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Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação Brands for The Future

Sobre o curso

Neste programa o objetivo é que o estudante se torne um estrategista de marca para um mundo complexo, capaz de construir marcas para um futuro comum desejável

Pós-Graduação Brands for The Future

Início das aulas: 28/03/2023

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras e sábados alternados

Período: Noturno e integral

Horário: Das 19h30 às 22h30 e das 9h às 16h30 (aos sábados)

Carga horária: 360h

35X R$ 1.148,75

Inscrições até: 26/03/2023

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Sobre o curso

É preciso construir marcas para o futuro

O mundo é cada vez mais digitally designed, principal característica do Pós-digital.

 

A relação das marcas e consumidores com o futuro é cada vez menos pautada por uma visão de oportunidade ou antecipação, e cada vez mais orientada para CONSTRUÇÃO do que se deseja como porvir.

 

A construção de marcas é um desafio cada vez mais transdisciplinar, envolvendo consumo, práticas co-criativas, interação humana com tecnologia, impacto positivo e cuidado com o próximo.

 

É preciso mais do que construir marcas fortes.

É preciso de marcas que interfiram no porvir.

É preciso construir marcas para o futuro.

 

Em Brands For The Future as tradicionais disciplinas e aulas não existem mais: são substituídas por Arenas, Imersões e Desafios.

O programa está dividido em ARENAS. Cada arena trabalha um arco de aprendizagem específico que, ao final do processo cria o grande arco Brands for the Future. São três arenas: futuro, pós-digital e ESG & dinâmicas de consumo.

 

As arenas se dividem em CONFERÊNCIA e IMERSÕES. Cada arena se inicia com uma conferência que abre a discussão sobre a temática e os desdobramentos possíveis daquele ciclo de aprendizagem. As imersões, se debruçarão sobre cada um dos temas a serem debatidos.

 

Ao final de cada arena os estudantes serão convidados a solucionar desafios.

 

Os encontros ocorrem às TERÇAS e QUINTAS FEIRAS, sempre das 19h30 às 22h30 e em sábados alternados das 9h às 16h30 (há momentos em que haverá dois sábados seguidos sem encontros, mas nunca haverá encontros em dois sábados consecutivos). Os encontros às terças feiras e aos sábados serão presenciais, na ESPM, e os encontros às quintas feiras serão virtuais, por meio da plataforma ZOOM.

Para quem se destina

A pós Brands for the Future foi criada exclusivamente para ex-alunos de graduação ou pós-graduação ESPM.*

 

Trata-se de um curso montado tendo como base todo o sólido conhecimento em marketing já desenvolvido por nossos alunos durante a graduação.

 

*É necessária a comprovação via diploma

Você, nosso estudante de graduação, é de fato diferenciado. Por isso, uma pós-graduação exclusiva para você também precisa ser.

 

Foi pensando nisso e em toda a competência em Marketing e inovação que você já traz em sua bagagem, que desenvolvemos o BRANDS FOR THE FUTURE,  um curso realmente capaz de começar as discussões a partir do ponto que você já chegou.”

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

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O que você irá aprender

ARENA FUTUROS

A Arena Futuros apresentará aos estudantes o universo dos Future Studies, campo emergente de produção e aplicação de conhecimentos, no contexto das práticas e decisões gerenciais ligadas a comportamento de consumo e gerenciamento de marcas. A arena deverá proporcionar imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas a construção de visões de futuro em múltiplas perspectivas: estudo do consumidor, construção de marcas, consumer experience, design e metodologias de investigação.

Não é sobre prever o futuro. É sobre construí-lo

O campo dos estudos de futuro viveu um ponto de inflexão quando anos atrás surge o conceito de Letramento em Futuros, apresentado por Riel Miller. Desde então, o campo vem migrando de uma postura sobre tentar “acertar” o futuro que virá, para uma visão de “qual futuro queremos”. Novas lentes teóricas surgiram para apoiar técnicas de pesquisa em futurismo, como a do Institute For The future, MIT, Singularity, entre outros. Aprender a pós-categorizar objetos e experiências, especular sobre o design do futuro, e encontrar objetos do amanhã. Tudo isso faz parte das técnicas de investigação do futuro.

