Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Aulas

Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Data de início

12/02/2025

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Lançamento

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Sem necessidade de titulação de Mestre

Aulas

Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Data de início

12/02/2025

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!

 

Este programa inovador oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Com o Doutorado Direto, você economizou tempo e recursos ao avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.

 

Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM prepara você, no programa Stricto Sensu, para liderar mudanças e expandir seu networking em um ambiente de alto nível acadêmico e profissional.

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 23/01/2025

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 12/02/2025

Período: Noturno e matutino

Duração: 8 Semestres

Aulas: Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

São Paulo - ESPM Tech

Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!

 

Este programa inovador oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Com o Doutorado Direto, você economizou tempo e recursos ao avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.

 

Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM prepara você, no programa Stricto Sensu, para liderar mudanças e expandir seu networking em um ambiente de alto nível acadêmico e profissional.

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 12/02/2025

Período: Noturno e matutino

Duração: 8 Semestres

Aulas: Encontros semanais às quartas e quintas no primeiro ano do curso e encontros quinzenais às sextas e sábados no 2º e 3º ano.

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

São Paulo - ESPM Tech

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para não Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 23/01/2025

Tecnologia Hyflex

O curso é presencial na ESPM Tech, com a flexibilidade da tecnologia Hyflex. Com Hyflex, você pode optar por assistir às aulas ao vivo, presencialmente na ESPM, ou virtualmente, via Zoom, de onde estiver.
A sua utilização varia de acordo com o plano de aula e a especificidade de cada disciplina.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Sobre o curso

O curso oferece um aprofundamento de conhecimentos sobre comportamento do consumidor, com uma abordagem prática e aplicada. Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras, formando especialistas capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo com a vantagem de poder ingressar diretamente no doutorado, sem a necessidade de um título de mestre, assim, você economiza tempo e recursos, conquistando uma formação altamente valorizada no mercado.

Para quem se destina

Voltado para profissionais C-level e executivos, este doutorado é ideal para líderes que desejam entender as dinâmicas de comportamento do consumidor e tomar decisões estratégicas de alto impacto.

Focado em inovação, o programa prepara os egressos para desenvolver estratégias que influenciam diretamente os negócios, antecipando tendências e adaptando as empresas às mudanças do mercado.

 

Linhas de pesquisa:

Escolher uma linha de pesquisa é essencial para direcionar sua trajetória acadêmica, permitindo um foco aprofundado em áreas que se alinham com seus interesses e objetivos de pesquisa. O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:

1.260h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Estrutura curricular

Disciplinas Obrigatórias

Linha Comportamento do Consumidor e Marketing / Linha Estratégia e Inteligência de Mercado

Oferecer feedbacks coletivos (estimulando a troca de experiências e aprendizados pelos pares) e personalizados  (oferecendo  contribuições diretas ao projeto);

Reforçar com os estudantes qual é a estrutura esperada de uma tese;

Auxiliá-los a pensar em oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas teses;

Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da tese, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;  

Discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de artigos acadêmicos em administração.  


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Marketing Como Ciência
  • As Origens do Marketing
  • Evolução do Pensamento de Marketing x Ambientes de Negócios
  • Epistemologia em Marketing
  • Ampliação do Escopo de Marketing
  • Abordagens Críticas à Teoria de Marketing
  • Composto de Marketing
  • Miopia de Marketing
  • Marketing Estratégico e Operacional
  • Marketing e Valores Socioambientais
  • Consumismo x Consumerismo
  • Marketing em Ambientes Digitais 


Créditos: 4

Carga horária: 60

Eletivas Metodológicas

  • Ética em Dados
  • Proliferação dos Dados e Sua Disponibilidade
  • Real Time Business Intelligence
  • Evolução do Data Science
  • Data Science e Inteligência Analítica
  • IoT e Telemetria de Dados
  • Dados Distribuídos e Cloud
  • Confiabilidade e Block Chain
  • Automatização de Decisões e  IA
  • Fundamentos de Data Mining
  • Data Mining Tools (KNIME)
  • Técnicas Analíticas de Data Mining
  • Classificação Supervisada vs. Não Supervisada
  • Técnicas Analíticas: Naive de Bayes, Decision Tree, k-Vizinhos mais Próximos (KNN)
  • Redes Neurais Artificiais (RNAs)
  • Classificação K-Means
  • Market Basket Analysis  


