

  • Compreender as etapas e influências do processo decisório, considerando a racionalidade limitada do tomador de decisão e a volatilidade do ambiente de negócios.
  • Praticar técnicas para avaliação de propostas e discussão e tomada de decisão em grupo, focando na importância do exercício da liderança em decisões.
  • Aplicar técnicas de tomada de decisão em contextos complexos e seu impacto no cotidiano corporativo, estando consciente da influência dos vieses do tomador de decisão.

Módulo 3: Organizational Strategy and Intangible Resources

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Compreender e aplicar modelos estratégicos de design de cadeia de valor que otimizam entrega de soluções para stakeholders, com foco no valor agregado e na diferenciação da solução.
  • Compreender e aplicar modelos contemporâneos de design de cadeia de valor estratégico que consideram o impacto e a relevância das transformações do mercado e da tecnologia na entrega de soluções nas estruturas organizacionais.
  • Desenvolver e monitorar os principais KPIs dos objetivos estratégicos da empresa (OKRs), orientando o planejamento estratégico e criando planos de ação.

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Mapear e articular recursos institucionais, intangíveis, territoriais e recursos relacionais dos sistemas regionais para desenvolver uma estratégia de inovação para transformações empresariais.
  • Compreender o fluxo de transferência de conhecimento explícito, implícito e tácito como um elemento-chave no processo de inovação estratégica.
  • Compreender o papel das redes de inovação na co-criação e na inovação aberta, ativando-as para aprimorar a transformação de negócios.

Ao final da disciplina que acontece durante a semana de imersão presencial, o estudante será capaz de:

  • Compreender e aplicar posturas e ações para identificar e explorar oportunidades de mercado no contexto do empreendedorismo e intraempreendedoríssimo.
  • Identificar modelos de negócios tradicionais e emergentes, suas características, virtudes, fraquezas e estratégias de monetização mais relevantes.
  • Elaborar uma proposta de valor que traduza a cultura organizacional e aprimore a experiência cliente, em relação a marca, ao longo de sua jornada.

Módulo 4: Multiculturality and Skills Management

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Compreender e diferenciar estratégias de internacionalização, analisando as mais adequadas de acordo com as variáveis ​​endógenas e exógenas.
  • Refletir na elaboração da estratégia de internacionalização de empresas e negócios e propor iniciativas para preparar os seus profissionais a liderar e conduzir este processo nas empresas.
  • Desenvolver uma mentalidade mais global, competência fundamental para participar de forma efetiva em processos de internacionalização

Ao final da disciplina que acontece durante a semana de imersão presencial, o estudante será capaz de:

  • Compreender o papel da cultura organizacional no processo de inovação, mapeando técnicas e stakeholders relevantes para a transformação do negócio.
  • Mapear as especificidades inerentes aos diferentes ambientes culturais, atuando de forma técnica e comportamentalmente adequada para potencializar a transformação do negócio.

Ao final da disciplina que acontece a distância, o estudante será capaz de:

  • Identificar e aplicar diferentes estratégias de liderança para a construção de equipes que promovam a colaboração corporativa.
  • Definir programas de gestão de talentos baseados na cultura organizacional e na melhoria contínua do engajamento e motivação das equipes.
  • Conhecer diferentes estratégias de negociação e aplicar as suas técnicas para obter o melhor resultado possível de acordo com os objetivos definidos.

Esse tópico é dividido em diferentes atividades:

  • Apresentação do Desafio (2h): briefing do desafio do curso realizado pelo(a) executivo(a) convidado(a) ou coordenador do curso com contextualização e solução de dúvidas. Realizado na primeira semana de aulas.
  • Mentoria Individual dos Projetos (8h): mentoria individual das equipes para acompanhamento e solução de dúvidas. Realizado após o término das disciplinas EAD.
  • Desenvolvimento e Apresentação da Solução do Desafio (16h): desenvolvimento em equipes da solução do desafio, com mentorias individuais e coletivas. Apresentação da solução do desafio para uma banca comporta por acadêmicos e executivos. Realizado na semana de imersão presencial.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

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Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

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