A imersão Maquetes de Futuros desejáveis tem o objetivo de apresentar lentes teóricas e seus métodos de pesquisa aos estudantes, bem como oferecer a prática aplicada de projetos de futurismo, a partir da construção de maquetes de futuros.

A gestão de marcas diante de um futuro desafiador

O surgimento de novas tecnologias como wearables (dispositivos vestíveis) e edição genética, transformarão o campo de Customer Experience. Além disso, novos comportamentos ligados a questões de diversidade, sustentabilidade e desigualdade social, também já fomentam novas práticas de consumo, baseadas em resistência e ativismo, pautando novos relacionamentos com marcas e organizações. Até que ponto os modelos de Branding já validados darão conta de novos produtos que redefinem o conceito de experiência de consumo? O que acontece com o CX quando digital e analógico se unem para experiências radicalmente novas de realidade? Como construir as marcas de produtos / serviços inovadores que são baseados em tecnologias classificadas como objetos do amanhã?

A imersão Brand innovation & CX deverá preparar os estudantes para aplicarem conhecimentos de branding e CX no contexto de futuros emergentes (5 a 10 anos) a partir das lentes teóricas dos Futures Studies.

Desvendando oportunidades sobre um futuro que ainda é tangível

O campo de consumer insigths apresenta métodos de investigação que auxiliam gestores de marcas e produtos a capturar valor a partir de pesquisas com consumidores. Mas e quando estamos diante de contexto de consumo de inovações que os consumidores ainda não conseguem imaginar ou prever? Quais técnicas de pesquisa são as mais adequadas para o mapeamento de oportunidades sobre mercados que ainda não existem?

A imersão em Consumer & Market insigths deverá permitir que os estudantes desenvolvam habilidades de investigação junto a consumidores com foco em ofertas futuras, a partir da análise de objetos do amanhã que forjarão novas propostas de valor.

Uma imersão que deverá transitar desde o clássico desta área de conhecimento, até suas aplicações de vanguarda no contexto dos estudos de futuros.

Especulando sobre comportamentos futuros a partir do design de objetos do amanhã

A relação do design com o comportamento humano vem sendo estudada há décadas. Não por acaso o campo do Design Thinking se tornou mandatório para os praticantes de inovação em organizações e consultorias. Mas o que acontece com o comportamento humano quando objetos e tecnologias humanoides invadem nosso cotidiano? Como especular sobre o papel do design e sua capacidade de resolver problemas de consumo que ainda não existem? Que métodos de design são mais adequados para a inovação na construção de marcas a partir das lentes futuristas? Cidades, residências, serviços e experiências de trabalho estão em vias de grandes transformações. Qual o papel do design na construção de novos comportamentos desejáveis e compatíveis com futuros sustentáveis?

A imersão em Change Behavior Design oferecerá aos estudantes um mergulho no universo das técnicas de pesquisa e criação no Design, sempre com foco no contexto de futuros emergentes (5 a 10 anos), e de seus prováveis novos problemas de consumo.

Aprendendo a pesquisar o futuro de forma estruturada

Existem diversas técnicas e métodos de pesquisa no campo dos estudos de futuros. Uma das mais difundidas nos últimos anos trata-se da Metodologia 3 Ondas, que organiza de forma didática o processo de construção de visões de futuro a partir de 3 etapas. Uma abordagem que, ao ser exercitada, desenvolve nos estudantes habilidades sobre investigação de futuros, e mesmo a capacidade de buscarem se aprimorar em outras técnicas que desejarem conhecer.

A imersão em Metodologia 3 Ondas consiste numa experiência prática de construção de um projeto de pesquisa de futuros, a partir de um tema / mercado de interesse dos estudantes.

O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores.

ARENA PÓS DIGITAL

A Arena Pos-digital apresentará aos estudantes toda a complexidade dos modelos de negócios digitally designed, ou seja, projetados para operações exclusivamente digitais. Este contexto transforma não apenas jornadas empreendedoras, mas também experiências de consumo e de construção de marca. A arena proporcionará imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas a transformação e consumo digital, economia da internet e interação homem-máquina.

Mais do que um novo setor econômico: uma nova linguagem de negócios.

A Creator Economy desafia os conhecimentos tradicionais nos campos do empreendedorismo e do marketing, questionando o que se já se praticou em termos de identificação de oportunidade, perfil empreendedor, posicionamento e segmentação de mercado. Suas bases conceituais pressupõem novas estratégias de monetização, modelos de negócio plataforma, o papel da curadoria e a centralidade do conteúdo na construção de relação com consumidores.

O futuro da cognição humana e suas potencialidades ampliadas.

Como a realidade virtual afetará a forma das próximas gerações se relacionarem com o mundo? Como os Hologramas modificarão as relações sociais presenciais? As tecnologias de reconhecimento facial de fato poderão ser usadas como instrumentos políticos? E como tudo isso afetará a forma de consumir? Como afetará modelos de negócio e desenvolvimento de novas tecnologias?

Todas estas questões serão debatidas nesta imersão, antecipando os desafios sociais e culturais provocados por novas tecnologias disruptivas que estão cruzando a fronteira que separa ser humano e máquina.

O metaverso é uma realidade mais consolidada do que você imagina.

Na imersão Social Intelligence os estudantes viverão um mergulho nas técnicas de investigação em comportamento do consumidor no ambiente digital. Não se trata apenas de compreender o consumo online, muito pelo contrário; no Metaverso, consumidores constroem novas relações sociais, comportamentos e práticas culturais. A web hoje oferece uma miríade de experiências projetadas exclusivamente para o contexto online, e é sobre elas que esta imersão tratará.

A transformação digital não é apenas sobre tecnologia: é sobre como tecnologias afetam pessoas no ambiente organizacional.

Nesta imersão será desenvolvida uma experiência completa sobre a temática da transformação digital: desde seus conceitos básicos e primeiros modelos de implementação, até a evolução provocada pelas plataformas em praticamente todos os mercados. Também será discutida uma das maiores questões envolvendo o tema: como efetivamente fazer as transformações digitais darem certo? No entanto, não deixaremos de abordar seus impactos na sociedade, nos modelos de negócio analógicos e no futuro do trabalho.

O futuro do empreendedorismo a partir de tecnologias que subvertem as lógicas de mercado que conhecemos.

O termo Web3 designa uma série de novos modelos de interação na World Wide web, a partir de tecnologias pós-digitais como blockchain, que reestruturam não apenas experiências de consumo, mas também experiências de trabalho e de construção de marcas, como modelos de negócio baseados em DAO (Decentralized Automatized Organizations). O futuro do trabalho está em jogo, principalmente para profissionais de marketing quando se trata do impacto da Web3 no mundo dos negócios.

O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, a partir do contexto pós-digital.

ARENA ESG & DINÂMICAS DE CONSUMO

A Arena ESG & Dinâmicas de Consumo proporciona ao estudante um mergulho no universo das tensões sociais, culturais e econômicas que estão desafiando gestores de marca no Brasil e no mundo. Dos desafios da diversidade até a mudança climática, um universo de novos temas impõe às marcas a necessidade de se posicionar e abandonar uma postura histórica de neutralidade política e social. A construção de futuros comuns desejáveis passa, fundamentalmente, por organizações e marcas que tenham a capacidade de imaginar e construir respostas concretas para estes desafios.

A teoria clássica da economia em cheque: crescimento perpétuo é utopia?

