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Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence

AULA INAUGURAL: 26/03/2024

Sobre o curso

Capacitar os participantes na área de comunicação digital e BI para atuar em organizações de diferentes portes e setores, privilegiando o desenvolvimento de uma visão de mercado atual que conduza a uma eficiente performance e ao desenvolvimento de atitudes compatíveis com o mercado, na ética e na responsabilidade.

Pós-graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence

Início das aulas: 26/03/2024

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 20h às 21h30

Carga horária: 360h

35X R$ 548,91

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/03/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula Aberta: Mídias sociais: como utilizar algoritmos para alavancar negócios

14.MAR

Online, das 20h às 21h30

Pensamento Estratégico em Marketing: uma roda de conversa entre coordenadores dos cursos da espm e executivos do mercado

18.MAR
Online, das 20h às 21h

Storytelling de Dados: como unir a compreensão de contextos e tendências comportamentais ao "data driven decision"

21.MAR

Online, das 20h às 21h

Sobre o curso

Profissionais para atender às demandas do século XXI

A Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence visa a capacitar os participantes para atender as demandas mais críticas nas áreas de comunicação digital e inteligência de negócios. O conteúdo ministrado permite ao participante o domínio dos conceitos envolvidos no tema e sua utilização como um importante instrumento para as empresas. A grade de disciplinas embasa-se num currículo que engloba os principais aspectos temáticos, culminada com a elaboração de um plano de comunicação digital com metodologias e processos de BI, em que o estudante aplica o conhecimento teórico e prático construído durante os encontros.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Comunicação-Digital-e-Business-Intelligence
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Direcionado a recém graduados em qualquer área do conhecimento e a empreendedores que atuam ou necessitam aprofundar seu conhecimento na área de comunicação digital e BI, visando a ampliar sua compreensão das necessidades das empresas.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Comunicação Digital e Business Intelligence as seguintes qualificações:

  • Apoiar a operação nos principais canais de comunicação digital e nos processos de BI.
  • Incorporar as melhores práticas de usabilidade que otimizam a interação dos usuários com os ativos digitais. 
  • Aplicar as boas práticas de relacionamento interpessoal para contribuir com o desempenho da equipe.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.

 

Ao todo, o curso possui 11 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. 

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Competência em negócios

Apresentar as técnicas de análise ambiental; discutir as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados e analisar os conceitos e modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição.

Introduzir a análise do fator humano e discutir o comportamento das pessoas dentro das organizações. Adquirir informações sobre o processo de formação de equipes e de comprometimento.

Compreender conceitos básicos da área de marketing, o que dará o embasamento para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.

Apresentar os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.

Competências em Marketing e Inteligência de Negócios na era Digital

Compreender os principais fatores que afetam os padrões de comportamento humano no universo digital. Conhecer o processo de decisão de compra, as motivações do consumidor e os impactos no desenvolvimento da estratégia de comunicação.

Conhecer o modelo tradicional de compra de Mídia Display e o de compra de Mídia Programática. Proporcionar uma visão abrangente integrada de Search Engine Marketing. Compreender as táticas para otimização dos resultados na busca orgânica e para a estruturação de campanhas de busca paga no Google Ads. Conhecer os processos para a segmentação, ativação e análises de resultados.

Conhecer as principais plataformas de Mídias Sociais e suas funcionalidades. Saber identificar oportunidades e técnicas eficazes para a criação de anúncios. Desenvolver habilidades para criar campanhas de Marketing com influenciadores e analisar resultados. Aprender técnicas de comunicação e relacionamento com influenciadores para a potencialização de parcerias.

Conhecer os princípios do Design de Interação e sua importância para a experiência do usuário. Saber criar protótipos de interfaces em diferentes níveis de fidelidade para testar e validar ideias de design. Desenvolver habilidades para conduzir Testes de Usabilidade, analisar resultados e aplicar melhorias, aprimorando a interação e experiência do usuário com produtos e serviços digitais.

Saber os fundamentos de Analytics e Business Intelligence, que exploram a importância da análise de dados na tomada de decisões. Saber utilizar ferramentas e técnicas para coletar, processar e interpretar informações relevantes. Desenvolver habilidades para criar relatórios, painéis e visualizações de dados eficazes, para apoiar a estratégia e a gestão de negócios. Aprender a transformar dados brutos em insights para impulsionar a performance e a inovação empresarial.

Conhecer conceitos e técnicas de IA generativa aplicáveis ao Marketing. Saber utilizar algoritmos de aprendizado de máquina de forma crítica para otimizar campanhas e segmentação de público. Desenvolver habilidades em análise de dados e criação de conteúdo personalizado com IA. Aprender a implementar técnicas de Marketing baseadas em IA para melhorar a performance e engajamento do público-alvo.

Compreender as tendências e abordagens inovadoras em modelos de negócio emergentes. Saber identificar oportunidades de inovação e aplicá-las para criar propostas de valor diferenciadas. Desenvolver habilidades para analisar e adaptar as táticas empresariais, para promover a inovação e o crescimento sustentável. Aprender a utilizar ferramentas e metodologias para conceber e implementar novos modelos de negócio alinhados ao mercado atual.

Projeto de Conclusão Aplicado

Elaborar um plano de comunicação digital para uma organização, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O plano terá como objetivos, primeiro, o desenvolvimento de um diagnóstico da atual situação da organização, e segundo, uma proposta com caminhos para a solução dos problemas de comunicação digital, e/ou a exploração de oportunidades identificadas.

 

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.