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Tipos de Variáveis
  • Coleta de Dados Primários e Secundários
  • Representações Tabulares e Gráficas
  • Variáveis Observáveis e Latentes
  • Ferramentas Online para Coleta de Dados Primários
  • Teste de Hipóteses
  • O Conceito de Valor-p
  • Modelagem Estatística em Business
  • Modelos Preditivos e Construção de Simuladores com Case em Dados Quantitativos
  • Análise Multivariada de Dados
  • Análise Conjunta e Discriminante
  • Estimação de Amostra


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Regressões Lineares e Não Lineares
  • Regressões Logísticas Binomial e Multinomial
  • Modelagem de Equações Estruturais com Matrizes de Correlação e Covariância
  • Automação de Processos
  • Segmentação de Bases por Clusterização
  • Meta-Análise
  • Modelos de Relação Moderada e Mediada
  • Gestão de Negócios Orientada por Dados

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Mensuração em Ciências Sociais e Comportamentais: debate epistemológico e definições centrais
  • Modelo Geral de Mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração
  • Confiabilidade
  • Validade
  • Tópicos Avançados: construtos de natureza formativa e reflexiva
  • Viés Comum ao Método
  • Vantagens e Desvantagens (potenciais problemas) no Uso de Escalas Disponíveis na Literatura
  • Uso de Teoria de Resposta ao Item como Estratégia de Mensuração de Construtos Latentes
  • Uso de PLS para Testar Hipóteses em Modelos de Pesquisa, com Uso de Variáveis Latentes

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Visão Geral da Pesquisa Experimental em Marketing
  • Cenários Experimentais
  • Manipulação e Mensuração das Variáveis
  • Validade Interna e Externa
  • Análise e Efeitos
  • Delineamentos Between e Within Subjects
  • Cuidados com os Sujeitos da Pesquisa
  • Noções Introdutórias de Neurociência e Sua Aplicação na Área de Administração
  • Neurociência Aplicada ao Marketing
  • Aplicações de Laboratório e em Campo.


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Pressupostos Regressivos
  • Regressão Logística Binária e Multinomial
  • Regressão Linear Múltipla
  • Técnicas de Redução de Dados
  • Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória
  • Covariance Based Structural Equation Modeling (CB-SEM)
  • Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM)
  • Análise de Mediação e Moderação
  • Modelos Regressivos Não Lineares
  • Parametrização de Modelos Estatísticos
  • Testes de Hipóteses para Proporções de Populações Multinomiais
  • Análise de Variância (ANOVA/MANOVA) e de Covariância (ANCOVA/MANCOVA)
  • Modelos Lineares Gerais

 

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Conceito de Produto e Produto Tecnológico
  • Tipologia dos Produtos Tecnológicos
  • Princípios de Design Science Research Aplicados a Produtos Tecnológicos
  • Etapas de Elaboração de um Produto Tecnológico
  • Relevância e Rigor na Pesquisa de Produtos Tecnológicos
  • Registro e Difusão de Produtos Tecnológicos
  • Relatos e Artigos sobre Produtos Tecnológicos
  • Registro de Patentes

 

Créditos: 4

Carga horária: 60

Eletivas Empírico-Teóricas

  • Motivation
  • Perception and Attention
  • Knowledge and Inference
  • Memory
  • Attitudes and Affect
  • Behavioral Decision Theory
  • Affect
  • Self-Control
  • Social Influences

Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Conceitos de Marketing Transacional vs. Marketing Relacional
  • Geração de Valor
  • Satisfação e Fidelização de Clientes
  • Funil de Conversão
  • Comportamento do Cliente no Pós-Venda
  • Serviços Agregados
  • Programas de Fidelização
  • Gestão de Banco de Dados
  • Táticas de CRM (Customer Relationship Marketing)
  • Programa de CLV (Customer Lifetime Value)
  • Integração Multicanal
  • Métodos de Classificação de Clientes
  • Índice de Churn
  • Recuperação de Clientes e Régua de Relacionamento.