Há tempos pesquisadores vêm desenvolvendo trabalhos que apontam para a necessidade de se repensar os modelos econômicos que sustentam as decisões estratégicas das empresas. Não se trata mais de apenas cuidar dos impactos ambientais; a discussão sobre limites do crescimento é multidisciplinar pois envolve consumo sustentável, práticas de resistência, cultura Do-it-yourself e abordagens alternativas ao empreendedorismo. Construir marcas neste contexto exige ampliação da consciência da própria marca sobre seu papel neste debate. Nesta imersão, temas como Economia Donut, Desenvolvimento sustentável na prática das organizações contemporâneas, Aspectos políticos da sustentabilidade, Limites do crescimento, Movimentos alternativos ao crescimento, entre outros, serão discutidos.

As contribuições da Antropologia e dos estudos culturais para a construção de marcas.

Historicamente o campo do gerenciamento de marcas buscou na psicologia o arcabouço teórico para sua estruturação. No entanto, novas abordagens metodológicas para gerenciamento de marcas baseadas em conhecimentos da antropologia e dos estudos de cultura têm auxiliado gestores de marca a operar em cenários de complexidade. Nesta imersão os estudantes vivenciarão problemas relacionados a construção de marcas em mercados complexos; Narrativas de marca; Arquitetura de marcas em serviços digitais; construção de marcas para plataformas e web3.

Ponta-a-ponta: da compreensão do consumidor à formulação de experiências relevantes.

A abordagem Customer Centric é uma visão interdisciplinar que conecta os métodos de investigação do comportamento do consumidor com a construção de experiência de consumo e marca relevantes para clientes e usuários. Nesta imersão os estudantes discutirão problemas e situações reais ligadas a temas como experiência do cliente; serviços e satisfação; criação de estratégias que colocam consumidor no centro; experiência de consumo na web3.

Quando as barreiras se esvaem e os papéis se misturam: o consumidor produtor no contexto de diversidade.

Historicamente empresas produzem e consumidores compram produtos e serviços. Com o advento da web 2.0, estes papéis se modificam e consumidores passam a se tornar produtores, empreendedores e muitas vezes até mesmo concorrentes de marcas das quais eram fãs. Nesta imersão, novos fenômenos de consumo, em diferentes países e classes sociais, investigados a partir de lentes teóricas contemporâneas. Debates sobre consumo e resistência; manifestação das marcas em prol da agenda de diversidade; Desobediência civil; Diversidade e coesão social; Consumidor produtor e novos negócios sociais.

A satisfação já não é o bastante: é preciso se posicionar diante das tensões sociais.

Como construir marcas que se manifestem diante de temas polêmicos que dividem audiências e opiniões? Como construir a personalidade de uma marca numa era em que o consumidor possui tanta voz quanto as organizações? Como a marca se posiciona em direção a construção de um futuro comum desejável? Casos, problemas e vivências reais, em contexto de complexidade, marcam a imersão em Propósito e Atitude de Marca. Também serão trabalhados temas como construção de narrativas de marcas baseadas em propósito. Personalidade de marca; dimensões cognitivas do branding.

O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Curso de inglês Berlitz

Negócios internacionais de verdade: a Pós ESPM oferece, em parceria com a Escola de Idiomas Berlitz, curso extracurricular de inglês gratuito e com certificado.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Intercâmbio - Módulos internacionais

Católica Porto Business School

Porto - Portugal

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

Intercâmbio - Módulos internacionais

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Intercâmbio - Módulos internacionais

The Manhattan Institute of Management

Nova York - EUA

Invista no seu futuro

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R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 28/01/2023

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mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

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1x R$ 35.030,00

Matrícula

R$ 1.300,00

+

11x R$ 3.080,32

+

1x R$ 3.095,17

Matrícula

R$ 1.300,00

+

17x R$ 2.112,94

+

1x R$ 2.150,93

Matrícula

R$ 1.300,00

+

23x R$ 1.630,04

+

1x R$ 1.692,85

Matrícula

R$ 1.300,00

+

29x R$ 1.342,56

+

1x R$ 1.382,98

Matrícula

R$ 1.300,00

+

35x R$ 1.148,75

+

1x R$ 1.264,94

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

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Pós-Graduação Brands for The Future

Início das aulas: 28/03/2023

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