Créditos: 4

Carga-horária: 60

  • Escolas de Marketing
  • O Conhecimento Científico e a Prática nas Organizações
  • Criação e Gestão de Valor
  • Marketing e Gestão por Projetos
  • Marketing Analytics
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Machine Learning (ML)
  • Realidade Aumentada (RA) e Demais Desenvolvimentos Digitais Aplicados em Marketing
  • Marketing Internacional
  • Agilidade de Marketing
  • Marketing
  • Multiculturalidade e Diversidade
  • Sustentabilidade e ESG e Seus Impactos na Organização e na Prática de Marketing


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Marketing Internacional
  • Cultura no Ambiente Global
  • Mercados Emergentes
  • Estratégias de Marketing Internacional
  • Efeito País de Origem
  • Marcas Globais e Marcas Locais
  • Born Global
  • Imagem de País
  • Marca País
  • Marcas de Localidades


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Estudos Culturais e Teorias da Prática Aplicadas ao Desenho de Inovação e de Futuros
  • Estilos Inovadores de Liderança
  • Protocolos para Projetos Inovadores
  • Soluções e Modelos de Negócios Transformadores e Sustentáveis


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Introdução ao Design Estratégico e Comportamento do Consumidor
  • Marketing Sensorial
  • Design e Seus Reflexos na Percepção
  • Atitudes e Emoções
  • Tomada de Decisão e Design
  • Branding e Identidade Visual
  • O Design Como Forma de Inovação e Sustentação para o Engajamento do Consumidor
  • Design Sustentável e Responsável
  • Design para a Inclusão
  • O Papel do Design na Imitação e Falsificação
  • Influências Sociais e Culturais no Design
  • Tecnologia e Design


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Classificação Socioeconômica
  • Comportamentos Desviantes e Estigmatizados
  • Boicotes, Ativismo, Anticonsumo
  • Comunidades e Coletivos de Consumidores
  • Tribos e Públicos de Marca
  • Influenciadores e Suas Relações com as Marcas


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Lógica Dominante de Serviço
  • Centralidade no Consumidor
  • Criação de Valor
  • Experiência do Cliente
  • Gestão da Experiência do Cliente
  • Jornada do Consumidor
  • Engajamento
  • Cocriação de Valor
  • Relacionamento do Cliente com a Marca


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Inovação e Inovação Social
  • Tecnologia e Tecnologias Sociais
  • Estudos Decoloniais
  • Teorias da Prática e Inovação
  • Metodologias e Protocolos para Projetos Socialmente Inovadores


Créditos: 4

Carga horária: 60

Os principais temas tratados serão:

  • Fatores que Influenciam a Difusão de Novos Produtos em Novos Mercados
  • Elementos da Difusão de Novos Produtos
  • História da Pesquisa em Difusão
  • Gerações de Inovações
  • O Processo de Inovação e Seus Impactos na Difusão
  • Difusão de Produtos por meio de Países
  • Redes de Difusão
  • Modelos de Difusão
  • Teorias Preditivas da Difusão de Novos Produtos
  • O Modelo de Frank Bass
  • Modelagem do Processo de Difusão
  • Modelagem por meio de Modelos de Abordagem Macro (dinâmica de sistemas)
  • Modelagem por meio de Abordagem Micro (simulação baseada em agentes)


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Concepts
  • Frameworks, and Theories of International Business
  • Relationship between International Business Strategy and the Consumer Perspective
  • Consumer Receptiveness and Entry Modes


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Comunicação Institucional
  • Comunicação Interna
  • Comunicação Mercadológica
  • Funções e Estratégias de Comunicação Organizacional
  • Promoção do Entendimento dos Objetivos Organizacionais
  • Mobilização e Integração do Público Interno
  • Fortalecimento das Relações com Stakeholders
  • Facilitação de Processos de Negociação Interna e Externa
  • Persuasão de Públicos de Interesse Gerenciamento de Crises e Facilitação de Mudanças


Créditos: 4

Carga horária: 60

Os tópicos abordados englobam conceito de elite e seu papel na sociedade:

  • Economia de Serviço
  • Experiência do Consumidor
  • Estratégias de Criação de Valor
  • Efeitos Trickledown, Botton-up e Suas Especificidades Culturais
  • Símbolos de Status e Pertencimento
  • Elementos do Posicionamento de Luxo, Incluindo Identidade e Exclusividade
  • O Consumo de Luxo e Masstige na Sociedade Contemporânea
  • As Implicações Éticas de Engajar e Influenciar a Elite
  • Posicionamento Premium no Mercado e Imagem de Marca

Créditos: 4

Carga horária: 60

Módulo Internacional

O módulo internacional é uma experiência imersiva de curto prazo, destinada aos estudantes do curso. O formato do módulo envolve a participação em palestras oferecidas por universidades relacionadas ao tema da disciplina, bem como visitas técnicas em empresas ou outras organizações relevantes. A cada ano, é oferecida uma disciplina com um tema diferente com três objetivos principais:

a) Possibilitar a internacionalização do doutorado para estudantes que têm restrições de tempo para estadias mais prolongadas, como bolsas sanduíche ou intercâmbios semestrais;
b) Criar uma rede de contatos internacional com professores universitários e executivos de diversas áreas;
c) Proporcionar uma imersão cultural rica, tanto na gestão quanto em experiências locais.

TOTAL:  84 créditos (carga horária: 1.260 horas) sem título de mestre

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias**: 08 (CH 120)

Créditos exigidos em disciplinas optativas**: 24 (CH 360)

Créditos exigidos em módulo internacional: 04 (CH 60)

Créditos em orientação de tese: 24 (CH 360)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias (cursadas no Mestrado): 12 (CH 180)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (cursadas no Mestrado): 12 (CH 180)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção:
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Inscrição e pagamento da taxa

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Upload dos documentos

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Entrevista

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

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Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.

 

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Nota: O curso de doutorado profissional já foi aprovado pela Capes e encontra-se em processo de homologação no MEC para início de suas atividades em 2025.

Obs.: O link da entrevista será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"O Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor é o único doutorado (stricto sensu) brasileiro focado nas relações de consumo e na relação entre empresas e consumidores, nos mais diferentes cenários e contextos, e nasce com o objetivo de desenvolver profissionais de excelência, para atuação com grande visão estratégica e capacidade analítica, nos diversos temas relacionados ao comportamento do consumidor, para conduzirem processos de transformação de alto impacto nas organizações e na sociedade."

Conheça nosso corpo docente

Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudantes:

Pesquisa ESPM

Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.

Depoimentos

Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:

Por que escolher esse curso?

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.

Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30

 *Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM. Apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?

Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado e doutorado, e são voltados para a formação acadêmica avançada. O mestrado costuma durar cerca de 2 anos, enquanto o doutorado leva em torno de 4 anos. O foco principal desses programas é capacitar líderes a promover avanços no conhecimento por meio de pesquisas de alta qualidade. Os alunos precisam cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, além de realizar uma pesquisa original em sua área de estudo. Ao final, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora, o que é fundamental para a conclusão do curso. Esses programas são voltados, principalmente, para a pesquisa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise, redação acadêmica e apresentação, aplicáveis em várias áreas profissionais.

Sim, a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é necessária para que um curso stricto sensu funcione. E a CAPES é uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), que é o responsável por regular e avaliar todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil.